Pular para o conteúdo principal

Zelenskiy Visita Kharkiv em Meio a Nova Frente de Guerra e Relações Sino-Russas se Fortalecem

 

Zelenskiy Visita Kharkiv em Meio a Nova Frente de Guerra e Relações Sino-Russas se Fortalecem

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, viajou para Kharkiv na quinta-feira, dias após a Rússia abrir uma nova frente na guerra ao invadir a região norte do país. Em uma postagem no Telegram, Zelenskiy informou que se reuniu com líderes seniores e destacou: "Hoje, a situação na região de Kharkiv está sob controle, nossos soldados estão causando grandes perdas ao ocupante. Mas a situação continua extremamente difícil – estamos fortalecendo nossas unidades." Durante a reunião, que contou com a presença do comandante-chefe Oleksandr Syrskyi, foram discutidas as perspectivas da situação de combate, as ameaças iminentes e as possibilidades de contrariar os planos ofensivos russos.

Avanço Russo na Região de Kharkiv

As forças russas estão se preparando para tentar tomar a vila de Lyptsi, a cerca de 30 km ao norte de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia. De acordo com Vitaly Ganchev, um oficial nomeado pela Rússia, citado pela agência de notícias estatal russa RIA, a Rússia abriu uma nova frente na guerra, avançando rapidamente pela fronteira na região de Kharkiv com pequenos grupos de unidades móveis, obrigando a Ucrânia a deslocar tropas de outras áreas. Zelenskiy, por sua vez, adiou todas as suas viagens ao exterior devido à deterioração da situação no campo de batalha.

Os combates estão intensos na cidade fronteiriça de Vovchansk, na região de Kharkiv. Ganchev afirmou que "Volchansk é a cidade mais importante, que agora está perto de ser completamente libertada" e mencionou que as tropas russas já estão nos arredores da vila de Lyptsi, uma das principais rotas para Kharkiv. Entretanto, o exército ucraniano informou que suas manobras defensivas forçaram as tropas russas a reduzir o ritmo da ofensiva no norte da região de Kharkiv.

Relações Sino-Russas se Fortalecem em Meio a Tensão Global

Em um cenário paralelo, a recente viagem do presidente russo Vladimir Putin a Pequim destaca a importância das relações entre Rússia e China. Esse encontro, o primeiro de Putin no exterior desde o início de seu novo mandato, foi marcado por uma recepção calorosa de Xi Jinping, que descreveu Putin como um "velho amigo". A reunião ocorre em um momento em que a China enfrenta questionamentos duros na Europa sobre seu comportamento econômico e político, além de tarifas de US$ 18 bilhões impostas pelo governo Biden sobre produtos chineses.

Durante a visita, Putin elogiou as conversas "quentes e camaradas" com Xi, enquanto este destacou que a amizade entre China e Rússia "não era circunstancial e é um modelo para um novo tipo de relações internacionais". Essa visita repleta de gestos simbólicos sublinha a aliança estratégica entre os dois países, que buscam criar uma ordem mundial "multipolar" desafiando o consenso global liderado por Washington.

No ano passado, o comércio bilateral entre China e Rússia atingiu um recorde de US$ 240,1 bilhões, com sinais de que mais mercadorias, incluindo tecnologia de uso dual, estão chegando à Rússia via terceiros países. Mesmo sem remessas diretas de armas, o apoio econômico e político da China tem sido um salva-vidas para a Rússia desde o início do conflito em fevereiro de 2022.

Ameaça de Expansão do Conflito Global

Em contraste, líderes russos alertam sobre a escalada do conflito. Vyacheslav Volodin, presidente da Duma Estatal e aliado próximo de Putin, afirmou que a Ucrânia está arrastando os Estados Unidos e os países europeus para uma grande guerra global. Ele pediu aos líderes ocidentais que ajam com responsabilidade para evitar uma catástrofe, destacando que a guerra na Ucrânia causou a pior ruptura nas relações entre a Rússia e o Ocidente desde a Crise dos Mísseis de Cuba em 1962.

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, reiterou que Washington "não incentivou nem permitiu ataques fora da Ucrânia," mas reconheceu que a decisão final sobre como conduzir a guerra cabe à Ucrânia. Tanto Putin quanto o presidente dos EUA, Joe Biden, alertaram que um confronto direto entre a Rússia e a OTAN poderia desencadear a Terceira Guerra Mundial.

Tentativa de Assassinato do Primeiro-Ministro Eslovaco

Em outro evento trágico, o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, está em condição estável após ser vítima de um tiroteio. O ataque, motivado por razões políticas, ocorreu durante uma reunião do governo em Handlová, revelando as profundas divisões políticas no país. As autoridades pediram calma e destacaram a necessidade de reduzir as tensões políticas à medida que se aproximam as eleições para o Parlamento Europeu.

O suspeito do ataque, identificado como Juraj Cintula, é um homem de 71 anos que recentemente se radicalizou após a eleição presidencial. O ataque, descrito como um claro "ataque político," sublinha as crescentes tensões na Eslováquia e a necessidade de diálogo e estabilidade política.

Conclusão

A situação geopolítica global continua a se intensificar, com novos desenvolvimentos na guerra na Ucrânia e o fortalecimento das alianças estratégicas entre Rússia e China. Enquanto a Ucrânia defende seu território contra as investidas russas, a parceria sino-russa desafia a ordem global liderada pelo Ocidente. O mundo observa com apreensão, ciente de que qualquer escalada pode ter consequências catastróficas.







Quer apoiar meu trabalho? Pix: araoclio@gmail.com

Aos nossos apoiadores, nosso muito obrigado!

CONHEÇA MEUS CURSOS:
1- Cursos de Nível Médio
CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL (1500-2010) - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 - Otimizado, objetivo, mas sem perder a profundidade necessária, inclusive, às provas discursivas tipo Fuvest, Uerj etc.  
O Curso tem validade de um ano, e, dentro desse período, você assiste às aulas de teorias e de exercícios na ordem que quiser e quantas vezes quiser. 

EsPCEx - Curso completo de História para o concurso 
Todo o conteúdo de História mundial e do Brasil, cobradas no edital EsPCEx para você arrebentar. Estude quando e onde quiser, sem se preocupar com expiração. Além disso, você terá direito a todas as atualizações e materiais complementares acrescidos, sem nenhum custo a mais, e de forma vitalícia.

2- Cursos de Nível Superior

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS de PARA O CACD - 1ª FASE

CURSO CACD 3ª FASE - Personalizado 
Questões semanais e correção personalizada 


Curso CACD 3ª Fase - Self-Service


CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣C/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹
Curso disponível anualmente entre outubro e abril. Faça a sua reserva

#geopolítica, #conflito, #ONU, #OTAN, #relaçõesinternacionais, #análisegeopolítica, #segurançainternacional, #diplomacia, #conflitointernacional, #segurançaglobal #cacd #eceme

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe