Pular para o conteúdo principal

CACD Comentada - História em gotas





1-Acerca da repercussão, na América portuguesa, das medidas adotadas por Portugal no período pombalino, julgue (c) ou (e) para a afirmativa abaixo.

Com o Tratado de Madri, assinado durante o reinado de D. José I, a Espanha reconheceu a soberania portuguesa sobre extensão territorial, na América, superior à delimitada pelo Tratado de Tordesilhas.


Resposta!!!


ERRADA!!!

O Tratado de Madri é de 1750, ano em que
 o longo reinado de D. João V termina interrompido
 por sua morte. No entanto, o Tratado de Madri,
 obra de seu valido santista, Alexandre de Gusmão,
 já havia sido assinado. D. José I, quando assume,
já estava comprometido com o tratado. 



2- Acerca da repercussão, na América portuguesa, das medidas adotadas por Portugal no período pombalino, julgue (c) ou (e) para a afirmativa abaixo.

(      ) A descentralização administrativa da América portuguesa foi uma das estratégias políticas pombalinas de constituição de um império em dois continentes, no intuito de preservar a integridade do Brasil.

Resposta!!
ERRADA!!!

Não podemos falar em descentralização no governo de Pombal. Como evidências de suas ações centralizadoras, podemos apontar: a extinção definitiva das capitanias hereditárias, a Unificação dos governos gerais do Maranhão e do Brasil, dando origem ao Vice-reino do Brasil, criação do Tribunal da Relação no Rio de Janeiro, etc.


3- Acerca da repercussão, na América portuguesa, das medidas adotadas por Portugal no período pombalino, julgue (c) ou (e) para a afirmativa abaixo.

(     ) No período referido acima, Portugal reafirmou a sua soberania sobre a província do Maranhão ao reprimir a tentativa do aventureiro inglês Beckman de se apossar dessa província.

Resposta:

Errada!!
A revolta de Beckman não é contemporânea do período pombalino, ocorre quase um século antes, devido à crise de mão de obra, que comprometia as lavouras de açúcar, cacau, tabaco, etc.  


4- Acerca da repercussão, na América portuguesa, das medidas adotadas por Portugal no período pombalino, julgue (C) ou (E) para a afirmativa abaixo.

(     ) O enfrentamento militar com os espanhóis no Brasil meridional culminou com a ocupação parcial do Rio Grande de São Pedro, pela Espanha, por mais de uma década.


Certa!!!
A ocupação de parte do Rio Grande de São Pedro e da região de Desterro pela Coroa espanhola, pode ser considerada uma das razões para a entrega da Colônia de Sacramento, conforme o Tratado de Santo Ildefonso de 1777. O avanço espanhol já chegava à Ilha de Santa Catarina.


5- Com relação aos processos políticos, econômicos e sociais das Américas, bem como às relações internacionais nos séculos XIX, XX e XXI, assinale a opção correta.
(    )  Nos EUA, onde se desenvolveram processos históricos internos muito diversificados ao longo do século XIX, registra- se transformação pouco acentuada na sociedade individualista de pequenos produtores, a qual caracterizou o período que antecedeu e sucedeu a Guerra de Secessão.

Resposta:

Incorreta!!
As transformações na sociedade individualista, apresentadas no enunciado como pouco acentuadas, já bastam para marcar a afirmativa como incorreta. Em período anterior à guerra civil, essas transformações já estavam em curso. São diversos fatores que cooperam para essas mudanças, alguns de âmbito religioso, como o Grande Despertar, outros econômicos, como a descoberta de ouro na Califórnia, ou até mesmo demográficos. A Marcha para o Oeste, que pode ser considerada, resultado desse conjunto de transformações, é marcada, em grande parte, pelo empreendimento individualista do pioneiro, embora apoiado, de alguma forma, pela presença dos fortes.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe