Pular para o conteúdo principal

Questões Comentadas - Revolta da Chibata Tenentismo e Crise da Primeira República

 

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C

1. (Ufjf-pism 3 2020)  Sobre a Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo em 1922, é CORRETO afirmar:

a) Foi um movimento que criticava a influência estrangeira na cultura brasileira, rejeitando o “colonialismo mental”, defendendo a cultura nacional.   

b) O movimento foi exclusividade dos poetas homens, excluindo o talento das escritoras mulheres consideradas muito radicais, uma vez que defendiam o fim do conservadorismo.   

c) O movimento ocorreu por ocasião do centenário da independência do Brasil, com o objetivo de reforçar o espírito conservador do país e valorizar a cultura estrangeira moderna e suas inovações.   

d) O movimento atingiu todo o Brasil e todas as classes sociais, se mostrando extremamente democrático, rompendo com a desigualdade de classes.   

e) Foi um movimento conservador que redescobriu a identidade brasileira como não miscigenada, de tradição rural-agrária, recusando o desenvolvimento cosmopolita.   

 

 

Resposta:

 [A]

 A Semana de Arte Moderna de 1922, comemoração do centenário da independência do Brasil, visava fazer uma segunda independência, agora através da cultura aliando aspectos da modernidade mundial à valorização das raízes nacionais. ou seja, valorizar a cultura nacional construindo uma identidade brasileira. Gabarito [A].

 2. (Acafe 2019)  No final do século XIX e início do século XX, o messianismo caracterizou alguns movimentos sociais no Brasil republicano. Estes movimentos foram:

a) Revolta da Vacina e Revolta Federalista.    

b) Cangaço e Revolta da Chibata.    

c) Canudos e Contestado.    

d) Movimento Tenentista e Revolta da Armada.   

 

  

Resposta:

 

[C]

 O Messianismo aponta para a vinda do Messias, o salvador-libertador. Essa ideia está ligada a tradição judaica. Devido à forte presença do Mito denominado “Sebastianismo” no Brasil, no final do século XIX e início do século XX, surgiram inúmeros movimentos com caráter messiânico. Na Primeira República, 1889-1930, Canudos na Bahia (líder Antônio Conselheiro) e Contestado no Paraná e Santa Catarina (líder José Maria), são exemplos típicos de movimento messiânico. Gabarito [C].

 

 3. (Ueg)  Leia o texto a seguir.

 Na presidência, Campos Sales implementou a chamada “política dos estados” – concretização peculiar do federalismo – , que ficou conhecida pelo nome de “política dos governadores”. Com o abandono em que viviam as populações interioranas, submetidas ao coronelismo e ao banditismo que se grassavam e desgraçavam nos sertões brasileiros, a soberania dos estados apenas propiciou o fortalecimento e a impunidade dos velhos oligarcas. LUSTOSA, Isabel. História de presidentes: a República no Catete (1897-1960). Rio de Janeiro: Agir, 2008. p. 42.

 

Durante a chamada República Velha, o presidente que tentou acabar com a “política dos governadores” foi

a) Rodrigues Alves que se indispôs com as oligarquias por priorizar o investimento nas obras de remodelação do Rio de Janeiro e não nos estados.   

b) Nilo Peçanha que, por representar os interesses dos produtores de açúcar do Rio de Janeiro, rompeu com a política do café com leite.   

c) Afonso Pena que, por meio do Convênio de Taubaté, priorizou a valorização do café em detrimento dos outros produtos agrícolas.   

d) Venceslau Brás que, com a sua proposta de “governar acima dos partidos”, minou a influência política de São Paulo e Minas.   

e) Hermes da Fonseca que, por meio da “política das salvações”, procurou combater as oligarquias regionais.   

 

 

 

 Resposta:

 

[E]

 A questão remete à estrutura política da República Velha como a Política dos Governadores criada durante o governo de Campos Sales, 1898-1902, e o Coronelismo. A Política dos Governadores consistiu em um arranjo político entre o executivo e o legislativo através de conchavos políticos entre o presidente e os governos estaduais. Coronelismo, Mandonismo e o Clientelismo caracterizavam a política durante este período da história brasileira. Em 1910 ocorreu um conflito entre São Paulo e Minas Gerais culminando na chamada “Questão Civilista” com a vitória do candidato a presidência Hermes da Fonseca que procurou interferir na política dos estados através da denominada “Política das Salvações”.

 

4. (Uece 2017)  Em agosto de 2016, completaram-se 100 anos do fim da Guerra do Contestado e o ano de 2017 marcará os 120 anos da queda de Canudos, ocorrida em outubro de 1897, frente à poderosa expedição militar enviada pelo Estado republicano brasileiro.

 Sobre esses dois eventos, é correto afirmar que

a) se caracterizam pela oposição dos senhores de terra ao novo modelo político da República que implantara o fim do escravismo e a igualdade legal entre os brasileiros.   

b) marcam reações negativas dos setores médios da população urbana contra as mudanças promovidas pela modernização e pela República, que reduziram seus privilégios.    

c) demonstram a capacidade do Estado brasileiro daquela época em lidar com questões sociais, como a distribuição de terras e riquezas, de forma pacífica e integradora.    

d) se caracterizam pelo messianismo de seus líderes, aliado aos descontentamentos em relação às condições concretas de vida das populações rurais exploradas.   

 

 

Resposta:

 [D]

 Canudos e Contestado ocorreram devido às péssimas condições de vida na Bahia e em Santa Catarina, respectivamente, e tiveram líderes messiânicos, ou seja, que eram vistos como salvadores por seus seguidores: Antônio Conselheiro e José Maria.

  

5. (Mackenzie 2017)  Júlio Prestes venceu as eleições de 1º de março de 1930. (...) o resultado das eleições parecia marcar o fim da cisão regional. (...). Borges de Medeiros reconheceu a vitória de Júlio Prestes, declarando ainda que o Rio Grande do Sul se disporia a colaborar com o novo governo. Mas nem todos na oposição pensavam assim. Começou a aparecer como alternativa o ponto de vista dos chamados 'tenentes civis', que queriam uma resposta pelas armas. Boris Fausto. História do Brasil. 13ª ed. São Paulo: EDUSP, 2009, p. 321.

 

No contexto do golpe que levou Getúlio Vargas ao poder, em 1930, assinale a alternativa que aponta corretamente o significado da expressão ‘tenentes civis’.

a) Aponta a união entre reivindicações militares por mudanças políticas, iniciadas na década de 1930, e a disposição, de lideranças políticas dentro da Aliança Liberal, em promover tais mudanças pelas vias golpistas. A ascensão de Getúlio Vargas ao poder resultou da conjugação desses dois lados.   

b) Trata-se dos grupos civis e militares que, desde a década anterior e liderados por Luís Carlos Prestes, exigiam mudanças políticas para o país. Em 1930, a derrota de Getúlio Vargas nas eleições evidenciou o uso das fraudes eleitorais, servindo, por sua vez, como estopim para o golpe de Estado.   

c) Refere-se às lideranças militares que, desde a proclamação da República, pretendiam mudanças políticas pelas vias armadas. Em 1930, os “civis” eram grupos políticos de São Paulo e Rio Grande do Sul, que se uniram contra a liderança mineira na condução da política nacional.   

d) Indica a disposição de militares e civis em derrubar o governo pelas vias armadas. Em 1930, a derrota da Aliança Liberal nas eleições evidenciou a fragilidade política dos grupos governistas, fortalecendo o movimento golpista que resultou na ascensão de Getúlio Vargas ao poder.   

e) Retoma as reivindicações tenentistas da Primeira República por mudanças políticas pelas vias armadas. Em 1930, os “civis” eram jovens políticos da Aliança Liberal, insatisfeitos com os resultados das eleições e que, por isso, estavam dispostos a derrubar o governo pelas armas.   

 

 

  

 

Resposta:

 

[E]

 O termo faz alusão a duas classes sociais: os tenentes do Exército brasileiro, que durante a década de 1920 promoveram o tenentismo (movimento de oposição ao governo oligárquico) e os aliancistas, jovens que se opunham ao governo oligárquico e não aceitavam os resultados da eleição de 1929.

 

E ai, foi bem? Espero que sim, mas o importante é identificar suas fragilidades e reforça-las. Ok, gente, um grande abraço, nos vemos em nossa aula na plataforma.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Segunda Guerra Mundial

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C #partiuauladoarão 1 . (Unicamp 2009)  Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.             (Adaptado de Antonio Pedro Tota, "O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerr

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.