Pular para o conteúdo principal

CESPE questões comentadas - Primeira República






Com relação ao período da Primeira República brasileira, que vigorou até 1930, julgue (C ou E)
1-(   )  Em sintonia com os interesses da Oligarquia cafeeira, o primeiro governo republicano adiou, ao máximo, a instalação da Assembleia constituinte.


Resposta;


1- ERRADO!!!

O governo provisório, indicado por meio do decreto nº1, coube a Deodoro da Fonseca, militar que implementou imediatamente o início do processo que resultaria na primeira carta da República. Passados dezoito dias da proclamação da República, foi emitido o decreto nº 29, que nomeava a comissão responsável por elaborar o projeto a ser apresentado ao Congresso Nacional Constituinte. Já o Decreto nº 78 B, de 21 de dezembro de 1889, determinou que o pleito eleitoral destinado à escolha dos constituintes deveria realizar-se no dia 15 de setembro de 1890 e que a Assembleia Nacional Constituinte deveria reunir-se e iniciar seus trabalhos em 15 de novembro do mesmo ano. Enfim, na tarde do dia 15 de novembro de 1890, no palácio imperial de São Cristóvão, na então capital federal, as duas casas legislativas fundiram-se, e instalou-se a segunda Assembleia Nacional Constituinte da história do Brasil. A presidência interina da Assembleia coube ao senador mineiro Joaquim Felício dos Santos, e abertura dos trabalhos foi principiada pela leitura da mensagem dirigida ao Congresso Nacional enviada ao Presidente da República.


Bons estudos,

Professor Arão Alves



3- Com relação ao período da Primeira República brasileira, que vigorou até 1930, julgue (C ou E)

 (     ) Durante a gestão do Barão do Rio Branco no Ministério das Relações exteriores, todas as disputas fronteiriças herdadas do Império foram definidas favoravelmente ao Brasil.
Resposta:



3- ERRADO!!
A banca queria saber se você conhecia acerca da questão do Pirara.
Tal questão resultou em perda relativa para o Brasil e não estava baseada no princípio do Uti possidetis e nem em diplomas anteriores, como ocorreu com as questões de Palmas, Amapá e Acre, cujos resultados foram, de fato, favoráveis ao Brasil. A questão foi resolvida por intermédio de arbitramento do Rei da Itália, cuja decisão surpreendeu negativamente os brasileiros.

Bons estudos,

Professor Arão Alves


4- Com relação ao período da Primeira República brasileira, que vigorou até 1930, julgue (C ou E)

(    ) Durante a Primeira República, apesar do regime político, observam-se, por vezes,  sucessões de oligarquias nos estados da Federação.


Resposta:





4- CERTO!!!!
Na análise de José Murilo de Carvalho, autor constantemente consultado pela banca, havia uma carência, durante a Primeira República, da noção de res publica (coisa pública).  A disputa das oligarquias era uma disputa, cujo objetivo estava no controle da coisa pública para benefício privado. As disputas entre oligarquias eram resolvidas muito mais por intermédio de revoltas e agitações populares do que a partir do exercício democrático do pleito eleitoral.
Bons estudos,

Professor Arão Alves



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe