1.
(Enem 2ª aplicação 2010) Se, por um lado, o ser
humano, como animal, é parte integrante da natureza e necessita dela para
continuar sobrevivendo, por outro, como ser social, cada dia mais sofistica os
mecanismos de extrair da natureza recursos que, ao serem aproveitados, podem
alterar de modo profundo a funcionalidade harmônica dos ambientes naturais.
ROSS, J. L. S. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2005
(adaptado).
A relação entre a sociedade e a natureza vem
sofrendo profundas mudanças em razão do conhecimento técnico. A partir da
leitura do texto, identifique a possível consequência do avanço da técnica
sobre o meio natural.
a) sociedade aumentou o uso de insumos químicos –
agrotóxicos e fertilizantes – e, assim, os riscos
de contaminação.
b) O homem, a partir da evolução técnica, conseguiu
explorar a natureza e difundir harmonia na vida
social.
c) As degradações produzidas pela exploração dos
recursos naturais são reversíveis, o que, de certa
forma,
possibilita a recriação da natureza.
d) O desenvolvimento técnico, dirigido para a
recomposição de áreas degradadas, superou os efeitos
negativos da
degradação.
e) As mudanças provocadas pelas ações humanas sobre a
natureza foram mínimas, uma vez que os
recursos
utilizados são de caráter renovável.
2.
(Enem 2013) Então,
a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua.
Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a
perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o
olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai;
repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em
lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado;
árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados,
apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um
bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante…
CUNHA, E. Os sertões.
Disponível em: http://pt.scribd.com. Acesso em: 2 jun. 2012.
Os elementos da
paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na
a) composição
de vegetação xerófila.
b) formação
de florestas latifoliadas.
c) transição
para mata de grande porte.
d) adaptação
à elevada salinidade.
e) homogeneização
da cobertura perenifólia.
3.
(Enem 2013) De
todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à
logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por
uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta
permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala
geográfica do Brasil.
HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira
agrícola brasileira. Revista Transporte
y Territorio, Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).
A necessidade de
modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se
pela(s)
a) variações
climáticas no território, associadas à interiorização da produção.
b) grandes
distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
c) formação
geológica do país, que impede o uso de um único modal.
d) proximidade
entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
e) diminuição
dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.
4.
(Enem 2013) Um
gigante da indústria da internet, em gesto simbólico, mudou o tratamento que
conferia à sua página palestina. O site de
buscas alterou sua página quando acessada da Cisjordânia. Em vez de
“territórios palestinos”, a empresa escreve agora “Palestina” logo abaixo do
logotipo.
BERCITO, D. “Google muda tratamento de territórios palestinos”. Folha de S. Paulo, 4 maio 2013
(adaptado).
O gesto simbólico
sinalizado pela mudança no status dos territórios
palestinos significa o
a) surgimento
de um país binacional.
b) fortalecimento
de movimentos antissemitas.
c) esvaziamento
de assentamentos judaicos.
d) reconhecimento
de uma autoridade jurídica.
e) estabelecimento
de fronteiras nacionais.
5. (Enem
PPL 2012) O mundo entrou na era do globalismo. Todos
estão sendo desafiados pelos dilemas e horizontes que se abrem com a formação
da sociedade global. Um processo de amplas proporções envolvendo nações e nacionalidades,
regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais, economias e
sociedades, culturas e civilizações.
IANNI. O. A
era do globalismo. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
No texto, é feita referência a um momento do desenvolvimento
do capitalismo. A expansão do sistema capitalista de produção nesse momento
está fundamentada na
a) difusão de práticas
mercantilistas.
b) propagação dos meios de
comunicação.
c) ampliação dos
protecionismos alfandegários.
d) manutenção do papel
controlador dos Estados.
e) conservação das partilhas
imperialistas europeias.
6.
(Enem 2011) Subindo morros, margeando
córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um
terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo
dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
MARTINS, A. R. A
favela como um espaço da cidade. Disponível em:
http://www.revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 31 jul. 2010.
A situação das favelas no país reporta a
graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma
característica comum a esses espaços tem sido
a) o planejamento para a
implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender as necessidades
básicas dos moradores.
b) a organização de
associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e
financiadas pelo poder público.
c) a presença de ações
referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços
naturais circundantes.
d) a ocupação de áreas de
risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas
materiais e humanas.
e) o isolamento socioeconômico
dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de
políticas que tentam reverter esse quadro.
7. (Enem
2009) A abertura e a pavimentação
de rodovias em zonas rurais e regiões afastadas dos centros urbanos, por um
lado, possibilita melhor acesso e maior integração entre as comunidades,
contribuindo com o desenvolvimento social e urbano de populações isoladas. Por
outro lado, a construção de rodovias pode trazer impactos indesejáveis ao meio
ambiente, visto que a abertura de estradas pode resultar na fragmentação de habitats,
comprometendo o fluxo gênico e as interações entre espécies silvestres, além de
prejudicar o fluxo natural de rios e riachos, possibilitar o ingresso de
espécies exóticas em ambientes naturais e aumentar a pressão antrópica sobre os
ecossistemas nativos.
BARBOSA,
N. P. U; FERNANDES, G. W. A destruição do jardim. Scientific American Brasil.
Ano 7, número 80, dez. 2008 (adaptado).
Nesse contexto, para conciliar os interesses
aparentemente contraditórios entre o progresso social e urbano e a conservação
do meio ambiente, seria razoável
a) impedir a abertura e a
pavimentação de rodovias em áreas rurais e em regiões preservadas, pois a
qualidade de vida e as tecnologias encontradas nos centros urbanos são
prescindíveis às populações rurais.
b) impedir a abertura e a
pavimentação de rodovias em áreas rurais e em regiões preservadas, promovendo a
migração das populações rurais para os centros urbanos, onde a qualidade de
vida é melhor.
c) permitir a abertura e a
pavimentação de rodovias apenas em áreas rurais produtivas, haja vista que nas
demais áreas o retorno financeiro necessário para produzir uma melhoria na
qualidade de vida da região não é garantido.
d) permitir a abertura e a
pavimentação de rodovias, desde que comprovada a sua real necessidade e após a
realização de estudos que demonstrem ser possível contornar ou compensar seus
impactos ambientais.
e) permitir a abertura e a
pavimentação de rodovias, haja vista que os impactos ao meio ambiente são
temporários e podem ser facilmente revertidos com as tecnologias existentes
para recuperação de áreas degradadas.
8. (Enem
2009) Na linha de uma tradição
antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do
geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o
Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria
de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época.
Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico
(1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria
do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do
universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele.
Por fim, o astrônomo matemático alemão Johannes Kepler (1571- 1630), depois de
estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é
elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas.
A respeito dos estudiosos citados no texto, é
correto afirmar que
a) Ptolomeu apresentou as
ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais.
b) Copérnico desenvolveu a
teoria do heliocentrismo inspirado no contexto político do Rei Sol.
c) Copérnico viveu em uma
época em que a pesquisa científica era livre e amplamente incentivada pelas
autoridades.
d) Kepler estudou o planeta
Marte para atender às necessidades de expansão econômica e científica da
Alemanha.
e) Kepler apresentou uma
teoria científica que, graças aos métodos aplicados, pôde ser testada e
generalizada.
9.
(Enem cancelado 2009) Por
volta de 1880, com o progresso de uma economia primária e de exportação,
consolidou-se em quase toda a América Latina um novo pacto colonial que
substituiu aquele imposto por Espanha e Portugal. No mesmo momento em que se
afirmou o novo pacto colonial começou a se modificar em sentido favorável à
metrópole. A crescente complexidade das atividades ligadas aos transportes e às
trocas comerciais multiplicou a presença dessas economias metropolitanas em
toda a área da América Latina: as ferrovias, as instalações frigoríficas, os
silos e as usinas, em proporções diversas conforme a região, tornaram-se ilhas
econômicas estrangeiras em zonas periféricas.
DONGHI, T. H. História da
América Latina. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005 (adaptado).
De acordo com o
texto, o pacto colonial imposto por Espanha e Portugal a quase toda a América
Latina foi substituído em função
a) das
ilhas de desenvolvimento instaladas nas periferias das grandes cidades.
b) da
restauração, por volta de 1880, do pacto colonial entre a América Latina e as
antigas metrópoles.
c) do
domínio, em novos termos, do capital estrangeiro sobre a economia periférica, a
América Latina.
d) das
ferrovias, frigoríficos, silos e usinas instaladas em benefício do
desenvolvimento integrado e homogêneo da América Latina.
e) do
comércio e da implantação de redes de transporte, que são instrumentos de
fortalecimento do capital nacional frente ao estrangeiro.
10.
(Enem 2009) Populações
inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global
como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e
informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que
necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e
valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também
distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura
tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias
de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das
culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas
rurais. Um novo modelo de educação.
BRIGAGÃO,
C. E; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado.
São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).
Com base no texto e considerando os impactos
culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização,
depreende-se que
a) a ampla difusão das
tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato
entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular
as concepções tradicionais de educação.
b) a apropriação, por parte de
um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio
é fonte de conflitos e ressentimentos.
c) as mudanças sociais e
culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que
refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de
educação tradicionais próprias do meio rural.
d) as populações nos grandes
centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de
informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como
fontes de educação e cultura.
e) a intensificação do fluxo
de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de
globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre
no meio rural.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
[A]
[A]
As
modificações impostas pelo homem à natureza incluem a contaminação por fertilizantes,
agrotóxicos e outros poluentes ambientais.
Resposta da questão 2:
[A]
[A]
Como mencionado corretamente na alternativa [A], o texto faz referencia
a uma paisagem típica da caatinga, cujas citações do texto, como “trama
espinescente” (espinhosa), “folhas urticantes”, “gravetos em lança”, “árvores
sem folhas”, remetem às características de uma vegetação adaptada à baixa
umidade, denominadas xerófilas. Estão incorretas as alternativas: [B], porque
formações florestais latifoliadas são compostas por porte arbóreo, perenes e
heterogêneos, típicos dos climas tropicais e equatoriais com elevada
pluviosidade; [C], porque a vegetação de transição para matas de grande porte é
composta por porte arbóreo; [D], porque os elementos do texto indicam adaptação
à seca e não à salinidade; [E], porque o texto não indica homogeneização da
vegetação – que geralmente ocorre em áreas mais frias – ou presença de
vegetação perenifólia – formações que não perdem folhas com a mudança da
estação do ano.
Resposta da questão 3:
[B]
[B]
A intermodalidade, ou seja, a logística de transportes que utiliza mais
de um modal é necessária no Brasil porque, como mencionado corretamente na
alternativa [B], a extensão continental do país e suas diferentes paisagens
demandam modais diferenciados que visem reduzir seu custo. Estão incorretas as
alternativas: [A], porque a produção é concentrada nas áreas litorâneas; [C],
porque não existem limitações geológicas para o transporte; [D], porque a
produção agrícola no país é difusa; [E], porque não ocorreu diminuição dos
fluxos materiais, ou seja, dos bens e produtos.
Resposta da questão 4:
[D]
[D]
Em dezembro de 2012, a ONU aprovou o ingresso da Palestina como Estado Observador não membro, e dessa
forma, como mencionado corretamente na alternativa [D], a Palestina passa a ter
reconhecimento de autoridade jurídica. Estão incorretas as alternativas: [A],
porque a Palestina não é um país binacional; [B], porque com o fortalecimento
do partido Fatah, busca-se maior conciliação na questão territorial com os
judeus; [C], porque tem havido desde 2012, autorização por parte do governo de
Israel para novos assentamentos judaicos em territórios palestinos; [E], porque
o estabelecimento das fronteiras palestinas foi estabelecido mais recentemente,
com o Acordo de Oslo em 1993.
Resposta da questão 5:
[B]
[B]
Como mencionado corretamente na alternativa [B], a atual fase do
capitalismo (quarta fase) denominada informacional, constrói-se por meio das
tecnologias de informações, alavancando a propagação dos meios de comunicação.
Estão incorretas as alternativas: [A] e [E], porque o mercantilismo e o
imperialismo europeu são características das duas primeiras fases do
capitalismo; [C] e [D], porque o protecionismo e o controle do Estado são
eliminados com o neoliberalismo, doutrina econômica que sustenta a
globalização.
Resposta da questão 6:
[D]
[D]
O crescimento
urbano desordenado ou ordenado perversamente mais o alto custo da terra e da
moradia, a especulação imobiliária, a concentração de renda, entre outros
aspectos, levam a desordenamentos espaciais e forte segregação espacial. Com
essas perspectivas, a população mais carente acaba ocupando áreas de risco
suscetíveis a enchentes ou deslizamentos, com pouco ou nenhum apoio do Estado
em relação a perdas materiais e risco de morte.
A alternativa
[A] é falsa: o planejamento urbano nesse nível de demanda ainda está longe da
realidade;
A alternativa
[B] é falsa: o poder público financia muito pouco as associações de bairro;
A alternativa
[C] é falsa: existem poucas iniciativas de promover programas de educação
ambiental para populações de áreas de risco;
A alternativa
[E] é falsa: são poucas as políticas públicas de integração e estruturação dos
locais de moradias de risco.
Resposta da questão 7:
[D]
[D]
Atualmente qualquer grande obra civil está sujeita
a análises de impactos ao ambiente quando de seu projeto, construção e
manutenção. Após o projeto ser analisado em sua pré-viabilidade e em sua
relevância para a sociedade além da elaboração de EIA/RIMA, o relatório final
ainda deve passar por audiência pública. Nessa fase os diversos segmentos
sociais envolvidos na obra apontam problemas e soluções para a aprovação final,
mudanças ou até mesmo o arquivamento do projeto.
A alternativa [A] é falsa. As populações rurais não
devem permanecer isoladas e sem acesso a diversos melhoramentos
universalizados, possíveis de chegar via integração por sistemas de transporte.
A alternativa [B] é falsa. Os movimentos
migratórios nos anos 1960-1980 gerados por problemas relacionados às más
condições de vida no campo foram excessivos e provocaram enormes problemas nas
cidades. É importante a fixação econômica das populações rurais e que tenham
para tanto, acesso a bens materiais que posam garantir uma vida digna.
A alternativa [C] é falsa. É justamente nas áreas
rurais onde se pratica a agricultura familiar que as melhorias nas condições de
vida e de produção são mais imprescindíveis. A agricultura familiar abastece os
centros urbanos com produtos que não podem ser obtidos nas lavouras comerciais
de grandes latifúndios.
A alternativa
[E] é falsa. A abertura e pavimentação de estradas deve seguir parâmetros
ambientais bem definidos e adequados. A recuperação de áreas degradadas é de
reversão difícil quando não impossível.
Resposta da questão 8:
[E]
[E]
O matemático alemão Johannes Kepler descobriu que
os planetas gravitam em torno do Sol em órbitas elípticas. O período orbital de
cada planeta está matematicamente associado à distância média que o separa do
Sol.
A alternativa [A] é falsa. A astronomia como as
demais ciências avançam superando algumas ideias mais tradicionais, mudando
paradigmas para alcançar estágios mais desenvolvidos.
A alternativa [B] é falsa. O sacerdote e astrônomo
polonês Nicolau Copérnico viveu bem antes (séculos XV e XVI) dos Luíses de
França (século XVIII).
A alternativa [C] é falsa. Nicolau Copérnico (1473
– 1543) viveu num período onde certas formas de pensamento consideradas muito
hereges pela igreja eram perseguidas e seus elaboradores condenados.
A alternativa
[D] é falsa. Kepler viveu entre os séculos XVI e XVII e suas pesquisas
astronômicas ocorreram num período pré-capitalista anterior à expansão
econômica alemã que só irá acontecer no século XIX.
Resposta da questão 9:
[C]
[C]
A América
Latina passa a executar seu papel de fornecedora de matérias primas na Divisão
Internacional do Trabalho para atender a demanda do capital das economias
centrais da Europa Setentrional recebendo setores de produção em busca de
custos mais baixos, que parecem ilhas de excelência de produção me áreas de
economia primária.
A
alternativa [A] é falsa, as áreas de desenvolvimento situam-se nas grandes
cidades.
A
alternativa [B] é falsa, houve reestruturação do pacto colonial em 1880 com as
novas metrópoles.
A
alternativa [D] é falsa, a infraestrutura tinha por tarefa atender ao capital
externo apenas.
A alternativa
[E] é falsa, as redes de transporte fortalecem o capital externo.
Resposta da questão 10:
[A]
[A]
As rápidas transformações que ocorrem na sociedade
contemporânea estão muito associadas à evolução nas tecnologias de comunicação
e informática que provocaram uma enorme redução nas distâncias e no tempo de
comunicação entre as inúmeras localidades. O acesso e o barateamento dos
produtos ligados a informática e comunicações faz com que uma grande quantidade
de informação seja transmitida em tempo real para qualquer localidade e a um
número cada vez maior de consumidores colocando em contato regiões distantes e
com características culturais diversificadas, espalhando-se a cultura de massa.
É necessária uma reformulação da educação em face dessas mudanças para que se
possa adequar a linguagem e diminuir os efeitos de choques culturais de modo
que sejam assimilados com mais equilíbrio.
A alternativa [B] é falsa. As comunicações gozam
atualmente de sistemas e acesso mais democratizado, atingindo bilhões de
pessoas pelo mundo.
A alternativa [C] é falsa. As localidades rurais,
mais conservadoras, guardam ainda processos educacionais tradicionais.
A alternativa [D] é falsa. Populações rurais e
urbanas tem diferentes formas de acesso à informação. Porém, apesar das
diferenças, os meios de comunicação fazem cada vez mais parte das formas de
educação e cultura da sociedade.
A alternativa
[E] é falsa. O fluxo de informação que hoje chega com facilidade à zona rural é
muito importante ao desenvolvimento social e cultural dessa região.
Comentários
Postar um comentário