Pular para o conteúdo principal

Vargas - Questões Comentadas

                   Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sininho:
                    https://www.youtube.com/watch?v=1ijIa5oseH8
                    Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

                    https://go.hotmart.com/P57899543C



1. (Fatec 2019)  Leia o texto.

Assistimos ontem à entrada de cerca de 60 menores às 19 horas, na sua fábrica da Mooca. Essas crianças, entrando àquela hora, saem às 6 horas. Trabalham, pois, 11 horas a fio, em serviço noturno, apenas com um descanso de 20 minutos, à meia-noite! O pior é que elas se queixam de que são espancadas pelo mestre de fiação. [...]
Uma há com as orelhas feridas por continuados e violentos puxões. Trata-se de crianças de 12, 13 e 14 anos.

Jornal O Combate, São Paulo, 4/09/1917. Apud CENPEC; Ensinar e aprender História. V.3: ficha 10, 1998.


Considerando o contexto da industrialização de São Paulo, no início da Primeira República, assinale a alternativa correta.
a) A legislação republicana estabeleceu a obrigatoriedade do trabalho infantil como forma de disciplinar e educar as crianças das famílias de baixa renda envolvidas em pequenos delitos.   
b) A participação do Brasil na Guerra Franco-Prussiana e a convocação militar dos homens obrigaram mulheres e crianças a ocupar seus postos de trabalho e a participar dos esforços de guerra.   
c) A Consolidação das Leis Trabalhistas, conjunto de leis de inspiração fascista promulgadas após a abolição da escravidão, preconizava o trabalho infantil como parte do programa de qualificação profissional.   
d) Os baixos salários pagos aos homens tornavam necessário o trabalho de mulheres e crianças das famílias operárias que, embora tivessem as mesmas obrigações que os homens, recebiam salários menores.   
e) Os sindicatos anarquistas, fundados por operários italianos recém-chegados ao Brasil, incentivavam a participação de crianças no mercado de trabalho com o objetivo de garantir a adesão precoce aos seus ideais.   
  
2. (Upf 2018)  O governo que emerge do golpe desencadeado em 10 de novembro de 1937 foi marcado por novas relações entre Estado e sociedade. Em rede nacional de rádio, o presidente Getúlio Vargas anunciou a instalação do Estado Novo, no qual uma nova ideia de nacionalidade foi construída, tendo como eixo a ação estatal. Sobre esse contexto, leia as seguintes afirmações:

I. A violenta repressão policial instalou-se por toda a parte, os partidos políticos foram extintos e o comunismo se tornou o grande inimigo do país.
II. O Estado fomentou o desenvolvimento industrial através da consolidação da indústria de base, o que encaminhou o país para a superação do modelo agroexportador até então predominante.
III. As artes, o cinema e a literatura conheceram uma fase inédita, na qual seus criadores gozaram de financiamentos estatais e ampla liberdade de expressão.
IV. As leis trabalhistas, agrupadas na CLT, em 1943, foram fruto das assembleias dos sindicatos nas quais se realizou amplo confronto com as propostas do governo.
V. A entrada do Brasil na Guerra, em 1942, ao lado do Eixo, levou à obtenção dos financiamentos necessários à construção da Usina de Volta Redonda.

Está correto apenas o que se afirma em: 
a) I e II.   
b) I e IV.    
c) II e III.    
d) III e IV.    
e) IV e V.    
  
3. (Ufrgs 2015)  Em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra a Alemanha e a Itália, enviando, em 1944, tropas para o continente europeu.

Com relação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que
a) a experiência da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi decisiva para o sucesso da expedição brasileira.   
b) a tomada de Monte Castello, na Itália, foi a principal conquista militar realizada pelos pracinhas da FEB.   
c) o Brasil, durante o período em que permaneceu neutro em relação aos conflitos, não permitiu a instalação de bases militares norte-americanas em seu território.   
d) a participação do Brasil na guerra, contra os regimes nazifascistas, estava em consonância com a forma de governo democrática assumida por Getúlio Vargas, desde 1937.   
e) a participação do Brasil junto aos aliados concedeu ao país um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.   
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 [D]

Somente a alternativa [D] está correta. Durante a Primeira República brasileira, 1889-1930, não havia a CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, isso significa que os patrões poderiam explorar os trabalhadores, em especial, os vulneráveis como crianças e mulheres. Não por acaso, nesse contexto histórico, ocorreram inúmeras lutas sociais exigindo melhores condições de trabalho.  

Resposta da questão 2:
 [A]

Somente a alternativa [A] está correta. No dia 10 de novembro de 1937, o governo Vargas cancelou as eleições presidenciais, deu um golpe implantando uma ditadura denominada “Estado Novo” que perdurou até 1945. Durante a ditadura do Estado novo, 1937-1945, Vargas através do DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, implementou a censura, limitou a liberdade de expressão e construiu a ideia de que Vargas era o “pai dos pobres”. Neste contexto, o Estado interferiu na economia criando a indústria de base através das estatais.  

Resposta da questão 3:
 [B]

A participação brasileira na Segunda Guerra foi efetiva, com o envio de pracinhas da Força Expedicionária Brasileira. Os militares brasileiros, inclusive, foram decisivos para a vitória aliada na Batalha do Monte Castello, travada entre 1944 e 1945.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe