Pular para o conteúdo principal

Questões inéditas comentadas - Humanas - História Estilo Enem



 "Prepare-se para o ENEM de forma prática e eficiente com questões comentadas na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Explore temas como Revolução Francesa, Era Vargas e Segunda Guerra Mundial, aprendendo a interpretar textos, relacionar conceitos e analisar contextos históricos. Ideal para quem busca aprimorar suas habilidades e conquistar um excelente desempenho na prova!"

Questão 1: 

"A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra no século XVIII transformou a produção e a sociedade. A mecanização do trabalho e a substituição das oficinas artesanais pelas fábricas modificaram as relações sociais e econômicas, resultando em um crescimento urbano desordenado e no surgimento de uma classe operária."

Com base no texto, analise as consequências da Revolução Industrial para a sociedade europeia no século XVIII e XIX. Assinale a alternativa correta.

A) A mecanização reduziu os custos de produção e eliminou as desigualdades sociais nas cidades industriais.

B) O surgimento das fábricas resultou na substituição do capitalismo pelo socialismo na Inglaterra do século XVIII.

C) O crescimento urbano gerado pela Revolução Industrial foi acompanhado por melhorias imediatas nas condições de vida dos trabalhadores.

D) A Revolução Industrial contribuiu para a formação de uma classe operária, que enfrentava condições de trabalho precárias e longas jornadas.

E) As mudanças promovidas pela Revolução Industrial foram limitadas à Europa, sem impacto nas colônias ou no comércio mundial.


Questão 2:

"A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi marcada pela polarização ideológica e pelo confronto entre as forças do Eixo e os Aliados. Durante o conflito, o Holocausto destacou-se como um dos eventos mais trágicos, evidenciando os extremos do autoritarismo nazista."

Com base no texto, analise os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial para o contexto global e marque a alternativa correta.

A) O fim da Segunda Guerra Mundial resultou no enfraquecimento do imperialismo europeu e na ascensão de novas potências, como os EUA e a URSS.

B) A polarização ideológica que marcou a guerra foi resolvida com o fortalecimento da União Europeia no pós-guerra imediato.

C) O Holocausto representou o sucesso do expansionismo nazista em promover políticas de igualdade racial.

D) A Segunda Guerra Mundial consolidou o domínio das forças do Eixo, que estabeleceram uma hegemonia global.

E) O conflito não teve impacto significativo nas relações de poder entre países fora da Europa.


Questão 3: 

"As lutas pela independência da América Latina, no início do século XIX, foram influenciadas pelas ideias iluministas e pelos movimentos revolucionários na Europa e nos Estados Unidos. Contudo, esses processos também foram marcados por tensões sociais e disputas entre diferentes grupos sociais."

Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa que melhor explica uma característica dos processos de independência na América Latina.

A) As lutas de independência foram lideradas exclusivamente por indígenas e escravizados, que formavam a elite política colonial.

B) Os movimentos de independência garantiram a igualdade social imediata entre todas as classes, eliminando as divisões coloniais.

C) Apesar de inspiradas por ideais iluministas, as independências frequentemente mantiveram privilégios das elites criollas, em detrimento das classes populares.

D) A influência da Revolução Francesa foi limitada, pois os movimentos na América Latina rejeitaram os princípios de liberdade e igualdade.

E) Após as independências, a América Latina unificou-se em um único Estado, superando as rivalidades internas.


Questão 4:

"Durante o governo de Getúlio Vargas (1930-1945), o Brasil passou por significativas transformações políticas e sociais, como a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a implementação de políticas nacionalistas que buscavam industrializar o país."

Com base no texto, identifique a principal característica do período de Vargas conhecida como Estado Novo (1937-1945).

A) O Estado Novo foi marcado pela completa liberalização econômica e pelo enfraquecimento da intervenção estatal.

B) Durante o Estado Novo, Vargas implementou um regime autoritário, centralizando o poder e limitando as liberdades políticas.

C) A industrialização promovida no Estado Novo foi acompanhada pela democratização imediata das instituições brasileiras.

D) O período do Estado Novo consolidou o federalismo no Brasil, fortalecendo os estados em detrimento do governo central.

E) Durante o Estado Novo, as relações com os trabalhadores foram regidas exclusivamente por sindicatos independentes e autônomos.


Questão 5:

"Durante a Revolução Francesa (1789-1799), os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade desafiaram o absolutismo monárquico e as desigualdades sociais da França do Antigo Regime, mas também enfrentaram contradições e resistências internas."

Com base no texto, analise uma das contradições presentes na Revolução Francesa e escolha a alternativa correta.

A) A Revolução Francesa garantiu direitos políticos iguais para todos, inclusive mulheres e escravizados, desde o início do processo.

B) Apesar de defender a igualdade, a Revolução Francesa excluiu diversos grupos sociais, como mulheres e camponeses, da vida política.

C) O Antigo Regime foi completamente abolido sem resistências, graças ao apoio irrestrito da nobreza à revolução.

D) O lema "liberdade, igualdade e fraternidade" restringiu-se a uma proposta política sem conexão com a vida econômica.

E) A Revolução Francesa foi exclusivamente um movimento burguês, sem participação de outros grupos sociais.

Gabarito Comentado

Gabarito 1

D) A Revolução Industrial contribuiu para a formação de uma classe operária, que enfrentava condições de trabalho precárias e longas jornadas.


Gabarito 2

A) O fim da Segunda Guerra Mundial resultou no enfraquecimento do imperialismo europeu e na ascensão de novas potências, como os EUA e a URSS.

Gabarito 3

C) Apesar de inspiradas por ideais iluministas, as independências frequentemente mantiveram privilégios das elites criollas, em detrimento das classes populares.

Gabarito 4

B) Durante o Estado Novo, Vargas implementou um regime autoritário, centralizando o poder e limitando as liberdades políticas.

Gabarito 5

B) Apesar de defender a igualdade, a Revolução Francesa excluiu diversos grupos sociais, como mulheres e camponeses, da vida política.


Conheça meus Cursos de Nível Médio

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc.  

O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser. 

https://hotm.art/nXDahch


EsPCEx - Curso completo de História para o concurso 

Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729?fbclid=IwAR1VfsRmpM5rLCTqd7vYiD6yWhQlXyRWSpGcy9pYX5KDRU_RJ_09vtHgFug









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...