(Lend-Lease, em Idioma inglês) é o nome do programa em virtude do qual os Estados Unidos forneceram ao Reino Unido, a URSS, China, França e outras nações aliadas, com grandes quantidades de material de guerra entre 1941 e 1945.
Um total de 50,1 mil milhões de dólares (equivalentes a quase US $ 700 milhões a preços de 2007) foi o valor dos fornecimentos que se enviaram: 31,4 milhões de dólares a Grã-Bretanha, 11,3 mil milhões de dólares à União Soviética, 3,2 milhões de dólares a França e 1,6 mil milhões de dólares a China.
Este programa pode ser considerado um passo decisivo, para o abandono do isolacionismo americano, desde o final da Primeira guerra mundial, e para sua participação internacional mais efetiva. Em contraste com os empréstimos aos aliados na Primeira Guerra Mundial, o Lend-Lease não tinha disposições para o reembolso durante pos-guerra. Alguns historiadores são da opinião, de que se tratava de uma tentativa de reforçar a Grã-Bretanha, e outros aliados como uma forma de contribuir para a vitória dos aliados sem que eles, norte-americanos tivessem a necessidade de se envolver diretamente no conflito contra a Alemanha nazista.
O programa Lend-Lease entrou em acção com a aprovação da Lei de Empréstimo e Arrendo de 11 de março de 1941, que permitiu ao Presidente dos Estados Unidos vender, transferir a titularidade, o intercâmbio, arrendamento, empréstimo, ou de outro modo dispor de qualquer artigo de defesa a qualquer desses governos [cuja defesa o Presidente considere vital para a segurança dos Estados Unidos]». Em abril, esta política estendeu-se a China. O presidente Roosevelt aprovou milhões em ajuda a Grã-Bretanha no final de outubro de 1941. Roosevelt enviou 50 destruidores à Royal Navy canadiana a mudança de direitos para construir bases nas Caraíbas e Terranova.
Em 1942, o ministro da Fazenda, Souza Costa, viajava aos Estados Unidos para negociar um amplo acordo sob a égide do Lend and Lease. A Fábrica Nacional de Motores não constava na agenda de negociações, mas Guedes Muniz procurou o ministro brasileiro em Nova York , solicitando a inclusão do projeto nos entendimentos que seriam mantidos. Consultado por Souza Costa, Getúlio Vargas concordou com a inclusão do projeto e, dessa forma, ficou acertado um crédito de dois milhões de dólares do Import and Export Bank para compra de máquinas e equipamentos para a constituição da FNM. Era o lend lease contribuindo para a Indústria aeronáutica brasileira.
Muito bom esse texto Arão agora consegui entender bem melhor o qeu foi o lend lease !!!
ResponderExcluir=]
Que bom!!! Mas se identifique!! Um abraço
ResponderExcluirPoxa arão, que bom que você mudou o esquema do blog, o blogger só tem a te ajudar e a possibilitar expansão, o novo template tá bem organizado, parabéns!
ResponderExcluirJúlio
Obigado Júlio! Estou de olho nas possibilidades, Obrigado pela força.
ResponderExcluirArão