Pular para o conteúdo principal

Questões Comentadas para Concursos: História, Direito, Economia e Relações Internacionais



Desafie seus conhecimentos com questões complexas e detalhadas sobre História, Relações Internacionais, Direito e Economia, desenvolvidas especialmente para candidatos avançados. Este conteúdo é ideal para quem busca se preparar para concursos de alto nível, como os voltados à diplomacia e carreiras internacionais. Cada questão inclui um comentário aprofundado e dicas práticas para fortalecer seu aprendizado.

1-      1- Sobre o conceito de externalidades, julgue como certo ou errado o seguinte item:

( ) Externalidades são custos ou benefícios gerados por uma atividade econômica que não são refletidos nos preços de mercado.                                                                                                                                                                                                                                           

      2- Sobre o impacto da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, julgue como certo ou errado o seguinte item:

( ) A Declaração Universal dos Direitos Humanos, por sua natureza jurídica, é vinculante para todos os Estados membros das Nações Unidas.

      3- Considerando o conceito de "soft power", julgue como certo ou errado o seguinte item:

 ( ) O "soft power" se refere à capacidade de um Estado influenciar outros por meio de atração cultural e diplomática, ao invés de coerção militar ou econômica.

      4-Sobre o princípio da autodeterminação dos povos no Direito Internacional, julgue como certo ou errado o seguinte item:

( ) O princípio da autodeterminação dos povos é amplamente aceito como um direito, mas sua aplicação prática é limitada pelas implicações sobre a soberania dos Estados.

     5- Sobre a teoria da tripartição dos poderes no Brasil, julgue como certo ou errado o seguinte item:

 ( ) A separação de poderes no Brasil é rígida e impede a interferência de um poder sobre as funções de outro.

      6- Sobre as políticas econômicas anticíclicas, julgue como certo ou errado o seguinte item:

  ( ) Políticas fiscais expansionistas, como o aumento de gastos públicos, são mais eficazes em combater recessões do que políticas monetárias, devido à sua maior rapidez de implementação.

 

Gabarito

Questão 1

Pista: Pense na diferença entre custos/benefícios privados e sociais.

Gabarito: Certo.

Comentário: Externalidades ocorrem quando os custos ou benefícios de uma atividade econômica afetam terceiros que não participam diretamente dela. As externalidades podem ser negativas, como a poluição causada por uma fábrica, ou positivas, como os benefícios de uma vacina na saúde pública. Esses efeitos não são refletidos nos preços de mercado, criando uma distorção que pode justificar a intervenção governamental para corrigir falhas de mercado.

Dica para lembrar: Externalidades = impacto fora do mercado (positivo ou negativo).

Questão 2

Pista: Pense na diferença entre normas vinculantes e normas declarativas.

Gabarito: Errado.

Comentário: A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem natureza declarativa, e não vinculante, ou seja, estabelece princípios e valores fundamentais que orientam os Estados, mas não impõem obrigações jurídicas imediatas. Seu impacto reside na criação de normas internacionais de direitos humanos, que posteriormente foram incorporadas em tratados vinculantes, como os Pactos Internacionais de 1966. Portanto, afirmar que é vinculante para todos os Estados membros da ONU é incorreto.

Dica para lembrar: Declaração Universal = orientadora, não obrigatória.

 

Questão 3

Pista: Lembre-se da diferença entre "soft power" e "hard power".

Gabarito: Certo.

Comentário: O conceito de "soft power", desenvolvido por Joseph Nye, descreve a habilidade de um Estado de influenciar outros por meio de valores culturais, ideias políticas e diplomacia. Ao contrário do "hard power", que utiliza meios coercitivos, como sanções econômicas ou força militar, o "soft power" busca conquistar aliados e promover interesses nacionais por meio da persuasão e do apelo. Exemplos incluem a difusão de ideais democráticos e a influência de indústrias culturais, como cinema e música.

Dica para lembrar: Soft power = atração cultural; Hard power = força ou coerção.

 

Questão 4

 

Pista: Considere o conflito entre autodeterminação e soberania estatal.

Gabarito: Certo.

Comentário: O princípio da autodeterminação dos povos, consagrado na Carta das Nações Unidas e outros instrumentos internacionais, garante que os povos possam escolher seu status político e perseguir seu desenvolvimento. Contudo, sua aplicação é controversa, especialmente quando contraria a soberania territorial de Estados existentes. Exemplos incluem movimentos separatistas e conflitos de independência, que muitas vezes enfrentam resistência de Estados que consideram sua integridade territorial inviolável.

Dica para lembrar: Autodeterminação x Soberania = equilíbrio delicado no Direito Internacional.

Questão 5

 

Pista: Reflita sobre o modelo brasileiro de separação de poderes.

Gabarito: Errado.

Comentário: No Brasil, a separação dos poderes é relativa e marcada pelo sistema de freios e contrapesos, que permite a interferência de um poder nas funções de outro para assegurar o equilíbrio institucional. Exemplos incluem o poder de veto do Executivo, a declaração de inconstitucionalidade de leis pelo Judiciário e a possibilidade de impeachment pelo Legislativo. Assim, a separação de poderes no Brasil não é rígida, mas funcionalmente flexível.

Dica para lembrar: Separação de poderes no Brasil = freios e contrapesos, não rigidez.                        

 

Questão 6

 

  • Pista: Considere a velocidade e a efetividade das ferramentas fiscais e monetárias.
  • Gabarito: Errado.
  • Comentário: Embora políticas fiscais expansionistas sejam instrumentos poderosos no combate às recessões, sua implementação tende a ser mais demorada devido ao tempo necessário para aprovação legislativa e execução dos programas. Políticas monetárias, como a redução das taxas de juros, geralmente possuem maior rapidez na aplicação, mesmo que seus efeitos econômicos possam demorar a se manifestar plenamente. Assim, a afirmação está equivocada ao ignorar essa distinção.
  • Dica para lembrar: Políticas monetárias = rápidas, mas com efeitos graduais; fiscais = poderosas, mas lentas.

 

 

Conheça Meus Cursos Disponíveis:

🖥 CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL

Estude a história do Brasil com profundidade e objetividade. Ideal para Ensino Médio e Concursos Públicos, com aulas teóricas e exercícios, e acesso durante 1 ano! https://hotm.art/nXDahch

🎓 Curso Preparatório para o CACD

Simulados semanais e correção personalizada para a primeira e terceira fase do CACD, cobrindo História do Brasil e História Mundial. https://go.hotmart.com/U58159448S

👨‍🏫 EsPCEx - História para Concursos

Curso completo com conteúdos de História Mundial e do Brasil, com acesso anual e atualizações constantes. https://araoclio.kpages.online/nova-pagina-2062729

📝 Curso de Revisão Espaçada para CACD

Revisão semanal de História e Política Externa Brasileira, essencial para o CACD. https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...