Conheça meu curso intensivo de História do Brasil
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1.) Em seu processo de
transição demográfica, a população brasileira registrou mudanças relacionadas à
revolução médico-sanitária. Essas mudanças provocaram
a) a redução da taxa de
mortalidade e o aumento da expectativa de vida.
b) a ampliação da taxa de
natalidade e o aumento da população relativa.
c) a redução da taxa de
dependência e a diminuição do número de idosos.
d) a ampliação da taxa de
fecundidade e a diminuição da quantidade de adultos.
e) a redução da taxa de fertilidade
e a diminuição da população absoluta.
Resposta:
[A]
A
alternativa [A] está correta porque a revolução médico-sanitária – processo que
levou aos investimentos em saúde pública, vacinação em massa, uso de
antibióticos, dentre outros – resultou na redução da mortalidade do país,
realidade que, em conjunto com a melhoria da condição de vida, leva ao aumento
da expectativa de vida. As alternativas incorretas são: [B] e [D], porque
ocorreu redução da taxa de natalidade e fecundidade; [C], porque ocorre aumento
do número de idosos e, consequentemente, aumento da taxa de dependência; [E],
porque não ocorreu diminuição da população absoluta.
2. (Fuvest 2019) A figura exemplifica o
comportamento de povos indígenas que viveram no Brasil há 1.000 anos. Eles
construíam suas casas escavadas na terra, faziam fogueiras e manuseavam
objetos.
Com base nos dados
apresentados e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta quanto à
época geológica desses sítios arqueológicos, quanto ao elemento químico
analisado coerente com as práticas humanas exemplificadas na figura e quanto ao
método de datação.
a) Holoceno, silício e datação
por quantificação de isótopos estáveis.
b) Jurássico, carbono e
datação por decaimento radioativo de isótopos.
c) Holoceno, carbono e datação
por decaimento radioativo de isótopos.
d) Jurássico, silício e
datação por decaimento radioativo de isótopos.
e) Jurássico, carbono e
datação por quantificação de isótopos estáveis.
Resposta:
[C]
Os sítios arqueológicos
apresentam vestígios humanos e culturais são recentes do ponto de vista
geológico, portanto são da Era Cenozoica e Período Quaternário. O Quaternário é
dividido em duas épocas, o Pleistoceno (último período de glaciação) e Holoceno
(fim da glaciação e início do atual período interglacial, com temperaturas mais
altas, ou seja, cerca de 11,5 mil anos atrás até a atualidade). A datação de
vestígios arqueológicos e fósseis paleontológicos utilizam o carbono
considerando o decaimento radioativo de isótopos.
3. (Fuvest 2019) A Litosfera é fragmentada
em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à
medida que se movimentam sobre a Astenosfera. Essa dinâmica compõe a Tectônica
de Placas, reconhecida inicialmente pelo cientista alemão Alfred Wegener, que
elaborou a teoria da Deriva Continental no início do século XX, tal como
demonstrado a seguir.
As bases da teoria de
Wegener seguiram inúmeras evidências deixadas na superfície dos continentes ao
longo do tempo geológico. Considerando as figuras e seus conhecimentos, indique
o fator básico que influenciou o raciocínio de Wegener.
a) As repartições internas
atuais dos continentes no Hemisfério Norte.
b) A continuidade dos sistemas
fluviais entre América e África.
c) As ligações atuais entre os
continentes no Hemisfério Sul.
d) A semelhança entre os
contornos da costa sul‐americana e africana.
e) A distribuição das águas
constituindo um só oceano.
Resposta:
[D]
A deriva continental
resulta da movimentação ininterrupta das placas tectônicas ao longo das Eras
Geológicas. A deriva mais recente começou na Era Paleozoica, quanto existia um
único continente, o Pangeia. A partir de então, a Pangeia se dividiu em
Laurásia ao norte e Gondwana ao sul. Posteriormente, os dois continentes se
fragmentaram dando origem aos continentes atuais na Era Cenozoica. Uma das
comprovações da deriva é o contorno dos continentes, a exemplo do “encaixe”
entre a África e a América do Sul. O movimento divergente entre as placas
deflagrado pela obducção (afloramento de magma com formação de rocha vulcânica
e cadeia mesoceânica) afastou as placas sul-americana (para oeste) e africana
(para leste) dando origem a bacia do Oceano Atlântico.
4. (Fuvest 2019) Observe as imagens das duas
charges de Angelo Agostini publicadas no periódico Vida Fluminense.
Ambas oferecem representações sobre a Guerra do Paraguai, que causaram forte
impacto na opinião pública. A imagem I retrata Solano López como o “Nero do
século XIX”; a imagem II figura um soldado brasileiro que retorna dos campos de
batalha.
Sobre as imagens, é correto
afirmar, respectivamente:
a) Atribui um caráter redentor
ao chefe da tropa paraguaia; fixa o assombro do soldado brasileiro ao constatar
a persistência da opressão escravista.
b) Denuncia os efeitos da
guerra entre a população brasileira; ilustra a manutenção da violência entre a
população cativa.
c) Reconhece os méritos
militares do general López; denota a incongruência entre o recrutamento de
negros libertos e a manutenção da escravidão.
d) Personifica o culpado pelo
morticínio do povo paraguaio; estimula o debate sobre o fim do trabalho escravo
no Brasil.
e) Fixa atributos de barbárie
ao ditador Solano López; sublinha a incompatibilidade entre o Exército e o
exercício da cidadania.
Resposta:
[D]
As imagens I e II
representam, respectivamente, a mortandade paraguaia na Guerra, colocando
Solano López como responsável, e a contradição entre a participação negra no
Exército brasileiro e a manutenção da escravidão no Brasil.
5. (Fuvest 2019)
Produzida no contexto da
implantação da ordem republicana no Brasil, esta imagem
a) caracteriza representação
cívica inspirada na Revolução Francesa, adequada ao projeto democrático
estabelecido pelos republicanos brasileiros.
b) faz uso alegórico de um
tema clássico para expressar o repúdio à exclusão da participação feminina nas
instituições políticas do Império.
c) é uma alegoria da
liberdade, da pátria e da nação, que contrasta com os limites da cidadania na
nova ordem brasileira.
d) emprega símbolo católico
como estratégia para obter a adesão da Igreja e diminuir a animosidade dos
movimentos messiânicos.
e) é expressão artística do
projeto positivista de divulgar uma concepção da sociedade brasileira
sintonizada com os ideais de eugenia.
Resposta:
[C]
A figura acima pode
representar, ao mesmo tempo, a República e/ou a Liberdade, enfatizadas pelos
promotores da Proclamação da República brasileira. Entretanto, ao analisarmos a
noção de cidadania do novo regime político brasileiro, a liberdade propagada
não abrangia a todos os segmentos sociais.
6. (Fuvest 2019) (…) o “arco do triunfo” é um
fragmento de muro que, embora isolado da muralha, tem a forma de uma porta da
cidade. (...) Os primeiros
exemplos documentados são estruturas do século II a.C., mas os principais arcos
de triunfo são os do Império, como os arcos de Tito, de Sétimo Severo ou de
Constantino, todos no foro romano, e todos de grande beleza pela elegância de
suas proporções.
PEREIRA, J. R. A., Introdução à arquitetura. Das origens ao
século XXI. Porto Alegre: Salvaterra, 2010, p. 81.
Dentre os vários aspectos
da arquitetura romana, destaca‐se a
monumentalidade de suas construções. A relação entre o “arco do triunfo” e a
História de Roma está baseada
a) no processo de formação da
urbe romana e de edificação de entradas defensivas contra invasões de povos
considerados bárbaros.
b) nas celebrações religiosas
das divindades romanas vinculadas aos ritos de fertilidade e aos seus
ancestrais etruscos.
c) nas celebrações das
vitórias militares romanas que permitiram a expansão territorial, a
consolidação territorial e o estabelecimento do sistema escravista.
d) na edificação de monumentos
comemorativos em memória das lutas dos plebeus e do alargamento da cidadania
romana.
e) nos registros das
perseguições ao cristianismo e da destruição de suas edificações monásticas.
Resposta:
[C]
O militarismo teve papel
central na consolidação da República romana. A sociedade criou o costume de
celebrar as vitórias militares – e as consequentes expansões territoriais – em
uma cerimônia batizada de triunfo
que, ao longo do tempo, acabou levando à construção de edificações em forma de
arco. Daí a expressão arco do triunfo.
7. (Fuvest 2019) Os
comentadores do texto sagrado (…) reconhecem a submissão da
mulher ao homem como um dos momentos da divisão hierárquica que regula as
relações entre Deus, Cristo e a humanidade, encontrando ainda a origem e o
fundamento divino daquela submissão na cena primária da criação de Adão e Eva e
no seu destino antes e depois da queda.
CASAGRANDE, C., A mulher sob custódia, in: História das Mulheres,
Lisboa: Afrontamento, 1993, v. 2, p. 122‐123.
O excerto refere-se à
apreensão de determinadas passagens bíblicas pela cristandade medieval,
especificamente em relação à condição das mulheres na sociedade feudal. A esse
respeito, é correto afirmar:
a) As mulheres originárias da
nobreza podiam ingressar nos conventos e ministrar os sacramentos como os
homens de mesma condição social.
b) A culpabilização das
mulheres pela expulsão do Paraíso Terrestre servia de justificativa para sua
subordinação social aos homens.
c) As mulheres medievais eram
impedidas do exercício das atividades políticas, ao contrário do que acontecera
no mundo greco-romano.
d) As mulheres medievais eram
iletradas e tinham o acesso à cultura e às artes proibido, devido à sua
condição social e natural.
e) A submissão das mulheres
medievais aos homens esteve desvinculada de normatizações acerca da
sexualidade.
Resposta:
[B]
Como o próprio enunciado
destaca, o papel da mulher na sociedade feudal era de submissão à figura
masculina. Tal lógica era amparada pela versão bíblica do pecado original.
8. (Fuvest 2019) Sob
qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi
provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos
desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã‐Bretanha.
É evidente que isto não foi acidental.
Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções. São
Paulo: Paz e Terra, 2005. 19ª edição, p. 52.
A Revolução Industrial,
ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII,
a) deveu‐se ao pioneirismo científico e tecnológico dos
britânicos, aliado a uma grande oferta de mão de obra especializada e a uma
política estatal pacifista e voltada para o comércio.
b) originou‐se das profundas transformações agrárias expressas
pela concentração fundiária, perda da posse da terra pelo campesinato e
formação de uma mão de obra assalariada.
c) vinculou-se à derrocada da
aristocracia e à ascensão da burguesia, orientada pela política mercantilista e
sintetizada na filosofia de Adam Smith.
d) resultou da supressão de
leis protecionistas de inspiração mercantilista e do combate ao tráfico
negreiro, com vistas à conquista de mercados externos consumidores.
e) decorreu da ampla difusão
de um ideário Ilustrado, o qual teria promovido aquilo que o sociólogo alemão
Max Weber descreve como o “espírito do capitalismo”.
Resposta:
[B]
Um dos fatores que
contribuíram para a ocorrência da Revolução Industrial na Inglaterra foi a
ocorrência dos cercamentos: os
grandes proprietários de terra ingleses “cercavam” as terras dos pequenos
proprietários e os expulsavam do campo. Tal fenômeno favoreceu a concentração
fundiária e a formação de uma massa de desempregados que migrou para as cidades
e passou a trabalhar nas fábricas recém-inauguradas.
9. (Fuvest 2019) É
difícil acreditar que a Revolução Francesa teria sido muito diferente, mesmo
que a Revolução Americana nunca tivesse acontecido. É fácil mostrar que os
americanos não tentaram uma semelhante ruptura substancial com o passado, como
fizeram os franceses. No
entanto, (...) as
duas revoluções foram muito parecidas.
Robert R. Palmer, The Age of The Democratic
Revolution: The Challenge, Princeton, Princeton University Presse,
vol. I, 1959,
p.267.
Com base no texto e em seus
conhecimentos acerca da Revolução Francesa e do revolucionário processo de
independência dos Estados Unidos, assinale a afirmação correta.
a) A revolução norte-americana
repercutiu pouco nos movimentos liberais da Europa e, mesmo na França da época
da Ilustração, seu impacto foi mais de ordem econômica do que política.
b) O processo de independência
dos Estados Unidos foi marcado pela ausência de divisões internas entre os
colonos e pela exclusão das camadas populares da sociedade no processo
político.
c) O processo de independência
dos Estados Unidos foi consumado pela redação de uma Constituição, cuja
elaboração ficou a cargo de notáveis, que representavam os interesses das
classes proprietárias.
d) A guerra da independência
norte-americana caracterizou-se pela ausência de radicalismo político e social,
o que se deveu à menor penetração dos ideais Ilustrados nos últimos anos do
período colonial.
e) A revolução norte-americana
repercutiu não só na Ilustração europeia e na Revolução Francesa, como
demonstrou de modo teórico e prático a viabilidade de um grande Estado
republicano e democrático.
Resposta:
[E]
Ambas as revoluções –
americana e francesa – sofreram influência do pensamento iluminista e como a
americana foi anterior, ela acabou por também influenciar a francesa. A
Independência dos EUA, por ser o primeiro movimento revolucionário a acontecer
no século XVIII, acabou demonstrando na prática como formar um Estado
Republicano.
10. (Fuvest 2019) Em junho de 1995, a seleção
de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo dessa modalidade
esportiva ao vencer a equipe da Nova Zelândia por 15 a 12, na cidade de
Johannesburgo. O capitão sul-africano, François Pienaar, recebeu a taça
destinada à seleção campeã das mãos de Nelson Mandela.
Esse acontecimento
esportivo
a) é um dos marcos do fim do Apartheid,
devido à constituição de uma primeira seleção multirracial representando a
África do Sul.
b) tornou‐se uma das justificativas para o veto à
participação da África do Sul em eventos esportivos devido à proibição da
presença de atletas brancos.
c) permitiu a vitória
eleitoral de Mandela, apoiado massivamente pelos bôeres insuflados pelo
nacionalismo sul-africano.
d) desencadeou uma série de
conflitos raciais entre negros e brancos devido às rivalidades entre os atletas
da seleção sul-africana.
e) foi realizado graças a um
esforço conjunto de Nelson Mandela e de Frederik de Klerk, agraciados, por
isso, com o prêmio Nobel da Paz.
Resposta:
[A]
Nelson Mandela foi o
primeiro presidente negro a assumir a África do Sul após o fim do apartheid,
regime de segregação racial que excluiu os negros por cerca de 40 anos no país.
Ao assumir, Mandela adotou o esporte, em especial o rugby, para promover uma
integração entre brancos e negros na África, e atingiu seus objetivos ajudado
pela vitória da seleção nacional de rugby citada na questão.
muito obrigada! me ajudou muito mesmo
ResponderExcluirJesus te ama muitooo, te desejo O melhor
Tudo de bom pra você também. Grande abraço.
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