Pular para o conteúdo principal

Abertura de Mercado: Análise Econômica e Impactos Globais - 31de maio de 2024

 


Abertura de Mercado: Análise Econômica e Impactos Globais

Introdução

A abertura de mercado desta sexta-feira, 31 de maio de 2024, é marcada por uma série de indicadores econômicos globais que prometem influenciar os mercados financeiros. Este artigo aborda os principais eventos econômicos do dia, destacando suas possíveis implicações no cenário global.

Indicadores Econômicos Globais

Zona do Euro

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) da Zona do Euro avançou 2,6% em maio na comparação anual, superando a expectativa de 2,5%. O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 2,9%​​.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, os destaques do dia incluem a divulgação do Índice de Preços de Despesas com Consumo (PCE) de abril, a renda pessoal e os gastos pessoais, todos previstos para antes da abertura do mercado. Além disso, serão divulgados o Índice de Gerentes de Compras (PMI) de Chicago e os números dos poços de petróleo da Baker Hughes​​.

China

Na China, o PMI industrial caiu de 50,4 em abril para 49,5 em maio, indicando uma contração na atividade industrial, enquanto o PMI de serviços também recuou, mas permaneceu em território de expansão​​.

Impacto nos Mercados

A volta do feriado nos Estados Unidos e na Europa tem sido de ajustes moderados, com os investidores aguardando a publicação dos dados do PCE para obter pistas sobre a possível flexibilização monetária pelo Federal Reserve. O ex-presidente Donald Trump foi considerado culpado no primeiro julgamento criminal, um veredicto que pode remodelar o cenário político americano às vésperas das eleições​​.

Em outros mercados, o dólar e os rendimentos dos títulos do Tesouro americano avançam, enquanto os contratos futuros de petróleo se mantêm estáveis após preocupações com excesso de oferta antes da reunião da Opep+ no domingo. Os preços futuros do minério de ferro caíram, registrando a pior semana em dois meses​​.

Análise de Ações 

Armac (ARML3)

A Armac anunciou a aquisição de 65% da Terram Engenharia de Infraestrutura S.A., com opção de compra dos 35% restantes até 2029. A transação, avaliada em R$ 100 milhões, é vista como positiva, aumentando a proposta de valor para os clientes de aluguel de equipamentos de linha amarela​​.

Grupo Mateus (GMAT3)

O Grupo Mateus firmou um memorando de entendimento com a Novo Atacarejo para criar uma joint venture no setor de Cash & Carry, combinando 21 lojas do Grupo Mateus com 29 lojas da Novo Atacarejo. A nova empresa terá uma receita bruta de R$ 6,8 bilhões​​.


Conclusão

A abertura de mercado desta sexta-feira traz importantes indicadores econômicos que devem guiar os investidores nas próximas semanas. A expectativa é que os dados do PCE dos EUA forneçam uma visão mais clara sobre os próximos passos do Federal Reserve em relação à política monetária. No cenário corporativo, destacam-se as movimentações estratégicas de empresas como Armac e Grupo Mateus, que podem gerar impactos significativos no mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe