Pular para o conteúdo principal

Questões Inéditas com Gabarito Comentado no Estilo Enem - Ciencias Humanas com Ênfase em História



Prepare-se para o ENEM com questões inéditas de Ciências Humanas, focadas em História. Abordamos temas como Colonização do Brasil, Movimento Abolicionista, Guerra Fria, Independência dos Estados Unidos e Iluminismo, com gabaritos comentados para aprofundar seus estudos. Acesse agora e aprimore sua interpretação crítica e conhecimento histórico para garantir sua melhor performance na prova!

Questão 1:

"A colonização do Brasil pelos portugueses foi marcada pela implantação do sistema de capitanias hereditárias e pela exploração do trabalho indígena, posteriormente substituído em grande parte pela mão de obra escravizada africana. Essas práticas moldaram as bases econômicas e sociais do período colonial."

 Com base no texto, analise uma das características do sistema colonial português no Brasil e marque a alternativa correta.

A) O sistema de capitanias hereditárias foi um sucesso absoluto, garantindo a autonomia econômica de todas as regiões do Brasil colonial.

B) O trabalho indígena foi abandonado logo no início da colonização em favor da exploração de recursos minerais.

C) A escravidão africana tornou-se central no Brasil colonial devido à alta lucratividade das plantações de açúcar no litoral.

D) O sistema colonial português no Brasil buscava garantir a igualdade social entre colonos e escravizados.

E) A economia do período colonial baseava-se exclusivamente na pecuária, voltada para o mercado interno.

 

Questão 2:

"O movimento abolicionista brasileiro ganhou força no século XIX, com a participação de intelectuais, políticos e ativistas que denunciavam as injustiças da escravidão. Contudo, a abolição, oficializada pela Lei Áurea em 1888, não foi acompanhada por políticas que garantissem a integração social dos ex-escravizados."

Com base no texto, analise as limitações do processo abolicionista no Brasil e assinale a alternativa correta.

A) A Lei Áurea promoveu a redistribuição de terras entre ex-escravizados, resolvendo as desigualdades sociais herdadas da escravidão.

B) A abolição foi um processo completamente pacífico, sem resistência de proprietários de escravos.

C) A ausência de políticas de integração social deixou os ex-escravizados em situação de marginalização econômica e social.

D) A abolição garantiu igualdade plena e acesso imediato à cidadania para todos os ex-escravizados.

E) O movimento abolicionista foi liderado exclusivamente por políticos conservadores, sem participação popular.

 

Questão 3:

"A Guerra Fria (1947-1991) foi marcada pela disputa ideológica entre os Estados Unidos e a União Soviética, que buscaram expandir suas influências em diferentes regiões do mundo. Apesar de não haver confronto direto, o período foi caracterizado por conflitos indiretos, como a Guerra da Coreia e a Crise dos Mísseis em Cuba."

Com base no texto, analise o impacto da Guerra Fria no contexto global e escolha a alternativa correta.

 A) Durante a Guerra Fria, a rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética resultou em guerras nucleares frequentes.

B) A Guerra Fria limitou-se ao território europeu, sem impacto em outras regiões do mundo.

C) O conflito ideológico impulsionou disputas indiretas em países periféricos, como a Guerra do Vietnã.

D) A Crise dos Mísseis em Cuba demonstrou a cooperação pacífica entre as superpotências para evitar confrontos.

E) A queda do Muro de Berlim, em 1991, marcou o início da Guerra Fria.

 

Questão 4:

Texto-base

"A independência dos Estados Unidos, declarada em 1776, foi influenciada pelas ideias iluministas e pela insatisfação das colônias com as políticas tributárias impostas pela metrópole britânica. A guerra resultou na formação de uma república baseada em princípios democráticos e na separação dos poderes."

Com base no texto, identifique um dos fatores que contribuíram para a independência dos Estados Unidos.

A) A independência foi resultado direto do apoio militar da França à Grã-Bretanha durante a guerra.

B) A insatisfação com os impostos britânicos e a busca por maior autonomia política fomentaram o movimento independentista.

C) A independência dos Estados Unidos consolidou o modelo monárquico absolutista nas ex-colônias.

D) A Guerra de Independência foi liderada exclusivamente por aristocratas britânicos que viviam nas colônias.

E) A Declaração de Independência rejeitou completamente os ideais iluministas, baseando-se em tradições medievais.

 

Questão 5:

"O Iluminismo foi um movimento intelectual do século XVIII que buscava romper com o pensamento tradicional e promover ideias de liberdade, igualdade e progresso. Pensadores como Voltaire, Montesquieu e Rousseau influenciaram revoluções e transformações sociais em diferentes partes do mundo."

Com base no texto, escolha a alternativa que melhor reflete as ideias defendidas pelo Iluminismo.

A) O Iluminismo defendia a submissão da razão aos dogmas religiosos e à autoridade monárquica.

B) A valorização da ciência e da razão pelo Iluminismo contribuiu para questionar os privilégios da nobreza e do clero.

C) O movimento iluminista foi contrário à liberdade de expressão, favorecendo a censura e o autoritarismo.

D) O Iluminismo apoiava o fortalecimento do absolutismo, como forma de garantir a estabilidade social.

E) As ideias iluministas tiveram pouca influência nas revoluções do século XVIII, como a Revolução Francesa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...