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Questões de História com Gabarito Comentado

 

1.   


Transcrição da primeira legenda: “Mas também, quando a gente se lembra que eles assentam um pobre cristão naquele prato que travam no beiço e o engolem como se fosse feijoada!…Que horror!”

Transcrição da segunda legenda: “Mas quem diria! Esses antropófagos é que ficaram com medo de serem devorados pela curiosidade pública. Só a muito custo o diretor do museu impediu que eles fugissem." (Angelo Agostini, Charge sobre a Exposição Antropológica, Revista Ilustrada, n. 310, 1882, p. 4-5.)



“A Exposição Antropológica Brasileira, ocorrida em 1882, insere-se no quadro das grandes Exposições Internacionais, bem como das exposições etnográficas desenvolvidas ao longo do século XIX. Marcadas pela prática colecionista e pela ambição de conhecer, colonizar e categorizar o mundo, as exposições etnográficas expunham objetos e muitas vezes pessoas de culturas exóticas e distantes. Na ocasião, sete índios botocudos, acompanhados de intérprete, foram enviados para o Rio de Janeiro com a finalidade de serem expostos ao público e também estudados pelos pesquisadores do Museu Nacional.

Os Botocudos pareciam estar ali para performar o mito do primeiro contato ao serem apresentados como selvagens, bárbaros, violentos e grotescos. Apesar de terem vivido no aldeamento do Mutum, portanto sob o jugo e tutela do Estado, foram lidos pelos habitantes da corte como se estivessem tendo seu primeiro contato com os brancos naquele momento, já que, segundo os jornais, estavam com medo e queriam fugir. Nessa exposição os Botocudos representavam por definição “o outro”, a imagem que espelha exatamente o contrário do Brasil civilizado.” 


(Adaptado de Marina Cavalcanti Vieira, “A Exposição Antropológica Brasileira de 1882 e a exibição de índios botocudos: performances de primeiro contato em um caso de zoológico humano brasileiro”, in Horizontes antropológicos, n. 53, 2019, p. 317-357.)



a) Considerando o contexto das exposições da época, explique qual o objetivo de apresentar os indígenas em um zoológico humano durante a Exposição Antropológica, de 1882. Analise criticamente a proposta da Exposição.

b) Há uma contradição entre os estereótipos sobre os Botocudos representados na charge e sua situação concreta no contexto de 1882. Relacionando a imagem com o excerto, identifique os atores das ações violentas na charge e explique essa contradição. 

 

2.   Leia o texto 


A corrupção nos costumes das mulheres é ainda uma coisa prejudicial ao fim que se propõe o governo, e à boa conservação das leis do Estado [...] É o que aconteceu em Esparta [...].

Tais são as observações feitas entre os lacedemônios: no tempo da sua dominação as mulheres resolviam todas as questões. De resto, que diferença existe em que as mulheres governem, ou que os magistrados sejam governados por mulheres? [...] As mulheres dos lacedemônios, mesmo no caso de perigo, fizeram-lhes o maior mal possível”.


Aristóteles, A política. Rio de Janeiro: Ediouro, s./d., p. 79-80.



É correto afirmar sobre as mulheres na Grécia Antiga: 

a) obtiveram direitos à educação e acesso às escolas filosóficas da cidade-estado de Atenas durante o período Clássico.   

b) em Esparta, recebiam educação física na infância, tinham direito à herança e administravam as propriedades na ausência dos maridos.   

c) adquiriram poderes políticos como cidadãs, apenas com o estabelecimento do Império Macedônico, sob a liderança de Alexandre Magno.   

d) em Atenas, podiam participar de algumas discussões na Eclésia e possuíam direitos políticos durante o período da Democracia.   

e) tornaram-se legisladoras e integrantes do Conselho dos mais velhos na cidade-estado de Tebas.   

 

3.   A linha de fronteira hoje possui uma definição essencialmente econômica – como a fronteira da lucratividade – mas adquire uma expressão geográfica bastante acentuada em diferentes escalas espaciais. Isto é, basicamente, o que a fronteira do século XIX e a assim chamada fronteira urbana têm em comum. Na realidade, ambas estão associadas à acumulação e expansão do capital. Mas enquanto a fronteira do século XIX representou a realização de uma expansão geográfico absoluta na escala do território como a principal expressão espacial da acumulação de capital, a renovação urbana representa o exemplo mais desenvolvido da rediferenciação do espaço geográfico com vista ao mesmo resultado. Nail Smith. Gentrificação, a fronteira e a reestruturação do espaço urbano, 1986. Adaptado.



O excerto relaciona a dinâmica geográfica dos Estados Unidos no século XIX à do final do século XX, As imagens correspondentes a cada um dos momentos apresentados pelo excerto são identificadas em:


a)


b)


c)


d)


e)


 

 

4.   A Sedição de Juazeiro e o combate à Coluna Prestes, no Ceará, são episódios que estão relacionados a alguns aspectos da história cearense. Dentre os itens apresentados a seguir, assinale o que NÃO corresponde a um aspecto da história do Ceará. 

a) Papel desempenhado pelo médico baiano Floro Bartolomeu na política local, estadual e nacional desde sua chegada ao Cariri cearense em 1908.



   

b) Elevação de Padre Cícero a líder político do sul do Ceará, sobretudo após a suspensão das suas ordens sacerdotais, sendo responsável pela emancipação de Juazeiro do Norte e tornando- se seu primeiro prefeito.

   

c) Criação do Pacto dos Coronéis, em 1911, uma aliança entre as oligarquias carirenses urdida por Floro Bartolomeu, que foi fundamental para a manutenção da harmonia na região e apoiar Nogueira Accioly.


   

d) Apoio dado pelas elites carirenses, lideradas por Padre Cícero e Floro Bartolomeu, à Política das salvações de Hermes da Fonseca que destituiria Nogueira Accioly do governo estadual.


   

 

Gabarito:  


Resposta da questão 1:
[Resposta do ponto de vista das disciplinas de História e Artes]

a) Dentro de um contexto – que ganhou força no século XIX – reforçado pelas ideias do Darwinismo Social, que categoriza das “raças”, classificando-as da mais desenvolvida para a menos desenvolvida, expor os indígenas em uma espécie de zoológico humano ajuda a afirmar a ideia de inferioridade e submissão dos índios aos brancos, além de qualificar como exótico e absurdo hábitos da tradição indígena, como a antropofagia.


b) A contradição se identifica no fato de que na imagem o botocudo é apresentado como selvagem e violento, mas no excerto fica claro que os indígenas submetidos ao zoológico humano tentaram fugir por sentir medo dos brancos. Logo, podemos concluir que, na realidade, eram os brancos que empregavam práticas violentas contra os indígenas, apesar de esses últimos serem considerados selvagens.


[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]

a) A exposição e “estudo” de indígenas constituíam práticas comuns ao longo do século XIX. Essas práticas tinham como base ideias de teorias como o Darwinismo social e a antropologia evolucionista. Nesta perspectiva, todos os povos humanos passariam por estágios evolutivos similares, do mais primitivo ao mais complexo, sendo este último identificado aos povos europeus. Assim, capturar e estudar os chamados “povos primitivos” era visto como uma forma de estudar o passado da humanidade. Estas ideias também se associam fortemente às práticas colonialistas, justificando a exploração dos povos indígenas e de suas terras.


b) Na charge, os Botocudos são representados como selvagens violentos e arredios. O trecho deixa evidente, no entanto, que os brancos de origem europeia capturaram violentamente os indígenas, os retiraram à força de suas terras e os expuseram a uma condição da qual queriam fugir. Estes são, portanto, os verdadeiros atos violentos, condizentes com a mentalidade evolucionista do século XIX.  


Resposta da questão 2:
[B]


[Resposta do ponto de vista da disciplina de Filosofia]

Para Aristóteles, a mulher seria um ser inferior ao homem, haja vista que, para esse pensador, a mulher é um homem não completo, sendo seu papel limitado à função de procriar. O desvio dessa “função natural” resultaria, então, em algum grau de desordem social.


A organização da sociedade espartana, na Grécia antiga, possuía algumas particularidades que possibilitaram às mulheres exercerem papéis que, nas demais sociedades gregas, eram atribuições masculinas. Por ter sido uma cidade voltada, sobretudo, para o militarismo, eram as atividades militares consideradas mais importantes e, por isso, eram majoritariamente delas que se ocupavam os homens. Apesar das atividades relacionadas à política também serem exercidas por eles, a centralidade militar possibilitou que as mulheres pertencentes à aristocracia assumissem algumas funções de caráter secundário, como a administração das propriedades, principalmente na ausência dos homens, e das heranças. Além disso, as mulheres também recebiam educação física ao longo da infância.


[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

É comum os manuais de História, estabelecer uma comparação entre a mulher espartana e a mulher ateniense e, afirmar que a espartana era mais valorizada. Vale dizer que o Mundo Grego na Antiguidade era formado por uma sociedade extremamente patriarcal, a palavra do homem possuía o poder supremo no âmbito familiar. Considerando a característica militar-guerreira de Esparta no qual os homens gastavam boa parte do seu tempo em guerras ou treinos militares, as mulheres espartanas acabavam exercendo diversas funções sociais, porém sempre destituídas de direitos políticos. Em Atenas, as moças viviam em regime de reclusão, isoladas dos rapazes. Já em Esparta, observa-se o contrário: elas praticavam numerosos desportos em público. Praticavam diversas lutas, o lançamento do disco e do dardo, aprendiam a manusear armas de guerra. Era um método de preparar mães de família fortes, robustas, dotadas de qualidades viris, com o intuito de formarem uniões harmoniosas que dariam crianças, do sexo masculino, fortes e robustas. Gabarito [B].  


Resposta da questão 3:
[A]


[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

O texto do estudioso Nail Smith traça um paralelo na história dos Estados Unidos entre os séculos XIX e XX no que diz respeito a fronteira e reestruturação do espaço urbano, ambas estão associadas à acumulação e expansão do capital. O século XIX foi caracterizado pela Marcha para o Oeste, aniquilando os nativos e aumentando o território estadunidense enquanto no final do século XX, ocorreu uma revitalização das áreas centrais conforme aponta a alternativa [A].


[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]

A alternativa correta é [A], porque os dois momentos citados no texto referem-se à expansão da fronteira sobre o território e à renovação urbana e, dessa forma, correspondem respectivamente à marcha para o Oeste nos EUA e ao processo de gentrificação. As alternativas seguintes são incorretas porque a suburbanização, a formação do Vale do Silício, a construção do Muro EUA x México e a segregação urbana não representam o processo de renovação urbana citado no texto.  


Resposta da questão 4:
[D]


Padre Cícero e Floro Bartolomeu lideraram a população do Cariri contra o interventor militar nomeado por Hermes da Fonseca para o Ceará a partir da Política das Salvações. Logo, a alternativa [D] apresenta uma afirmação falsa.  


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