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Questões discursivas com gabarito comentado - História da Política Externa Brasileira

 


Questão 1:

Analise a evolução da Política Externa Brasileira (PEB) no período de 1990 a 2002, destacando como as mudanças no sistema internacional após o fim da Guerra Fria influenciaram as estratégias políticas e econômicas do Brasil. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:

a) As principais mudanças introduzidas pela PEB nos governos Collor e Itamar Franco.

b) A transição e continuidade da política externa nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (FHC).

c) Os reflexos dessas mudanças para a inserção do Brasil no cenário internacional a partir do século XXI.

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Questão 2:

Avalie os impactos das políticas econômicas da PEB durante os governos Collor e FHC na integração regional do Brasil e sua participação no comércio internacional. Em sua resposta, discuta:

a) As principais reformas econômicas implementadas por Collor e como elas influenciaram a relação do Brasil com os EUA e o MERCOSUL.

b) A estratégia de FHC para a inserção do Brasil na economia global, incluindo a criação da OMC e as negociações com a União Europeia e a Ásia.

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Resposta Modelo para a Questão 1:

 

A Política Externa Brasileira (PEB) entre 1990 e 2002 foi marcada por profundas transformações, em resposta às mudanças no sistema internacional pós-Guerra Fria. Com o fim da bipolaridade Leste-Oeste, o Brasil precisou adaptar suas estratégias para um mundo em que as relações internacionais eram definidas por novas dinâmicas, como o crescimento do multilateralismo e a ascensão de novos temas globais.

 

Nos governos de Fernando Collor (1990-1992) e Itamar Franco (1992-1994), a PEB refletiu essas mudanças. Collor rompeu com a tradição desenvolvimentista e inaugurou uma política de alinhamento com os Estados Unidos, priorizando o eixo Norte-Sul e a integração com a Argentina, que resultou na formação do MERCOSUL. A Eco-92 representou um marco para a reabilitação da imagem internacional do Brasil, especialmente na área ambiental. No entanto, essa política de alinhamento teve como consequência a diminuição das relações com países em desenvolvimento, como os da África e do Oriente Médio.

 

Com Itamar Franco, houve um retorno à tradição global-multilateral, com ênfase nas parcerias Sul-Sul e na continuidade do MERCOSUL. O Brasil buscou maior autonomia regional e protagonismo na ONU, defendendo a reforma do Conselho de Segurança e uma candidatura a assento permanente. A política de Itamar também manteve um perfil discreto com os EUA, evitando confrontos diretos, o que garantiu a continuidade de suas estratégias externas.

 

Nos dois mandatos de FHC (1995-2002), a PEB foi marcada pela reaproximação gradual com os EUA e pelo fortalecimento do MERCOSUL como base da integração hemisférica. FHC também deu grande importância à diversificação de parcerias, principalmente com a Ásia, reconhecendo a China como um parceiro estratégico em ascensão. A criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a candidatura do Brasil a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU foram exemplos do esforço de FHC em consolidar o Brasil como uma potência média com influência global.

 

Conclui-se que, na virada do século XXI, a PEB dos governos Collor, Itamar e FHC preparou o terreno para que o Brasil se inserisse de maneira mais assertiva no cenário internacional, buscando equilíbrio entre a integração regional e a diversificação de parcerias, tanto no âmbito bilateral quanto multilateral.

 

Resposta Modelo para a Questão 2:

 

As políticas econômicas da Política Externa Brasileira (PEB) entre 1990 e 2002 foram cruciais para a integração regional do Brasil e sua inserção no comércio internacional. O governo Collor foi responsável por uma abertura econômica significativa, com a eliminação de barreiras protecionistas e a implementação de reformas neoliberais, em consonância com o Consenso de Washington. Essa abertura unilateral favoreceu o fortalecimento das relações com os Estados Unidos, especialmente ao resolver contenciosos históricos como a reserva de mercado no setor de informática. A criação do MERCOSUL foi um dos legados mais importantes de Collor, estabelecendo uma base sólida para a integração regional.

 

No entanto, a prioridade dada às relações com os EUA e a abertura econômica também resultaram em uma diminuição do protagonismo do Brasil junto aos países em desenvolvimento, especialmente na África e no Oriente Médio. A ênfase no bilateralismo com os EUA fez com que a política africana e as relações com o Oriente Médio sofressem uma inflexão negativa, limitando as parcerias do Brasil com essas regiões.

 

Durante os mandatos de FHC, a PEB deu continuidade ao processo de integração regional iniciado por Collor, mas com uma visão mais global. FHC focou na diversificação de parcerias internacionais e na consolidação da posição do Brasil como um ator importante no comércio global. A participação na criação da Organização Mundial do Comércio (OMC) em 1995 foi um passo importante nessa direção, consolidando o Brasil como um defensor do livre comércio. A estratégia de FHC incluiu a aproximação com a União Europeia, a Ásia, e particularmente com a China, que se tornou um dos principais parceiros comerciais do Brasil até o final de seu governo.

 

Essa diversificação de parcerias foi fundamental para reduzir a dependência do Brasil em relação aos EUA e ampliar sua presença nos mercados globais. A revalorização do MERCOSUL como plataforma de inserção internacional e as negociações para acordos de livre comércio com a União Europeia e a Ásia demonstram a busca do Brasil por uma inserção econômica mais equilibrada e estratégica.

 

Assim, as políticas econômicas da PEB nos governos Collor e FHC tiveram um impacto duradouro na integração regional do Brasil e em sua participação no comércio internacional, estabelecendo as bases para uma inserção mais diversificada e assertiva no cenário global a partir do século XXI.


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