Pular para o conteúdo principal

Revolução Francesa 1º ano - Questões - 2º bimestre


Questões para refletir sobre Revolução francesa:

É cabível lembrar que, no final do século XVIII, estava na ordem do dia a grande mudança da sociedade humana sob o impacto da maré montante da Revolução: a francesa, o nascimento do cidadão ; e a inglesa, o nascimento do operário. O encontro das duas marcará o século XIX, impregnando direta ou indiretamente o conjunto do planeta Terra, seus continentes, oceanos, mares e ilhas. Daí por diante a História não seria a mesma.  

Considerando o texto e a história do século XIX, assinale a opção correta.

1º Questão
A- (   ) As revoluções Francesa e Industrial marcaram, na política e na economia, o inicio da contemporaneidade.
B- (   ) As revoluções surgidas na França e na Inglaterra transitaram, ao longo do século XIX, por caminhos opostos e inconciliáveis.
C- (   ) Embora tenha consolidado o capitalismo, a Revolução Industrial conseguiu fazê-lo apenas em determinadas regiões, como a Europa.
D- A era Revolucionária, que abrange a economia, teve inegáveis conseqüências históricas, mas localizadas no tempo e em espaço restrito.

2º Questão

A- (    ) A Revolução Industrial transformou os súditos em cidadãos.
B- (    ) Do principio ao fim, a revolução francesa foi dominada pelos radicais jacobinos.
C- (    ) O fim do antigo regime foi um processo que demandou tempo e muitos embates
D- (    ) Como Classe social, o proletariado é resultado direto da Revolução Francesa.

3º Questão

A Revolução francesa pode ser compreendida como um momento em que a burguesia ganha participação política no Estado francês. Devido a falta de hegemonia do terceiro estado sua representação se fez através de vários grupos. Quanto aos dois grupos mais importantes marque a alternativa correta.

A- (    ) Jacobinos e Kadetes representavam a baixa e alta burguesia respectivamente.
B- (     ) Girondinos e Jacobinos representavam a alta e a baixa burguesia respectivamente.
C- (    ) Planície e Kadetes eram os grupos mais radicais e se sentavam  a esquerda do parlamento.
D- (    ) Jacobinos e Girondinos representavam respectivamente radicalismo e moderação

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...