Egito,
Mesopotâmia, Grécia e Roma em questões discursivas com gabarito comentado
Além do simulado esse post contém links para videos que abordam Grécia e Roma.
Espero que gostem.
Bons estudos!!!
Esse material é complementar e não substitui a letura e revisão das questões do material UNO.
Além do simulado esse post contém links para videos que abordam Grécia e Roma.
Espero que gostem.
Bons estudos!!!
Esse material é complementar e não substitui a letura e revisão das questões do material UNO.
1. (Unifesp 2011) A arte do Egito Antigo, além de estar
inteiramente ligada às crenças religiosas, apresenta muitas informações sobre a
sociedade da época.
a) Qual fator geográfico
propiciava, numa região cercada por deserto, a atividade produtiva representada
pela imagem?
b) Que significado religioso
tinha para os egípcios a representação de cenas da vida cotidiana nos túmulos?
2. (Unifesp 2010) (...) é no último quartel do século VII
[a.C.] que a economia das cidades (...) volta-se decididamente para o exterior;
o tráfico por mar vai então amplamente ultrapassar a bacia oriental do
Mediterrâneo, entregue a seu papel de via de comunicação. A zona dos intercâmbios
estende-se a oeste até a África e à Espanha, a leste até ao Mar Negro.
(Jean-Pierre Vernant. As origens
do pensamento grego. São Paulo: Difel, 1991.)
O texto fala da expansão das
cidades gregas no século VII a.C. Explique
a) por que o autor chama o Mar
Mediterrâneo de “via de comunicação”.
b) os principais motivos dessa
expansão.
3. (Fuvest 2010) Na passagem da época romana para a época
medieval, houve não só rupturas, mas também continuidades.
Caracterize essas continuidades
no campo da
a) religião.
b) língua.
4. (Fuvest 2009) No ano passado, aconteceu em Pequim mais uma
Olimpíada. No mundo, peças teatrais estão sendo continuamente encenadas. Como
se sabe, Olimpíadas e teatro (ocidental) foram uma criação da Grécia antiga.
Discorra sobre:
a) o significado dos jogos
olímpicos para os antigos gregos;
b) as características do teatro
na Grécia antiga.
5. (Unicamp 2008) Nada é mais presente na vida cotidiana da
coletividade do que a oratória, que partilha com o teatro a característica de
ser a manifestação cultural mais popular e mais praticada na Atenas clássica. A
civilização da Atenas clássica é uma civilização do debate. As reações dos
atenienses na Assembleia eram influenciadas por sua experiência como público do
teatro e vice-versa. Trata-se de uma civilização substancialmente oral. O grego
era educado para escutar. O caminho de Sócrates a Aristóteles ilustra
perfeitamente o percurso da cultura grega da oralidade à civilização da
escrita, que corresponde, no plano político e social, à passagem da
cidade-estado ao ecumenismo helenístico.
(Adaptado
de Agostino Masaracchia, "La prosa greca del V e del IV secolo a.C.".
In: Giovanni D'Anna (org.). Storia della letteratura greca. Roma: Tascabile
Economici Newton, 1995, p. 52-54.)
a) Estabeleça relações entre o
modelo político vigente na Atenas clássica e a importância assumida pelo teatro
e pela oratória nesse período.
b) Aponte características do
período helenístico que o diferenciam da Atenas clássica.
6. (Unesp 2008) A palavra colonização deriva do verbo latino
"colo", com significado de "morar e ocupar a terra". Nesse
sentido geral, o termo colonização aplica-se a deslocamentos populacionais que
visam ocupar e explorar novas terras. Nos séculos VIII e VII a.C., os gregos fundaram
cidades na Ásia Menor, na península itálica, na Sicília, no norte da África.
Identifique algumas das características desse processo de colonização que o
diferenciam da colonização realizada pelos europeus no continente americano nos
séculos XVI ao XIX.
7. (Fuvest 2007) Tendo em vista a economia, a sociedade, a
política e a religião, os manuais de História Antiga agrupam, de um lado, as
civilizações do Egito e da Mesopotâmia, e, de outro, as da Grécia e de Roma. Indique
e descreva dois aspectos comuns aos pares indicados, isto é, às civilizações
a) egípcia e mesopotâmica.
b) grega e romana.
8. (Unesp 2006) O historiador ateniense Tucídides, que viveu
durante a Guerra do Peloponeso, escreveu sobre os gregos:
"... antes da Guerra de
Tróia, [os habitantes da] Hélade nada [realizaram] em comum. Este nome mesmo
não era empregado para designá-la no seu conjunto. [...] O que fica bem
comprovado [nos livros de] Homero: ele que viveu numa época bem posterior à
Guerra de Tróia, não utilizou a designação [de helenos] para o conjunto [dos
gregos]. [...] Não utilizou, também, a expressão "bárbaros" porque,
na minha opinião, os gregos não se encontravam ainda reunidos [...] sob um
único nome que [lhes] permitisse [diferenciar-se de outros povos]. De qualquer
forma, aqueles que receberam [mais tarde] o nome de Helenos [...] nada fizeram
conjuntamente antes da Guerra de Tróia. [...] Essa expedição mesma os reuniu
apenas num momento, naquele em que a navegação marítima encontrava-se mais
desenvolvida".
(Tucídides.
"A guerra do Peloponeso". Século V a. C.)
Baseando-se no texto, responda.
a) Qual característica política
dos gregos na Antiguidade é apresentada por Tucídides?
b) Por que, apesar da situação
política expressa por Tucídides, pode-se falar de uma antiga civilização grega?
9. (Unesp 1992) O historiador grego Heródoto (484-420 a.C.)
viajou muito e deixou vivas descrições com reflexões sobre os povos e as terras
que conheceu. Deve-se a ele a seguinte
afirmação: "o Egito, para onde se dirigem os navios gregos, é uma dádiva
do rio Nilo ".
A partir da afirmação acima,
ofereça subsídios adequados à compreensão da realidade meio físico/ação humana
na formação da Civilização Egípcia.
10. (Unicamp 1991) Na Roma antiga, o escravo era considerado um
animal de trabalho sobre o qual o senhor detinha o direito de vida e de morte.
a) Em quais condições alguém se
tornava escravo na Roma antiga?
b) Relacione três das principais
atividades em que a mão de obra escrava era utilizada.
11. (Unesp 1990) A Idade Média pode ser caracterizada por um
longo processo de desenvolvimento e de lenta dissolução das relações servis de
produção. Relacione os fatores históricos estruturais e conjunturais que
contribuíram e influíram na formação do sistema feudal.
12. (Unesp 1989) "Quem acreditaria que Roma, edificada
pelas vitórias sobre todo o universo, viesse a cair? Que tivesse sido
simultaneamente a mãe das nações e o seu sepulcro; que as costas do Oriente, do
Egito e da África, outrora pertencentes à cidade dominadora, fossem ocupadas
pelas hostes dos seus servos e servas; que em cada dia a santa Belém recebesse
como mendigos pessoas de um e outro sexo que haviam sido nobres e possuidoras
de grandes riquezas?"
Responda:
a) Quais acontecimentos São
Jerônimo relata em sua lamentações?
b) Quais os "servos e
servas" que ocuparam os antigos domínios da "mãe das nações"?
c) Por que pessoas que antes
"haviam sido nobres e possuidoras de grandes riquezas" se
transformaram em "mendigos"?
13. (Fuvest 1989) Na Grécia Clássica, os deuses eram concebidos
à imagem e semelhança do homem, postura invertida na Roma Imperial, na qual os
cristãos viam o homem feito à imagem e semelhança de Deus.
Relacione a visão religiosa com a
estrutura sócio-política em cada um dos casos acima.
14. (Fuvest 1988) A crise romana do século III teve enorme
importância na decadência do mundo antigo e na formação do mundo medieval.
Descreva-a nos seus aspectos religioso e político.
15. (Fuvest 1982) Qual foi a principal atividade econômica
desenvolvida pelos fenícios e cretenses na Antiguidade? Indique duas
justificativas.
Gabarito:
Resposta da questão 1:
a) A presença do Rio Nilo. É celebre a frase
do historiador grego Heródoto, “O Egito é uma dádiva do Nilo”, que procura sintetizar
a importância do rio para a produção na região. O processo de cheias e vazantes
bastante regular garantia a fertilização da terra e água em abundância para as
comunidades camponesas.
b) Um dos fundamentos da
religiosidade egípcia era a crença na vida após a morte. Por isso, havia uma
grande preocupação com os rituais de passagem e com a próxima vida. Nos túmulos
eram representadas cenas do cotidiano e colocados objetos pessoais que parte da
preparação para a vida eterna.
Resposta da questão 2:
a) Porque o mar Mediterrâneo era a principal
via de circulação de navios do mundo antigo, integrando diferentes regiões e
povos da Europa, Ásia e África.
b) Muitos historiadores
contemporâneos apontam como causa para a expansão das cidades gregas no século
VII a.C, necessidades comerciais e o grande crescimento demográfico que se
iniciara no final do Período Homérico. Porém, há discordância quanto aos
motivos comerciais, pois muitas das regiões colonizadas não tinham nenhum
atrativo comercial para os gregos. Observa-se que bons portos, excelentes
pontos para o desenvolvimento da atividade comercial, não foram ocupados por
nenhuma colônia grega, indicando que nem sempre o objetivo mercantil era o
principal para a expansão das cidades. Assim sendo, pode-se apontar que o
principal motivo da expansão territorial grega tenha sido a busca de uma
solução para a crise decorrente da explosão populacional iniciada no século
VIII a.C. As condições geográficas da área continental da Grécia, um solo pouco
fértil e pedregoso e o relevo montanhoso, não atendiam as demandas de uma
população crescente. Esse movimento é conhecido como Segunda Diáspora
Grega.
Resposta da questão 3:
a) No campo da religião, o cristianismo,
oficializado no Império Romano pelo imperador Teodósio em 391 através do Edito
de Tessalônica, sobreviveu à queda de Roma e consolidou-se como religião
dominante na Europa Medieval, sobretudo devido à conversão dos povos bárbaros.
O cristianismo constituiu-se como um dos elementos de unidade cultural da Europa
Medieval.
b) No campo da língua, o latim
sobreviveu como língua oficial da Igreja e idioma culto, mesmo deixando de ser
idioma corrente, pois na Idade Média conviveu com os idiomas bárbaros.
Resposta da questão 4:
a) Os Jogos Olímpicos eram realizados na
cidade de Olímpia em homenagem a Zeus, senhor do Olimpo na mitologia helênica.
Para os antigos gregos, significavam ainda a confraternização entre as
cidades-Estado e a celebração da superioridade do povo grego.
b) O teatro grego caracterizou-se
pela restrição aos homens na atuação como atores, pelo uso de máscaras e as
apresentações em anfiteatros ao ar livre. Quanto aos temas, caracterizou-se
pelas tragédias e comédias.
Resposta da questão 5:
a) Na democracia anteniense, os cidadãos
participavam diretamente da vida pública, atuando nos debates sobres as
questões políticas, e envolviam-se praticamente da mesma forma nas
apresentações das tragédias e comédias. A oratória, comum às duas situações,
possuía valor relevante, tanto para a reflexão sobre questões políticas, quanto
sobre valores morais.
b) O período helenístico
caracterizou-se pela formação de um vasto império de caráter universal,
diferentemente do regionalismo da Atenas clássica. A democracia foi superada
pelo centralismo autocrático de Alexandre, o Grande. A cultura helênica,
fundamentada no racionalismo, foi superada ao se fundir à cultura oriental, na
qual se sobressaía a suntuosidade e o realismo excessivo, dando lugar à cultura
helenística.
Resposta da questão 6:
A colonização grega dos séculos VIII e VII
a.C., relaciona-se ao processo conhecido como "Segunda
Diáspora", vinculado à
desintegração do sistema gentílico (dos genos). Já a colonização do continente
americano resultou da Expansão Marítimo-Comercial Europeia, inserida no
contexto da transição feudo-capitalista.
No caso da colonização grega,
surgiram cidades-Estado que mantinham relações comerciais com a metrópole, mas
não se subordinavam à economia da segunda e a produção baseava-se no escravismo
antigo.
Quanto às colônias americanas da
Idade Moderna, não dispunham de
autonomia econômica, pois estavam inteiramente subordinadas aos interesses da
metrópole. Nelas empregava-se o trabalho escravo, porém em moldes capitalistas,
isto é, associado à acumulação primitiva de capitais.
Resposta da questão 7:
a) As
civilizações egípcia e mesopotâmica constituíram-se como sociedades do modo de
produção asiático, característico das civilizações designadas como impérios de
regadio ou sociedades hidráulicas. A produção baseava-se na servidão coletiva e
na propriedade das terras pelo Estado.
A monarquia teocrática era a
forma de governo predominante nas duas civilizações.
b) As civilizações grega e romana
constituíram-se como sociedades do modo de produção escravista, ou seja, toda a
produção era realizada basicamente por escravos.
Outro elemento comum às duas
civilizações era a cultura antropocêntrica, que considera homem o centro de
tudo.
Resposta da questão 8:
a) Inexistência de unidade política, pois
politicamente os antigos gregos se organizavam em comunidades autônomas, as
cidades-estado.
b) Por que do ponto de vista
étnico e cultural, os gregos apresentavam elementos comuns, tais como a
religião, a língua e organização familiar
e econômica.
Resposta da questão 9:
O rio Nilo possibilitou a fixação de uma
população que desenvolve técnicas de produção, contribuindo para o
desenvolvimento da civilização egípcia.
Resposta da questão 10:
a) Por dívidas antes da Lei Licínia ou por
conquistas militares.
b) Agricultura, minas, artesanato
e comércio.
Resposta da questão 11:
Crise do escravismo romano, ruralização da
economia romana, invasões bárbaras e as tradições bárbaras (comitatus).
Resposta da questão 12:
a) A desagregação do império romano do
ocidente.
b) Povos "bárbaros".
c) A crise econômica do império
acabou com muitos proprietários de terras e comerciantes.
Resposta da questão 13:
Na Grécia o politeísmo refletia o espírito
humanista e o caráter antônimo das cidades e da sociedade grega.
No império romano, a não
aceitação do imperador como divindade pelo monoteísmo cristão questionava-o
como autoridade política.
Resposta da questão 14:
Crise do escravismo e fortalecimento do
cristianismo.
Resposta da questão 15:
O comércio em virtude de sua posição
geográfica e os recursos naturais de seus territórios.
Série de vídeos sobre Grécia
Série de vídeos sobre Roma
Video 1
Video 2
Video 3
Video 4
Video 5
Video 6
Video 7
Video 8
Video 9
Video 10
Sensacional. vou fazer HISTÓRIA e já sei onde estudar. Muito obrigado professor.
ResponderExcluirFique a vontade e aproveite sem moderação!
ResponderExcluir