Pular para o conteúdo principal

Sugestão de estudo para a prova final do 3º ano


Nesta postagem  procurei reunir os textos que discutem o assunto da prova final. É apenas uma forma de facilitar o estudo a partir da concentração dos diferentes textos e(ou) vídeos em uma única postagem, ou seja,  não dispensa a leitura  de seu caderno com as respectivas anotações ao longo das aulas convencionais e de recuperação.
Sugestões especiais:
Ler um texto não quer dizer que você estudou esse texto. Não é por que você leu um jornal que estás apto a responder qualquer pergunta acerca de sua leitura. Estudar é absorver o “espírito” do texto e isso dificilmente conseguirás com uma única leitura. Mesmo lendo em formato digital tenha o habito de selecionar trechos que você considera centrais  na discussão desenvolvida pelo autor.  Faça pausas periódicas e construa, mesmo que mentalmente, questões acerca de sua leitura recente ( último parágrafo, ou até mesmo página). Se por algum motivo estavas - durante os últimos segundos, minutos- pensando em um tema diverso, não prossigas, mas volte até o ponto onde sua atenção era total. Evite partir para outro texto sem a percepção de que o atual está totalmente “resolvido”.  Utilize a Net para encontrar questões e simulados sobre o tema, pois isso lhe trará cada vez mais segurança.  Um texto bem lido pode, por incrível que pareça, poupar tempo, visto que, ler um texto quatro cinco vezes sem sistematização demanda mais tempo e apresenta parcos resultados se comparado com uma leitura sistematizada. Se a primeira leitura foi bem feita a segunda poderá  concentrar-se nos trechos que você selecionou e em suas anotações.
Espero ter contribuído para otimizar seus estudos.
Um abraço!
Arão Alves


O texto abaixo discute a conferência de Bandung:

Leia com atenção os dois textos abaixo para compreender a lógica da política triangular e da crise sino-soviética:

A próxima leitura aborda a crise de Suez. Leia com atenção:
Qualquer dúvida não deixe de perguntar.
Bons estudos!
Arão Alves




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...