ESTUDANDO COM QUESTÕES COMENTADAS.
Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino. https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1
1. Baseando-se nos textos e
no comentário apresentados a seguir:
“Hitler
considerava que a propaganda sempre deveria ser popular, dirigida às massas,
desenvolvida de modo a levar em conta um nível de compreensão dos mais baixos.
'As grandes massas', dizia ele, 'têm uma capacidade de recepção muito limitada,
uma inteligência modesta, uma memória fraca'. Por isso mesmo, a propaganda
deveria restringir-se a pouquíssimos pontos, repetidos incessantemente […].
Tudo interessa no jogo da propaganda: mentiras, calúnias; para mentir, que seja
grande a mentira, pois assim sendo, 'nem passará pela cabeça das pessoas ser
possível arquitetar uma tão profunda falsificação da verdade.”
LENHARO, Alcir. Nazismo: “o triunfo da vontade”.
6ª. ed., São Paulo: Ática, 1998, p. 47-48.
“Eu vivo em tempos
sombrios.
Uma linguagem sem
malícia é sinal de estupidez,
Uma testa sem
rugas é sinal de indiferença.
Aquele que ainda
ri é porque ainda não recebeu a terrível notícia.
Que tempos são
esses,
Quando falar sobre
flores é quase um crime,
Pois significa
silenciar sobre tanta injustiça? [...]”.
Trecho de “Aos que virão depois de nós”, de Bertolt Brecht, 193?.
Uma das
características marcantes do nazismo – que colocou em cheque tanto a liberdade,
a democracia e a dignidade humana, quanto os movimentos socialistas e
comunistas – foi a disseminação de uma ideologia de extrema direita, de
tradição xenófoba, nacionalista e antissemita, por uso sistemático e ostensivo
dos modernos meios de informação e comunicação com o objetivo expresso de
silenciar, controlar e conduzir as “massas” - daí a importância de Brecht dizer
“Eu vivo em tempos sombrios”. Exemplos, aliás, desta prática – dadas às devidas
proporções e aos contextos distintos – ainda persistem em nossos dias.
Assinale a
alternativa INCORRETA.
a) É
possível afirmar que, em ambos os textos, encontra-se presente a referência
histórica às práticas de violência e dominação, levadas a cabo pelo governo
alemão através de Adolf Hitler, também conhecido como “Führer”.
b) O
conteúdo da poesia de Bertolt Brecht nada tem a ver com o processo histórico de
ascensão ao poder de Adolf Hitler e do regime nazista em 1933, haja vista o
motivo de sua escrita ser uma crítica veemente ao comunismo de Stálin na então
União Soviética.
c) Uma
das razões principais para que Hitler defendesse o uso “repetitivo” dos
modernos meios de comunicação da época – especialmente, as rádios – estava na
capacidade que eles tinham de conquistar as “massas” a qualquer custo,
inclusive ao custo da liberdade de expressão.
d) Existe
uma identificação entre o que denuncia a poesia de Brecht e a passagem analítica
do texto de Lenharo, ao citar trechos de Mein Kümpf, de Hitler, na
medida em que o silenciamento repressivo que anula o direito ao livre pensar
crítico corresponderia ao bombardeio massivo de valores, símbolos e ideias
caras ao nazismo, como a propaganda dirigida às massas.
e) A
presença em nossa contemporaneidade de movimentos e grupos de extrema direita,
que defendem a ausência de conhecimento crítico, a excessiva limitação da
liberdade de pensamento e expressão e o preconceito contra questões de gênero,
sexualidade e etnia guardam relativa ligação com a ideologia nazista.
Resposta:
[B]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
Somente a proposição [B]
está correta. Há uma relação entre o texto do historiador Alcir Lenharo e a
poesia do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, 1898-1956. Vale lembrar que boa
parte da produção artística e intelectual de Brecht está vinculada a violência
praticada pelo nazismo. Temos como exemplo, “Terror e Miséria no III Reich”, o
autor, Bertolt Brecht, traça um panorama da sociedade alemã sob a égide
nazista.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
Bertold Brecht era alemão
e, como tal, viveu a ascensão nazista durante a década de 1930. O conteúdo da
sua poesia está diretamente relacionado com o período de surgimento dos regimes
totalitários, revelando sua crítica à política que se delineava à época. Vale
ressaltar que ainda hoje existe um forte pensamento extremista, que muitas
vezes se aproxima ao totalitarismo.
2. Leia as indicações abaixo
sobre as questões indígenas no Brasil:
I
“Logo
que cheguei à província do Paraná, de que fui presidente pouco mais de sete
mezes, de 28 de setembro de 1885 a 4 de maio de 1886, tive que me avir com os
chamados índios de Guarapuava. Vagava pelas ruas de Curityba uma turma semi-nua
dessa gente, reclamando ferramentas, roupas, dinheiro, etc., e lamentando-se de
haverem sido maltratados por brasileiros e despojados de terras que lhe
pertenciam”.
TAUNAY, Visconde de. Entre os Nossos Índios. São Paulo: Melhoramentos.
1931, p. 84.
II
“A antropóloga
Manuela Carneiro da Cunha, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo,
argumenta que: essas reservas superlotadas, cujos recursos naturais não
permitem um modo de vida tradicional, são focos permanentes de conflitos,
suicídios e miséria. Contrastam tristemente com as aldeias Kaiowá, as tekoha,
cujo nome literalmente significa “o lugar onde vivemos segundo nossas regras
morais” (Folha de S. Paulo, 19 de
novembro de 2014). [...]
Na década de 1970,
a Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná, cobriu aproximadamente 60
aldeias Guarani em ambas as margens (do lado do Brasil e do Paraguai).
Reconhecendo parcialmente sua responsabilidade, o empreendimento binacional
devolveu aos Guarani menos de 1% das terras indígenas que foram alagadas. Essas
comunidades seguem sem terra, sem o reconhecimento concreto de seus direitos e
sem qualquer tipo de reparação. [...]
Apenas 34% dos
recursos destinados a ações, como a de demarcação dos territórios indígenas,
foram liquidados até 2014”.
RANGEL, Lúcia H. (Coord.). Violência contra os povos indígenas.
Relatório. Dados de 2014. Brasília: CIMI, 2015, p.18; 21, 36)
Sobre os indígenas
no Brasil, é INCORRETO afirmar.
a) A
presença indígena na sociedade brasileira a partir do século XIX teve suas
terras preservadas para que não ocorressem novas ações de dizimação como
efetuadas no que se denominou de América Portuguesa.
b) A
demora no processo de demarcação de territórios indígenas faz com que atos de
violência e sentimento de impunidade frente a essas ações sejam comuns em
diferentes regiões do País, inclusive no estado do Paraná.
c) A
existência de reservas e aldeias indígenas não garante a manutenção dessas
comunidades, ao contrário, muitas vezes expõe os limites de sua
autopreservação.
d) Atualmente,
as diferentes versões e interesses expressos nas disputas territoriais e sobre
as condições de vida dos indígenas ganham espaço nos meios de comunicação e nos
debates acadêmicos e escolares. Contudo, essa é uma questão que não avançou
muito na resolução dos conflitos e desigualdades desse processo.
e) Devido
à grande presença indígena na sociedade brasileira, as questões sobre violência
e conflitos em áreas de disputa indígena não ganham notoriedade política e social
como deveriam, uma vez que não se trata de um caso isolado e nem uma comunidade
específica.
Resposta:
[A]
[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]
Somente a alternativa [A]
está correta. Não podemos afirmar que no século XIX teve uma política de
demarcação das terras indígenas. Mesmo na segunda metade do século XX, com a
criação de reservas indígenas, os nativos perderam muito de suas terras e não
conseguem manter seu estilo tradicional de vida, e, ainda assim, algumas
diferentes tribos ficaram na mesma reserva indígena. O excerto da estudiosa
Lúcia Rangel remete exatamente para esta ideia quando cita a construção da
usina hidrelétrica de Itaipu.
[Resposta do ponto de vista da disciplina de Sociologia]
A alternativa [A] contraria
todas as outras. Os textos I e II apresentam situações em que os indígenas
foram despojados de suas terras, tornando-os mais vulneráveis a situações que
podem fazer com que suas culturas desapareçam.
3. Brasil vive momento de 'anomia', diz FHC
O ex-presidente Fernando
Henrique Cardoso acredita que o Brasil vive um "momento de anomia" -
estado que se caracteriza pela ausência de regras - e que é preciso "botar
ordem na casa". "Há falta de sentido de organização e autoridade. Em
toda a parte”. Questionado sobre o que faria se estivesse no lugar do
presidente Michel Temer, FHC disse que "a essa altura, estaria
considerando o futuro do Brasil e pensando bem: será que eu tenho condições de
governar?". Na sequência, o tucano foi perguntado quanto tempo levaria
para fazer essa reflexão. "Não muito. As coisas vão variar com muita
velocidade, vão se mover com muita rapidez, eu acho. Sem julgar, mas em termos
das condições do Brasil, estamos passando por um momento de... Vou falar em
sociologuês, mas é simples... De anomia."
NUCCI, João Paulo. Brasil vive momento de
‘anomia’, diz FHC. O Estado de S.Paulo.
22 mai. 2017. Disponível em: <http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-vive-momento-de-anomia-diz-fhc,70001804232>
Acesso em 25 mai. 2017.
Considerando o contexto
político apresentado na notícia acima, assinale a alternativa que apresenta, de
forma correta, uma interpretação sociológica do contexto brasileiro.
a) O Brasil vive em uma anomia
pela pobreza e desnutrição de sua população.
b) Ao utilizar o conceito de
anomia, Fernando Henrique Cardoso faz referência a uma corrente de pensamento
sociológico que tem origem no positivismo de Auguste Comte, que valoriza ideais
como a ordem e o progresso.
c) Fernando Henrique Cardoso é
um ex-presidente do Brasil, do PSDB. Sua análise da política tem como objetivo
evitar que Lula chegue ao poder nas próximas eleições.
d) Há uma clara intenção do
ex-presidente de criticar o atual presidente, Michel Temer. Assim, Fernando
Henrique demonstra que seu objeto é assumir o país através de eleições
indiretas.
e) Ao criticar a
governabilidade de Michel Temer e defender o sentido de organização e
autoridade, FHC demonstra que tem uma visão política baseada nas ideias de John
Locke, ou seja, de que o homem é naturalmente livre.
Resposta:
[B]
Anomia é um conceito durkheimiano, e significa “ausência de normas, desordem”.
Sabendo que Durkheim se inspirou no positivismo, podemos inferir que a
alternativa [B] é a correta. Vale ressaltar que outras alternativas também
possuem conteúdo plausível, mas nenhuma outra apresenta conteúdo sociológico.
4. “Discursos sobre o sexo
não se multiplicaram fora do poder ou contra ele, porém, lá onde ele se exercia
e como meio para seu exercício: criaram-se em todo canto incitações a falar; em
toda parte, dispositivos para ouvir e registrar procedimentos para observar,
interrogar e formular. Desenfurnam-no e obrigam-no a uma existência discursiva”.
Trecho de História da Sexualidade, Vol. I – "A Vontade de
Saber" in Sociologia em Movimento
(p. 503).
Tendo como
referência os estudos sobre sexualidade em “A Vontade de Saber”, no qual o
autor se propõe a analisar os discursos de verdade em torno da sexualidade, é
CORRETO afirmar sobre essa obra que
a) o
objetivo principal da obra foi fazer uma história das condutas, comportamentos
e práticas sexuais das sociedades ocidentais.
b) o
tema principal do livro são os problemas de censura e de liberdade sexual nas
sociedades ocidentais.
c) em
“A Vontade de Saber”, o discurso sobre repressão sexual moderna é criticado por
ocultar a proliferação de discursos a respeito da sexualidade.
d) Foucault
demonstra que os discursos sobre a sexualidade apenas descrevem a natureza
reprodutiva humana e não se articulam com quaisquer relações de poder.
e) em
“A Vontade de Saber”, o autor defende a existência de uma verdade sobre o sexo
que está escondida nos discursos sobre sexualidade.
Resposta:
[C]
Do ponto de vista
sociológico, podemos afirmar que a questão não apresenta alternativa correta. A
obra de Michel Foucault ainda não foi devidamente transposta para o Ensino
Médio e muitas questões ainda apresentam imprecisões conceituais. Assim, para o
aluno, o ideal em questões como esta é se atentar quase que estritamente ao
texto. Nele, o autor afirma que houve uma maior incitação a se falar sobre o
sexo. Se pensarmos nessa linha, verificamos que somente a alternativa [C] trata
dessa questão. No entanto, vale ressaltar que Foucault não está fazendo uma
crítica ao discurso de repressão sexual moderna, mas uma mera constatação: ao
mesmo tempo em que a modernidade afirma que o sexo é reprimido, ela está dando
condições para que o sexo exista como um problema.
5. Leia o texto a seguir:
A Sociologia surgiu como
decorrência de um processo histórico, que culminou com a Revolução Industrial,
iniciada na Inglaterra, e a Revolução Francesa de 1789. Esses dois
acontecimentos geraram problemas sociais que os pensadores da época não
conseguiram explicar (...). Assim, com o social tornando-se um problema de
dimensões nunca vistas, estavam dadas as condições que geraram a necessidade de
criar uma nova disciplina científica.
DIAS, Reinaldo. Introdução à Sociologia. 2.
ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, p. 19. (Adaptado).
Sobre o assunto tratado no
texto, é INCORRETO afirmar que
a) a Sociologia buscou
explicar os problemas sociais decorrentes da rápida urbanização, provocada
pelas novas tecnologias de produção em massa.
b) a divisão do trabalho
industrial se tornou um importante tema de estudo da Sociologia, pois as tarefas
repetitivas e altamente especializadas tiveram como consequência o aumento da
desigualdade social.
c) os primeiros pensadores da
ciência sociológica tinham a tarefa de racionalizar a nova ordem social,
encontrando soluções para a “desorganização” por meio do conhecimento das leis
que regem as relações entre os indivíduos.
d) os novos papéis sociais,
que surgem nesse período, marcam a interdependência entre operários e
empresário. Isso será um fator fundamental para se compreenderem as
desigualdades produzidas pela relação entre instrumentos de produção (do
empresário) e a força de trabalho (do operário), a qual fundamentou a
organização social da época.
e) as novas formas de pensar a
sociedade sofreram influência das ciências biológicas. Estas explicavam a
sociedade como um conjunto de ações individuais independentes, sendo esses
estudos considerados uma referência teórica importante para a Sociologia.
Resposta:
[E]
A alternativa [E] está
incorreta por um detalhe: ainda que tenha sofrido influência das ciências
biológicas, a Sociologia nunca viu a sociedade como um conjunto de ações
individuais independentes. Pelo contrário, toda ação social é sempre uma ação
que leva em conta os outros indivíduos.
Comentários
Postar um comentário