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1. Durante o governo Vargas, no final da década de
1930, um projeto de desbravamento do território brasileiro ficou conhecido como
“A Marcha para o Oeste”, visando explorar e ocupar as regiões Centro-Oeste e
Norte. Uma expedição, comandada pelos irmãos Villas-Boas, em 1943, destacou-se
pela descoberta de inúmeras etnias indígenas, até então desconhecidas. Como
resultado, foi demarcada oficialmente, em 1961, uma das maiores áreas indígenas
do Brasil e do mundo, situada no estado de Mato Grosso, que é
a) a Terra Indígena Kayapó.
b) o Parque Indígena de
Tumucumaque.
c) a Terra Indígena Raposa
Serra do Sol.
d) o Parque Indígena do Xingu.
e) a Terra Indígena
Waimiri-Atroari.
Resposta:
[D]
Como
mencionado corretamente na alternativa [D], o Parque Indígena do Xingu foi a
primeira terra indígena homologada pelo governo federal, na curta gestão de
Jânio Quadros. Estão incorretas as alternativas seguintes por não
corresponderem à data, local e características mencionadas estando a Terra
Indígena de Kayapó [A] ao sul do estado do Pará e norte de Mato Grosso; o
Parque de Tucumaque [B] no Pará e Amapá; a Raposa Serra do Sol [C] em Roraima;
a Terra de Waimiri-Atroari [E] em Roraima e Amazonas.
2. Após a Revolução de Trinta,
que levou Getúlio Vargas ao poder, no que diz respeito à educação, podemos
identificar basicamente duas correntes opostas: a corrente dos pensadores
católicos e a corrente dos reformadores liberais. Sobre a corrente dos
reformadores liberais, marque a alternativa CORRETA.
a) A corrente dos reformadores
liberais não defendia a educação pública sem distinção de sexo, pois, na década
de 1930, no Brasil, era muito importante enfatizar e reforçar os diferentes
papéis desempenhados pelos meninos e pelas meninas.
b) A corrente dos reformadores
liberais opunha-se à corrente dos pensadores católicos, mas convergia num
ponto: o que defendia o papel primordial da educação privada, uma vez que o
Estado Getulista não possuía condições econômicas de sustentar a educação
pública.
c) A corrente dos reformadores
liberais foi explicitamente adotada pelo governo de Getúlio Vargas, uma vez que
o Estado Getulista não promoveu nenhuma aproximação com a Igreja Católica na
década de 1930.
d) A corrente dos reformadores
liberais defendia o importante papel do ensino público e gratuito, sem
distinção de sexo; defendia, ainda, que o Estado não deveria subvencionar as escolas
religiosas e que o ensino religioso deveria ficar restrito às escolas privadas
confessionais.
e) Ao longo da década de 1930,
o governo Varguista foi se tornando cada vez mais fechado e centralizado na
figura de Getúlio. Essa centralização favoreceu uma grande afinidade com a
corrente dos reformadores liberais porque este Estado buscava uma educação
emancipadora para a sociedade brasileira.
Resposta:
[D]
A corrente educacional
reformadora liberal defendia, entre outras coisas, ensino público gratuito e de
qualidade, escolas não divididas por sexo e não inclusão do ensino religioso
nas escolas regulares, principalmente nas escolas mantidas pelo governo.
3. Em 1939, atendendo ao apelo do Papa Pio XII, o
Conselho de Imigração e Colonização do Ministério das Relações Exteriores do
Brasil resolveu autorizar a entrada de 3 000 imigrantes de origem “semita”.
Condição sine qua non para obter “o visto da salvação”: a conversão
ao catolicismo. Pressionados pelos acontecimentos que marcavam a história
do III Reich, os judeus, mais uma vez, foram obrigados a abandonar seus valores
culturais em troca do título de cristão.
[Maria Luiza
Tucci Carneiro, O antissemitismo na Era Vargas (1930-1945)]
A situação apresentada tem semelhança com o
processo histórico da
a) permissão apenas do culto
católico no Brasil, conforme preceito presente na primeira Constituição, de
1891.
b) repressão ao arraial de
Canudos, no sertão baiano, pois recaiu sobre os sertanejos a acusação de
ateísmo.
c) obrigatoriedade, conforme
costume colonial, dos negros alforriados de conversão ao catolicismo para a
obtenção da efetiva liberdade.
d) conversão obrigatória dos
judeus na Espanha e em Portugal, a partir do final do século XV, o que gerou a
denominação cristão-novo.
e) separação entre Estado e
Igreja no Brasil, determinada pelo Governo Provisório da República, comandada
por Deodoro da Fonseca.
Resposta:
[D]
Durante a
Guerra de Retomada, que levou a Península Ibérica à reunificação e inaugurou o
Absolutismo na Espanha e em Portugal, os ibéricos tiveram que vencer e expulsar
os árabes muçulmanos que ocupavam a Península desde o século XI. Os muçulmanos
que não foram expulsos tiveram, por imposição da Inquisição, que se converter
ao Catolicismo, e passaram a ser chamados de “cristãos novos” ou “marranos”
(que, em português, significa “porco”).
4. A carteira profissional
Por menos que pareça e por mais trabalho que
dê ao interessado, a carteira profissional é um documento indispensável à
proteção do trabalhador.
Elemento de qualificação civil e de
habilitação profissional, a carteira representa também título originário para a
colocação, para a inscrição sindical e, ainda, um instrumento prático do
contrato individual de trabalho.
A carteira, pelos lançamentos que recebe,
configura a história de uma vida. Quem a examina logo verá se o portador é um
temperamento aquietado ou versátil; se ama a profissão escolhida ou ainda não
encontrou a própria vocação; se andou de fábrica em fábrica, como uma abelha,
ou permaneceu no mesmo estabelecimento, subindo a escala profissional. Pode ser
um padrão de honra. Pode ser uma advertência.
ALEXANDRE
MARCONDES FILHO
Texto impresso
nas Carteiras de Trabalho e Previdência Social.
Alexandre Marcondes Filho foi ministro do
trabalho do governo de Getúlio Vargas, entre 1941 e 1945. Seu texto, impresso
nas carteiras de trabalho, reflete as políticas públicas referentes à
legislação social que vinha sendo implementada naquela época.
Duas características dessa legislação estão
indicadas em:
a) garantia da estabilidade de
emprego / liberdade de associação
b) previsão de assistência
médica / intensificação do controle sindical
c) proibição do trabalho
infantil / regulamentação do direito de greve
d) concessão de férias
remuneradas / qualificação do trabalhador rural
Resposta:
[B]
Durante o
Estado Novo, a política varguista preservou as características populistas,
marcadas pelo assistencialismo e pelo controle sobre os sindicatos. Esse modelo
de relação entre o Estado e os trabalhadores foi denominado populismo. A
Carteira de Trabalho foi instituída em 1932 apenas para os trabalhadores
urbanos e reforçou a ideia de que o governo protegia os trabalhadores e lhes
dava garantias mínimas.
Para não errar mais questões sobre a Era Vargas, assista essa playlist
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