Pular para o conteúdo principal

Questões de História com Gabarito Comentado - Estilo Cebraspe

 


1-     De acordo com o historiador britânico Eric Hobsbawm, na obra A era das revoluções: a Europa – 1789-1848, os movimentos nacionalistas conscientes são resultado das revoluções de 1830, marco da desintegração do movimento revolucionário europeu em segmentos nacionais, organizados primordialmente no âmbito das irmandades conspiratórias do início do século 19 e caracterizados, esses grupos, como “movimentos jovens”.

HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções: a Europa – 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008, pp. 189-208.

No que se refere a esses movimentos, julgue (C ou E) o item a seguir.

(   ) Pode-se considerar o Movimento dos Jovens Turcos e dos Jovens Tchecos como precursores dos nacionalismos tributários das revoluções de 1830.

 

Gabarito da questão 1

Errado

O Movimento dos “ Jovens Turcos" foi organizado dentro do então Império Otomano, em 1889. O movimento iniciou-se  primeiro entre estudantes militares e,  gradualmente espalhou-se para outros setores da população que se opunham à monarquia e especialmente ao sultão Abdulamide II .

 

       De certa forma foram os sucessores do movimento dos  jovens Otomanos. Com a fundação oficial do  "Comitê para a União e o Progresso" em 1906, um partido político  que atraiu a maioria dos Jovens Turcos, o movimento conseguiu construir uma rica tradição de contestação, que marcou a vida artística, intelectual e política do final do período otomano, até o seu declínio e desmantelamento após a Primeira Guerra Mundial. Ou seja, o movimento turco não é precursor do nacionalismo “tributário das revoluções de 1830". Embora tenha caráter nacionalista claro, não pode ser ligado diretamente às ondas revolucionárias de 1820, 1830 e 1848.

 

          Paralelamente, o Movimento dos Jovens Tchecos ou o movimento estudantil chamado de poder Jovem, participou ativamente na conhecida Primavera de Praga, acontecida em 1968. A demanda da revolta em Praga era de uma desburocratização e democratização do regime socialista implantado pela URSS na então Tchecoslováquia. A ideia  era a de sair da esfera de influência direta de Moscou e promover um socialismo “ mais humano", com a liderança de Aleksander Dubcek, que havia chegado à chefia do Partido Comunista Tcheco. Aliás, a proposta de reformas era de autoria de Dubcek , o que não teve apoio de  Moscou. Ao contrário, tropas do Pacto de Varsóvia forma enviadas à Praga e são dias de luta armada, até que o movimento tcheco foi sufocado.

 

          Pelo acima exposto percebe-se que a afirmativa está incorreta. E, o tema está presente em uma bibliografia variada que trata do século XX, como por exemplo a obra “ A Era dos Extremos: o breve século XX" de Eric Hobsbawn.

 

2-      Quanto ao período da Revolução Mexicana, julgue (C ou E) o item a seguir.

 

 

(   ) Um episódio importante no âmbito das movimentações políticas que vieram a culminar na Revolução Mexicana diz respeito ao conjunto de discussões conduzidas por Francisco Madero, ao lado de aliados antirreeleicionistas, no Texas, onde foi elaborado o plano de San Luis Potosí. Embora o plano tenha chamado a atenção de setores do campesinato de Chihuahua e Morelos com promessas de reforma agrária, foi rechaçado pelos fazendeiros dos estados do norte, que o consideraram uma ameaça à sua prosperidade econômica.

 

Gabarito da questão 2

 

Errado

Em 1910 o Partido Nacional Antirreeleicionista elegeu como candidatos à presidência e vice-presidência do México Francisco I. Madero e  Francisco Vázquez Gomez, respetivamente, ratificando a aliança com o Partido Nacionalista Democrático.

            Madero era candidato à presidência pelo Partido e foi o líder para a elaboração do Plan San Luis Potosi, apresentado em San Antonio, no Texas. Tal plano apresentava um apelo ao povo mexicano para levantar-se em armas de forma e evitar uma nova reeleição de Porfírio Diaz, no poder desde 1884 e, já corria o ano de 1910.

           No documento proclamava-se  também o princípio da não reeleição. Madero comprometia-se a respeitar as obrigações governamentais contraídas antes da revolução, a ser escrupuloso no uso dos fundos públicos, assim como também a restituir aos camponeses as terras que lhes haviam sido tomadas por abuso da Lei de Terrenos Baldios. O governo passou a tomar as terras de propriedades indígenas e as repassou aos latifundiários, a essa altura, quase todos estrangeiros. Ou seja, Porfírio Díaz podia, legalmente, tomar as propriedades dos nativos e doá-las aos investidores de outros países.

          Cópias do Plan San Luis rapidamente chegaram à cidade do México e embora tão tenha acontecido um levante unificado como pretendido por Madero, até mesmo porque a articulação, secreta e foi descoberta, surgiram levantes armados por todo o México em 1910. No norte comandados por  Pascual Orozco e Pancho Villa . Em Morelos  por Emiliano Zapata . Seus triunfos militares culminaram finalmente com a renúncia de Porfirio Díaz, o triunfo de Madero nas eleições presidenciais de  1911, assim como o início da Revolução Mexicana .

             O que está expresso, então, no trecho que dá entrada à questão, não corresponde aos fatos.  O Plan de San Luis Potosi não tinha como objetivo central a reforma agrária e sim o fim do Porfiriato. Ele agrega interesses de vários grupos do tecido social mexicano , além dos camponeses liderados por Pancho Vila e Zapata. E a posição não vem apenas dos fazendeiros do norte mas de todos os que haviam se beneficiado da Lei dos Terrenos Baldios.

      Há uma bibliografia específica sobre Revolução mexicana, um tema fascinante mas complexo. Mas, para um estudo específico para uma prova , o livro de Carlos Alberto Sampaio Barbosa, “ A Revolução Mexicana" , publicado pela Editora UNESP, em 2010 é bastante completo.

 

 

3-      Com relação à Guerra Civil Americana, julgue (C ou E) o item a seguir. 

 

 

(   ) A maior parte dos sulistas ficou contrariada com a eleição de Lincoln, visto por eles como um verdadeiro abolicionista. Já alguns nortistas viam-no como conservador, na medida em que não defendia abertamente uma luta para abolir o regime escravista, embora o condenasse como um grande erro da humanidade.

 

Gabarito da questão 3: Certo

 

Lincoln era liderança de uma corrente política contrária a escravidão e pessoalmente também se declarava favorável ao fim da prática. No entanto, sua formação jurídica e a percepção de que tal questão poderia, como acabou ocorrendo de fato, encaminhar o país a uma guerra civil o levou a um posicionamento dúbio sobre o tema. Baseado no modelo federalista fundador da nação Lincoln, antes do início da guerra, declarava que a escravidão era uma questão interna dos estados e que o governo nacional poderia trabalhar pelo fim da mesma nos territórios e auxiliar os estados que assim desejassem, mas que não pretendia extinguir a prática nos estados onde ela existisse pela força das armas.

 

 

4-Após a Conferência de Paz de Versailles, o esforço de restauração da ordem econômica que havia vigorado nos anos que precederam a Primeira Guerra Mundial revelou muitos aspectos importantes que explicaram, inclusive, a grande crise da década de 1930. Na percepção da grande maioria das lideranças políticas e econômicas desse momento, a ordem liberal, na forma praticada no século 19, havia produzido estabilidade e crescimento econômico e, em consequência, não viam motivos para que outras fórmulas fossem procuradas. Tendo em vista esse contexto, julgue (C ou E) o item a seguir.

 

 

(    ) Após a Conferência de Paz de Versailles, o esforço de restauração da ordem econômica que havia vigorado nos anos que precederam a Primeira Guerra Mundial revelou muitos aspectos importantes que explicaram, inclusive, a grande crise da década de 1930. Na percepção da grande maioria das lideranças políticas e econômicas desse momento, a ordem liberal, na forma praticada no século 19, havia produzido estabilidade e crescimento econômico e, em consequência, não viam motivos para que outras fórmulas fossem procuradas. Tendo em vista esse contexto, julgue (C ou E) o item a seguir.

 

(    )  Os Estados Unidos da América haviam se tornado o maior produtor de bens industriais e o maior exportador de capitais, além de continuar sendo também o maior produtor de bens primários. Esse fato trouxe várias consequências importantes, com destaque para o peso dessa enorme economia, desenvolvendo uma política autônoma e intervencionista, que se manifestara no plano internacional pelo protagonismo na Liga das Nações.

 

Gabarito da questão 4: Errada

 

 Sem quaisquer dúvidas, os EUA foram aqueles que se saíram melhor da Primeira Guerra Mundial. Não só por terem se tornado fornecedores dos países europeus como também pelo fato de não terem sido palco de guerra. Todos os envolvidos no conflito passaram por uma crise de reconversão na medida em que , de forma abrupta, as demandas do esforço de guerra são interrompidas e há de produzir para a paz quando, muitas vezes, não há como investir e o mercado consumidor interno está despedaçado. 

           No entanto, por não ter sido palco de guerra e por ter enviado relativamente poucas tropas para a frente de batalha na Europa, os EUA saem-se bastante bem da crise de reconversão. Além disso, o governo norte americano tem condições de continuar investindo em alguns setores vitais para permitir a reconversão. Por exemplo: nos dois anos após o final da guerra, o governo continuou a financiar a construção de navios que já estavam em linha de produção quando o armistício foi assinado. Isso significou a manutenção da indústria e de empregos.

                Tal situação não aconteceu em países europeus, que tiveram enormes dificuldades para se recuperar da guerra . Daí  estar correta a seguinte  parte do trecho apresentado na questão: “Os Estados Unidos da América haviam se tornado o maior produtor de bens industriais e o maior exportador de capitais, além de continuar sendo também o maior produtor de bens primários. Esse fato trouxe várias consequências importantes, com destaque para o peso dessa enorme economia"

       No entanto, quando é dito que os EUA destacam-se “ desenvolvendo uma política autônoma e intervencionista, que se manifestara no plano internacional pelo protagonismo na Liga das Nações", é possível apontar vários equívocos.

         Em primeiro lugar é possível entender “ política autônoma e intervencionista" como um projeto contraditório. A ideia de autonomia sugere Liberalismo enquanto “ intervencionismo é o oposto e supõe uma ação direta do poder público.

             Em segundo lugar, embora a construção da Liga das Nações fizesse parte  do projeto conhecido como “ Quatorze Pontos" do presidente norte-americano Woodrow Wilson na Conferência de Paris, que preparou os termos da paz pós primeira Guerra, os Estados Unidos retiraram-se das negociações e a Paz de Versailles foi articulada segundo os interesses de França e Grã- Bretanha. A fundação da Liga das Nações foi efetivada mas, os Estados Unidos não se tornaram signatários desse organismo internacional.  Isso torna a afirmativa da questão incorreta!

            

 

4-      5- No que concerne aos precedentes e às características do período de emergência da chamada Doutrina Monroe, julgue (C ou E) o item a seguir.

 

(   ) A mensagem veiculada no State of the Union de 1823 dispunha os princípios mais tarde interpretados como parâmetros da Doutrina Monroe. Entre eles, estavam impedir que o continente americano fosse objeto de novas iniciativas de colonização europeia, encarando tentativas do gênero como uma ameaça à soberania dos EUA e a separação dos sistemas políticos europeus e americanos. A capacidade do país de efetivamente implantar essas políticas perante os Estados europeus era, no entanto, limitada, entre outros motivos, pela fragilidade de suas forças militares.

 

Gabarito da questão 5

 

Certo

 

Normalmente a Doutrina Monroe é conhecida pela frase “ América para os americanos", e , é nascida a partir dos parâmetros estabelecidos no State os Union de 1823,  eternizada pelo nome do presidente que fez a proposição ao congresso.   A Doutrina Monroe tinha como objetivos a não interferência dos países europeus nos países americanos e que nenhuma nação americana fosse por eles recolonizada. Defendia, também, a não intervenção dos europeus  nos assuntos internos dos países americanos e a não intervenção dos Estados Unidos nos conflitos entre os países europeus. A doutrina visava garantir aos EUA a exploração e controle do interior do território da América do Norte . Existiu, por conseguinte, motivação retórica interna e externa, mas com a intenção clara de estabelecer um campo de atuação internacional mais incisivo dos Estados Unidos, ao menos a médio prazo.

        No entanto, as disputas políticas e territoriais levadas adiante  pelos Estados Unidos tinham ainda o âmbito regional, porquanto seu domínio e capacidade de influência e imposição do poder ainda eram considerados insuficientes para maiores ações. Um dos pontos fracos dos EUA eram o quantitativo de homens em suas forças  e, seu abastecimento  que ainda dependia de importação . A indústria  engatinhava e não havia condições de construção de exército e marinha de grande porte com significativa parte da população no sul em regime de escravidão e, no norte ainda existindo resquícios da servidão por contrato. A luta pela independência havia sido efetivada pelos “ minute man" que eram agricultores e combatentes  e, a  organização de um exército capaz de atuar em questões internacionais não era ponto primordial das politicas públicas.


#cacd #questoescomentadas #diplomacia #historiadobrasil #historia 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe