Pular para o conteúdo principal

Segunda Guerra Fria - Questões comentadas - Star Wars e o fim do Socialismo Real

 

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C

1.   Período iniciado na década de 1970, de relaxamento das tensões internacionais entre as superpotências. Sem dissolver a bipolaridade básica da guerra fria, representou a construção de um patamar de entendimentos e acordos parciais entre EUA e URSS, abrangendo temas diplomáticos e estratégicos, notadamente no terreno do controle armamentista:

a) Otan   

b) Pacto de Varsóvia   

c) Détente   

d) Mercado Comum Europeu   

e) Plano Marshall   

 

  

Resposta da questão 1: [C]  

  

     Conforme comentamos na aula, nesse momento, as duas super potências chegam a cooperar até mesmo no campo especial. Lembram quando falamos dos acordo salt, que versava sobre limitação de armas nucleares. Esse período era conhecido como Détente.

  2.   Considere o texto a seguir sobre a Nova Guerra Fria.

               "A nova Guerra Fria consiste esquematicamente no seguinte: os Estados Unidos desencadeiam uma corrida armamentista convencional e estratégica - cujo ponto máximo é a militarização do espaço pela IDS, ou projeto 'guerra nas estrelas' - que os colocam em superioridade estratégica sobre a U.R.S.S. e abala a economia soviética; a U.R.S.S., debilitada pelo aumento dos gastos militares e pelo embargo comercial dos E.U.A. e aliados, vê-se obrigada a limitar seu apoio às revoluções do Terceiro Mundo como contrapartida para uma redução da pressão militar americana contra si; assim, Washington e seus aliados mais militarizados (como Israel, Paquistão e África do Sul) poderiam sufocar os movimentos e regimes revolucionários surgidos na década anterior; paralelamente, buscariam controlar seus aliados-rivais economicamente bem sucedidos (Europa e Japão), dividindo com eles o fardo dos gastos armamentistas e afastando-os da vantajosa cooperação econômica com a U.R.S.S. e a Europa oriental (daí a luta contra a construção do gasoduto Sibéria-Europa e a venda de tecnologia avançada aos países socialistas); finalmente, os E.U.A. tentariam abrir os países socialistas à penetração econômica ocidental, a qual aumentaria o controle sobre a política do 'bloco' soviético e forneceria alternativas financeiras e comerciais para a superação da estagnação do sistema capitalista."         (Vizentini, P. DA GUERRA FRIA À CRISE. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1996, p.85)

 

Segundo o autor, pode-se afirmar que

a) sem condições materiais de competir com a U.R.S.S., os E.U.A. estimularam a penetração econômica e militar do Japão e da Alemanha Ocidental nos países periféricos politicamente próximos do bloco soviético.   

b) o projeto "guerra nas estrelas" levou a U.R.S.S. a abandonar todos seus interesses no Terceiro Mundo optando por uma estratégia geopolítica de ampliação do seu apoio à Alemanha e ao Japão.   

c) a nova estratégia militar norte-americana foi muito bem sucedida, obrigando a U.R.S.S. a retirar-se gradativamente do Terceiro Mundo, e evitando que Japão e Alemanha Ocidental fossem satelitizados pelos soviéticos.   

d) sofrendo o impacto das exigências da nova competição militar, a U.R.S.S. recua do seu papel de potência de atuação mundial, diminuindo sua presença no Terceiro Mundo e tendo dificuldades para controlar e evitar a penetração capitalista dentro das fronteiras do leste europeu.   

e) perdendo contato com as economias do Japão e da Alemanha Ocidental, a U.R.S.S. intensifica relações comerciais com os países socialistas do Terceiro Mundo para que estes financiem a manutenção da cada vez mais sofisticada parafernália militar da lógica da Guerra Fria.   

 


Resposta da questão 2:  [D]  

 

    Conforme falamos na aula, a URSS estava presa ainda ao modelo fordista e, também devido aos custos de Guerra não tem condições de acompanhar a retomada da segunda Guerra fria, afirmei, metaforicamente que Moscou jogou a toalha.

 

 3.   A perestroika e a glasnost espalharam-se entre os povos do Leste europeu, ressentidos da dominação soviética e preocupados com as crescentes dificuldades econômicas. Durante 1989 e 1990, os europeus orientais demonstraram sua insatisfação com a liderança comunista e exigiram reformas democráticas. (PERRY. 2002. p. 657).

 

O contexto histórico nos quais os termos perestroika e glasnost foram aplicados no texto diz respeito

a) ao auge da Guerra Fria, quando a União Soviética e os Estados Unidos dividiam a influência política e ideológica entre Oriente e Ocidente.   

b) à maior expansão militarista da União Soviética, quando seus cientistas enviaram o primeiro satélite espacial à Lua.   

c) ao levante das oposições contra a violência do governo stalinista, do qual resultou a queda daquele ditador.   

d) aos conflitos entre a União Soviética e o Japão socialista, na disputa pelo controle da navegação militar no Oceano Pacífico.   

e) à crise estrutural do Estado soviético, levando Mikhail Gorbachev a propor uma abertura política e uma nova orientação econômica na União Soviética, para enfrentar os problemas nacionais.   

 

  

Resposta da questão 3:
 [E]

 Somente a proposição [E] está correta. Perestroika e Glasnost foram reformas na política e economia proposta por Mikhail Gorbachev durante seu governo, 1985-1991. Perestroika ou reestruturação consistia em acabar com a centralização econômica iniciada por Lênin após a revolução de outubro de 1917. Indicava mudanças na economia, na sociedade e no próprio socialismo. Para implantar a perestroika, o governo criou a glasnost que significa transparência, visando aproximar a sociedade civil das decisões políticas. Essas reformas contribuíram para o fim da URSS.  

  

4.   Em 1991, ocorreu um dos mais significativos fatos da história recente: a extinção da União Soviética. Sobre esse fato histórico, é correto afirmar que

 

I. o estadista Mikhail Gorbatchev, em 1985, assumiu o controle do Partido Comunista Soviético com ideias inovadoras. Entre suas maiores metas governamentais, Gorbatchev empreendeu duas medidas: a perestroika e a glasnost.

II. a perestroika visava modernizar a economia russa com a adoção de medidas que diminuía a participação do Estado na economia. A glasnost (transparência) estabelecia algumas liberdades políticas e direitos individuais.

III. a implantação dessas medidas trouxe uma série de consequências, como, por exemplo, a declaração da independência de países que compunham a antiga URSS, tais como a Letônia, a Estônia e a Lituânia.

 

Das proposições acima,

a) apenas I está correta.   

b) apenas II está correta.   

c) apenas I e II estão corretas.   

d) apenas II e III estão corretas.   

e) I, II e III estão corretas.   

 Resposta da questão 4:

 [E]

 Todas as alternativas estão corretas.  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe