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Questões de Filosofia com gabarito comentado - Questões Recentes

 


1.      1-De que modo as propostas de Sócrates resolveram o problema do relativismo sofístico?

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2.   “A teologia, para mim, é uma grandeza cultural na história da cultura do Ocidente. Creio que é uma grandeza constitutiva da tradição, sobretudo, filosófica: o termo ‘teologia’ nasceu da filosofia, é um termo criado por Platão. [...] Quando a filosofia ultrapassa o domínio daquilo que, de alguma maneira, é diretamente acessível à experiência e controlado por ela, entra neste domínio que Platão chama de ‘suprassensível’, inteligível, ou como quer que seja. Este é, para mim, um domínio no qual o problema teológico se apresenta inevitavelmente, porque se apresenta o problema da ordem das realidades e toda ordem supõe um princípio ordenador, tornando-se então, de alguma maneira, uma teologia.”  VAZ, Henrique Claudio de Lima. Filosofia e forma da ação. Entrevista a Cadernos de filosofia alemã, 2, p. 77-102, 1997.

Na passagem acima citada, o filósofo brasileiro H. C. de Lima Vaz (1921-2002) apresenta uma interpretação do pensamento filosófico como uma teologia. Recorrendo à filosofia de Platão para explicar essa sua interpretação, ele termina por nos oferecer uma interpretação da própria teoria platônica das ideias, que seria uma espécie de teologia, porque

 a) mostra como os deuses gregos não são corpóreos, mas espirituais.

b) é a base da posterior teologia revelada dos pais da Igreja cristã.   

c) apresenta os princípios inteligíveis ordenadores da realidade natural e ética.   

d) afirma que não existe realidade sensível, mas apenas a suprassensível.   

 3.   “Aquilo que conhecemos cientificamente não é sujeito a quaisquer variações. Portanto, o objeto do conhecimento científico existe necessariamente. Ele é consequentemente eterno, pois todas as coisas cuja existência é absolutamente necessária são eternas. Além disso, toda ciência pode ser ensinada, e tudo que é cientificamente conhecido pode ser aprendido. Então, o conhecimento científico pode também ser demonstrado. As coisas variáveis são objeto da fabricação e das ações praticadas.” ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, 1139b. Trad. bras. Mário da Gama Kury. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. – Adaptado

Essa definição da ciência (epistéme) por Aristóteles revela bem a diferença entre a concepção grega (antiga) de ciência e a nossa (moderna). A diferença está em que, para nós, modernos,

a) os objetos da ciência não são necessários, mas indeterminados.   

b) os objetos da ciência não são invariáveis, pois são modificáveis.   

c) o saber científico não pode ser aprendido, pois não é ensinável.   

d) os conhecimentos científicos não podem ser demonstrados.   

 4.   Leia os dois textos a seguir:

 O bem do indivíduo é da mesma natureza que o bem da Cidade (Pólis), mas este, "é mais belo e mais divino" porque se amplia da dimensão do privado para a dimensão do social, para a qual o homem grego era particularmente sensível, porquanto concebia o indivíduo em função da Cidade (Pólis) e não a Cidade (Pólis) em função do indivíduo. Aristóteles, aliás, dá a esse modo de pensar dos gregos uma expressão paradigmática, definindo o próprio homem como "animal político." (Reale e Antiseri, História da Filosofia. Adaptado)

Concebo de bom grado que o governo civil é o remédio acertado para os inconvenientes do estado de natureza, os quais certamente devem ser grandes onde os homens podem ser juízes em causa própria, já que é fácil imaginar que, quem foi tão injusto a ponto de causar dano a um irmão, raramente será tão justo a ponto de condenar a si mesmo por isso. [...] Mas, além dessas considerações, sustento que todos os homens estão naturalmente naquele estado e nele permanecem até que, por sua própria anuência, tornam-se membros de alguma sociedade política. (Locke, Dois Tratados sobre o Governo Civil)

 Assinale a alternativa CORRETA.

a) Para Aristóteles, assim como para Locke, o indivíduo é mais importante que a constituição da sociedade e do Estado.   

b) Locke afirma que o indivíduo é anterior à sociedade e ao Estado, dando continuidade à doutrina clássica iniciada por Aristóteles.   

c) Em oposição à tradicional doutrina aristotélica, Locke afirma que o indivíduo é concomitante ao surgimento da sociedade e do Estado.   

d) Aristóteles afirma que o indivíduo é anterior ao Estado; em oposição, Locke sustenta a anterioridade da sociedade em relação ao indivíduo.   

e) Em oposição à tradicional doutrina aristotélica, Locke afirma que o indivíduo é anterior ao surgimento da sociedade e do Estado.   

 5.   Advento da Polis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos, os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não apareça, em suas origens, solidário das estruturas sociais e mentais próprias da cidade grega. Assim recolocada na história, a filosofia despoja-se desse caráter de revelação absoluta que às vezes lhe foi atribuído, saudando, na jovem ciência dos jônios, a razão intemporal que veio encarnar-se no Tempo. A escola de Mileto não viu nascer a Razão; ela construiu uma Razão, uma primeira forma de racionalidade. Essa razão grega não é a razão experimental da ciência contemporânea. VERNANT, J. P. Origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

Os vínculos entre os fenômenos indicados no trecho foram fortalecidos pelo surgimento de uma categoria de pensadores, a saber:

a) Os epicuristas, envolvidos com o ideal de vida feliz.   

b) Os estoicos, dedicados à superação dos infortúnios.   

c) Os sofistas, comprometidos com o ensino da retórica.   

d) Os peripatéticos, empenhados na dinâmica do ensino.   

e) Os poetas rapsodos, responsáveis pela narrativa do mito.   

 Gabarito:  

 Resposta da questão 1:

Sócrates admite a relatividade do saber sem cair no relativismo, exatamente mostrando que o saber é constituído por mediações razoáveis, definições e critérios. Sócrates se opunha ao relativismo e ao forte uso de argumentos retóricos e persuasivos que os sofistas se valiam. Ele discordava da forma de filosofar dos sofistas, pois, acreditava na busca da verdade e que a vida desejável pelo sujeito, era a vida em busca da virtude. Desse modo, se opondo aos sofistas e as suas formulações, Sócrates vai desenvolver um método de busca pela verdade que consiste em três etapas: ironia, refutação e maiêutica. A primeira fase desse método de pensamento consiste na ironia, onde o mestre finge desconhecer o assunto para que o aluno indique sua opinião. O segundo momento, por sua vez, consiste na refutação das ideias apresentadas, é o momento em que o mestre aponta as contradições e falhas do pensamento. O último momento consiste na maiêutica, onde depois de confrontado, o aluno passa a parir a ideia correta, contando com o auxílio do mestre para trazer à luz um conhecimento verdadeiro.  

 Resposta da questão 2:

 [C]

A alternativa correta é a [C], pois, a teoria platônica das ideias, segundo o autor, se converte em uma espécie de Teologia, ao se propor e questionar sobre aquilo que ultrapassa o domínio constitutivo e ordenador da experiência. Quando formula questões que ultrapassam esse espaço e que apresentam a ordem das realidades e o princípio ordenador dessas realidades, recai em uma espécie de Teologia. Desse modo, a alternativa que responde corretamente a interpretação do autor é a [C].  

 Resposta da questão 3:

 [B]

A alternativa correta é a [B], pois, o conceito de episteme apresentado por Aristóteles, em Ética a Nicômaco, é atribuído a antiga concepção grega de ciência. Diferentemente, da concepção moderna, que aponta para variabilidade dos objetos da ciência, por acreditar que estes são passíveis de modificação. A episteme antiga defendia a invariabilidade dos objetos da ciência, em contraste à essa noção, a episte moderna acredita na variabilidade e modificabilidade dos objetos da ciência. Levando em conta esses elementos, a alternativa que aponta corretamente a diferença entre essas duas concepções de ciência é a [B].  

 Resposta da questão 4:

 [E]

 Excelente questão. Convida o aluno a refletir sobre a questão indivíduo/sociedade, a partir de dois filósofos considerados clássicos sobre esse tema. A alternativa correta é a [E], tendo em vista que, nos textos de apoio da questão, as visões que ali são expressas apontam, para um cenário de oposição entre os trechos. Aristóteles defende a proeminência da cidade sobre o indivíduo, enquanto que Lock, aponta para o sentido contrário: para a anterioridade do indivíduo frente a sociedade.  

 Resposta da questão 5:

 [C]

 A alternativa correta é a [C], pois o vínculo entre os fenômenos indicados no texto, a saber, o surgimento da Pólis e o nascimento da filosofia, foram fortalecidos por uma categoria de pensadores, essa categoria era a dos sofistas, que estavam comprometidos com o ensino da retórica. Os sofistas acreditavam não existir verdade, de modo que, para eles, a verdade surgia através do consenso entre os homens. Um dos objetivos dos sofistas era iniciar o cidadão na política, o que corrobora a tese dos vínculos entre o surgimento da Pólis e o nascimento da filosofia. A alternativa que responde corretamente qual era a categoria de pensadores que surgiu do vínculo entre pólis e filosofia, é a alternativa [C].  

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