1. 1-De que modo as propostas de
Sócrates resolveram o problema do relativismo sofístico?
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2. “A teologia, para mim, é uma grandeza cultural na
história da cultura do Ocidente. Creio que é uma grandeza constitutiva da
tradição, sobretudo, filosófica: o termo ‘teologia’ nasceu da filosofia, é um
termo criado por Platão. [...] Quando a filosofia ultrapassa o domínio daquilo
que, de alguma maneira, é diretamente acessível à experiência e controlado por
ela, entra neste domínio que Platão chama de ‘suprassensível’, inteligível, ou
como quer que seja. Este é, para mim, um domínio no qual o problema teológico
se apresenta inevitavelmente, porque se apresenta o problema da ordem das
realidades e toda ordem supõe um princípio ordenador, tornando-se então, de
alguma maneira, uma teologia.”
Na passagem acima citada, o filósofo brasileiro H. C. de Lima Vaz (1921-2002) apresenta uma interpretação do pensamento filosófico como uma teologia. Recorrendo à filosofia de Platão para explicar essa sua interpretação, ele termina por nos oferecer uma interpretação da própria teoria platônica das ideias, que seria uma espécie de teologia, porque
a) mostra como os deuses gregos não são corpóreos, mas espirituais.
b) é a base da posterior teologia revelada dos pais da Igreja cristã.
c) apresenta os princípios
inteligíveis ordenadores da realidade natural e ética.
d) afirma que não existe
realidade sensível, mas apenas a suprassensível.
3. “Aquilo que conhecemos cientificamente não é sujeito a quaisquer variações. Portanto, o objeto do conhecimento científico existe necessariamente. Ele é consequentemente eterno, pois todas as coisas cuja existência é absolutamente necessária são eternas. Além disso, toda ciência pode ser ensinada, e tudo que é cientificamente conhecido pode ser aprendido. Então, o conhecimento científico pode também ser demonstrado. As coisas variáveis são objeto da fabricação e das ações praticadas.” ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, 1139b. Trad. bras. Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. – Adaptado
Essa definição da ciência (epistéme) por Aristóteles revela bem a diferença entre a concepção grega (antiga) de ciência e a nossa (moderna). A diferença está em que, para nós, modernos,
a) os objetos da ciência não
são necessários, mas indeterminados.
b) os objetos da ciência não
são invariáveis, pois são modificáveis.
c) o saber científico não pode
ser aprendido, pois não é ensinável.
d) os conhecimentos
científicos não podem ser demonstrados.
4. Leia os dois textos a seguir:
Concebo de bom grado que o governo civil é o remédio acertado para os inconvenientes do estado de natureza, os quais certamente devem ser grandes onde os homens podem ser juízes em causa própria, já que é fácil imaginar que, quem foi tão injusto a ponto de causar dano a um irmão, raramente será tão justo a ponto de condenar a si mesmo por isso. [...] Mas, além dessas considerações, sustento que todos os homens estão naturalmente naquele estado e nele permanecem até que, por sua própria anuência, tornam-se membros de alguma sociedade política. (Locke, Dois Tratados sobre o Governo Civil)
a) Para Aristóteles, assim
como para Locke, o indivíduo é mais importante que a constituição da sociedade
e do Estado.
b) Locke afirma que o
indivíduo é anterior à sociedade e ao Estado, dando continuidade à doutrina
clássica iniciada por Aristóteles.
c) Em oposição à tradicional
doutrina aristotélica, Locke afirma que o indivíduo é concomitante ao
surgimento da sociedade e do Estado.
d) Aristóteles afirma que o
indivíduo é anterior ao Estado; em oposição, Locke sustenta a anterioridade da
sociedade em relação ao indivíduo.
e) Em oposição à tradicional
doutrina aristotélica, Locke afirma que o indivíduo é anterior ao surgimento da
sociedade e do Estado.
5. Advento da Polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos, os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não apareça, em suas origens, solidário das estruturas sociais e mentais próprias da cidade grega. Assim recolocada na história, a filosofia despoja-se desse caráter de revelação absoluta que às vezes lhe foi atribuído, saudando, na jovem ciência dos jônios, a razão intemporal que veio encarnar-se no Tempo. A escola de Mileto não viu nascer a Razão; ela construiu uma Razão, uma primeira forma de racionalidade. Essa razão grega não é a razão experimental da ciência contemporânea. VERNANT, J. P. Origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002.
Os vínculos entre os fenômenos indicados no trecho foram fortalecidos pelo surgimento de uma categoria de pensadores, a saber:
a) Os epicuristas, envolvidos
com o ideal de vida feliz.
b) Os estoicos, dedicados à
superação dos infortúnios.
c) Os sofistas, comprometidos
com o ensino da retórica.
d) Os peripatéticos,
empenhados na dinâmica do ensino.
e) Os poetas rapsodos,
responsáveis pela narrativa do mito.
Gabarito:
Sócrates admite a relatividade do saber sem cair no
relativismo, exatamente mostrando que o saber é constituído por mediações
razoáveis, definições e critérios. Sócrates se opunha ao relativismo e ao forte
uso de argumentos retóricos e persuasivos que os sofistas se valiam. Ele
discordava da forma de filosofar dos sofistas, pois, acreditava na busca da
verdade e que a vida desejável pelo sujeito, era a vida em busca da virtude.
Desse modo, se opondo aos sofistas e as suas formulações, Sócrates vai
desenvolver um método de busca pela verdade que consiste em três etapas:
ironia, refutação e maiêutica. A primeira fase desse método de pensamento
consiste na ironia, onde o mestre finge desconhecer o assunto para que o aluno
indique sua opinião. O segundo momento, por sua vez, consiste na refutação das
ideias apresentadas, é o momento em que o mestre aponta as contradições e
falhas do pensamento. O último momento consiste na maiêutica, onde depois de confrontado,
o aluno passa a parir a ideia correta, contando com o auxílio do mestre para
trazer à luz um conhecimento verdadeiro.
[C]
A alternativa correta é a [C], pois, a teoria platônica das ideias, segundo o autor, se converte em uma espécie de Teologia, ao se propor e questionar sobre aquilo que ultrapassa o domínio constitutivo e ordenador da experiência. Quando formula questões que ultrapassam esse espaço e que apresentam a ordem das realidades e o princípio ordenador dessas realidades, recai em uma espécie de Teologia. Desse modo, a alternativa que responde corretamente a interpretação do autor é a [C].
[B]
A alternativa correta é a [B], pois, o conceito de episteme apresentado por Aristóteles, em Ética a Nicômaco, é atribuído a antiga concepção grega de ciência. Diferentemente, da concepção moderna, que aponta para variabilidade dos objetos da ciência, por acreditar que estes são passíveis de modificação. A episteme antiga defendia a invariabilidade dos objetos da ciência, em contraste à essa noção, a episte moderna acredita na variabilidade e modificabilidade dos objetos da ciência. Levando em conta esses elementos, a alternativa que aponta corretamente a diferença entre essas duas concepções de ciência é a [B].
[E]
[C]
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