Pular para o conteúdo principal

Questões com Gabarito Comentado - História das Forças Armadas no Brasil - Questões de Concurso Estilo Cebraspe

Testar seus conhecimentos sobre a História do Brasil nunca foi tão desafiador! Explore questões no estilo Cebraspe sobre as Forças Armadas na Primeira República, um tema essencial para concursos como CACD e ECEME. Aprenda enquanto responde questões com comentários completos e descubra como esses eventos moldaram o Brasil. 🌟📝

🎯 Destaque-se nos estudos: Aproveite essa oportunidade de revisar um tema estratégico com perguntas no padrão das provas mais concorridas. Desafie-se agora! 🚀


#HistóriaDoBrasil #PrimeiraRepública #ForçasArmadas #ConcursosMilitares #EstudoParaConcursos

1- Considerando seus conhecimentos sobre as missões estrangeiras no processo de modernização das Forças Armadas brasileiras no início do século XX, julgue como certo ou errado a seguinte afirmativa:

( ) A Missão Militar Francesa, convidada em 1919, foi a principal responsável pela profissionalização do Exército Brasileiro, implementando métodos modernos de organização e treinamento que consolidaram o papel do Exército como uma força autônoma em relação ao poder político.

2- Considerando o impacto das reformas promovidas pelas missões militares estrangeiras no Brasil no período republicano, julgue como certo ou errado a seguinte afirmativa:

( ) A Missão Naval Americana, na década de 1920, priorizou a criação de uma força naval brasileira com foco em defesa costeira, em consonância com os interesses norte-americanos de evitar a militarização excessiva da América do Sul.

3- Considerando a colaboração militar entre o Brasil e a Alemanha no final do século XIX e início do XX, julgue como certo ou errado a seguinte afirmativa:

( ) Os intercâmbios promovidos pelos "jovens turcos" do Exército Brasileiro com a Alemanha permitiram a absorção de conceitos de estado-maior e treinamento, mas a implementação de tais práticas no Brasil foi prejudicada pelas condições locais e pela disputa de influência de outras potências, como a França.

4- Considerando os esforços de modernização naval do Brasil e suas implicações regionais durante os primeiros anos da República, julgue como certo ou errado a seguinte afirmativa:

( ) A aquisição dos dreadnoughts pela Marinha Brasileira no início do século XX, além de ter consolidado a supremacia do Brasil no Atlântico Sul, foi acompanhada por uma proposta diplomática argentina que buscava redistribuir os navios de guerra brasileiros entre os países do Cone Sul, o que foi aceito pelo governo brasileiro como forma de evitar uma corrida armamentista na região.


Gabarito

Questão 1

Comentário: Embora a Missão Militar Francesa tenha desempenhado um papel importante na modernização do Exército Brasileiro, sua influência não resultou em uma completa autonomia militar em relação ao poder político. A profissionalização foi marcada por tensões entre o militarismo e a política, e os métodos implementados enfrentaram resistência interna, refletindo os desafios de adaptar a doutrina europeia às realidades brasileiras​​. Resposta: Errado

Questão 2

Comentário: A Missão Naval Americana foi de fato direcionada para alinhar a Marinha Brasileira com os interesses estratégicos dos Estados Unidos, enfatizando uma força naval voltada à defesa costeira, e não a projeções ofensivas. Essa orientação refletia a política pan-americana de contenção e cooperação, mantendo a hegemonia naval dos Estados Unidos no hemisfério ocidental​​. Resposta: Certo

Questão 3

Comentário: Não houve uma Missão Militar Alemã formal no Brasil. Os intercâmbios organizados pelos "jovens turcos" resultaram em aprendizado  na Alemanha, mas esses conhecimentos enfrentaram desafios em sua aplicação no Brasil. A forte influência política de outros grupos, especialmente as oligarquias estaduais,  favoráveis à Missão Francesa, também limitou o impacto dessas colaborações. Nesse contexto, os "jovens turcos" também fundaram, em 1913, a Revista Defesa Nacional, que se tornou um importante veículo de disseminação de ideias militares modernizantes, abordando temas como tiro de guerra e alistamento obrigatório, e promovendo campanhas de conscientização nacional com apoio de figuras como Olavo Bilac​​. Resposta: Certo

Questão 4

Comentário:

Embora a aquisição dos dreadnoughts Minas Gerais, São Paulo e o ainda em construção Rio de Janeiro tenha de fato consolidado temporariamente a supremacia naval brasileira no Atlântico Sul, o governo brasileiro rejeitou categoricamente a proposta do chanceler argentino Estanislao Zeballos de redistribuir os navios entre Brasil, Argentina e Chile. Tal proposta, considerada absurda pelo Barão do Rio Branco, refletia as tensões regionais geradas pela corrida armamentista. Além disso, o navio Rio de Janeiro foi vendido à Turquia antes de sua conclusão e posteriormente confiscado pelos britânicos na Primeira Guerra Mundial, demonstrando que a aquisição não teve os efeitos desejados de longo prazo para o Brasil. Essa situação ilustra as limitações da política de defesa naval brasileira frente às dinâmicas regionais e globais da época​​​. Resposta: Errado


Quer se aprofundar em temas como este e se preparar para os desafios do CACD? Clique aqui e descubra meu curso completo de Questões Comentadas para conquistar sua vaga: Acesse Agora!

#HistóriaDoBrasil #ForçasArmadas #ModernizaçãoNaval #DreadnoughtsBrasileiros #DiplomaciaMilitar #HistóriaMilitar #MarinhaDoBrasil #CACD #ConcursoDiplomata #EstratégiaMilitar #BrasilRepública #HistóriaNaval #EstudosParaCACD #DiplomaciaBrasileira #HistóriaEPolítica






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...