Pular para o conteúdo principal

Prova de História - Revisão de História Contemporânea

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sininho:


1.   O período que abrange os últimos anos do século XIX até o ano de 1914 apresenta inúmeros acontecimentos que contribuíram para criar, na Europa, um clima de tensão e rivalidade entre vários países, como a Áustria, a Sérvia, a Alemanha, a Rússia, a França e a Inglaterra. Mas foi uma questão territorialmente delimitada o estopim do maior conflito nunca antes visto na história da humanidade – a Primeira Guerra Mundial. Assinale a opção que corresponde ao evento que marcou o início desse conflito.
a) Obrigação da França de devolver os territórios da Alsácia e Lorena para a Inglaterra.   
b) Assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, gerando rivalidade entre a Áustria e a Sérvia.   
c) Invasão Russa às regiões de população eslava (Bósnia, Croácia e Eslovênia).   
d) Aliança entre a Áustria e a Rússia por expansão territorial mútua.   
  
2.   O New Deal visa restabelecer o equilíbrio entre o custo de produção e o preço, entre a cidade e o campo, entre os preços agrícolas e os preços industriais, reativar o mercado interno – o único que é importante – pelo controle de preços e da produção, pela revalorização dos salários e do poder aquisitivo das massas, isto é, dos lavradores e operários, e pela regulamentação das condições de emprego.CROUZET, M. Os Estados perante a crise, In: História geral das civilizações. São Paulo: Difel, 1977 (adaptado).

Tendo como referência os condicionantes históricos do entreguerras, as medidas governamentais descritas objetivavam
a) flexibilizar as regras do mercado financeiro.    
b) fortalecer o sistema de tributação regressiva.   
c) introduzir os dispositivos de contenção creditícia.   
d) racionalizar os custos da automação industrial mediante negociação sindical.   
e) recompor os mecanismos de acumulação econômica por meio da intervenção estatal.    
  
3.   Em 1936, a Espanha viu-se envolvida em uma sangrenta guerra civil que se estendeu até 1939 e causou cerca de um milhão de mortos. A respeito desse conflito, é correto afirmar:
a) Foi provocado por uma revolução popular que proclamou a república, estabeleceu um regime socialista em fevereiro de 1936 e contou com o apoio de tropas do exército soviético.   
b) Foi provocado pela reação de setores conservadores e antirrepublicanos à vitória da Frente Popular nas eleições de fevereiro de 1936 e contou com o apoio de forças militares nazifascistas.   
c) Foi provocado pelo movimento separatista da Catalunha, que se recusou a integrar a República espanhola a partir de 1936 e contou com a intervenção militar de tropas francesas.   
d) Foi provocado por setores antimonarquistas derrotados nas eleições de fevereiro de 1936 e que desejavam proclamar uma república na Espanha, e contou com o apoio de brigadas de voluntários vindos de diversos países.   
e) Foi provocado pela reação de monarquistas, militares, fascistas e setores da Igreja católica contra a instauração da república na Espanha, em 1931, e contou com o apoio de tropas militares da Inglaterra.   
  
4.  

A figura faz referência ao Pacto Ribbentrop-Molotov, de 1939, como se fosse o casamento de Hitler e Stálin.

O referido pacto estabelecia
a) a aliança entre a URSS e a Alemanha em seus projetos de destruição da ordem capitalista, só rompida com a invasão alemã no território soviético, em 1941.   
b) o compromisso de Stálin em colaborar com a política de perseguição a judeus, homossexuais e ciganos, iniciada na “Noite dos Cristais”.   
c) o apoio decidido dos soviéticos à política expansionista de Hitler, fornecendo recursos para o esforço de guerra alemão na Tchecoslováquia.
d) o compromisso de não agressão entre alemães e soviéticos, com a partilha da Polônia e a ocupação dos países Bálticos e da Finlândia pelos soviéticos.   
e) a união de forças soviéticas e alemãs para combater a ameaça representada pela presença inglesa nos estreitos de Bósforo e Dardanelos.   
  
5.   Essa guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética, e que envolve igualmente suas respectivas “áreas de influência”, apresenta inúmeros aspectos ou facetas: a corrida armamentista, a corrida espacial, os tratados e acordos militares (especialmente a OTAN e o Pacto de Varsóvia), a “ideologia da guerra fria”, como forma de controle sobre populações e Estados, a espionagem e os apoios ou incentivos a golpes militares e a oposições de governos aliados da outra superpotência. Dificilmente um Estado consegue dispor livremente de uma real autonomia nesse contexto: as pressões dos dois lados são fortes e eficazes, obrigando esse Estado a procurar se posicionar frente à guerra fria e encetar apoios e negócios com uma das superpotências. José William Vesentini. Imperialismo e geopolítica global, 1987.


O texto caracteriza a Guerra Fria como
a) uma disputa diplomática, que se desenvolveu no interior dos órgãos internacionais e provocou interferências apenas na política interna das duas superpotências.
b) um processo complexo, que envolveu desde questões militares até propagandas e resultou no domínio de grande parte do planeta pelas duas superpotências.   
c) um binarismo primário, que se resumiu ao embate militar direto entre as duas superpotências e alijou os demais países das discussões políticas internacionais.    
d) um esforço para impedir que a propaganda liberal, liderada pela União Soviética, avançasse sobre o planeta e suprimisse as liberdades vividas no Ocidente.    
e) uma tentativa de impedir que a hegemonia norte-americana se impusesse sobre todo o planeta e submetesse a burguesia aos interesses do proletariado mundial.    
  
6.   Nos anos 30, Vargas, Perón e Cárdenas encarnaram três grandes momentos do populismo na América Latina, no Brasil, na Argentina e no México, respectivamente. Tal movimento foi marcado, sobretudo, pela
a) assunção do proletariado ao poder.   
b) formação de repúblicas sindicais.   
c) violenta luta de classes, que possibilitou a ascensão de caudilhos.   
d) eclosão de guerras civis localizadas, principalmente devido a questões fundiárias.
e) formação de um estado de compromisso com concessões às massas.   
  
  
7.   A crise que envolveu a nacionalização do canal de Suez pelo Egito conjugou questões políticas, econômicas e militares numa escala internacional. O coronel Gamal Abdel Nasser, governante egípcio, anunciou a nacionalização em julho de 1956, provocando ataques militares contra o Egito por Israel, Grã-Bretanha e França. Que condições históricas internacionais dos anos 50 permitiram a nacionalização do canal de Suez e o fracasso dos movimentos armados contra o Egito?
a) Os Estados Unidos da América iniciavam em 1956 sua escalada militar no Vietnã e o bloco comunista estava cindido pela crescente aproximação da China à política internacional das nações capitalistas.
b) O desenlace da crise foi condicionado pela divisão internacional de forças entre as potências durante a guerra fria e pela expansão do nacionalismo nas regiões do Oriente Médio e do Norte da África.   
c) Os países árabes ameaçavam suspender o fornecimento de petróleo para os Estados Unidos, caso as hostilidades militares não  cessassem, e o movimento operário inglês era favorável à expansão do islamismo.   
d) O canal de Suez era pouco importante para a economia do capitalismo europeu e o governo egípcio era uma barreira à expansão do islamismo no Oriente Médio.   
e) A Grã-Bretanha e a França, recém-saídas da segunda Guerra Mundial, estavam militarmente enfraquecidas e o Estado de Israel conseguiu estabelecer relações políticas pacíficas com os aliados árabes do Egito.   
  
8.   Observe a imagem abaixo, do episódio ocorrido nos E.U.A., no dia 11 de setembro de 2001.


A queda das torres do World Trade Center foi certamente a mais abrangente experiência de catástrofe que se tem na História, inclusive por ter sido acompanhada em cada aparelho de televisão, nos dois hemisférios do planeta. Nunca houve algo assim. E sendo imagens tão dramáticas, não surpreende que ainda causem forte impressão e tenham se convertido em ícones. Agora, elas representam uma guinada histórica? ERIC HOBSBAWM (10/09/2011) www.estadao.com.br

A guinada histórica colocada em questão pelo historiador Eric Hobsbawm associa-se à seguinte repercussão internacional da queda das torres do World Trade Center:
a) concentração de atentados terroristas na Ásia Meridional   
b) crescimento do movimento migratório de grupos islâmicos   
c) ampliação da competição econômica entre a União Europeia e os países árabes
d) intensificação da presença militar norte-americana no Oriente Médio   
  
9.   Sobre a importância e o significado políticos da queda do Muro de Berlim (nov/1989), assinale a afirmativa CORRETA:
a) A queda do Muro significou a extensão do socialismo para Berlim ocidental.   
b) A queda do Muro foi o primeiro momento no processo de unificação da Europa.   
c) A queda do Muro ampliou o turismo na Alemanha Oriental.   
d) A crise política provocada pela queda do Muro quase levou as duas Alemanha à guerra.
e) A queda do Muro deu início ao processo de reunificação da Alemanha.   
  
10.   Nas décadas finais do Séc. XX, a União Soviética passou por uma série de transformações que levaram ao fim do socialismo. Essas mudanças foram marcadas por:

a) políticas que levaram a uma abertura política e econômica, conhecidas como glasnost e perestróika.   
b) acordos de eliminação de mísseis entre as superpotências, interrompidos com a entrada soviética no Afeganistão em 1988.   
c) aprofundamento do processo de distensão e fortalecimento do Pacto de Varsóvia.   
d) fim do monopólio do Partido Comunista, implantação do unipartidarismo e instauração de eleições diretas em 1989.   
e) restabelecimento dos Kolkoses e Sovekoses nos campos, abertura do país a empresas estrangeiras e intensificação das alianças geopolíticas bipolares.   
 

 Gabarito: 


Resposta da questão 1:
 [B]


Apesar do clima de tensão e das rivalidades territoriais que existiam na Europa no início do século XX, o estopim para o início da Primeira Grande Guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do Império Austro-Húngaro, por um grupo terrorista sérvio, em Sarajevo.  

Resposta da questão 2:
 [E]


O New Deal foi um plano de reestruturação implementado por Roosevelt nos EUA após a Crise de 1929. Dentre as determinações do plano estavam a intervenção estatal na economia, a criação de empregos através de obras públicas e o controle sobre as produções agrárias e industriais.  

Resposta da questão 3:
 [B]


A ascensão do nazifacismo no período entreguerras, a crise econômica que assolava os países europeus e a preocupação dos setores sociais conservadores com o crescimento dos movimentos sociais esquerdistas levaram ao poder na Espanha uma coalizão extremamente conservadora e reacionária, sob a liderança do General Franco, que contou com apoio financeiro e militar alemão e italiano.  

Resposta da questão 4:
 [D]


Somente a proposição [E] está correta. O nazismo estava expandindo em busca do espaço vital. Anexou a Áustria, os Sudetos e toda a Tchecoslováquia. Para não se chocar com a URSS, Hitler fez um pacto de não agressão com Stálin em agosto de 1939. Este pacto de não agressão germano-soviético é considerado o estopim da II Guerra Mundial. O referido pacto permitia a invasão alemã da Polônia e caberiam à URSS os países bálticos e a Finlândia. As demais alternativas estão incorretas. O pacto não visava à destruição da ordem capitalista, nem à contribuição da URSS em destruir judeus e homossexuais, ciganos, entre outros. Também não tem relação com a expansão alemã na Tchecoslováquia.  

Resposta da questão 5:
 [B]


Somente a alternativa [A] está correta. O texto do pensador José Willian Vesentini faz alusão a Guerra Fria, 1945-1989, quando duas ideologias (comunismo e capitalismo) disputavam a hegemonia sobre o mundo. Este conflito ideológico teve diversas implicações como a corrida espacial e armamentista bem como diversos tratados e acordos militares. Praticamente todos os países do planeta deveriam se alinhar com uma destas ideologias.  

Resposta da questão 6:
 [E]  


Resposta da questão 7:
 [B]  


Resposta da questão 8:
 [D]


A partir do texto, pode-se compreender que a visão do autor não considera o evento descrito como responsável por mudanças significativas, uma vez que a presença dos Estados Unidos no Oriente Médio já existia, com caráter imperialista. Tal presença pode ter sido intensificada e obteve maior apoio internacional, mas, de fato, não representou uma novidade.  

Resposta da questão 9:
 [E]


A opção [A] está errada. A Queda do Muro foi o momento de crise do socialismo soviético e não de sua expansão para Berlim Ocidental
A opção [B] está errada. A queda do Muro e a unificação da Europa são processos distintos, assim sendo, mesmo que importante para a história recente do continente europeu, o fim do muro de Berlim não determinou o início do processo de unificação da Europa.
A opção [C] está errada. A queda do Muro ampliou o fluxo de pessoas na direção de Berlim ocidental. A curiosidade turística e, também pela sociedade de consumo, era muito maior na empobrecida Alemanha oriental do que na abundante sociedade da Alemanha ocidental.
A opção [E] está errada. A queda do Muro não gerou uma crise militar entre as duas Alemanhas.  

Resposta da questão 10:
 [A]


É uma questão contemporânea que o aluno mediano não responde com segurança, pois muitas vezes não conhece ou não chega a fixar. Depende de leitura mais atenta de textos de jornais e acompanhamento das mudanças a partir da queda do Stalinismo e do fim da Guerra Fria. Os conceitos primordiais devem ser os norteadores da solução da questão: URSS e suas mudanças internas. O aluno deverá eliminar a última por associá-la à Revolução Russa de 1917 e suas mudanças a partir da implantação da URSS e suas propostas econômicas de Estado.  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...