Grupo de estudo para específica da Uerj: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/
1. (Uerj 2014)
De forma especial, queria que esse mandato
ressoasse em vocês, jovens da Igreja na América Latina, comprometidos com a
Missão Continental promovida pelos Bispos. Este continente recebeu o anúncio do
Evangelho, que marcou o seu caminho e produziu muito fruto. Agora este anúncio
é confiado também a vocês, para que ressoe com uma força renovada. A Igreja
precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que os
caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-aventurado José de Anchieta,
partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor
instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser
percorrido por vocês.
PAPA FRANCISCO.
Adaptado de estadao.com.br, 28/07/2013.
A visita do Papa Francisco ao Brasil, em
julho de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, mobilizou milhares
de fiéis, representando valores e práticas do projeto missionário da Igreja
Católica para a América Latina. No texto, a menção a José de Anchieta aponta
para outra época da ação da Igreja: a colonização da América portuguesa no
século XVI.
Explicite o principal objetivo do projeto
missionário da Igreja Católica no século XVI. Em seguida, cite uma proposta
atual da Igreja Católica associada ao projeto missionário para a América
Latina.
Resposta:
O grande objetivo do projeto
missionário da Igreja Católica no Brasil era a expansão da religião para o Novo
Mundo, em uma clara tentativa de recuperação de parte do prestígio perdido após
a Reforma Protestante.
Atualmente, a Igreja
Católica tem como preocupação missionária na América Latina a contenção do
avanço protestante, a colocação dos jovens como evangelizadores e a aproximação
com os menos favorecidos.
2.
(Uerj 2014) Mais de 10 milhões de cativos
foram retirados do continente africano entre 1500 e 1850, e quase metade deles
desembarcou no Brasil. Ao chegarem da África, os negros eram amontoados em
galpões e depois expostos para venda. Na cidade do Rio de Janeiro, em meados do
século XVIII, a aglomeração de atividades comerciais, portuárias e negreiras
nas regiões do Morro da Conceição e do Morro do Livramento contribuiu para o
estabelecimento do mercado de escravos em um local menos incômodo, com hortas e
chácaras. Foi escolhida então a região do Valongo, que compreendia Gamboa,
Saúde e Santo Cristo. Isso estimulou, na época, o crescimento urbano com a
criação de armazéns, loteamento de áreas, abertura de ruas e aterramento de
pântanos.
Adaptado de pretosnovos.com.br.
O mapa abaixo apresenta os pontos do
Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana na antiga região do
Valongo, localizado na atual Zona Portuária da cidade.
O texto e o mapa remetem a vestígios
deixados pelas relações escravistas na área central da cidade do Rio de Janeiro.
Explicite o principal motivo para a
aglomeração de atividades comerciais, portuárias e negreiras na área central do
Rio de Janeiro em meados do século XVIII. Em seguida, aponte um dos objetivos
para a criação do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana.
Resposta:
Em 1763, o Rio de Janeiro
passou a ser a sede da Colônia portuguesa no Brasil, devido, principalmente, à
proximidade com o escoamento do ouro das Minas pelo Porto da cidade. Isso fez
com que o Centro do Rio desenvolvesse atividades comerciais, portuárias e
negreiras, tanto de entrada como de saída no Porto.
O Centro Histórico e
Arqueológico da Herança Africana, na Zona Portuária (obras do Porto Maravilha)
foi criado com o objetivo de resgatar e exaltar a herança negra africana tanto
para a cidade quanto para o país. Tal Centro faz parte do circuito cultural do
Porto Maravilha.
3.
(Uerj 2014)
As imagens reproduzem ilustrações de
cartilhas escolares difundidas nos governos de Getúlio Vargas, no Brasil, e de
Juan Domingo Perón, na Argentina. Durante o Estado Novo no Brasil, toda
informação divulgada era controlada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda −
DIP.
Cite, a partir do conteúdo das imagens, uma
característica do governo Vargas e outra do governo peronista, respectivamente.
Aponte, ainda, duas medidas aplicadas pelo DIP que tenham fortalecido a
proposta política do Estado Novo.
Resposta:
Característica
do governo de Vargas: exaltação da pátria, com a "obrigação" de amor
ao país;
Característica
do governo de Peron: exaltação da política bem exercida como um bem para o país
e para o futuro das crianças argentinas;
Duas medidas do
DIP:
1) fiscalização
das produções artísticas e jornalísticas do país;
2) censura aplicada a tudo
que fosse contra o governo de Vargas.
4. (Uerj 2014)
Os séculos XVI e XVII marcaram a afirmação
do absolutismo político na Europa, embora com particularidades em cada reino.
Dois exemplos de reis absolutistas são Felipe II, cujos domínios eram tão
vastos que se dizia que neles “o sol nunca se punha”, e Luís XIV, conhecido
como “rei sol”.
Indique duas medidas estabelecidas pelo
poder real que tenham auxiliado a afirmação do absolutismo político e dois
fatores que funcionaram como resistência ao processo de centralização política.
Resposta:
Como fatores para a afirmação do
absolutismo político, podemos citar:
1)
criação da Justiça Real, para unificação dos critérios de Justiça nos Reinos;
2)
formação dos Exércitos Reais, para defender os Reinos e enfrentar possíveis
resistências da Nobreza.
Como fatores que funcionaram como
resistência ao processo de centralização, podemos citar:
1) manutenção dos privilégios
nobiliárquicos;
2) desejo de ascensão
política da burguesia.
5. (Uerj 2014)
Na pintura O século das luzes,
observam-se elementos representativos do movimento intelectual denominado
Iluminismo. Em 1784, o filósofo alemão Immanuel Kant definiu esse movimento
como um processo de esclarecimento que permitiu ao homem chegar à sua
maioridade.
Identifique na imagem dois elementos
representativos do pensamento iluminista. Associe, também, um desses elementos
a uma característica do Iluminismo.
Resposta:
Dois
elementos iluministas na imagem:
1)
o homem colocando livros na prateleira, a direita;
2)
o homem distribuindo jornais e panfletos, ao centro.
O Iluminismo incentivava o
homem a buscar o racionalismo, a razão acima de todas as coisas. Por isso,
incentivava a produção de livros, jornais e panfletos.
6.
(Uerj 2014) Os líderes dos estados do
Norte dos Estados Unidos, durante o movimento contra o Sul escravista na Guerra
de Secessão (1861-1865), tinham ideias a respeito da escravidão que podem ser
resumidas com a seguinte frase: a escravidão era, para eles, “remanescente de
um mundo agonizante de barão e servo, nobre e escravo”.
Adaptado de MOORE Jr., Barrington. As origens sociais da ditadura e
da democracia. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
De acordo com a Constituição
norte-americana, de 1787, cada estado da federação poderia decidir pela
manutenção ou não do trabalho escravo. A permanência da escravidão no Sul, no
entanto, ampliou os conflitos com o Norte do país, levando à Guerra de Secessão.
Indique uma oposição de ordem política,
econômica ou social entre os estados do Norte e os do Sul que tenha contribuído
para deflagrar a guerra civil. Apresente, também, a principal consequência
político-econômica da vitória dos estados do Norte para o país.
Resposta:
Uma
oposição: o Norte dos EUA era manufatureiro, industrial; o Sul dos EUA era
agrário, rural.
A principal consequência: o
ideal manufatureiro/industrial do Norte atingiu o Sul após a guerra, marcando
em definitivo a formação progressista dos EUA.
7. (Uerj 2014)
O personagem Capitão América, criado em
1941, é um cidadão norte-americano, voluntário na experiência para criar
supersoldados que defendam o mundo de ameaças.
Identifique o conflito internacional em
curso na época da criação do personagem. Em seguida, aponte duas medidas
adotadas, nos anos de 1941 e 1942, pelo governo dos E.U.A. com relação ao
conflito.
Resposta:
O conflito:
Segunda Grande Guerra Mundial;
Duas medidas adotadas: em
1941, depois do ataque à base de Pearl Harbor, pelo Japão, os EUA entram em
definitivo na Guerra, ao lado dos aliados. A entrada norte-americana foi
fundamental para que os países aliados conseguissem a virada rumo à vitória na
Guerra.
8.
(Uerj 2014) Tratados de
Roma: 50º aniversário
A Europa foi, durante séculos, uma ideia,
uma esperança de paz e de entendimento. Enfrentamos, na atualidade, grandes
desafios que não conhecem fronteiras nacionais, e a União Europeia é a resposta
que temos para lhes dar. Neste modelo europeu, conjugam-se sucesso econômico e
responsabilidade social. A unificação da Europa veio dar vida a um sonho de
gerações passadas. Manda a nossa história que preservemos tal fortuna para as
gerações vindouras. Por isso nos une, cinquenta anos passados da assinatura dos
Tratados de Roma, o objetivo de dotar a União Europeia de uma base comum e
renovada.
HANS-GERT
PÖTTERING, ANGELA MERKEL e JOSÉ M. BARROSO Adaptado de europa.eu, 25/03/2007.
Os Tratados de Roma, assinados em 1957,
instituíram a Comunidade Econômica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia
Atômica.
Apresente um aspecto da conjuntura
internacional da época que justifique a assinatura dos Tratados de Roma. Em
seguida, identifique dois desafios enfrentados pela União Europeia na
atualidade.
Resposta:
A CEE foi criada com o
objetivo de fortalecer os laços econômicos entre os países Europeus, como parte
de um programa de recuperação pós-guerra que previa a livre-circulação de
pessoas, dinheiro e mercadorias entre os países membros. A integração econômica
levaria, ao fim e ao cabo, à integração política entre os países.
Os principais desafios da
EU nos dias atuais são:
1)
lidar com a questão da xenofobia;
2)
lidar com o avanço econômico de países asiáticos, como o Japão e a China;
3)
lidar com a crise econômica que assolou a Europa no início desta década;
4) lidar com os altos
índices de desemprego nos países europeus.
Aula de História do Brasil com o professor Arão:
Olá Professor Arão , boa tarde!
ResponderExcluirEstou aqui (talvez pela segunda vez) deixando um convite a você para fazer parte da família Educadores Multiplicadores. Nosso objetivo é reunir e divulgar blogs de educadores.
Divulgue seu blog, é simples e grátis!
Faça parte da maior comunidade de blogs educativos do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam este espaço e que ele fique ainda mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal.
Abraços, esperamos sua visita. Fiquemos na Paz de Deus e até breve.
Irivan