Pular para o conteúdo principal

Sociologia no Enem, com questões comentadas





ESTUDANDO COM QUESTÕES COMENTADAS. Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino. https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1

#partiuauladoarão



1.   O mercado tende a gerir e regulamentar todas as atividades humanas. Até há pouco, certos campos – cultura, esporte, religião – ficavam fora do seu alcance. Agora, são absorvidos pela esfera do mercado. Os governos confiam cada vez mais nele (abandono dos setores de Estado, privatizações).
RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças.
Petrópolis: Vozes, 2003.


No texto é apresentada uma lógica que constitui uma característica central do seguinte sistema socioeconômico:
a) Socialismo.   
b) Feudalismo.   
c) Capitalismo.   
d) Anarquismo.   
e) Comunitarismo.   


Resposta:

[C]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
O capitalismo é o sistema econômico-social em que o centro da vida dos indivíduos é o mercado, fazendo com que as diversas instituições sociais estejam submetidas a essa lógica mercadológica, inclusive os Estados Nacionais.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia]
O sistema capitalista é caracterizado pela economia de mercado liderada por empresas privadas, as empresas estatais são complementares. Valoriza-se a propriedade privada dos meios de produção e o objetivo é maximização dos lucros. A sociedade capitalista apresenta uma complexa divisão de classes. O neoliberalismo é uma política econômica que defende a progressiva diminuição do papel do Estado na economia, inclusive com privatizações que atingem inclusive os setores sociais e culturais.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
O capitalismo é um sistema econômico baseado no livre mercado, na propriedade privada, na autorregulação econômica, na obtenção de lucro e na sociedade de consumo. Nesse sentido, quando o texto afirma que “o mercado tende a gerir e regulamentar todas as atividades humanas” ele faz uma clara referência ao capitalismo.



  
2.   A imagem da relação patrão-empregado geralmente veiculada pelas classes dominantes brasileiras na República Velha era de que esta relação se assemelhava em muitos aspectos à relação entre pais e filhos. O patrão era uma espécie de “juiz doméstico” que procurava guiar e aconselhar o trabalhador, que, em troca, devia realizar suas tarefas com dedicação e respeitar o seu patrão.

CHALHOUB, S. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores do Rio de Janeiro da Belle Époque. Campinas: Unicamp, 2001.


No contexto da transição do trabalho escravo para o trabalho livre, a construção da imagem descrita no texto tinha por objetivo
a) esvaziar o conflito de uma relação baseada na desigualdade entre os indivíduos que dela participavam.   
b) driblar a lentidão da nascente Justiça do Trabalho, que não conseguia conter os conflitos cotidianos.   
c) separar os âmbitos público e privado na organização do trabalho para aumentar a eficiência dos funcionários.   
d) burlar a aplicação das leis trabalhistas conquistadas pelos operários nos primeiros governos civis do período republicano.   
e) compensar os prejuízos econômicos sofridos pelas elites em função da ausência de indenização pela libertação dos escravos.   


Resposta:

[A]

A confusão entre público e privado é antiga no Brasil. Vários autores analisaram essa situação, com diferentes conceitos e concepções teóricas. No caso exemplificado na questão, a relação de patrão e empregado vista como sendo paterna serve para acomodar os conflitos de classe e ocultar as desigualdades próprias de nossa sociedade.



  
3.   Texto I

Dezenas de milhares de pessoas compareceram à maior manifestação anti-troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) em Atenas contra a austeridade e os cortes de gastos públicos aprovados neste domingo no parlamento grego.
Disponível em: www.cartamaior.com.br. Acesso em: 8 nov. 2013.


Texto II

As políticas de austeridade transferem o ônus econômico para as classes trabalhadoras. Para diminuir os prejuízos do capital financeiro, socializam as perdas entre as classes trabalhadoras. O capitalismo não foi capaz de integrar os trabalhadores e ao mesmo tempo protegê-los.
Entrevista com Ruy Braga. Revista IHU online. Disponível em: www.ihu.unisinos.br.
Acesso em: 8 nov. 2013 (adaptado).


Diante dos fatos e da análise apresentados, a política econômica e a demanda popular correlacionada encontram-se, respectivamente, em
a) controle da dívida interna e implementação das regras patronais.   
b) afrouxamento da economia de mercado e superação da lógica individualista.   
c) aplicação de plano desenvolvimentista e afirmação das conquistas neoliberais.   
d) defesa dos interesses corporativos do capital e manutenção de direitos sociais.   
e) mudança na estrutura do sistema produtivo e democratização do acesso ao trabalho.   


Resposta:

[D]

A manutenção do sistema capitalista depende tanto da garantia do lucro quanto da disposição das pessoas em viverem nesse sistema. O problema é que a riqueza, na lógica marxista, é produzida pela exploração da classe trabalhadora. Assim, em momentos de crise, os direitos dessa classe são suprimidos em favor da manutenção do sistema.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...