Pular para o conteúdo principal

História do Brasil - Questões com gabarito comentado




Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos marcantes do processo histórico brasileiro entre 1945 e 1964, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.

(      )  Sob o ponto de vista econômico, o governo JK se opôs à política getulista, o que explica, em larga medida, o rompimento, em sua sucessão, da aliança PSD-PTB, fato facilitador da vitória do oposicionista Jânio Quadros, candidato escolhido pela UDN.

(       ) Certo                                  (    ) Errado











Para não perder as novidades, inscreva-se no canal. Além dos vídeos semanais, uma série de questões com gabarito explicado.





A afirmativa está repleta de equívocos, vamos usar a velha técnica do Jack, o estripador, e analisar a afirmativa em “pedacinhos”

“Sob o ponto de vista econômico, o governo JK se opôs à política getulista”


A resistência à posse de JK, demonstra que o médico mineiro não era uma oposição à Vargas, mas era visto como um representante do getulismo. No poder, o presidente bossa-nova apresentou relativa inovação, ao promover o desenvolvimentismo associado, mas isso não pode ser considerado uma ruptura ou oposição à política de Vargas. No máximo um “aggiornamento”

“o que explica, em larga medida, o rompimento, em sua sucessão, da aliança PSD-PTB, “


Não houve rompimento da aliança PSD-PTB. A Chapa lançou o nome de H. Teixeira Lott. A derrota da chapa pode ser compreendida por diversos motivos, entre os quais:

. Inabilidade política de Lott, cuja sinceridade notória em comícios e entrevistas não lhe renderam os votos necessários,;
. A crise econômica e política em que o país estava mergulhado era acentuado pela imprensa, que reverberava a ferrenha oposição de Lacerda e da UDN;
. As denúncias de corrupção enfraqueciam a coligação, gerando um vazio político.



fato facilitador da vitória do oposicionista Jânio Quadros, candidato escolhido pela UDN. "


Nessa parte do item, há uma certa imprecisão, que pode gerar insegurança. O texto afirma que a UDN escolheu o candidato para concorrer ou escolheu o candidato para apoiar?

Se escolheu para apoiar, essa parte estaria certa, mas se escolheu para concorrer, lançou a candidatura, estaria errada.
Note que o vazio político abre espaço para o “novo”, o “desconhecido”, os partidos grandes tradicionais estavam desgastados. Jânio lança sua candidatura pelo pequeno PTN, a UDN apoiaria o candidato do PTN e a sua coligação. Embora a CESPE seja um tanto imprevisível, dificilmente o erro estaria nem detalhe desse, embora seja impossível esquecer da famosa questão Salvador/Costa do Sauipe.


Bons estudos, 
professor Arão Alves




2 A centralização (...) é a unidade da Nação e a unidade do poder. É ela que leva às extremidades do corpo social aquela ação que, partindo do seu coração e voltando a ele, dá vida ao mesmo corpo.
Visconde do Uruguai. Ensaio sobre o Direito Administrativo, 1862. (CARVALHO, José Murilo de (org.). Visconde do Uruguai. São Paulo: Editora 34, 2002.)

O texto acima demonstra um dos fundamentos da estrutura política do Império do Brasil, que se pautava na associação entre poder forte e manutenção da unidade territorial.
Esse projeto político foi primeiramente formulado e defendido, sobretudo, pelos: 
a) Luzias   
b) Saquaremas   
c) Republicanos   
d) Liberais Radicais









Resposta da questão 2:
 [B]

Os saquaremas são os conservadores, identificados com o projeto monárquico centralizador, defendido pelo Partido Conservador desde o período regencial e reforçado com a ascensão de D. Pedro II ao trono.  









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe