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Era Vargas - Questões discursivas comentadas



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1.Reza a lenda que, numa noite chuvosa de agosto de 39, Ary estava na sua sala, jogando conversa fora com a patroa e um casal de cunhados. De repente, levantou do sofá e disse, indo pro piano (...): vou fazer um samba cheio de inovações. Começou imitando no teclado a batida de um tamborim e, meia hora depois, música e letra estavam prontas. O cunhado foi o primeiro a esboçar um protesto que acompanharia a canção até hoje: coqueiro que dá coco, Ary? E você queria que ele desse o quê?!? Ary não deu bola. (...) Ele, esperto como sempre foi, sabia que estava inventando um gênero, o samba-exaltação. Com sua letra que cantava o bom e o belo dessa terra, estava inaugurando uma nova era, numa época onde marchas e sambas, como diria Noel Rosa, só falavam de mulher, malandragem e prontidão (falta de grana). (...) O fato é que nunca se descobriu se a Aquarela foi mesmo composta ou não sob encomenda de Getúlio.
http://www.samba-choro.com.br/artistas/arybarroso

Em 2003, comemorou-se o centenário do nascimento de um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira, Ary Barroso. O samba-exaltação, sua criação, foi utilizado como peça de propaganda tanto internamente, pelo Estado Novo, como externamente, pela Política da Boa Vizinhança do presidente norte-americano Franklin Roosevelt.
a) Explique de que forma o Estado Novo utilizou-se de manifestações da cultura popular, como o samba, em seu projeto de legitimação.
b) Cite duas características do contexto internacional no qual foi estabelecida a Política da Boa Vizinhança.


Resposta:

a) O Estado Novo apropriou-se das manifestações culturais populares para exaltar o nacionalismo e consolidar ideias de uma só cultura e de uma só nação, propiciando, assim, a incorporação social e a valorização dos trabalhadores urbanos, necessários ao processo de industrialização como cidadãos. Utilizando-se do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) Getúlio Vargas,  procurou promover a valorização do trabalho difundindo a imagem do "novo homem" brasileiro, chegando a proibir músicas que exaltassem a malandragem. As letras ufanistas ou que exlatassem o trabalhador brasileiro alcançavam as massas urbanas através do rádio.

b) A crítica latino-americana às intervenções norte-americanas na região ou à política do Big Stick e o interesse norte-americano em estreitar laços com o governo brasileiro, visando à utilização de bases militares no contexto da Segunda Guerra.



  
2. (Ufu 2017)  A menina Presidência vai rifar seu coração
E já tem três pretendentes,
todos três chapéu na mão.
E quem será?
O homem, quem será?
Será “Seu Manduca” ou será “Seu Vavá”?
Entre esses dois meu coração balança porque
Na hora “H” quem vai ficar é “Seu Gegê”! (bis)
Agora todo mundo dá palpite,
Mas eu sei que no fim ninguém se explica:
É melhor deixar como está
Pra depois então se ver como é que fica.
O homem, quem será?
Será “Seu Manduca” ou será “Seu Vavá”?
Entre esses dois meu coração balança porque
Na hora “H” quem vai ficar é “Seu Gegê”! (bis)

“A Menina Presidência”, Silvio Caldas, 1937.


A letra da canção, produzida nos anos de 1930, retrata, via manifestação cultural, a situação da política nacional, em especial, a disputa pelo cargo de Presidente da República.

Considerando essa afirmação, faça o que se pede.

a) Aponte o gênero musical a que se refere a letra e cite as condições técnica e política que permitiram a sua popularização junto à sociedade brasileira, naquele contexto.
b) Indique o importante fato político referenciado de forma irônica na letra de Sílvio Caldas, identificando o seu principal protagonista.


Resposta:

a) É uma marchinha carnavalesca cuja letra faz alusão aos dois candidatos à Presidência da República: Armando Salles de Oliveira, o "seu Manduca", e Oswaldo Aranha, o "seu Vavá". Contudo quem ficou no governo foi Getúlio Vargas ou "Seu Gegê", ao decretar o golpe de Estado em 1937. Este é um momento de popularização da música graças à radiodifusão, conhecido como a "era do rádio".
b) Trata-se da implantação do Estado Novo em novembro de 1937, quando Vargas cancelou as eleições e, pelo rádio, anunciou que continuaria no poder com amplos poderes. A letra da canção não é de autoria de Sílvio Caldas que foi o intérprete, mas Antônio Nássara e Cristóvão de Alencar.



  
3. (Ufjf-pism 3 2017)  Leia as letras das canções abaixo e, em seguida, responda ao que se pede:

O Bonde de São Januário (1940)

Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O Bonde de São Januário leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar
Antigamente eu não tinha juízo
Mas hoje eu penso melhor no futuro
Graças a Deus sou feliz vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém
Passe bem!

Composição: Ataulfo Alves e Wilson Batista


Trabalhador (2006)

Está na luta, no corre-corre, no dia a dia
Marmita é fria mas se precisa ir trabalhar
Essa rotina em toda firma começa às sete da manhã
Patrão reclama e manda embora quem atrasar
Trabalhador
Trabalhador brasileiro
Dentista, frentista, polícia, bombeiro
Trabalhador brasileiro
Tem gari por aí que é formado engenheiro
Trabalhador brasileiro
Trabalhador
E sem dinheiro vai dar um jeito
Vai pro serviço
É compromisso, vai ter problema se ele faltar
Salário é pouco, não dá pra nada
Desempregado também não dá
E desse jeito a vida segue sem melhorar

Composição: Seu Jorge


a) Identifique em que contexto histórico cada uma das canções foi produzida.
b) Tendo em vista o contexto em que as duas canções foram escritas, compare o sentido de “trabalhador” apresentado em cada uma das letras.


Resposta:

a) A música “O bonde de São Januário” de 1940 foi elaborada dentro da ditadura política do Estado Novo, 1937-1945, quando o discurso oficial era de valorização do trabalho e do trabalhador. A segunda música de 2006 de composição de Seu Jorge foi elaborada dentro da Era Lula, 2002-2010, um governo que elaborou um discurso como o defensor dos pobres e dos trabalhadores.
b) A primeira música foi elaborada dentro de um contexto ditatorial com um governo que se colocava como o “pai dos pobres”, criando a CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas e enaltecendo valores como o trabalho, disciplina e família. O trabalhador é o operário. A segunda música elaborada dentro de um Brasil democrático, mas há uma crítica a vida dura dos trabalhadores que faz referência a diversas profissões como dentista, polícia, bombeiro, frentista e não apenas ao operário como na primeira música.  



  
4. (Ufjf-pism 3 2016)  Leia os textos abaixo e, em seguida, responda às questões:

“(...) os 23 anos entre a chamada “Marcha sobre Roma” de Mussolini e o auge do sucesso do Eixo na Segunda Guerra Mundial viram uma retirada acelerada e cada vez mais catastrófica das instituições políticas liberais”
(HOBSBAWM, Eric. “A queda do liberalismo”. In: A Era dos Extremos, p.115)


A complexidade dos problemas morais e materiais inerentes à vida moderna alargou o poder de ação do Estado, obrigando-o a intervir mais diretamente, como órgão de coordenação e direção, nos diversos setores da atividade econômica e social”
(Getúlio Vargas, Discurso, 1938, vol.3, p.135-136).


A Era Vargas é associada ao contexto marcado por aquilo que Eric Hobsbawm chamou de “retirada acelerada e cada vez mais catastrófica das instituições políticas liberais”.

Cite e explique DUAS políticas da Era Vargas que se relacionam com a “queda do liberalismo”.


Resposta:

A partir de 1930 Vargas aumenta o poder do Estado. Em 1937 implantou a ditadura do Estado Novo com uma forte centralização do poder no executivo destruindo qualquer concepção liberal de Estado. O Estado interferiu na economia criando as indústrias de base através das estatais como a Vale do Rio Doce e a Siderúrgica Nacional de Volta Redonda. O Estado também interferiu no social com a elaboração da CLT, consolidação das leis trabalhistas.


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