Questões discursivas com gabarito comentado - Mundo Contemporâneo - O assunto mais cobrado na UERJ desde 2010
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1.
(Pucrj 2013) “O que aconteceu, como
muitas vezes acontece nos booms de mercados livres, era que, com os
salários ficando para trás, os lucros cresceram desproporcionalmente, e os
prósperos obtiveram uma fatia maior do bolo nacional. Mas como a demanda da
massa não podia acompanhar a produtividade em rápido crescimento do sistema
industrial [...] o resultado foi superprodução e especulação. Isso por sua vez
provocou o colapso [do sistema econômico mundial]”
(HOBSBAWM, E. A
era dos extremos)
O trecho acima se refere à crise econômica
ocorrida em 1929. Considerando a avaliação apresentada, faça o que se pede.
a) Caracterize
duas medidas
tomadas pelo governo americano no combate à crise.
b)
Explique como
a crise mundial afetou a economia brasileira.
Resposta:
a) Após vencer as eleições
F.D. Roosevelt, com apoio do congresso americano, criou e aprovou uma série de
leis que foram nomeadas de New Deal ("Novo Acordo"). Estas
leis forneceriam ajuda social às famílias e pessoas que necessitassem,
forneceriam empregos através de parcerias entre o governo, empresas e os
consumidores. Diversas agências governamentais foram criadas para administrar
os programas de ajuda social. A mais importante delas foi a Federal Agency
Relief Administration, criada em 1933, que seria responsável pelo
fornecimento de fundos aos governos estatais, para que estes empregassem tais
fundos em programas de ajuda social. Outros órgãos governamentais similares
foram criados com o intuito de administrar e/ou empregar trabalhadores na construção
de obras públicas. Outros órgãos foram criados com o intuito de organizar
programas de recuperação, como a Agricultural Adjustment Administration,
com o intuito de regular a produção de produtos agropecuários em uma dada
fazenda. Outro órgão similar, o National Recovery Administration, criada
em 1933, passou a reforçar leis antimonopólio, estabeleceu salários mínimos e
limites na carga horária de trabalho.
b) Um dos aspectos mais
relevantes da crise foi a queda dos preços agrícolas. Para países como o
Brasil, cuja pauta de exportações nesse momento era dominada pela produção de
café, a baixa nos preços e a perda de liquidez do mercado internacional atingiu
profundamente a estrutura econômica do país.
2. (Ufpr 2013) “A
descolonização, essa ‘troca de soberania’, não teve como causa exclusiva a luta
dos povos por sua libertação.”
(FERRO, Marc.
História das colonizações: das conquistas à independência – séculos XIII a
XX. SP: Cia das Letras, 1996, p. 346)
Comente essa
frase, dissertando sobre os fatores que influenciaram de forma geral os
movimentos de emancipação nacional das colônias europeias na Ásia e na África
dos anos 1940 a 1970. Em seguida, explique por que o autor referiu-se à
descolonização como “troca de soberania”.
Resposta:
Além das lutas movidas
pelos povos dominados da África e Ásia, pode-se considerar o enfraquecimento
das potências colonizadoras europeias, fruto da Segunda Guerra Mundial e os
interesses das potências emergentes, Estados Unidos e União Soviética, que não
possuíam colônias e precisavam aumentar suas áreas de influência, no contexto
da Guerra Fria. A ideia da troca de soberania está associada à manutenção de
uma situação de dependência das áreas descolonizadas que, apesar de terem seus
próprios governos, sofreram imposições das novas potências.
3.
(Fuvest 2013) As guerras napoleônicas,
entre o final do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX, tiveram
consequências diretas muito importantes para diversas regiões do mundo.
Mencione e explique uma delas, relativa
a) ao leste da Europa;
b) ao continente americano.
Resposta:
a) No leste da Europa, as
guerras napoleônicas levaram os ideais de liberalismo e nacionalismo que
auxiliaram na transformação dos regimes monárquicos existentes nesta região.
b) No continente americano,
as guerras napoleônicas influenciaram em especial a história do Brasil, que ao receber a
corte portuguesa, fugindo das tropas napoleônicas, vai precipitar a
transformação da vida na colônia, agora elevada à categoria de Reino Unido de
Portugal e Algarves, o que lhe trouxe inúmeros privilégios que como colônia não
conheceria.
4. (Pucrj 2013)
A foto acima registra os representantes da
China (Zhou Enlai) e da Índia (J. Nehru) na conferência de países “não
alinhados”, realizada em Bandung, na Indonésia, em abril de 1955. Considerando
a importância desse encontro político, faça o que se pede.
a) Cite e explique
um dos
objetivos da reunião em Bandung.
b)
Explique o
princípio do “não alinhamento” que marcou essa conferência.
Resposta:
a) O estudante poderá citar
como um dos objetivos da Conferência de Bandung: a) a defesa dos movimentos de
independência nacional ocorridos nos países africanos e asiáticos; b) o combate
à pobreza e à exploração econômica; c) o combate ao colonialismo. A Conferência
de Bandung esteve relacionada com o processo de descolonização vivido pelos
continentes asiático e africano. O principal tema da Conferência tratou das
lutas nacionais pela independência, o objetivo geral era evitar uma nova guerra
mundial e reduzir as tensões entre americanos e soviéticos durante a Guerra
Fria.
b) Realizada em plena Guerra
Fria a conferência desenvolveu o conceito de Terceiro Mundo, e apresentou os
princípios básicos do não-alinhamento, que pode ser entendido como uma posição
diplomática geopolítica de equidistância das duas super-portências. Nessa
Conferência, foram enunciados os princípios que deveriam orientar as relações
entre as nações grandes e pequenas. Tais princípios foram adotados
posteriormente como os principais fins e objetivos da política de
não-alinhamento e os critérios centrais para pertencer ao Movimento. Dentre
eles o estudante pode citar: a) o respeito aos direitos humanos e aos
princípios da Carta das Nações Unidas; b) o respeito à soberania e integridade
territorial de todas as nações; c) o reconhecimento da igualdade entre todas as
nações, grandes e pequenas. d) a condenação à interferência nos assuntos
internos de outro país; e) a condenação de todo país que exerça pressão,
política ou militar, sobre outros países. f) a busca de solução pacífica para
todos os conflitos internacionais, em conformidade com a Carta da ONU.
5.
(Pucrj 2013) Visões eurocêntricas, a
partir das ideias de superioridade racial e intolerância religiosa, acompanharam
e justificaram a violência da dominação das potências ocidentais de fins do
século XIX. Considerando os povos colonizados “pouco desenvolvidos” ou “em
estado de barbárie”, os governantes dessas potências não raramente fizeram uso
de um suposto “sentido de missão” para justificar as suas práticas de
dominação.
a) Cite duas áreas de influência
(colônias ou não) das potências europeias nas Américas, no referido período, e identifique as potências que dominavam
tais áreas.
b) As elites locais, em sua
maioria, também corroboraram, à época, as ideias de progresso e de civilização
veiculadas pelas potências europeias. Medidas autoritárias e repressivas foram
dirigidas ao elemento nativo, somadas a políticas de “branqueamento” de
populações, pela via da imigração.
Dê o exemplo de dois países latino-americanos que se destacaram no período pondo
em execução essas práticas.
Resposta:
a) Dentre os países que podem ser citados e
as potências europeias que foram influentes no período, estão: Argentina, Chile
e Uruguai (grande influência do Reino Unido); México (influências da Alemanha e
França); Brasil (influências do Reino Unido e França); Guianas (colônias
pertencentes à Holanda, Reino Unido e França); Cuba (colônia da Espanha até
1898); Jamaica (colônia da Inglaterra); etc.
b) Exemplos latino-americanos
mais recorrentes para se falar dessa europeização e da repressão às populações
indígenas e de origem africana nesses países: Peru e Bolívia (onde o índio
permanece submetido); Chile e Argentina (com a promoção de campanhas militares
para extermínio de populações indígenas, na Araucanía chilena e na Patagônia
argentina); Argentina, Brasil e Uruguai (com massiva importação de migrantes
europeus); América Central, Venezuela, Colômbia, Brasil (mantendo a repressão à
população de origem africana); etc.
6.
(Ufmg 2013) Analise o trecho:
Em 1933, Hitler exercia um fascínio
alucinado na população alemã. Não era para menos: uma ideologia simplista
devolvia aos alemães o prestígio ufanista que a derrota na Primeira Guerra
Mundial havia tirado. O respaldo de Hitler tinha suas raízes no apelo com que
sua ideologia manipulava o lado emocional e místico das massas.
SÁTIKO,
Angélica; WUENSCH, Ana Miriam. Pensando melhor: iniciação ao filosofar.
São Paulo: Saraiva, 1997, p. 289. (Adaptado).
A partir da analise do trecho e considerando
outros conhecimentos sobre o assunto,
a) RELACIONE
o desfecho da Primeira Guerra Mundial com ascensão do nazismo na
Alemanha.
b) APRESENTE
duas características da política nazista.
c) EXPLIQUE
o papel desempenhado pela propaganda política no regime nazista na
Alemanha.
Resposta:
a) Adolf Hitler utilizou o
orgulho ferido dos alemães após a assinatura do Tratado de Versalhes, que
representou uma grande humilhação para a Alemanha, para despertar o sentimento
nacionalista no povo, que apoiaria o seu partido político, o nazismo.
b) Anticomunismo,
militarismo. Pode-se citar ainda: antissemitismo, antiliberalismo,
antiparlamentarismo, superioridade da raça ariana, expansionismo em busca do
“espaço vital”, xenofobia, nacionalismo exacerbado e totalitarismo.
c) Na Alemanha,
desenvolveu-se um culto à imagem do líder, sendo implantada a censura a todos
os meios de comunicação. Com isso, houve o fortalecimento do regime nazista.
A propaganda era conduzida pelo Ministro da
Educação do Povo e da Propaganda, Joseph Goebells, e tinha como meta exercer
severo controle sobre a Educação e a comunicação, com o objetivo de consolidar
a aprovação popular do Partido Nazista, da doutrina do Partido e do Führer.
Seus métodos eram sensacionalistas e desonestos, seguindo a filosofia de que
“uma mentira dita cem vezes torna-se verdade”.
7.
(Uerj 2013) O filme O Ovo da
Serpente tem como cenário a cidade de Berlim, no ano de 1923. Trata-se,
sobretudo, de uma fábula de advertência. Dez anos antes da subida dos nazistas
ao poder, já se podia ver um fantasma rondando as vielas da Alemanha e
pressupor que, em meio à desordem, à crise econômica e ao vácuo político, uma
semente de radicalismo e violência estava para brotar. Como afirma um dos
personagens, a vitória só chegaria em alguns anos, quando os jovens do país se
tornassem adultos e se vissem cansados de viver em uma terra amargurada. Ao
cabo da trama, sentencia-se que o fascismo era uma ameaça perceptível: “É como o
ovo de uma serpente. Através das finas membranas, você pode claramente
discernir o réptil já perfeito”.
O filme O ovo da serpente retrata o
contexto de crise alemã após a Primeira Guerra Mundial, que favoreceu a subida
ao poder de Hitler, principal figura do Partido Nazista.
Retire do texto dois problemas da sociedade
alemã que contribuíram para a ascensão do nazismo ao poder em 1933. Indique,
também, a ação tomada pelo Partido Nazista em relação a cada um desses
problemas.
Resposta:
Dois dos problemas e respectiva ação:
• desordem social / instauração
do Estado corporativo e centralizador para enfrentar a crise das propostas
liberais
• crise econômica /
intervencionismo estatal para controlar os conflitos entre capital e trabalho
• vácuo político / fim do
sistema político representativo liberal, com o estabelecimento do partido único
e fortalecimento de Hitler como liderança nacional
8.
(Fuvest 2013) Observe a foto abaixo,
tirada no Gueto de Varsóvia, em 1943, durante a ocupação nazista da Polônia.
a) Por que o menino porta uma estrela nas
costas e o que essa estrela representava nas zonas de domínio nazista?
b) Explique a dinâmica de funcionamento do
Gueto de Varsóvia e o que ele representou na dominação nazista da Polônia.
Resposta:
a) Após a “Noite dos
Cristais”, em 1938, o líder nazista Reinhard Heydrich, recomendou que todos os
judeus fossem obrigados a usar uma identificação para diferenciá-los do
restante da população. Esse sistema de identificação foi adotado na Polônia, a
partir de 1939, quando todos os judeus acima de 12 anos passaram a ser
obrigados a costurar uma Estrela de Davi amarela em suas roupas.
b) Após a
invasão da Polônia pelos nazistas, em 1940, um pequeno distrito no sudoeste de
Varsóvia foi escolhido para o confinamento de cerca de 400.00 judeus. Cercado
por um muro havia apenas uma entrada e saída do “gueto”. No começo a população
confinada tinha uma vida difícil, mas com um pequeno nível de conforto, e aos poucos as condições foram piorando, com a
chegada de novos contingentes de judeus, com a maioria vivendo em precárias
condições de vida.
9.
(Unesp 2013) O Governo Provisório foi
deposto; a maioria de seus membros está presa. O poder soviético proporá uma
paz democrática imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega aos comitês
camponeses dos bens dos grandes proprietários, da Coroa e da Igreja... Ele
estabelecerá o controle operário sobre a produção, garantirá a convocação da
Assembleia Constituinte para a data marcada... garantirá a todas as nacionalidades
que vivem na Rússia o direito absoluto de disporem de si mesmas.
O Congresso decide que o
exercício de todo o poder nas províncias é transferido para os Soviets dos
deputados operários, camponeses e soldados, que terão de assegurar uma disciplina
revolucionária perfeita. O Congresso dos Soviets está persuadido de que o
exército revolucionário saberá defender a Revolução contra os ataques
imperialistas.
(Proclamação do
Congresso dos Soviets, outubro de 1917. Apud Marc Ferro. A Revolução
Russa de 1917, 1974.)
O documento, divulgado em outubro de 1917,
relaciona diversas decisões do novo governo russo.
Quais eram as principais diferenças
políticas e sociais entre o governo que se iniciava (Congresso dos Soviets) e o
que se encerrava (Governo Provisório)? Cite uma das realizações do novo
governo, explicando o contexto em que se deu.
Resposta:
A Revolução Russa ocorreu
em duas etapas. A partir de fevereiro de 1917, formou-se um governo provisório,
que aboliu a monarquia e desenvolveu uma política de tendência liberal, porém
preservou a Rússia na Primeira Guerra. O Partido Bolchevique – comunista –
tomou o poder em outubro e formou o governo soviético sob o comando de Lênin.
Umas das primeiras medidas adotadas foi a retira do país da guerra, além de
outras que colocaram a Rússia no caminho do socialismo.
10. (Uerj 2013)
Operários da siderúrgica ArcelorMittal
protestam, em Marselha, contra plano do governo de Nicolas Sarkozy de aumentar
a idade mínima de aposentadoria para 62 anos. Desde que a degradação da
economia grega chamou atenção para os deficits explosivos europeus, os governos
do continente se sucedem em anúncios de medidas de austeridade. Na Grécia,
cortam-se salários e aposentadorias, aumentam-se impostos, e o resultado é uma
economia de 30 bilhões de euros. A Espanha adiantou-se ao perigo e decidiu
fazer cortes de 65 bilhões. Principal economia do continente, a Alemanha de
Angela Merkel promete cortar 80 bilhões de euros até 2014.
Adaptado de .
A imagem e o texto apresentados refletem
momentos de grave crise social em duas épocas distintas. Na década de 1930, a
solução encontrada para a crise foi o estabelecimento do Estado do Bem-estar
Social. Este modelo, contudo, vem sendo contestado nas duas últimas décadas em
função das decisões do Consenso de Washington, assinado por alguns países em
1989.
Apresente uma proposta do Consenso de
Washington para a crise das sociedades capitalistas. Em seguida, aponte a
prática do Estado de Bem-estar Social que contraria a proposta apresentada.
Resposta:
Uma das propostas e respectiva prática contrária:
• retorno ao Estado mínimo /
maior intervenção estatal
• processo de privatizações /
criação ou ampliação de empresas estatais
• desregulamentação da economia
/ atuação do Estado no financiamento da economia
• diminuição dos investimentos
públicos em programas sociais / produção de uma legislação social como
obrigação do Estado e direito da população
11.
(Uff 2012) Ao visitarem a Índia em
1912, o casal de sociólogos ingleses, Beatriz e Sidney Webb, afirmaram:
“Igualmente claro é que o indiano às vezes é
um trabalhador excepcionalmente relutante para suar. Ele não se importa
muito com o que ganha. Prefere quase definhar de fome do que trabalhar demais.
Por mais baixo que seja seu nível de vida, seu nível de trabalho é ainda menor
– pelo menos quando está trabalhando para um patrão que não lhe agrada.
E suas irregularidades são impressionantes!”
(Beatriz e
Sidney Webb, 1912. Apud: Said, Edward. Cultura & Imperialismo. São
Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 259).
A leitura do texto acima sugere uma situação
de tensão no domínio colonial inglês na Índia.
a) Indique duas razões para a
luta pela independência da Índia em 1947;
b) Analise a utilização do
trabalho como forma de resistência no processo de independência indiano.
Resposta:
a) O estudante poderá citar:
- O movimento nacionalista iniciado pelos intelectuais hindus;
- Os interesses das elites locais em relação ao domínio inglês no território
indiano;
- O enfraquecimento da Inglaterra como potência
colonial após a Segunda Guerra Mundial, pois a conjuntura internacional
tornou-se desfavorável à manutenção do domínio colonial pelas potências
europeias;
- O movimento de desobediência civil que inclui o
boicote aos produtos britânicos e a recusa ao pagamento de impostos;
- O papel de Gandhi na construção da própria
ideia de Independência.
b) O texto permite perceber que o descaso do
indiano com o trabalho, principalmente daquele que “está trabalhando para um
patrão que não lhe agrada”, numa referências aos empreendimentos ingleses na
Índia, nesse sentido, a resistência ao trabalho tornar-se-ia uma resistência à
dominação dos ingleses, enquanto uma estratégia de desobediência não violenta.
12.
(Unb 2012) Julgue o item a seguir, a
respeito do processo de integração de espaços no mundo.
Ao fim da Segunda Guerra, a Europa perdeu a
posição de supremacia: o Leste do continente submeteu-se à liderança soviética
e a Europa Ocidental precisou do apoio norte-americano para se soerguer
economicamente.
Resposta:
Correto. A
Segunda Guerra Mundial é considerada um divisor de águas na História; a partir
de então o mundo passou a vir uma situação de bipolarização, com duas
superpotências disputando a hegemonia internacional, no que se convencionou
chamar “guerra fria”. Estados Unidos e União Soviética ampliaram a política
expansionista, utilizando armas ideológicas, procurando caracterizar seus
interesses a partir do conflito entre capitalismo e socialismo.
13. (Ufmg 2012) Analise estes mapas:
Mapa 1
Mapa 2
Nos Mapas 1 e 2 estão
representados dois contextos históricos que envolvem a produção de energia
nuclear no século XX.
a) Cite esses dois
contextos.
b) Explique a produção de
energia nuclear em cada um desses dois contextos históricos.
Resposta:
a) O mapa 1
se refere ao contexto da Guerra Fria, destacando os países membros das alianças
militares daquela época, a OTAN e o Pacto de Varsóvia. O mapa 2 destaca o
período pós Guerra Fria, desde os anos 90 do século passado.
b) Durante a
Guerra Fria, a produção de energia nuclear esteve intimamente ligada à produção
de armamentos, com alto poder de destruição, determinando uma condição de certo
equilíbrio nas disputas envolvendo as duas superpotências. No pós Guerra Fria,
destaca-se a produção de energia nuclear como principal alternativa aos
derivados de petróleo (apesar de o uso militar não desaparecer).
14. (Uerj 2012)
O destino da menina que foi a cara de uma guerra
Ela se transformou no símbolo da Guerra do
Vietnã (1959-1975). Hoje, Phan Thi Kim Phuc ainda carrega as marcas do
bombardeio, mas se esforça para superar o trauma. A bomba foi lançada sobre seu
vilarejo, quando tinha 9 anos, por soldados do Vietnã do Sul contra tropas
norte-vietnamitas. A operação foi coordenada por militares americanos.
No regime comunista, Phan obteve a
autorização para estudar medicina em Cuba, onde conheceu seu marido. Na viagem
de lua de mel, o avião fez uma escala no Canadá, de onde o casal nunca mais
saiu. Nos anos 1990, a vietnamita passou a atuar como ativista de direitos
humanos, tornou-se embaixadora da Unesco e criou uma fundação. Até hoje, Phan
se lembra dos comentários do então presidente americano Richard Nixon, que
duvidava da autenticidade da foto que correu o mundo, na qual ela foge nua após
o ataque com bomba de napalm.
Adaptado de www.estadao.com.br, 13/12/2009
A Guerra do Vietnã, no sudeste asiático, foi
um dos conflitos mais sangrentos do século XX, estando diretamente relacionado
às tensões do contexto internacional, nas décadas de 1960 e 1970.
Identifique um fator que caracteriza a
Guerra do Vietnã como um conflito típico da Guerra Fria. Apresente, também,
duas consequências desse conflito para esse país.
Resposta:
A Guerra do
Vietnã representou a bipolarização característica da época, uma disputa entre
os modelos capitalista e socialista, encarnados pelo Vietnã do Sul e pelo
Vietnã do Norte, sendo que este último garantia apoio aos guerrilheiros do vietcong, que lutaram no sul contra o
governo e contra os estadunidenses. Ao contrário que do muitos pensam, a Guerra
não envolveu diretamente as duas nações e não houve participação de forças
soviéticas (apesar da presença de armas e financiamento).
O final da
Guerra promoveu a unificação dos vietnamitas em um único Estado, que adotou o
modelo socialista de governo e economia.
15. (Ufes 2012) “Nos anos oitenta do século
passado, em plena Guerra Fria, após a queda de um avião no mar, um grupo de
cadetes militares americanos se vê isolado em uma ilha deserta. Percebendo que
as chances de resgate são mínimas, os jovens se aproximam pelo medo e
desespero. À medida que vão tomando conta da ilha, a competição pelo poder
começa a dividi-los em dois grupos. Ralph lidera um grupo e prega a
engenhosidade civilizada e cooperação, mas Jack não quer saber nada disso e
constrói uma facção de caçadores impiedosos. Essa poderosa mudança de
consciência transforma garotos normais em assassinos primitivos, iniciando uma
batalha devastadora do bem contra o mal e trazendo à baila a perturbadora
metáfora do selvagem que há dentro de todos nós”.
(LOPES, José de Sousa Miguel. O senhor das Moscas: os labirintos do
poder. In: A diversidade cultural vai ao
cinema. TEIXEIRA, Ines Castro;
LOPES, José de Sousa Miguel (orgs.). Belo Horizonte: Atlântica, 2006, p.
65).
Explique
a) o que foi a Guerra Fria;
b) o que é civilização e o
que é barbárie.
Resposta:
a) - Foi a tensão entre o mundo
capitalista e o socialista, iniciada logo após a Segunda Guerra Mundial (1939 –
1945) e que não se limitou ao confronto ideológico e às ações de caráter
bélico.
- O confronto denominado Guerra Fria manifestou-se de diversas formas:
na corrida espacial, nos modelos de desenvolvimento econômico e social e no acesso
da população a bens de consumo.
- Durante a Guerra Fria, em ambos os lados, houve perseguição política a
artistas e intelectuais que questionavam ou eram suspeitos de criticar os
governos de seus países.
- No imaginário do Ocidente, os EUA se projetavam como tendo o padrão de
consumo desejado, sedutoramente apresentado ao mundo através dos filmes de
Hollywood. Além disso, ostentavam enorme poderio econômico e bélico, expresso
em seu papel de agente financiador da reconstrução e do desenvolvimento do mundo
capitalista e no avanço da pesquisa e produção de artefatos atômicos. Já a
URSS, que teve de fazer um enorme esforço de reconstrução pós-guerra,
destacava-se por apresentar políticas de pleno emprego, ampliação de programas
sociais e um projeto de sociedade igualitária.
- Essa rivalidade entre as potências resultou em incidentes diplomáticos
e militares, colocando o mundo em situação de alerta e temor. O ponto
culminante foi quando, em 1962, o governo de Cuba autorizou a instalação de
mísseis soviéticos em seu território. Após um período dramático da negociação,
em que os dois países fizeram concessões mútuas, a URSS desmantelou suas bases
em Cuba.
- Essa rivalidade entre as duas potências se transformou em outros tipos
de tensões após a queda do muro de Berlim e da implosão do mundo soviético no
início da década de 90 do século passado.
b) POSSIBILIDADE 1 - Atualmente,
não há atividade intelectual-história, literatura, moral, política, ciência
social, estética – que não se pergunte o que é ser civilizado, e, em
consequência o que é barbárie.
POSSIBILIDADE 2 - De fato, se no passado a
tradição cientificista europeia e anglo-saxã embasada em um discurso da razão,
civilidade e urbanização como elementos julgadores e hierarquizados do real
designava civilização como o conjunto de caracteres em oposição à barbárie –
rudeza, ferocidade, selvageria dos estranhos e inferiores povos
latino-americanos, africanos, asiáticos – hoje após as invasões e bombardeios
no Iraque e Afeganistão e também os ataques terroristas é necessário
relativizar a condição de civilizado e ponderar que o equilíbrio entre a
civilização e a barbárie é tão frágil, que por vezes, esses dois extremos
trocam de lugar.
Liberalismo e crise de 1929 - Uerj em gotas
Construindo respostas na prova de História do Brasil:
Liberalismo e crise de 1929 - Uerj em gotas
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