Pular para o conteúdo principal

Enem comentado - questões de História e Geografia.



Para não perder as novidades, inscreva-se no canal.
https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1



1. Desde o início da colonização, a Amazônia brasileira tem sido alvo de ação sistemática de extração de riquezas, que se configurou em diferentes modos de produção e de organização social e política [...]. Se a Amazônia dos rios foi o padrão que marcou mais de quatro séculos de ocupação europeia, a coisa começa a mudar de figura nas três últimas décadas do século XX.

SAYAGO, D.; TOURRAND, J. F.; BURSZTYN, M. (Org.). Amazônia: cenas e cenários. Brasília: UnB, 2004.

Entre as transformações ocorridas na Amazônia brasileira, nas três últimas décadas, destaca-se
a) a estatização das empresas privadas como garantia do monopólio da exploração dos recursos minerais pelo poder público.   
b) o interesse geopolítico de controle da fronteira, o que representou maior integração da região com o restante do país, por meio da presença militar.   
c) a reorganização do espaço agrário em minifúndios, valorizando-se o desenvolvimento da agricultura familiar e o desenvolvimento das cidades.   
d) a modernização tecnológica do modo de produção agrícola para o aumento da produção da borracha e escoamento da produção pelas estradas.   
e) a implantação de zona franca nas fronteiras internacionais, a exemplo da Guiana Francesa e Venezuela.   
  
2. (Enem 2015)  A Unesco condenou a destruição da antiga capital assíria de Nimrod, no Iraque, pelo Estado Islâmico, com a agência da ONU considerando o ato como um crime de guerra. O grupo iniciou um processo de demolição em vários sítios arqueológicos em uma área reconhecida como um dos berços da civilização.

Unesco e especialistas condenam destruição de cidade assíria pelo Estado Islâmico. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 30 mar. 2015 (adaptado).


O tipo de atentado descrito no texto tem como consequência para as populações de países como o Iraque a desestruturação do(a)
a) homogeneidade cultural.   
b) patrimônio histórico.   
c) controle ocidental.   
d) unidade étnica.   
e) religião oficial.   
  
3. Figuram no atual quadro econômico mundial países considerados economias emergentes, também chamados de novos países industrializados. Apresentam nível considerável de industrialização e alto grau de investimentos externos, no entanto as populações desses países convivem com estruturas sociais e econômicas arcaicas e com o agravamento das condições de vida nas cidades. As principais economias emergentes que despertam o interesse dos empresários do mundo são: Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC). Tais países apresentam características comuns, como mão de obra abundante e significativas reservas de recursos minerais.

Diante do quadro apresentado, é possível inferir que a reunião desses países, sob a sigla BRIC, aponta para
a) um novo sistema socioeconômico baseado na superação das desigualdades que conferiam sentido à ideia de Terceiro Mundo.   
b) a razoabilidade do pleito de participarem do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).   
c) a melhoria natural das condições sociais em decorrência da aceleração econômica e da redução dos níveis de desemprego.   
d) a perspectiva de que se tornem, a médio prazo, economias desenvolvidas com uma série de desafios comuns.   
e) a formação de uma frente diplomática com o objetivo de defender os interesses dos países menos desenvolvidos.   

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
I. Para o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), o estado de natureza é um estado de guerra universal e perpétua. Contraposto ao estado de natureza, entendido como estado de guerra, o estado de paz é a sociedade civilizada.

Dentre outras tendências que dialogam com as ideias de Hobbes, destaca-se a definida pelo texto a seguir.

II. Nem todas as guerras são injustas e correlativamente, nem toda paz é justa, razão pela qual a guerra nem sempre é um desvalor, e a paz nem sempre um valor.

            BOBBIO, N. MATTEUCCI, N. PASQUINO, G. Dicionário de Política. 5a ed. Brasília: Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2000.


4. Comparando as ideias de Hobbes (texto I) com a tendência citada no texto II, pode-se afirmar que
a) em ambos, a guerra é entendida como inevitável e injusta.   
b) para Hobbes, a paz é inerente à civilização e, segundo o texto II, ela não é um valor absoluto.   
c) de acordo com Hobbes, a guerra é um valor absoluto e, segundo o texto II, a paz é sempre melhor que a guerra.   
d) em ambos, a guerra ou a paz são boas quando o fim é justo.   
e) para Hobbes, a paz liga-se à natureza e, de acordo com o texto II, à civilização.   
  
5. (Enem 2ª aplicação 2016)  A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005.


A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no texto é resultado do processo de
a) aumento da renda nacional.   
b) mobilização do movimento negro.   
c) melhoria da infraestrutura escolar.   
d) ampliação das disciplinas obrigatórias.   
e) politização das universidades públicas.   
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [B]

A Amazônia é a última grande fronteira natural do país. Com o tempo está se revelando como grande reserva de recursos naturais em quantidade e importância o que a transforma em região estratégica. Nos anos 1970 a fronteira quente do Brasil estava no sul com a Argentina. A fronteira quente agora está na Amazônia. Para tentar acompanhar essa evolução, novos atores se apresentam como agropecuaristas, madeireiros verdes, companhias mineradoras, empresas de engenharia, biotecnologia e militares, juntam-se aos povos da floresta em busca de maior integração nacional e desenvolvimento sustentado.

A alternativa [A] é falsa, a participação do Estado na ocupação regional está vinculada a questões estruturais e jurídicas.
A alternativa [C] é falsa, embora ocorra agricultura familiar na região, o latifúndio é predominante.
A alternativa [D] é falsa, a borracha permanece na Amazônia basicamente como atividade extrativista.
A alternativa [E] é falsa, a zona franca foi implantada em Manaus.  

Resposta da questão 2:
 [B]

O Estado Islâmico é um grupo fundamentalista islâmico sunita e terrorista que ocupa parte dos territórios da Síria e do Iraque. Seu objetivo é a fundação de Califado (Estado teocrático baseado em leis religiosas). Os adversários do Estado Islâmico são: governos do Iraque e da Síria, curdos, xiitas, sunitas moderados, yazidis, Estados Unidos e seus aliados. O grupo realizou atentados contra patrimônio histórico e arquitetônico no Iraque (Mesopotâmia: assírios) e na Síria (cidade de Palmira).  

Resposta da questão 3:
 [D]

O desenvolvimento de tecnologias em comunicação e informática, o avanço na área de transportes com veículos maiores, mais seguros e eficientes, contando com redes amplas e bem estruturadas, favorecem muito as atividades comerciais. Alguns países valendo-se dessas facilidades conseguiram planejar e implantar cadeias produtivas eficientes e flexíveis, bem articuladas aos transportes, de modo a atender demandas variadas, dentro da complexidade atual das relações comerciais. Os países emergentes fazem parte desse grupo. Muito embora estejam bem adiantados em alguns aspectos ligados ao comércio, devido à rapidez com que se adaptaram às atuais demandas internacionais, mostram ainda deficits internos em áreas sociais como saúde, educação, infraestrutura e saneamento, processos, em geral com implantação e retorno de longo prazo. São os desafios em comum que os países BRIC’s (Brasil, Rússia, Índia e China) devem enfrentar. 
A alternativa [A] é falsa, não existem sistemas supranacionais de superação de pobreza e o termo Terceiro Mundo caiu em desuso.
A alternativa [B] é falsa, nem todos os países BRIC’s pleiteiam o Conselho de Segurança, mesmo porque a Rússia e a China já fazem parte do Conselho.
A alternativa [C] é falsa, as condições sociais dificilmente melhoram de modo natural, mas sim com a implantação de políticas públicas para os setores mais sensíveis como educação, saúde e saneamento.
A alternativa [E] é falsa, não existe uma frente diplomática com esse objetivo.  

Resposta da questão 4:
 [B]

Thomas Hobbes é um dos grandes intelectuais modernos, defensor do Absolutismo. A necessidade de um governo forte e centralizado é justificada pela necessidade de manter a ordem nas sociedades, pois, em estado natural, a sociedade humana vive em situação de guerra. Suas ideias foram sintetizadas na expressão “o homem é o lobo do homem”. O segundo texto, contemporâneo, deixa claro a relatividade da guerra, considerando que nem toda guerra é injusta ou, na mesma direção, nem toda paz é justa.  

Resposta da questão 5:
 [B]

A promulgação de leis que defendam ou valorizem determinados grupos só se dá por meio da mobilização política e o movimento negro é um exemplo de movimento social politicamente bem atuante.  







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca