1. Analise as seguintes afirmações que tratam sobre o relevo brasileiro e do Continente Sul-Americano.
I. Dentre as estruturas de relevo brasileiras ocorrem bacias de sedimentação recente, como a do Pantanal Mato-Grossense e a Bacia Amazônica Ocidental (Bacia do Solimões), que apresentam sedimentos cambrianos e pré-cambrianos.
II. No relevo brasileiro, as formações litológicas são predominantemente antigas. No entanto, as formas do relevo são mais recentes, em virtude dos efeitos da tectônica meso-cenozoica, permitindo que os desgastes erosivos produzam continuamente novas feições ao modelado.
III. As formas do relevo brasileiro têm, dentre os seus mecanismos de origem, as formações litológicas e os arranjos estruturais antigos, além de processos mais recentes e o constante desgaste erosivo provocados por climas pretéritos e atuais.
IV. Dentre as grandes estruturas que definem os macrocompartimentos dos relevos encontrados no Brasil e na América do Sul, encontram-se os crátons, ou plataformas; os cinturões orogênicos antigos e recentes; as grandes bacias sedimentares paleomesozoicas e as bacias sedimentares cenozoicas.
Está correto o que se afirma somente em
a) I, II e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II, III e IV.
2. Analise as Figuras (I), (II) e (III) apresentadas a seguir.
A correlação entre as Figuras (I), (II) e (III) permite concluir que o regime de chuvas apresentado em
a) (I) influencia diretamente no ciclo hidrológico anual (II), que corresponde à área (III-4).
b) (I) influencia diretamente no ciclo hidrológico anual (II), que corresponde à área (III-3).
c) (I) influencia no ciclo hidrológico anual (II), que corresponde à área (III-2).
d) (I) pouco influencia no ciclo hidrológico anual (II), que corresponde à área (III-4).
e) (I) pouco influencia no ciclo hidrológico anual (II), que corresponde à área (III-3).
3. “NOVA TEMPESTADE DE AREIA CAUSA ESTRAGOS E TRAZ MEDO NO INTERIOR DE SÃO PAULO
O Brasil se assustou com as imagens de uma enorme tempestade de areia que castigou o interior de São Paulo e o Triângulo Mineiro na tarde do domingo, dia 26/09/2021. O fenômeno se repetiu na tarde do dia 01/10/2021 em cidades do Oeste do estado paulista como Andradina, Tupi Paulista, Penápolis e Presidente Prudente. Repetiram-se as cenas de uma imensa nuvem escura junto à superfície avançando junto à superfície sobre cidades com estragos e medo na população”.
Fonte: Extraído e adaptado de https://metsul.com/nova-tempestade-de-areia-causa-estragose-traz-medo-no-interior-de-sao-paulo/
Acesso em 20/out/2021.
Tendo em vista o fenômeno ocorrido – Haboob ou Habub (tempestade de areia), analise as alternativas a seguir e assinale a única correta.
a) Fenômeno raro que consiste na elevação da temperatura do ar sobre superfícies urbanas, transportando poeiras e areias decorrentes das atividades da construção civil.
b) Transporte de poeira e cinzas vulcânicas depositadas na superfície após sucessivas erupções ocorridas no passado geológico, mas sobretudo em atividades recentes.
c) Fenômeno que ocorre quando o ar frio desce em direção ao solo, promovendo rajadas de vento as quais empurram o ar radialmente para baixo arrastando a poeira do chão.
d) As nuvens de poeira se dão a partir dos baixos volumes dos reservatórios hídricos, expondo seus sedimentos inconsolidados, os quais são transportados pelas rajadas de vento.
e) Trata-se do processo de expansão das áreas de desertificação que ocorrem no interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais, associados às mudanças climáticas.
4. Os mapas A e B representam as alterações climáticas observadas na América do Sul durante os meses do verão (dezembro, janeiro e fevereiro), e o mapa C, as áreas suscetíveis à desertificação no Brasil.
El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento em nível mundial, alterando, assim, o regime das chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias. La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas às do El Niño e se caracteriza por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical.
A partir dos mapas e do texto, responda:
a) Qual dos mapas, A ou B, representa as alterações climáticas na América do Sul em anos de ocorrência de La Niña? Justifique a sua resposta.
b) Conceitue desertificação e descreva uma característica da vegetação predominante nas áreas suscetíveis à desertificação delimitadas no mapa C.
c) Cite uma alteração climática e uma consequência ambiental para a população nas áreas suscetíveis à desertificação em anos de El Niño.
5. Tempestades de poeira voltaram a encobrir cidades e assustar os moradores, na tarde desta sexta-feira, (1º/10/2021), no interior de São Paulo. O fenômeno atingiu as regiões de Presidente Prudente e Araçatuba, no oeste paulista. Cidades da região nordeste de Mato Grosso do Sul também foram afetadas pelas nuvens de poeira.
A tempestade de poeira já havia atingido as regiões de Ribeirão Preto e Franca, em SP, no norte do estado, e o sul de Minas Gerais, no último domingo [...]. [...] A densa nuvem de poeira encobriu as áreas urbanas e atingiu a zona rural. Em Penápolis, o vento forte causou destelhamento de casas, quedas de árvores e rompimento da fiação elétrica. Segundo a prefeitura, a região central ficou sem energia, deixando o trânsito em situação de caos. Em Presidente Prudente, a tempestade de poeira derrubou fios energizados e árvores, quebrou vidraças e arrancou placas de publicidade. [...] Em Mato Grosso do Sul, tempestades de poeira foram registradas em Três Lagoas e Nova Alvorada do Sul, próximas da divisa com São Paulo, e também na capital, Campo Grande. Em Três Lagoas, os ventos chegaram a 68 quilômetros por hora, segundo a Defesa Civil estadual. [...] Após a passagem da nuvem com pó e detritos, caiu um temporal. [...] Na capital, o poeirão encobriu vários bairros e obrigou os moradores a se trancarem em casa.
Jornal O Estado de S. Paulo. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/tempestade-de-poeira-encobre-cidades-em-sp-e-ms,868ff4c81bc70ac546f38c0d54d0fcf3x2457y86.html. Acesso em: 23 out. 2021.
Sobre o fenômeno “tempestade de poeira”, assinale a alternativa correta.
a) Esse fenômeno ocorreu devido às partículas do solo estarem expostas sobre as vegetações nativas de regiões como a Mata Atlântica, em São Paulo, e o Cerrado no Mato Grosso do Sul.
b) Esse fenômeno conhecido como haboob tem como origem as correntes marítimas que sopram forte em direção ao continente causando ventania por onde passa.
c) O fenômeno conhecido como haboob é causado por temporais com ventos fortes que, em contato com o solo muito seco, formam uma espécie de rolo compressor de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura. Tais ventos são oriundos da chegada de uma frente fria.
d) O fenômeno é causado pela movimentação das massas de ar nos polos (norte e sul) causando ventos muito fortes com rajadas superiores a 100 km/h, em países tropicais, que formam uma espessa camada de pó devido a um longo período de estiagem.
e) Esse fenômeno sofre influência do El Niño e acontece geralmente em regiões nas quais houve longos períodos sem chuva em todo continente americano. Também sofre influência do fenômeno chamado “rios voadores”.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[D]
O item [I] é incorreto, uma vez que as planícies como a do Pantanal e a do rio Amazonas são caracterizadas por sedimentação recente de partículas minerais e de matéria orgânica, processo que continua na atualidade. Portanto, os sedimentos são depositados na Era Cenozoica, Período Quaternário, Épocas do Holoceno e Antropoceno. O Eon Pré-Cambriano está associado a formação dos Escudos Cristalinos.
Resposta da questão 2:
[A]
O climograma (I) que representa o regime de chuvas em clima tropical típico com verão chuvoso e inverno seco. Este regime influencia o ciclo hidrológico anual (II) que destaca chuvas entre outubro e dezembro e, consequentemente cheias dos rios entre janeiro e março. A vazante, período declinante do volume de água nos rios, dá-se entre abril e junho, e a seca entre junho e setembro (a maior parte do inverno). A área no mapa com estas características é a 4, correspondendo a “área de planície” que equivale à Planície e Pantanal mato-grossense.
Resposta da questão 3:
[C]
Em 2021, municípios das regiões Sudeste e Centro-Oeste foram atingidos por um fenômeno climático denominado haboob, ou seja, tempestade de poeira de grandes proporções. A combinação entre um longo período de seca com a chegada de frentes frias com alta velocidade dos ventos desencadeou os haboobs em estados como São Paulo (Franca, Araraquara etc), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Goiás.
Resposta da questão 4:
a) O mapa B representa as alterações climáticas em anos de La Niña, cujo processo causado pela maior intensidade dos ventos alísios, desloca o ar quente para o oeste e amplia a área de ressurgência na costa sul-americana, tornando o ar mais frio o que resultará em queda de temperatura no sul e chuvas no nordeste do país.
b) Desertificação é o processo de degradação do solo com perda de seus nutrientes em um ambiente cuja evapotranspiração é superior à infiltração da água. A vegetação predominante na área é a caatinga, cujas características são a presença de espécies xerófitas e decíduas.
c) Em anos de El Niño, ocorre intensificação e ampliação do período da seca no semiárido nordestino, resultando em aumento da amplitude térmica diária, maior frequência de queimadas, maior perda de água dos solos.
Resposta da questão 5:
[C]
O haboob é um fenômeno mais comum em regiões áridas e semiáridas do planeta como desertos, constituindo uma tempestade areia e outros materiais particulados O surgimento de área de alta pressão com ventos muitos fortes, a exemplo da massa polar atlântica que provoca a formação de frente fria com contado com ar quente, se movimentando sobre uma superfície muito seca devido a um longo período de estiagem pode ocasionar o fenômeno. Em 2021, após uma seca atípica, haboobs ocorreram nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste como São Paulo (Franca, Ribeirão Preto, Araraquara etc), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Goiás.
Comentários
Postar um comentário