Pular para o conteúdo principal

Mercado Financeiro: Um Panorama das Últimas Movimentações - Panorama de 21/05/2024

 


Mercado Financeiro: Um Panorama das Últimas Movimentações

Introdução

Os mercados financeiros globais continuam a viver dias de grande volatilidade, reflexo das expectativas e incertezas que cercam a política monetária dos Estados Unidos e outros fatores econômicos. As bolsas de Nova York, após um dia marcado pela cautela, apresentaram uma leve recuperação no final do pregão. Enquanto isso, o mercado brasileiro teve um desempenho mais fraco, com o Ibovespa recuando 0,33% em uma sessão sem grandes direcionadores econômicos.

Desempenho das Bolsas e Principais Acontecimentos

Mercados Internacionais

Nos Estados Unidos, os mercados encontraram motivos para subir no final do dia, apesar de um início marcado pela aversão ao risco. Os pronunciamentos de dirigentes do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, trouxeram um tom levemente positivo em relação à inflação, sinalizando uma desaceleração, mas sem comprometerem-se com um cronograma claro para o corte de juros. Este comportamento é reflexo de uma grande discussão no mercado global sobre o momento em que o Fed começará a reduzir as taxas de juros.

Mercados Brasileiros

Aqui no Brasil, o Ibovespa encerrou o dia em queda, com um giro financeiro abaixo dos 20 milhões de reais. As ações da Vale e da Petrobras tiveram leves quedas, contribuindo para o desempenho negativo do índice. A falta de dados econômicos relevantes tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, além de poucos direcionadores locais, fez com que os investidores buscassem motivos para movimentar o mercado.

O cenário de cautela foi reforçado pela revisão para cima das expectativas de inflação e da taxa Selic no boletim Focus, divulgado na segunda-feira. Isso gerou um ambiente de incerteza, com o mercado ainda tentando precificar os impactos da crise econômica no sul do país.

Análise do Mercado e Expectativas Futuras

Influência do Federal Reserve

Os depoimentos das autoridades do Fed, embora não tenham trazido grandes novidades, mantiveram o mercado otimista. A expectativa de um ciclo de afrouxamento monetário nos Estados Unidos influenciou positivamente o final do pregão. No entanto, a falta de um compromisso claro sobre o corte de juros mantém os investidores em alerta.

Desempenho do Setor de Energia

O setor de energia, tanto no Brasil quanto no exterior, também teve um dia negativo. O preço do petróleo caiu quase 2%, impactando negativamente as ações de empresas petrolíferas como Petrobras, Prio e PetroRecôncavo. A preocupação com a demanda global por commodities, em um possível ambiente de desaceleração econômica, pesou sobre o setor.

Movimentos Notáveis no Mercado Brasileiro

Altas e Baixas no Ibovespa

No Ibovespa, algumas ações se destacaram tanto nas altas quanto nas baixas. Do lado negativo, Lojas Renner sofreu uma revisão negativa de uma casa de análise brasileira, passando a recomendação de compra para neutra, devido às dificuldades previstas para crescimento e melhora de margem. Suzano também teve uma queda significativa, em meio a rumores sobre a possível aquisição da International Paper, preocupando investidores pela alocação de capital necessária para tal operação.

Por outro lado, o setor de educação teve um desempenho positivo, com a Edux liderando as altas após divulgar expectativas de crescimento acima do esperado para os próximos cinco anos. O setor de energia elétrica também se destacou, com CPFL e Copel figurando entre as maiores altas, impulsionadas por revisões tarifárias favoráveis e o movimento dos investidores em busca de setores mais previsíveis e resilientes.

Conclusão

O mercado financeiro segue em um ambiente de incerteza e cautela, influenciado por fatores internos e externos. As expectativas em torno das políticas monetárias globais, especialmente dos Estados Unidos, continuam a moldar o comportamento dos investidores. No Brasil, a revisão das expectativas de inflação e Selic, aliada à falta de grandes direcionadores econômicos, mantém o mercado em um estado de espera.

#MercadoFinanceiro #BolsaDeValores #Investimentos #Ações #Trading #AnáliseFinanceira #Investidor #B3 #NYSE #Nasdaq #Economia #MercadoDeAções #InvestimentoEmAções #Trader #BolsaDeSãoPaulo #ÍndiceBovespa #MercadosGlobais #Finanças #MercadoDeCapitais #EstratégiaDeInvestimento


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe