Este post contém 11 questões
discursivas com seu respectivo gabarito comentado. Esse material é
complementar e não substitui a leitura e revisão das questões do material UNO. Tem como
fito contribuir para fortalecer o conhecimento daquele aluno que não se
conforma em tirar uma nota menor do que "10" e sempre quer mais um
pouquinho antes da prova. Bons estudos!!!
Além das questões, disponibilizei
links para pequenos vídeos que abordam a Grécia de forma muito interessante.
Espero que gostem!
Professor Arão Alves.
1. (Unicamp 2011) À Ilíada, epopeia guerreira, sucede a
Odisseia, pacífica coletânea de lendas e aventuras marítimas. Esse contraste
corresponde a uma mudança, quando os povos da região renunciam às lutas em
territórios muito estreitos e se voltam para os países longínquos. Os poemas
homéricos são contemporâneos da grande expansão marítima dos fenícios e a
Odisseia está cheia de violências e rapinas de todo tipo praticadas pelos
fenícios, apresentados como mercadores descarados e bandidos sem escrúpulos;
mas devemos levar em conta, nessas narrativas, as rivalidades comerciais.
(Adaptado de J. Gabriel-Leroux,
As primeiras civilizações do Mediterrâneo. São Paulo: Martins
Fontes, 1989, p. 67-68.)
a) Segundo o texto, quais seriam
as razões históricas da diferença entre a Ilíada e a Odisseia?
b) Como a organização política de
fenícios e gregos os diferenciava da civilização egípcia?
2. (Unesp 2007) Um dos mais antigos registros escritos
conhecidos surgiu no Egito. A região foi também berço do Estado e da
diferenciação social. Escrever requeria anos de aprendizado e apenas alguns
poucos, como os escribas, dedicavam-se a essa tarefa. Nos dias atuais, o
conceito de analfabetismo mudou. A Unesco adota a noção de analfabeto
funcional: pessoa capaz de escrever e de ler frases simples, mas que não
consegue usar informações escritas para satisfazer suas necessidades diárias e
para desenvolver seu conhecimento. Explique para que servia a escrita no Egito
antigo e relacione o conceito contemporâneo de analfabetismo com a ideia de
exclusão social.
3. (Unicamp 2006) A característica mais notável da Grécia
antiga, a razão profunda de todas as suas grandezas e de todas as suas
fraquezas, é ter sido repartida numa infinidade de cidades que formavam um
número correspondente de Estados. As condições geográficas da Grécia
contribuíram fortemente para dar-lhe sua feição histórica. Recortada pelo
embate entre a montanha e o mar, há uma fragmentação física e política das
diferentes sociedades.
(Adaptado
de Gustave Glotz, "A cidade grega". São Paulo: Difel, 1980, p. 1.)
a) Segundo o texto, qual a
organização política mais relevante da Grécia antiga? Indique suas principais
características.
b) Relacione a economia da Grécia
antiga com as condições geográficas indicadas no texto.
4. (Fuvest 2006) Tendo em vista as cidades-estado (polis),
comente a seguinte passagem do livro "História" (Livro VIII, 144), na
qual Heródoto verifica a existência da "unidade de todos os helenos pelo
sangue e pela língua, e os templos dos deuses e os sacrifícios oferecidos em
comum, e a semelhança de nossa maneira de viver".
Faça o comentário em termos
a) da identidade dos gregos.
b) do significado da polis.
5. (Unesp 2005) Observe e compare as imagens seguintes.
a) Cite uma diferença na forma de
representação do corpo humano numa e noutra escultura.
b) Explique a importância da
escrita para o Estado egípcio na época dos faraós e a dos jogos olímpicos para
as cidades gregas do século VIII a.C. ao V a.C.
6. (Fuvest 2003) "Cada um deve observar as religiões e os
costumes, as leis e as convenções, os dias festivos e as comemorações que
observavam nos dias de Dario. Cada um deve permanecer persa em seu modo de vida,
e viver em sua cidade (...). Porque eu desejo tornar a terra bastante próspera
e usar as estradas persas como pacíficos e tranquilos canais de comércio."
"Edito de Alexandre para os
cidadãos das cidades persas" conquistadas.331 a. C.
A partir do texto, responda:
a) Quem foi Alexandre e quais os
objetivos de suas conquistas?
b) Indique algumas
características do "helenismo".
7. (Unicamp 2003) A relutância dos aliados da Liga de Delos em
pagar tributos aumentou quando Atenas decidiu dedicar o enorme excedente
acumulado por quase trinta anos para reconstruir os templos e monumentos da
Acrópole ateniense, destruídos pelos persas em 480 e 479 a. C.. (Adaptado de
Peter Jones (org.), "O Mundo de Atenas: uma introdução à cultura clássica
ateniense". São Paulo, Martins Fontes, 1997, p. 241.)
a) O que foi a Liga de Delos e
quais seus objetivos iniciais?
b) Quais os mecanismos que
asseguravam a hegemonia ateniense sobre seus aliados neste período?
c) Qual a importância da Acrópole
na Atenas clássica?
8. (Unesp 2003) O palácio real constitui naturalmente, na
vida da cidade mesopotâmica, um mundo à parte. Todo um grupo social o habita e
dele depende, ligado ao soberano por laços que não são somente os de parente a
chefe de família, ou de servidor a senhor. (...) Este grupo social é numeroso,
de composição muito variada, abrangendo trabalhadores de todas as profissões,
domésticos, escribas, artesãos, homens de negócios, agricultores, pastores,
guardiões dos armazéns, etc., colocados sob a direção de um intendente. É que a
existência de um domínio real, dotado de bens múltiplos e dispersos, faz do
palácio uma espécie de vasta empresa econômica, cujos benefícios contribuem
para fundamentar solidamente a força material do soberano.
(Aymard/Auboyer, "O Oriente
e a Grécia - As civilizações imperiais".)
a) Como se organizava a vida
social e política na Mesopotâmia?
b) Um dos grandes legados da
Mesopotâmia foi a criação do Código de Hamurabi. Quais os principais aspectos
desse Código?
9. (Fuvest 2001) No antigo Egito e na Mesopotâmia, assim como
nos demais lugares onde foi inventada, a escrita esteve vinculada ao poder
estatal. Este, por sua vez, dependeu de um certo tipo de economia para surgir e
se desenvolver.
Considerando as afirmações acima,
explique as relações entre:
a) escrita e Estado;
b) Estado e economia.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Heródoto, o principal historiador
da antiguidade, descreve a população Egípcia trabalhando em 550 a. C. de
seguinte forma:
"Eles
extraem os frutos da terra com menor labor do que qualquer outro povo... porque
estão livres do trabalho de desatar a terra com arado, ou com enxada, ou
qualquer outro processo que o homem empregue para obter colheitas de cereais;
quando o rio entende de irrigar os campos e depois retira as águas, cada homem
semeia seu lote e lança os porcos; depois que as sementes estão bem enterradas
pelo patinhar dos porcos, eles os retiram e esperam o tempo da
colheita..."
10. (G1 1996) Conforme o texto do historiador Heródoto,
faça as seguintes interpretações:
a) Por que extraem frutos da
terra com menor labor que qualquer outro povo?
b) Qual a melhor condição para
que o egípcio comece a semear a terra?
11. (Fuvest 1985) Caracterize as relações entre os camponeses e
o Estado no Egito antigo.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
a) Segundo o texto a Ilíada retrata uma grande
aventura militar, durante a Guerra de Tróia, quando povos gregos desenvolveram
uma política de expansão. A Odisseia retrata a relação amistosa entre os povos
gregos, num contexto marcado pela expansão do comércio.
b) Tanto os fenícios como os
gregos antigos se organizavam politicamente em cidades-estado, ou seja, as
cidades eram unidades políticas soberanas e não estavam subordinadas a um
governo central. Isso significa que para essas duas sociedades, o fato de
pertencerem a um povo não significou a formação de uma nação. Na antiguidade,
fala-se em povo fenício, mas não existiu um “Estado fenício” e o mesmo ocorreu
com os gregos, pois tratamos de povo grego ou da mitologia grega e não existiu
a Grécia enquanto Estado.
Resposta da questão 2:
No Egito Antigo, o domínio da escrita era
privilégio de poucos e estes colocavam-se a serviço do Estado encarregados
da organização da produção, da arrecadação, da estrutura
religiosa e dos registros da historiografia oficial.
Nas sociedades contemporâneas, os
analfabetos funcionais, em razão das dificuldades na intrpretação e
entendimento das informações escritas,
têm por conseguinte, dificuldades na articulação de conhecimentos que lhes
tornem possível participar de forma consciente e verdadeiramente crítica na
vida econômica, social e política. Assim sendo, alheios, em muitos casos, à
consiência da própria existência e da condição de cidadania, tornam-se
marginalizados e alvos da exploração inescrupulosa.
Resposta da questão 3:
a) A pólis ou cidade-Estado, cujas principais
características eram a soberania, a autonomia e participação direta dos
cidadãos nas questões políticas.
b) O relevo montanhoso e o clima
árido no continente inibiu a prática da agricultura, restrita aos poucos vales
férteis. Porém, nas áreas litorâneas, a facilidade de comunicação com as
inúmeras ilhas e com outras regiões do Mediterrâneo, favoreceu o comércio marítimo.
Resposta da questão 4:
a) Apesar da ausência de unidade política, os
gregos possuíam em comum uma identidade cultural caracterizada pela origem,
pela religião e pelo idioma.
b) A polis ou cidade-Estado
constituía a base da organização política no Mundo Grego, isto é, as cidades
distinguiam-se umas das outras por sua soberania política.
Resposta da questão 5:
a)
Quanto a anatomina humana, o "Escriba Sentado" revela uma representação
estilizada e simplista, enquanto o "Discóbolo" evidencia maior maior
fidelidade. O segundo revela ainda a sensação de movimento e o primeiro um
caráter estático.
b) A escrita era fundamental para
as questões administrativas e fiscais para o Estado Egípcio, sobretudo na
elaboração dos relatórios relativos à coleta e
armazenamento dos cereais nos depósitos do Estado e sua posterior distribuição entre a
população. Os Jogos Olímpicos constituiam, além de significativo evento
religioso, um fator de confraternização entre as cidades gregas.
Resposta da questão 6:
a) Rei da Macedônia e da Grécia. Os objetivos
de suas conquistas seriam preservar a paz nas regiões conquistadas e
desenvolver as relações de comércio.
b) Preservação dos elementos
culturais persas sob uma dominação política grega (helênica).
Resposta da questão 7:
a) Confederação militar liderada por Atenas,
formada pela maioria das póleis gregas, com o objetivo de combater o
imperialismo persa, dentro das Guerras Médicas.
b) Liderança política, comando
militar da Liga de Delos e supremacia naval ateniense.
c) Simboliza o apogeu do
desenvolvimento cultural da Grécia Antiga, ocorrido no século V a.C., dentro do
Período Clássico.
Resposta da questão 8:
a) As civilizações que ocuparam a antiga
Mesopotâmia eram organizadas em termos sociais em sociedades estamentais e
politicamente, em monarquias teocráticas.
b) Trata-se do primeiro código de
leis escritas da História, atribuído ao rei babilônico Hamurábi.
Baseava-se no princípio do "olho
por olho, dente por dente", a chamada "Lei do Talião".
Resposta da questão 9:
a) Na Antiguidade, a escrita foi um dos
fatores que permitiu organizar a estrutura burocrática do Estado. Por meio
dela, foi possível ter controle sobre as propriedades e os benefícios gerados
pelos trabalhadores de uma sociedade rigorosamente hierarquizada.
b) O Estado se constituiu numa
forma complexa de organização social, que empreendeu junto a rios grandes obras
de irrigação, aumentando as áreas agricultáveis. Favoreceu ainda o comércio,
regulamentando-o e, por ação militar, garantindo a sua segurança.
Resposta da questão 10:
a) Durante as cheias do rio Nilo as terras na
várzea, ao longo do rio, são cobertas com um limo muito fértil, pronto para o
plantio, ao contrário das outras terras que exigem a preparação do solo.
b) Após as cheias terem limpado e
adubado o solo e as águas voltarem ao leito normal do rio.
Resposta da questão 11:
O Estado é proprietário das terras, planejando
a economia e a organização da produção feita pelos camponeses.
O Estado armazena e distribui a
produção.
Série de pequenos vídeos sobre
Grécia
hum ateque e legal....
ResponderExcluir