Pular para o conteúdo principal

Questões de História do Brasil para Revisão - CACD

 

1-Parte da historiografia afirma que o Brasil no Governo de Figueiredo teve maiores dificuldades em seu projeto de diversificação de parcerias. Como esse governo relacionou-se com a China? Quais seriam essas dificuldades enfrentadas pelo Último General presidente?

 


  

Ao assumir o cargo, o presidente Figueiredo afirmou que o país manteria a tradição de uma política externa harmoniosa. Ele nomeou Ramiro Saraiva Guerreiro como chanceler, indicando sua intenção de dar continuidade à gestão anterior. O governo Figueiredo buscou implementar a mesma política do governo anterior, tanto na política interna quanto na externa e econômica, adaptando-se a contextos radicalmente distintos.

Dessa forma, a agenda externa brasileira nesse período foi caracterizada pela manutenção das linhas gerais adotadas no Pragmatismo Ecumênico e Responsável. Segundo o chanceler, a política externa do país, denominada de Universalismo, deveria se basear na aceitação das diferenças, respeitando o princípio de não intervenção e do diálogo, enfatizando o multilateralismo.

O governo de João Figueiredo coincidiu com um agravamento das tensões mundiais na Guerra Fria, o que interrompeu o projeto de diversificação de parcerias com as nações do Sul, exceto a China. Em 1984, Figueiredo visitou a China, sendo o primeiro chefe de Estado brasileiro a fazê-lo, demonstrando uma aproximação com o país asiático.

2- Para o império brasileiro, quais seriam as consequências da "vitória" de Rosas sobre os anglo-franceses? quais seriam os seus próximos passos?

 


  

 

O governo imperial acreditava que, caso os blancos vencessem a guerra civil no Uruguai e Rosas ficasse livre da pressão anglo-francesa, ele conseguiria impor sua liderança à oposição interna argentina. O objetivo subsequente seria a anexação do Paraguai pela Confederação, o que tornaria a Confederação extremamente forte e isolaria o Império. Segundo o chanceler brasileiro Paulino José Soares de Souza, nesse momento, Rosas viria "sobre nós com forças e recursos maiores, que nunca teve, e envolver-nos-ia em uma luta em que teríamos que derramar muito sangue e despender somas enormes".

CONHEÇA MEUS CURSOS:


 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE - HB-HM-HPEB

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO CACD 3ª FASE

Questões semanais e correção personalizada - 

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/


CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Segunda Guerra Mundial

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C #partiuauladoarão 1 . (Unicamp 2009)  Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.             (Adaptado de Antonio Pedro Tota, "O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerr

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.