Pular para o conteúdo principal

1º guerra mundial e Revolução russa - Questões com gabarito comentado e video aula





1. (Espcex (Aman) 2014)  Leia os dois textos abaixo: 


TEXTO I 


“Em 1873, Bismarck instaurou a Liga dos Três Imperadores, da qual faziam parte a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Rússia. Entretanto, as divergências entre a Rússia e a Áustria com relação à região dos Bálcãs, ocasionadas pelo fato de a Rússia apoiar as minorias eslavas da região, desejosas de independência, acabou com essa aliança em 1878. Em 1882, o Segundo Reich une-se ao Império Austro-Húngaro e à Itália.”

(VICENTINO, 2007, modificado)

TEXTO II
“Somente na última década do Século XIX, a França começou a sair do seu isolamento internacional, conseguindo estabelecer um pacto militar com a Rússia em 1894. No início do século XX, também a Inglaterra se aproximou da França, formando uma Aliança que fundia os interesses comuns dos dois países no plano internacional. 
Em 1907, a Rússia se aliou à França e à Inglaterra”.


(VICENTINO, 2007, modificado)


Os dois textos descrevem a formação de blocos, antecedendo a Primeira Guerra Mundial. Os textos I e II narram, respectivamente, a formação da  
a) Entente Cordiale e da Tríplice Entente.    
b) Tríplice Aliança e da Tríplice Entente.    
c) Tríplice Entente e da Entente Cordiale.    
d) Entente Cordiale e da Tríplice Aliança.    
e) Tríplice Aliança e da Entente Cordiale.   


Resposta:

[B]

As vésperas da I Grande Guerra Mundial, dois blocos de força se formaram, contrários entre si: a TRÍPLICE ALIANÇA (Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro) e a TRÍPLICE ENTENTE (França, Inglaterra e Rússia).



  
2. (Uece 2014)  O ano de 2014 será marcado pelos 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, conflito que envolveu, inicialmente, as maiores potências europeias e trouxe, ao final, mais de 9 milhões de combatentes mortos e outros tantos incapacitados e feridos; ainda hoje é difícil precisar o número de mortes em virtude de doenças e da fome que se espalharam por todos os países envolvidos no conflito.
Sobre este conflito armado que pôs fim à época da “Belle époque” europeia, pode-se afirmar corretamente que  
a) foi desencadeado pela Anschluss, a anexação da Áustria pela Alemanha, em 1938.    
b) teve como fator causador a tomada do poder na Rússia pelos Bolcheviques, em 1917.    
c) se deu como consequência das disputas imperialistas e da formação de alianças políticas na Europa, desde o séc. XIX.    
d) resultou da acirrada disputa por influência política e econômica entre as duas superpotências: EUA e URSS.    


Resposta:

[C]

A proposição [C] é a única correta. A I Guerra Mundial que se iniciou em 1914 e terminou em 1918 foi produto de inúmeros fatores conjugados, entre eles a corrida imperialista na qual os países industrializados estavam em busca de mercado consumidor e a política de alianças costuradas pelo alemão Bismarck, o pan germanismo, o pan eslavismo, o nacionalismo exacerbado, a questão marroquina, a questão balcânica, etc. As alternativas [A], [B] e [D] estão incorretas. A anexação da Áustria chamada de Anschluss ocorreu em 1938 na iminência da II Guerra Mundial. Os bolcheviques tomaram o poder em outubro de1917, praticamente no fim da I guerra Mundial. A disputa por influência política entre EUA e URSS ocorreu após a II Guerra Mundial no período da Guerra Fria.



  
3. (Upe 2013)  O período de duração da Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, foi marcado por várias mudanças sociopolíticas que redefiniram o mundo de então. Sobre esse contexto, assinale a alternativa CORRETA.
a) A Rússia, potência diretamente envolvida no conflito, entrou num processo revolucionário interno, que a levou à adoção do socialismo.   
b) O Império Austro-Húngaro perdeu domínios com o fim do conflito, embora tenha mantido dois terços do seu território.   
c) A França acabou por perder territórios para a Alemanha após a assinatura do Tratado de Versalhes.   
d) O Império Otomano conseguiu manter sua hegemonia na região dos Bálcãs, mesmo com o fim da guerra.   
e) A Inglaterra, após a eclosão da Revolução de 1917, impôs perdas territoriais à Rússia.   


Resposta:

[A]

A situação descrita acima é reflexo da Belle Epoque, período associado ao mundo, entre 1880 e 1914, marcada pela transformação econômica mundial. Essa mudança ocorreu por uma disputa entre as potências mundiais; de um lado, a Inglaterra, líder da Tríplice Aliança, que deseja a expansão imediata de seus territórios, e a Alemanha, líder Entente, que tinha como desejo reafirmar seu crescimento como potência mundial. Dessa forma, como consequência de remanejamentos político e econômico, explode na Rússia uma revolução que transformaria as questões políticas, econômicas e sociais do país. Essa revolução ficou conhecida Revolução Russa, que implantou o Socialismo.

Obs.: Nesta questão, poderia ser trabalhado o fragmento textual de algum poema ou alguma música para explicar o contexto em que o mundo vivia nesta época.



  
4. (Ufrgs 2013)  Em 1918, encerrava-se a Primeira Guerra Mundial, que se caracterizou pelo confronto armado direto entre as principais potências europeias.

A respeito do término dessa guerra, considere as seguintes afirmações.

I. Além da adoção do regime republicano, a Alemanha foi forçada a pagar indenizações pelos danos causados aos países vencedores.
II. Apesar das perdas econômicas e demográficas, a guerra não abalou a hegemonia da Europa que manteve seu poderio intacto.
III. A Áustria e a Hungria como estados independentes surgiram do colapso do Império Habsburgo.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas l e Il.   
d) Apenas l e lll.   
e) I, II e III.   


Resposta:

[D]

Com o término da I Guerra Mundial, em 1918, foi celebrada a Conferência de Paris, para definir as condições de paz impostas à Alemanha. Como participaram apenas os países vencedores e diante do clima de revanchismo contra a Alemanha, foi creditada a ela a responsabilidade da guerra, sendo condenada a pagar indenizações às nações vencedoras. Outros tratados complementares foram assinados, entre os quais o de Saint-Germain, que determinou o surgimento da Áustria e da Hungria, como países independentes, a partir do colapso do Império Habsburgo.



  
5. (Espcex (Aman) 2013)  A Primeira Grande Guerra teve início em 1914, estendeu-se até 1918 e envolveu países de todos os continentes. Sobre esse conflito, é correto afirmar que
a) os anos que o antecederam foram marcados por intensa solidariedade e cordialidade entre os países.   
b) em seus momentos finais, a Alemanha recusou-se a assinar o Tratado de Versalhes, levando os aliados a proporem uma outra paz chamada “Os Quatorze Pontos de Wilson”.   
c) os Estados Unidos não tiveram envolvimento, mantendo sua política isolacionista.   
d) em 1917, com a ascensão de um governo socialista na Rússia, o país entra na guerra ao lado da Alemanha.   
e) a segunda fase da guerra (1915-1917) foi marcada pela chamada “guerra de trincheiras”, em que cada lado procurava garantir suas posições.   


Resposta:

[E]

Os anos que antecederam a Primeira Guerra foram marcados por intensa disputa, no quadro do neocolonialismo, pois algumas potências, como Alemanha e Itália, possuíam mercados exteriores reduzidos. A maior parte da guerra foi denominada “guerra de trincheiras”, pois as nações beligerantes tinham dificuldades em conquistar novos territórios, representando grande desgaste econômico para os envolvidos. O ano de 1917 foi marcado pela saída da Rússia e pelo ingresso dos EUA no conflito. Derrota, a Alemanha foi obrigada e aceitar as imposições do Tratado de Versalhes.



  
6. (Ufrgs 2013)  O colapso da União Soviética, reconhecido oficialmente em dezembro de 1991, foi o resultado da introdução de medidas reformistas que visavam modernizar o socialismo soviético. 


A respeito dessas medidas reformistas, considere as afirmações abaixo.

I. Resultaram no surgimento de novas repúblicas, outrora submetidas a Moscou, que exigiam autonomia política e territorial.
II. Decorreram da ascensão de Mikhail Gorbachev, que instaurou as ações conhecidas como perestroika e glasnost.
III. Tinham um nítido caráter conservador, e foram gestadas por pressão de setores populares insatisfeitos com o rumo do país.

Quais estão corretas?
a) Apenas I.   
b) Apenas II.   
c) Apenas III.   
d) Apenas I e II.   
e) Apenas II e III.   


Resposta:

[D]

Após um longo período de “estagnação” o governo de Moscou, com a ascensão de um novo dirigente, Mikhail Gorbachev, iniciou transformações importantes e decisivas na União Soviética. Essas medidas são conhecidas como perestroika (reestruturação) e glasnot (transparência) determinando a desagregação do Império Soviético, que resultou no surgimento de novas repúblicas, outrora submetidas a Moscou, como Estônia, Letônia e Lituânia. A crise econômica gerou a desintegração política. Tais medidas foram gestadas pela elite soviética, a intelligentsia do partido comunista.



  
7. (Unesp 2011)  Os operários das fábricas e das usinas, assim como as tropas rebeldes, devem escolher sem demora seus representantes ao governo revolucionário provisório, que deve ser constituído sob a guarda do povo revolucionário amotinado e do exército.

(Manifesto de 27 de fevereiro de 1917, In: FERRO, Marc. A Revolução Russa de 1917, 1974.)

O manifesto, lançado em meio às tensões de 1917 na Rússia, revela a posição dos
a) czaristas, que buscavam organizar a luta pela retomada do poder.   
b) bolcheviques, que chamavam os operários a se mobilizarem nos sovietes.   
c) social-democratas, que pretendiam controlar o governo provisório.   
d) mencheviques, que defendiam o caráter democrático do novo governo.   
e) militares, que tentavam controlar a revolta popular.   


Resposta:

[B]

A “Revolução de Fevereiro” envolveu grandes protestos, motins, passeatas e greves, de trabalhadores, mas também de soldados que abandonavam as frentes de batalha depois de mais de 2 anos de guerra. Os bolcheviques – comunistas – procuravam organizar os setores insurretos e defendiam a formação de um governo baseado nos sovietes, conselhos formados por operários, soldados e camponeses, portanto contrários a uma política de alianças com a burguesia. Apesar de tal política, em fevereiro, formou-se um governo de coalizão envolvendo setores socialistas mais moderados e a burguesia liberal.



  
8. (Ufla 2008)  A história permite associar fatos históricos que ocorreram em lugares e tempos diferentes, como, por exemplo, as Revoluções Francesa, de 1789, e Russa, de 1917. Assinale a alternativa em que as correlações entre ambas as Revoluções NÃO está correta.
a) Na Revolução Francesa, as massas populares eram representadas pelos Sans Culottes, que pertenciam aos Jacobinos e, na Revolução Russa, eram os soviets de trabalhadores, que pertenciam aos bolcheviques.   
b) Na Revolução Francesa e na Revolução Russa, as massas populares revoltaram-se, tomando o poder da nobreza e da burguesia, a exemplo do "Terror Branco" (1794 - 1795), na Revolução Francesa, e os acontecimentos de dezembro de 1905 e janeiro de 1906, na Revolução Russa.   
c) Na Revolução Francesa e na Revolução Russa, a situação das massas era de extrema pobreza e miséria, devido à carestia dos alimentos e da exploração por parte da aristocracia rural, parasitária de origem feudal.   
d) Tanto na Revolução Francesa como na Revolução Russa, as massas promoveram assassinatos de nobres, após assumirem o poder.   


Resposta:

[B]



  
9. (Pucmg 2008)  Em outubro de 1917, os bolcheviques assumiram o poder na Rússia. A Revolução Russa de 1917 anunciou o fim do capitalismo e o início do comunismo em escala planetária. Sobre a Revolução Russa e a consolidação do socialismo soviético, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) Revelou-se um movimento de caráter radical, visto que morreram milhares de homens defendendo suas posições e impondo um sacrifício à população russa em nome de uma revolução social.   
b) Foi um movimento de ruptura no processo do antigo Império Russo. A demolição quase instantânea do regime czarista significou uma mudança no destino da Rússia e da Europa.   
c) Revelou-se como um movimento perverso. A ascensão do comunismo demonstrou um socialismo com regime autoritário comparável aos governos totalitários da Europa.   
d) Foi um movimento isolado no processo de modernização da Rússia empreendido pelo Czar, refletiu os anseios do grupo dos camponeses pela coletivização da terra.   


Resposta:

[D]



  
10. (Ufrrj 2005)  Leia o texto a seguir.

Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica.
            NETO, J. P. "O que é Stalinismo". São Paulo: Brasiliense, 1981.

Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que
a) ela reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo.   
b) ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.   
c) ela significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes.   
d) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala.   
e) ela significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo.   


Resposta:

[B]


Aulas sobre os assuntos:


                                                         1º guerra mundial




Revolução Russa






 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca