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Era Vargas - Questões com gabarito



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1.   Durante o governo Vargas, no final da década de 1930, um projeto de desbravamento do território brasileiro ficou conhecido como “A Marcha para o Oeste”, visando explorar e ocupar as regiões Centro-Oeste e Norte. Uma expedição, comandada pelos irmãos Villas-Boas, em 1943, destacou-se pela descoberta de inúmeras etnias indígenas, até então desconhecidas. Como resultado, foi demarcada oficialmente, em 1961, uma das maiores áreas indígenas do Brasil e do mundo, situada no estado de Mato Grosso, que é
a) a Terra Indígena Kayapó.   
b) o Parque Indígena de Tumucumaque.   
c) a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.   
d) o Parque Indígena do Xingu.   
e) a Terra Indígena Waimiri-Atroari.   


Resposta:

[D]

Como mencionado corretamente na alternativa [D], o Parque Indígena do Xingu foi a primeira terra indígena homologada pelo governo federal, na curta gestão de Jânio Quadros. Estão incorretas as alternativas seguintes por não corresponderem à data, local e características mencionadas estando a Terra Indígena de Kayapó [A] ao sul do estado do Pará e norte de Mato Grosso; o Parque de Tucumaque [B] no Pará e Amapá; a Raposa Serra do Sol [C] em Roraima; a Terra de Waimiri-Atroari [E] em Roraima e Amazonas.



  
2.   Após a Revolução de Trinta, que levou Getúlio Vargas ao poder, no que diz respeito à educação, podemos identificar basicamente duas correntes opostas: a corrente dos pensadores católicos e a corrente dos reformadores liberais. Sobre a corrente dos reformadores liberais, marque a alternativa CORRETA.
a) A corrente dos reformadores liberais não defendia a educação pública sem distinção de sexo, pois, na década de 1930, no Brasil, era muito importante enfatizar e reforçar os diferentes papéis desempenhados pelos meninos e pelas meninas.   
b) A corrente dos reformadores liberais opunha-se à corrente dos pensadores católicos, mas convergia num ponto: o que defendia o papel primordial da educação privada, uma vez que o Estado Getulista não possuía condições econômicas de sustentar a educação pública.   
c) A corrente dos reformadores liberais foi explicitamente adotada pelo governo de Getúlio Vargas, uma vez que o Estado Getulista não promoveu nenhuma aproximação com a Igreja Católica na década de 1930.   
d) A corrente dos reformadores liberais defendia o importante papel do ensino público e gratuito, sem distinção de sexo; defendia, ainda, que o Estado não deveria subvencionar as escolas religiosas e que o ensino religioso deveria ficar restrito às escolas privadas confessionais.   
e) Ao longo da década de 1930, o governo Varguista foi se tornando cada vez mais fechado e centralizado na figura de Getúlio. Essa centralização favoreceu uma grande afinidade com a corrente dos reformadores liberais porque este Estado buscava uma educação emancipadora para a sociedade brasileira.   


Resposta:

[D]

A corrente educacional reformadora liberal defendia, entre outras coisas, ensino público gratuito e de qualidade, escolas não divididas por sexo e não inclusão do ensino religioso nas escolas regulares, principalmente nas escolas mantidas pelo governo.



  
3.   Em 1939, atendendo ao apelo do Papa Pio XII, o Conselho de Imigração e Colonização do Ministério das Relações Exteriores do Brasil resolveu autorizar a entrada de 3 000 imigrantes de origem “semita”. Condição sine qua non para obter “o visto da salvação”: a conversão ao catolicismo. Pressionados pelos acontecimentos que marcavam a história do III Reich, os judeus, mais uma vez, foram obrigados a abandonar seus valores culturais em troca do título de cristão.

[Maria Luiza Tucci Carneiro, O antissemitismo na Era Vargas (1930-1945)]


A situação apresentada tem semelhança com o processo histórico da
a) permissão apenas do culto católico no Brasil, conforme preceito presente na primeira Constituição, de 1891.    
b) repressão ao arraial de Canudos, no sertão baiano, pois recaiu sobre os sertanejos a acusação de ateísmo.   
c) obrigatoriedade, conforme costume colonial, dos negros alforriados de conversão ao catolicismo para a obtenção da efetiva liberdade.   
d) conversão obrigatória dos judeus na Espanha e em Portugal, a partir do final do século XV, o que gerou a denominação cristão-novo.   
e) separação entre Estado e Igreja no Brasil, determinada pelo Governo Provisório da República, comandada por Deodoro da Fonseca.   


Resposta:

[D]

Durante a Guerra de Retomada, que levou a Península Ibérica à reunificação e inaugurou o Absolutismo na Espanha e em Portugal, os ibéricos tiveram que vencer e expulsar os árabes muçulmanos que ocupavam a Península desde o século XI. Os muçulmanos que não foram expulsos tiveram, por imposição da Inquisição, que se converter ao Catolicismo, e passaram a ser chamados de “cristãos novos” ou “marranos” (que, em português, significa “porco”). 



  
4.   A carteira profissional

Por menos que pareça e por mais trabalho que dê ao interessado, a carteira profissional é um documento indispensável à proteção do trabalhador.
Elemento de qualificação civil e de habilitação profissional, a carteira representa também título originário para a colocação, para a inscrição sindical e, ainda, um instrumento prático do contrato individual de trabalho.
A carteira, pelos lançamentos que recebe, configura a história de uma vida. Quem a examina logo verá se o portador é um temperamento aquietado ou versátil; se ama a profissão escolhida ou ainda não encontrou a própria vocação; se andou de fábrica em fábrica, como uma abelha, ou permaneceu no mesmo estabelecimento, subindo a escala profissional. Pode ser um padrão de honra. Pode ser uma advertência.

ALEXANDRE MARCONDES FILHO

Texto impresso nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social.

Alexandre Marcondes Filho foi ministro do trabalho do governo de Getúlio Vargas, entre 1941 e 1945. Seu texto, impresso nas carteiras de trabalho, reflete as políticas públicas referentes à legislação social que vinha sendo implementada naquela época.
Duas características dessa legislação estão indicadas em:
a) garantia da estabilidade de emprego / liberdade de associação   
b) previsão de assistência médica / intensificação do controle sindical   
c) proibição do trabalho infantil / regulamentação do direito de greve   
d) concessão de férias remuneradas / qualificação do trabalhador rural   


Resposta:

[B]

Durante o Estado Novo, a política varguista preservou as características populistas, marcadas pelo assistencialismo e pelo controle sobre os sindicatos. Esse modelo de relação entre o Estado e os trabalhadores foi denominado populismo. A Carteira de Trabalho foi instituída em 1932 apenas para os trabalhadores urbanos e reforçou a ideia de que o governo protegia os trabalhadores e lhes dava garantias mínimas.


Para não errar mais questões sobre a Era Vargas, assista essa playlist



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