Pular para o conteúdo principal

Greve no Vestibular - Questões Comentadas


Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino para receber as notificações



1. (Unicamp 2018)  Em julho de 1917, convocou-se, em São Paulo, uma greve geral, com adesão de 45.000 trabalhadores, para pedir aumento salarial. A greve se estendeu ao Rio de Janeiro e levou o governo a reforçar o aparato repressivo e decretar estado de sítio em 1918. Nos anos de 1917-1919, o Chile registrou o recrudescimento da agitação sindical. Mobilizavam-se com facilidade 100.000 trabalhadores, como durante as manifestações contra o custo dos alimentos em 1918 e 1919. A Argentina foi outro país que teve um movimento sindical poderoso. Entre 1917 e 1921, o movimento sindical conheceu seu apogeu. Apenas durante o ano de 1919, registraram-se 367 greves na capital Buenos Aires.

(Adaptado de Olivier Dabène, América Latina no século XX. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 64-65.)


Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a) Os movimentos grevistas foram espontâneos e apartidários nos anos de 1910, rejeitando a infiltração ideológica das lideranças sindicais, de maioria marxista e comunista, pouco mobilizadoras no período.   
b) Os movimentos sindicais estavam em processo de fortalecimento, entre outras razões, pela intensa ruralização dos países latino-americanos na década de 1900.    
c) O processo de fortalecimento dos movimentos sindicais enfrentou um forte aparato repressivo, nos anos de 1920, marcado pela colaboração entre os Estados latino-americanos.   
d) Os movimentos sindicais latino-americanos apresentavam, em 1917, especificidades em relação aos da Europa quanto às pautas reivindicatórias dos trabalhadores.    




Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [D]

Os movimentos latino-americanos apresentavam pautas diferentes daqueles da Europa por uma razão simples: como a industrialização era mais avançada na Europa, sendo exercida desde o século XVIII, direitos básicos já haviam sido conquistados pelos trabalhadores europeus. No século XX, os trabalhadores latino-americanos ainda estavam buscando esses direitos básicos.  




2. (Upe-ssa 3 2017)  Quando pensamos na relação entre o Estado e o movimento operário no Brasil da Primeira República, logo temos em mente o velho jargão: a “questão social” deveria ser tratada como “questão de polícia”. Há muito, fora desconstruída a atribuição dessa frase a Washington Luís, que, aliás, antes de ser presidente da República, havia sido Secretário de Segurança Pública e Governador de São Paulo, além de prefeito daquela capital durante o período das grandes greves entre 1917 e 1919.

OLIVEIRA, Tiago Bernadon de. Pela reforma, contra a revolução: Notas sobre o reformismo e colaboracionismo na história do movimento operário brasileiro na Primeira República. Paraíba: Revista Crítica Histórica, Ano III, n. 5, julho, 2012, p. 33. Adaptado.


A equivocada manutenção da responsabilidade da autoria dessa frase ao presidente deposto em 1930 teve como principal consequência para o imaginário social a ideia de que a
a) repressão às classes populares não passou de retórica da oligarquia.   
b) ascensão do novo grupo garantiria o efetivo exercício da democracia.   
c) coerção contra as classes populares foi monopólio da República Velha.   
d) implantação de sindicatos seria a única forma de garantir proteção social.   
e) regulamentação da relação capital/trabalho só seria possível no Sudeste industrial.   


Resposta da questão 2:
 [C]


O uso dessa frase atribuída a Washington Luís, bem como sua oposição a outra famosa frase (“a questão social é caso de política”), atribuída a Vargas, serviu para caracterizar o período da República Velha como “opositor” dos trabalhadores e das classes baixas, além de ajudar o período posterior – Era Vargas – a se sagrar como aquele no qual o trabalhador foi mais privilegiado.  


3. (Pucpr 2017)  Em julho de 1917 estourava a primeira greve geral do Brasil, iniciada pelos trabalhadores da indústria têxtil paulista, no auge contou com mais de 50 mil trabalhadores de diversas cidades e categorias.

A mobilização operária brasileira teve início ainda nos primeiros anos do século XX, foram anos de discussões e greves para termos o direito de formar sindicatos livres e garantir um mínimo de condições de trabalho.

Acerca do contexto vivido no Brasil e no mundo que explica a organização operária e as greves do início do século XX, assinale a alternativa CORRETA:
a) O anarquismo e o socialismo foram as primeiras correntes políticas a influenciar o movimento operário brasileiro, ambos fundaram partidos e participaram dos congressos operários que organizaram a Greve Geral de 1917. Posteriormente, o Partido Comunista Brasileiro e o Partido Anarquista do Brasil disputaram eleições parlamentares.   
b) Diversos periódicos operários eram publicados nos grandes centros brasileiros como forma de divulgar ideias políticas, discutir problemas e convocar assembleias ou greves. Grande parte dessa organização de luta deve-se ao fato de que a maioria dos imigrantes italianos e espanhóis era politizada, situação que garantiu ampla troca de informações com o governo brasileiro que atendeu diversas de suas reivindicações.    
c) Algumas das principais reivindicações operárias da Greve Geral de 1917 e outras do período eram a diminuição da jornada de trabalho e o respeito às associações e sindicatos operários. Após negociação, as indústrias cumpriram as promessas e, após a desmobilização, os líderes e participantes não foram perseguidos.    
d) Devido a reforma do Rio de Janeiro em 1910, o presidente Rodrigues Alves decretou o fechamento de uma série de indústrias da região, provocando o início de uma série de greves e do Primeiro Congresso Operário Brasileiro após a drástica diminuição nos postos de trabalho da capital federal.   
e) No Brasil, durante o período da Primeira Guerra Mundial, a indústria de substituição nacional de alguns produtos, antes importados cresceu. Se por um lado aumentavam os postos de trabalho nas indústrias; por outro, houve grande aumento do custo de vida devido à falta de diversos produtos.    


Resposta da questão 3:
 [E]

Somente a alternativa [E] está correta. A Primeira Guerra Mundial, 1914-1918, provocou mudanças econômicas e sociais no Brasil. As potências econômicas industrializadas estavam envolvidas neste conflito orientando suas economias para a guerra. Neste sentido, o Brasil enquanto economia agrária exportadora teve dificuldades de importar produtos industrializados surgindo um “surto industrial” através de uma indústria de substituição de importação. Com o advento de fábricas, foi surgindo novos atores sociais como o operariado que vai organizar as primeiras grandes greves no Brasil.  



4. (Espm 2017)  Entre 12 e 15 de julho de 1917, São Pau­lo parou. Pararam as fábricas, os moinhos, as ferrovias e os bondes da cidade. Nas ruas do centro e dos bairros operários, milhares de trabalhadores saquearam armazéns e pada­rias e interceptaram caminhões de alimen­tos, enquanto meninos e moças liberavam o seu protesto tomando alguns elétricos (bon­des) e pondo-os em movimento.
acervo.estadao.com.br/noticias/acervo.em-1917-a­-primeira-greve-geral-em-sao-paulo.


O texto trata de uma greve geral, uma das maiores realizadas no país até 1930. O mo­vimento refletia a piora das condições de vida dos assalariados, submetidos durante a República Velha a uma superexploração.

Assinale a alternativa correta que explique a situação: 
a) a legislação trabalhista e de assistência social daquele tempo estava adaptada às orientações da Liga das Nações;    
b) a insuficiência das leis de proteção ao trabalho e de assistência social, tendo em conta a ausência, no país, de um Direito do Trabalho consolidado;    
c) os governos da República Velha eram sensíveis aos problemas da chamada Questão Social, embora não a tenham so­lucionado;    
d) o encarecimento da força de trabalho na­quele tempo pela elevação da especiali­zação da mão de obra;    
e) a inexistência de sindicatos, os quais só vieram a se constituir depois de 1930.    




Resposta da questão 4:
 [B]

Somente a proposição [B] está correta. Ao longo da República Velha, 1889-1930, o Brasil recebeu milhares de imigrantes, sobretudo europeus que trouxeram experiências em movimentos sociais bem como ideias anarquistas. Estes imigrantes contribuíram para a formação da classe operária brasileira que, apoiados em ideias anarquistas e socialistas, organizaram diversas greves em 1917. O movimento exigia melhores condições de trabalho, salários e a criação de leis trabalhistas para respaldar as relações de trabalho. Estes movimentos foram duramente reprimidos e a elite criou a Lei Adolfo Gordo visando expulsar imigrantes que “tumultuassem a ordem”.  


5. (Famerp 2017)  “A questão social é um caso de polícia” – esta frase, atribuída a Washington Luís, presidente da República de 1926 até a sua deposição em 1930, é geralmente apontada como o sintoma de como as questões relativas ao trabalho (a “questão social”) eram descuidadas pelo Estado, durante o período da chamada República Velha (1889-1930).


Kazumi Munakata. A legislação trabalhista no Brasil, 1984.


A associação da frase de Washington Luís a um “sintoma” característico da Primeira República brasileira pode ser exemplificada pela
a) liberação das manifestações de trabalhadores no perímetro urbano de todas as capitais.   
b) proibição de entrada de imigrantes que tivessem participado de sindicatos nos seus países de origem.   
c) decretação do toque de recolher, ainda no final do século XIX, com a limitação dos horários de circulação dos cidadãos.   
d) repressão contínua às greves, aos protestos e a outras formas de manifestação dos trabalhadores.   
e) promulgação da legislação trabalhista, com a definição de direitos e deveres dos trabalhadores.   


Resposta da questão 5:
 [D]

Somente a alternativa [D] está correta. A frase atribuída ao presidente Washington Luís é “a agitação operária é uma questão que interessa mais a ordem pública do que a ordem social”, sendo resumida em “a questão operária é uma questão de polícia”. De qualquer forma, a frase expressa muito sobre este contexto histórico através de uma incompreensão e truculência das autoridades que reprimiam greves e proibiam manifestações. Somente a partir de 1930 com Vargas, é que a questão social passou a ser uma questão de Estado e não de polícia.  



6. (Pucsp 2017)  A Greve Geral de 1917 no Brasil
a) iniciou-se com as ações de propaganda dos líderes comunistas que seguiam, em termos estratégicos, a orientação do bolchevismo russo.   
b) caracterizou-se por ser uma das mais abrangentes e longas greves da época em São Paulo e Rio de Janeiro, liderada pelos anarquistas.   
c) desenvolveu-se em todo o país a partir do apoio dos meios de comunicação e da adesão dos setores rurais.   
d) encerrou-se com o Estado aprovando uma legislação trabalhista eficaz, embora inicialmente nenhuma exigência do movimento tivesse sido atendida.   

Resposta da questão 6:
 [B]


Podendo ser incluída nas revoltas da República Oligárquica, a Greve Geral de 1917 expôs, além das péssimas condições de trabalho nas fábricas brasileiras, a significativa entrada de ideais socialistas e anarquistas no país. Após tal Greve, os operários brasileiros conseguiram alguns poucos direitos trabalhistas.  


7. (Pucsp 2017)  O contexto que motivou a edição do AI-5 foi marcado por:
a) Protestos de estudantes, membros da Igreja e cassação de lideranças políticas, além das greves de trabalhadores e da negativa da Câmara em cassar dois deputados.   
b) Marchas das famílias e outros movimentos cristãos pela moralidade, em São Paulo e no Rio de Janeiro, que obtiveram o apoio da imprensa.   
c) Interferência de outros países, como os EUA, na cultura nacional, responsáveis pela propagação de ideologias contrárias à tradição brasileira.   
d) Processos subversivos e a guerra revolucionária, além da suspensão dos direitos políticos e individuais proposta pelo Legislativo.   

Resposta da questão 7:
 [A]

O AI-5, sancionado em 1968, inaugura os chamados Anos de Chumbo no Brasil. Tal Ato Institucional foi criado para punir qualquer tentativa de oposição ao governo militar, fosse de parlamentares ou de cidadãos comuns. As prerrogativas do AI-5 vigoraram no país até 1978.   



8. (Fatec 2014)  Observe a fotografia, que retrata uma manifestação popular no Rio de Janeiro em 1945.



Considerando o conteúdo dos cartazes e o período em que a manifestação ocorreu, é correto afirmar que se tratava de
a) uma greve de trabalhadores rurais, exigindo o fim da República do Café com Leite.   
b) uma manifestação do Queremismo, que defendia a continuidade de Vargas no poder.   
c) um comício do Partido Comunista, exigindo que Vargas revogasse as leis trabalhistas.   
d) um protesto integralista, que criticava Getúlio Vargas pela convocação da Constituinte.   
e) um comício do candidato Vargas, que concorria pela UDN às eleições para presidente.   


Resposta da questão 8:
 [B]

Em 1945, em meio à crise da Ditadura do Estado Novo, apoiado por Getúlio Vargas, surgiu um movimento em defesa da sua permanência no poder, cujo lema era “Queremos Getúlio”. Por isso, o movimento recebeu o nome de Queremismo.  



9. (Ufrgs 2014)  A greve geral dos trabalhadores porto-alegrenses de 1917 marca uma inflexão nas relações entre estes e o governo de Borges de Medeiros, então governador do Estado pelo PRR. O governador aceitou em parte as demandas dos operários paredistas, como, por exemplo, a generalização das oito horas de trabalho e o controle de exportações de produtos essenciais.

Essa aceitação deveu-se
a) à ameaça de sua deposição pelos operários armados e organizados em barricadas pela cidade.   
b) à lenta e gradual adoção de políticas esquerdistas por parte de Borges de Medeiros, que culminaram com a Revolução de 1923, de cunho marcadamente socialista.   
c) à tentativa do PRR em enquadrar parcialmente o problema operário à sua política de governo, com o intuito de restabelecer rapidamente a ordem na cidade.   
d) à aliança entre operários e maragatos, notórios apoiadores do governo borgista.   
e) ao ultimato dado pelo presidente da República, Venceslau Brás, ao governador, já que o governo federal apoiava a causa operária.   

Resposta da questão 9:
 [C]

Somente a proposição [C] está correta. Em 1917, meados da República Velha, ocorreram inúmeras greves nas grandes cidades brasileiras. Estes movimentos estavam inspirados na Revolução Russa de 1917 (que adotou o comunismo) bem como nas ideias anarquistas. A greve em Porto Alegre, no governo de Borges de Medeiros que, em nome da ordem, atendeu parte da reivindicação dos grevistas. Porém, um pouco depois os grevistas sofreram perseguições políticas.  



10. (Cefet MG 2013)  Em junho de 1917, começou a maior greve até então ocorrida no Brasil. Cerca de 50 mil trabalhadores cruzaram os braços, exigindo melhores salários e condições dignas de trabalho.
Sobre esse movimento, é correto afirmar que
a) a mulher esteve ausente da greve, pois era pequena a sua presença entre os operários da época.   
b) a imprensa operária era inexpressiva na ação grevista, pois havia um grande número de operários analfabetos.   
c) o governo manteve-se neutro no conflito, pois entendia tratar-se de um embate entre empresários e trabalhadores.   
d) a liderança dos grevistas estava nas mãos dos comunistas, pois o anarquismo ainda era incipiente no meio operário.   
e) o teatro era uma das estratégias usadas pelos líderes dos trabalhadores, pois atraía os operários para a mobilização grevista.   
 
Resposta da questão 10:
 [E]

O uso do teatro pelos grevistas tinha dois objetivos básicos: difundir os ideais da greve e mobilizar o maior número de operários possível para o movimento.   





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca