Pular para o conteúdo principal

Vestibular Questões comentadas

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C

ESTUDANDO COM QUESTÕES COMENTADAS. Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino. https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1



1.   Antecipando-nos à derrocada das forças subversivas, acionadas por dispositivos governamentais, que visavam à destruição do primado da democracia e à implantação de um regime totalitário, tivemos a lucidez e o patriotismo de alertar os poderes constituídos da República para a defesa da ordem jurídica e da Constituição, tão seriamente ameaçadas. Podemos hoje, erradicado o mal das conjuras comuno-sindicalistas, proclamar que a sobrevivência da Nação Brasileira se processou sob a égide intocável do Estado de Direito.

Adaptado de Ata da Reunião Ordinária do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, 07/04/1964.


O apoio da Ordem dos Advogados do Brasil à deposição do presidente João Goulart (1961-1964), como indicado no texto, insere-se no contexto de intensas polarizações de opiniões entre partidos e associações.
Essas polarizações expressavam posicionamentos distintos acerca da seguinte proposta do governo João Goulart:
a) implementação das reformas de base   
b) política de desvalorização monetária   
c) cerceamento da liberdade de imprensa   
d) controle orçamentário dos poderes estaduais   


Resposta:

[A]

A questão aponta para uma característica da nossa história, uma forte polarização ideológica em determinados contextos como ocorreu em 1964 quando Jango anunciou sua proposta denominada de “Reformas de Base” que defendia uma ampla reforma no país no campo da educação, reforma agrária, urbana, tributária, etc. Nesta conjuntura histórica, a Guerra Fria estava tensa devido a Guerra do Vietnã, Revolução Cubana e o assassinato de Kennedy, presidente dos EUA.

Para revisar o assunto:



  
2.   Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones (1967)

Era um garoto
Que como eu
Amava os Beatles
E os Rolling Stones

Girava o mundo
Sempre a cantar
As coisas lindas
Da América

Cantava viva à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra o separou
Fora chamado na América

Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
Mandado foi ao Vietnã
Lutar com vietcongs


Eu te amo, meu Brasil (1970)

As praias do Brasil ensolaradas
O chão onde o país se elevou
A mão de Deus abençoou
Mulher que nasce aqui tem muito mais amor
O céu do meu Brasil tem mais estrelas
O sol do meu país mais esplendor
A mão de Deus abençoou
Em terras brasileiras vou plantar amor

Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Meu coração é verde, amarelo, branco, azul anil
Eu te amo, meu Brasil, eu te amo
Ninguém segura a juventude do Brasil

Banda Os Incríveis. Adaptado de vagalume.com.br.


A banda brasileira Os Incríveis marcou época ao cantar acontecimentos e ideias que afetavam especialmente a vida dos mais jovens no final da década de 1960, como ilustram as letras citadas.

Essas letras estão relacionadas, respectivamente, aos seguintes contextos internacional e brasileiro daquele momento:
a) declínio do liberalismo − patriotismo militarista   
b) apogeu do imperialismo − naturalismo romântico   
c) bipolaridade da Guerra Fria − nacionalismo ufanista   
d) política da coexistência pacífica − conservadorismo ambiental   


Resposta:

[C]

Somente a proposição [C] está correta. A primeira letra faz uma nítida referência à Guerra Fria ao mencionar a Guerra do Vietnã, um símbolo da Guerra Fria enquanto a segunda letra foi muito tocada no Brasil durante a década de 1970 no contexto da ditadura militar enfatizando um nacionalismo ufanista que enaltecia a nação.






3.  



O trabalhador brasileiro nunca me decepcionou. Diligente, apto a aprender e a executar com enorme facilidade, sabe ser, também, bom patriota. A essas disposições o Governo responde com uma política trabalhista que não divide, não discrimina, mas, ao contrário, congrega a todos, conciliando interesses no plano superior do engrandecimento nacional. À medida que impulsionamos as forças da produção para favorecer o progresso geral e unificar economicamente o país, organizamos o trabalho, disciplinamo-lo sem compressões inúteis, afastando a luta de classes e estabelecendo as verdadeiras bases da justiça social. A ampliaçaÞo e o reforçamento das leis de previdência saÞo, para noìs, uma preocupaçaÞo constante. Este sentido de aperfeiçoamento se patenteia nas seguintes leis recentemente elaboradas e sujeitas agora aÌ revisaÞo final para promulgaçaÞo: “ConsolidaçaÞo das leis do trabalho”, “Lei orgânica de previdência social” e “Salaìrio adicional para a induìstria”.

Discurso de Getúlio Vargas pronunciado no dia 1º de maio de 1943. Adaptado de biblioteca.presidencia.gov.br.


O governo de Getúlio Vargas (1930-1945) realizou muitas vezes comemorações públicas e pronunciamentos no dia 1º de maio. A foto e o trecho do discurso proferido pelo então presidente, relativos a essas comemorações, possibilitam compreender alguns dos objetivos centrais da política trabalhista estabelecida.

Esses objetivos viabilizaram os seguintes resultados:
a) controle dos lucros empresariais e redistribuição de renda   
b) garantia da regularidade da remuneração e erradicação da informalidade laboral   
c) universalização da assistência hospitalar e promoção do acesso à educação pública   
d) regulação estatal dos sindicatos e concessão de benefícios para o operariado urbano   


Resposta:

[D]

A política de Vargas com relação aos trabalhadores é definida como trabalhismo. Através dela, Vargas pretendia formar uma classe trabalhadora produtiva e ordeira, apoiadora do governo, em troca da concessão de diversos benefícios trabalhistas, expressos na CLT.

Para revisar o conteúdo:

4.   O Monumento à Independência, localizado em São Paulo, foi criado em 1922 para as comemorações do centenário da emancipação política brasileira. O projeto vencedor, sem a aprovação unânime da comissão julgadora, foi alterado e teve de incluir episódios e personalidades vinculados ao processo da independência, tais como: na lateral esquerda do monumento, passaram a figurar os inconfidentes mineiros (1789); na lateral direita, os revolucionários pernambucanos (1817). Na face frontal, permaneceram as esculturas “Independência ou Morte” e “Marcha Triunfal da Nação Brasileira”.




Os contextos políticos nos quais são criados os monumentos interferem na valorização de determinadas interpretações sobre as experiências históricas por eles representadas.

As mudanças realizadas no projeto original do Monumento à Independência expressam o seguinte interesse das autoridades governamentais da época:
a) reconhecimento da liderança de D. Pedro nas lutas pela autonomia   
b) culto à identidade nacional instituída pela centralização monárquica   
c) alusão ao ideário republicano presente em episódios anteriores ao grito do Ipiranga   
d) valorização da participação popular no processo de separação entre Brasil e Portugal   


Resposta:

[C]

O recente governo republicano brasileiro, naquela data (1922), buscava construir uma nova memória de identidade nacional através da supressão do passado imperial e da valorização de ícones e personagens republicanos. Por isso a referência à Inconfidência Mineira e à Revolução Pernambucana no Memorial da Independência.



  
5.   Miséria em revolta. Movimento grevista assume cada vez maiores proporções.

Apresenta-se com aspecto cada vez mais alarmante o movimento que começou no Cotonifício Crespi e se propagou a outras fábricas em número avultado. Não há como negar a justiça do movimento grevista. São suas causas inegáveis: salários baixos e vida caríssima. Com elas coincide a época de ouro da indústria, que trabalha como nunca e tem lucros como jamais. Censuram-se as violências dos grevistas. Entretanto, no fundo, não se encontraria uma justificação para essa atitude? Pais de família que vivem sendo explorados pelos patrões, que veem os industriais fazendo-se milionários à custa de seu suor e de sua miséria. Esses pais não podem ter a calma precisa para reclamar dentro de uma lei que não os protege, antes permite que o seu sangue seja sugado por vampiros insaciáveis.

O Combate, 12/07/1917. Adaptado de memoria.bn.br.


De greve em greve

Ao longo da história republicana, vários movimentos sociais preferiram interpretação própria da modernização, como expansão de direitos. E agiram para converter ideia em fato. São Paulo viu isso em 1917, quando assistiu a sua primeira greve geral. A cidade parou. Aderiram categorias em cascata, demandantes de melhoras salariais e de condições de trabalho. Manifestantes daquele tempo se parecem mais com os de hoje do que se possa imaginar. A resposta das autoridades de então também segue a moda. Em 1917, um jovem sapateiro espanhol foi baleado no estômago. Em 2017, um estudante teve a cabeça golpeada com um cassetete. O enterro do sapateiro virou a maior manifestação de protesto que os paulistanos tinham visto até então. Já na greve geral de abril de 2017, 35 milhões de pessoas pararam, segundo os sindicatos. Angela Alonso Adaptado de Folha de São Paulo, 07/05/2017.


As matérias jornalísticas referem-se a movimentos grevistas ocorridos no Brasil nos anos de 1917 e 2017, apresentando contextos diretamente associados aos conflitos entre capital e trabalho em área urbana.

Tendo como base essas matérias, as principais semelhanças entre os dois contextos mencionados se relacionam aos seguintes fatores:
a) precarização salarial e ampliação da regulação estatal   
b) aumento do desemprego e revisão de leis trabalhistas   
c) repressão policial e relevância das reivindicações populares   
d) ilegalidade da ação sindical e desqualificação da mão de obra   


Resposta:

[C]

Tanto em 1917 quanto em 2017, os grevistas brasileiros demonstraram a importância da população se manifestar quando se sentir prejudicada ou oprimida. Tanto que as greves levaram a negociações entre empregados e empregadores.
Além disso, em ambos os movimentos, houve repressão policial significativa a partir da resposta do Estado às greves.

Para revisar o assunto:

  
6.   O primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou que o plebiscito que decidirá a permanência do Reino Unido na União Europeia ocorrerá no dia 23 de junho de 2016. Cameron liberou seus ministros para defenderem tanto a continuação quanto a saída dos britânicos.
Adaptado de bbc.com, 20/02/2016.


A consulta popular mencionada configura uma escolha difícil para os cidadãos do Reino Unido em virtude da variedade e complexidade dos argumentos favoráveis e contrários em disputa.
Um argumento decisivo para que uma parcela dos britânicos aprove a saída do Reino Unido do bloco europeu remete à retomada da plena autonomia nacional no seguinte campo:
a) sistema militar   
b) ação diplomática   
c) gestão monetária   
d) controle migratório   

Resposta:

[D]

Como mencionado corretamente na alternativa [D], um argumento expressivo a favor da saída do Reino Unido da UE é o controle e a restrição de imigrantes, amenizado em razão da livre circulação de pessoas do bloco. Estão incorretas as alternativas seguintes, porque não correspondem à critérios para o desligamento do Reino Unido da UE.

  
7.   O governo chinês anunciou, nesta quinta-feira, que decidiu pôr fim à política do filho único. Por mais de três décadas, impediu-se que casais tivessem mais de uma criança, o que causou impacto na sociedade e na economia do país. Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o Partido Comunista determinou que, agora, os casais poderão ter dois filhos.
Adaptado de bbc.com, 29/10/2015.

A principal justificativa para a decisão do governo chinês está apontada em:
a) ampliar o poder de consumo do mercado   
b) reduzir o custo da mão de obra da indústria   
c) viabilizar a proposta de democratização do estado   
d) retardar o processo de envelhecimento da população   

Resposta:

[D]

Como mencionado corretamente na alternativa [D], o fim da política do filho único tem como objetivo fazer a reposição da população jovem impedindo o estreitamento da base da pirâmide, o que teria por consequência o envelhecimento da população chinesa, a exemplo do que ocorre nos países europeus. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a ampliação do poder de consumo está associado à questão monetária; [B], porque o custo da mão de obra já é reduzido; [C], porque a democratização não está vinculada à questão demográfica.

  
8.   Um dos fatores que impulsionaram a tecnologia da informação foi o sucesso dos profissionais indianos nos Estados Unidos, principalmente no Vale do Silício. A saída de estudantes indianos gerou um intenso debate dentro da Índia: emigrantes eram acusados de usarem a excelente educação recebida gratuitamente do governo para impulsionar suas carreiras sem dar nada de volta ao país. O grosso da emigração indiana hoje vai para os EUA, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. Adaptado de COSTA, F. Os indianos. São Paulo: Contexto, 2015.

Apesar da crítica relatada no texto, a economia indiana também se beneficiou com a emigração de profissionais indianos qualificados.

Para a Índia, uma consequência positiva desse processo demográfico tem sido:
a) barateamento da mão de obra local   
b) recebimento de remessas financeiras   
c) diminuição dos índices de desemprego   
d) ampliação das exportações da indústria   

Resposta:

[B]

Nos anos 2000, são significativas as migrações de mão de obra qualificada de países subdesenvolvidos e emergentes para países desenvolvidos como os Estados Unidos, a exemplo de indianos especialistas sem setores tecnológicos como a informática no Vale do Silício (Califórnia). A Índia é um dos maiores exportadores mundiais de softwares para computadores. O país forma numerosos profissionais do ramo e existe expressivo intercâmbio com outros países, o que beneficia a Índia. Outra forma de benefício para o país são as remessas financeiras de indianos que trabalham nos países desenvolvidos para suas famílias.

9.   Os refugiados são pessoas que escaparam de conflitos armados ou perseguições. Com frequência, sua situação é tão perigosa e intolerável que devem cruzar fronteiras internacionais para buscar segurança nos países mais próximos e então se tornar um “refugiado” reconhecido internacionalmente, com acesso à assistência dos Estados, da ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e de outras organizações. ADRIAN EDWARDS
Adaptado de acnur.org, outubro/2015.
O conceito de refugiado, apresentado no texto, está diretamente associado aos problemas políticos e econômicos que afetam diversos países na atualidade.
Nos últimos anos, a região de origem que tem contribuído com o maior número de refugiados em direção a países da União Europeia é:
a) Leste Europeu   
b) Oriente Médio   
c) Extremo Oriente   
d) Península Balcânica   


Resposta:

[B]

Como mencionado corretamente na alternativa [B], o Oriente Médio é a região mais expressiva no tocante à origem dos refugiados com destaque para Síria, Afeganistão e Iraque, em razão dos conflitos que envolvem uma guerra civil e a ação do grupo extremista Estado Islâmico. Estão incorretas as alternativas seguintes, porque não correspondem ao indicativo do texto.

Para revisar o assunto:

10.   “Direitos Humanos” é uma daquelas expressões que, por sua amplitude, tem sido usada de várias maneiras e a serviço de diversas ideologias. Cada um que queira definir quais são os direitos, cada qual que queira estabelecer seu padrão do “humano”.

No Brasil, por exemplo, a mídia relaciona a dita expressão quase sempre com a questão policial, atribuindo-lhe um sentido negativo de estímulo à impunidade. Essa imagem, além de reducionista, por desprezar outras dimensões como a dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (DESCs) e a dos Direitos de Solidariedade, é também falsa. No particular da luta contra a tortura, o que se defende não é o “criminoso”, mas a pessoa, independentemente de quem seja e de que título carregue: assassino, estuprador, menor infrator, policial, governador…

Não se milita pela impunidade, mas pelo respeito às garantias mínimas estabelecidas em nossa Constituição, por um sistema prisional mais ressocializador, por uma polícia que transmita menos medo e mais segurança. Luta-se também contra a impunidade daqueles que se julgam acima da lei.

Adaptado de fundacaomargaridaalves.org.br, 06/09/2006.


A expressão analisada no texto tem como fundamento o seguinte princípio iluminista:
a) legítima defesa   
b) igualdade jurídica   
c) soberania popular   
d) liberdade individual   


Resposta:

[B]

O texto, ao defender a noção de Direitos Humanos, valoriza a igualdade de todos perante a lei, independentemente de sua condição ou posição social.



  
11.  
GOL ANULADO

Quando você gritou mengo
No segundo gol do Zico
Tirei sem pensar o cinto
E bati até cansar

(João Bosco e Aldir Blanc , 1976)


NA SUBIDA DO MORRO

Na subida do morro me contaram
Que você bateu na minha nega
Isso não é direito
Bater numa mulher que não é sua

(Moreira da Silva e Ribeiro da Cunha, 1958)

FAIXA AMARELA

Mas se ela vacilar, vou dar um castigo nela
Vou lhe dar uma banda de frente
Quebrar cinco dentes e quatro costelas
Vou pegar a tal faixa amarela
Gravada com o nome dela
E mandar incendiar
Na entrada da favela
(Zeca Pagodinho e outros, 1997)


TREPADEIRA

E tu vem,
Meu coração parte e grita assim
“Arrasa biscate!”
Merece era uma surra, de espada de São Jorge
(Emicida, 2013)

vagalume.com.br

A comparação das letras das canções revela uma característica marcante que perpassa diferentes grupos e classes na sociedade brasileira.

Tal característica está indicada em:
a) valorização da família tradicional   
b) banalização da violência doméstica   
c) enaltecimento da cultura do estupro   
d) enfrentamento do radicalismo feminista   


Resposta:

[B]

As três canções possuem em comum o fato de apresentarem relatos de violência no cotidiano das pessoas. Por nenhuma delas ser uma forma de violência estatal, podemos dizer que são casos de violência doméstica. Vale ressaltar que a violência é um dos elementos fundantes da cultura brasileira, por mais que muitas vezes nos consideremos um povo pacífico.



  
12.   Depois da votação no parlamento alemão da resolução que classifica a matança de armênios pela Turquia como genocídio, as relações entre Turquia e Alemanha ameaçam congelar. A Comissão de Relações Internacionais do Parlamento turco acusou os alemães de deturparem fatos históricos sobre os acontecimentos de 1915. A Turquia, até hoje, nega veementemente que se trate de genocídio a morte de até  milhão de armênios em massacres e marchas ao deserto ordenadas pelo Império Otomano, sobretudo entre 1915 e 1917.

Adaptado de O Globo, 03/06/2016.
No contexto dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a ONU passou a conceber o genocídio como um crime contra o Direito Internacional.

De acordo com o texto acima, o posicionamento do governo turco indica o temor de possíveis punições, especialmente se esse organismo internacional conceber o massacre dos armênios como um ato deliberado de:
a) limpeza étnica   
b) segregação política   
c) rivalidade nacionalista   
d) discriminação religiosa   


Resposta:

[A]

Segundo a questão, a Turquia não reconhece o genocídio armênio por temer punições internacionais. Todo ato de genocídio tem como princípio um preconceito étnico, tal como afirma a alternativa [A].


13.   Há dinamite de pavio aceso no Orçamento

O ponto central, que já deveria ser tema de um amplo debate no Congresso, no Executivo e fora deles, é que a crise fiscal implodiu os alicerces da Constituição de 1988. A ideia de um Estado que seria capaz de eliminar a miséria, reduzir a pobreza e ainda fornecer serviços básicos como saúde e educação com eficiência faliu. Aceite-se ou não.
O Globo, 13/12/2015.

De acordo com a reportagem, o modelo político de Estado que estaria inviabilizado no atual contexto brasileiro é denominado:
a) bem-estar social   
b) liberal-federativo   
c) democrático-nacionalista   
d) unitário-desenvolvimentista   


Resposta:

[A]


O modelo de Estado que provê serviços básicos como saúde, educação e segurança social é chamado de “Estado de bem-estar social”. Esse tipo de modelo é criticado por aqueles que defendem o modelo neoliberal de Estado mínimo. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Segunda Guerra Mundial

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C #partiuauladoarão 1 . (Unicamp 2009)  Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.             (Adaptado de Antonio Pedro Tota, "O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerr

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.