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#partiuauladoarão
1ª
questão.
1.
O Estado Novo foi um período da
chamada "Era Vargas", em que o presidente tinha os mais amplos
poderes. Das alternativas abaixo, aponte aquela que corresponde a um evento
ocorrido durante o Estado Novo.
a) A população paulista deflagrou a chamada Revolução
Constitucionalista.
b) Foi criado o Ministério da Educação e Saúde, em
novembro de 1930.
c) Eclodiu a Intentona Comunista.
d) O Governo aprovou a Lei de Sindicalização, que definia
os sindicatos como órgãos consultivos.
e) O Brasil participou da 2ª Guerra Mundial com a Força
Expedicionária Brasileira.
2ª
questão.
Em 1934, um grupo de mulheres
brasileiras, liderado por Bertha Lutz, elaborou um texto que ficou conhecido
como Manifesto Feminista. Leia um
trecho desse documento.
As mulheres, assim como os
homens, nascem membros livres e independentes da espécie humana, dotados de
faculdades equivalentes e igualmente chamados a exercer, sem peias, os seus
direitos e deveres individuais, os sexos são interdependentes e devem, um ao outro,
a sua cooperação. A supressão dos direitos de um acarretará, inevitavelmente,
prejuízos para o outro, e, consequentemente, para a Nação. Em todos os países e
tempos, as leis, preconceitos e costumes tendentes a restringir a mulher, a
limitar a sua instrução, a entravar o desenvolvimento das suas aptidões
naturais, a subordinar sua individualidade ao juízo de uma personalidade
alheia, foram baseados em teorias falsas, produzindo, na vida moderna, intenso
desequilíbrio social; a autonomia constitui o direito fundamental de todo
indivíduo adulto; a recusa desse direito à mulher é uma injustiça social, legal
e econômica que repercute desfavoravelmente na vida da coletividade, retardando
o progresso geral... Apud DUARTE, C. L. “Feminismo e literatura no Brasil”. Revista
de Estudos Avançados, v. 17, n. 49, set/dez 2003. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300010#back19 Acesso em 6/7/2016.
Tendo em vista a situação
das mulheres no Brasil, na década de 1930, é correto afirmar que o texto
a) busca estimular as mulheres a exercerem o seu direito
de voto que havia sido garantido pela Constituição Brasileira de 1891.
b) defende a superioridade das mulheres e condena as
decisões da Constituição Brasileira de 1934, que negaram o direito ao voto
feminino.
c) diverge das ações feministas do Rio Grande do Norte,
que culminaram no exercício do direito de voto pelas mulheres em 1928.
d) reflete o clima de radicalização política no Brasil no
período e acabou por impedir o avanço nas conquistas políticas das mulheres.
e) sustenta a igualdade de gêneros em sintonia com
campanhas que consagraram o direito de voto para as mulheres na Constituição de
1934.
3ª
questão. Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda
procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões”
através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das
palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer
alguma coisa, mas para obter determinado efeito”. CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos
meios de comunicação. In: PANDOLFI. D. (Org.). Repensando o Estado Novo.
Rio de Janeiro: FGV. 1999.
O controle sobre os meios de
comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda
política, na medida em que visava
a) a conquistar o apoio popular
na legitimação do novo governo.
b) ampliar o envolvimento das
multidões nas decisões políticas.
c) aumentar a oferta de
informações públicas para a sociedade civil.
d) estender a participação
democrática dos meios de comunicação no Brasil.
e) alargar o entendimento da
população sobre as intenções do novo governo.
4ª
questão. Nos
primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das
correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a
tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações
pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a
possibilidade de postular direitos perante as Juntas de Conciliação e
Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo
governo. FAUSTO,
B. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial
do Estado, 2002 (adaptado).
No contexto histórico retratado pelo texto, a relação
entre governo e movimento sindical foi caracterizada
a) pelas benesses sociais do getulismo.
b) por um diálogo democraticamente constituído.
c) por uma legislação construída consensualmente.
d) pelo reconhecimento de diferentes ideologias
políticas.
e) pela vinculação de direitos trabalhistas à tutela do
Estado.
5ª
questão.
(Observe atentamente a imagem.
A charge refere-se ao período
a) do Império (1822-1889), governado por D. Pedro II, que
tinha grande interesse por inovações tecnológicas e utilizou o rádio como
instrumento de propaganda.
b) da Primeira República (1889-1930), cuja principal
marca foi a censura a artistas, intelectuais e jornalistas contrários ao
governo.
c) do Estado Novo (1937-1945), sob o comando de Getúlio
Vargas, que utilizou o rádio para enaltecer os feitos de seu governo.
d) do desenvolvimentismo (1955-1961), liderado por
Juscelino Kubitschek, que introduziu os meios de comunicação de massa no
Brasil.
e) da ditadura civil-militar (1964-1985), no qual
artistas e jornalistas podiam expressar-se livremente nas rádios, porém eram
censurados nas redações dos jornais e emissoras de TV.
6ª questão. Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira, “o
retorno dos contingentes da FEB precipitou (...) a queda de Vargas em
1945” (CPDOC. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FEB>).
Assinale
a alternativa que justifica a declaração acima, relacionando a atuação do
Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial
com o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945).
a) Ao lutar pela democracia e contra os fascismos na
Europa com a FEB, o governo de Vargas perdeu apoio interno ao manter regime
autoritário.
b) Ao lutar pela democracia e derrotar os fascismos na
Europa, os pracinhas conquistaram apoio popular para derrubar a ditadura de
Vargas.
c) Ao derrubar o regime franquista na Espanha, os
soldados brasileiros inspiraram a população a lutar por eleições, após 15 anos
de Estado Novo.
d) Ao derrotar os fascistas na Batalha de Monte Castelo
na Itália, a FEB conquistou o apoio norte-americano para derrubar a ditadura de
Vargas.
e) Ao lutar pela libertação dos povos europeus, o governo
brasileiro esgotou seus recursos financeiros no Exército, precipitando a queda
de Vargas.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[E]
[E]
Dos fatos apresentados,
encaixa-se cronologicamente na Era Vargas a entrada brasileira na Segunda
Grande Guerra, em 1942. Após um acordo financeiro costurado entre Vargas e os
EUA, o Brasil, representado pela FEB, entrou na Guerra ao lado dos Aliados,
contra o Eixo.
Resposta da questão 2:
[E]
[E]
Durante a Era Vargas foi
promulgada uma nova Constituição para o país, em 1934. Essa foi a primeira
Constituição a conceder direitos de participação política às mulheres
brasileiras, como o direito ao voto. O texto que acompanha a questão faz
referência à defesa desse direito, baseando-se na igualdade de gêneros.
Resposta da questão 3:
[A]
[A]
O
DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda do Estado Novo, tinha como função o
controle da propaganda do governo com vistas a legitimar o Regime Ditatorial
junto à população brasileira.
Resposta da questão 4:
[E]
[E]
Vargas criou uma política de
governo que ficou conhecida como trabalhismo.
Ela visava vincular o apoio do trabalhador ao governo através da concessão de
uma série de benefícios trabalhistas. Tal política funcionou bem durante toda a
Era Vargas.
Resposta da questão 5:
[C]
[C]
Somente a proposição [C] está
correta. A questão remete à criação da “Voz do Brasil” durante a ditadura do
Estado Novo, 1937-1945. O presidente Getúlio Dorneles Vargas utilizou os meios
de comunicação de massa para defender a ideologia do Estado como o
nacionalismo, populismo e a construção de uma identidade nacional.
Resposta da questão 6:
[A]
[A]
A participação brasileira na
Segunda Guerra foi controversa: dirigindo um regime autoritário, Vargas colocou
o Brasil do lado democrático da guerra, o que, de certa forma, se configurava
uma situação contraditória, contribuindo para enfraquecer seu governo.
Obrigada por oferecer as respostas com explicações, me ajudou muito!
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