Pular para o conteúdo principal

Questões CESPE Comentadas



Para manter-se atualizado, inscreva-se no meu canal:
https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos



Julgue como  (C) certo ou (E) errado as afirmativas seguintes:

1-A despeito do 7 de abril e da assunção dos brasileiros ao poder, os privilégios das nações europeias são mantidos na política externa do Império brasileiro. Tal posicionamento resulta no afastamento cada vez mais intenso da ex colônia portuguesa em relação em relação aos seus vizinhos latino-americanos.


(    ) CERTO                                                 (     ) ERRADO


2- A Derrota da URSS na crise de Berlim, adiou, por duas décadas,  qualquer possibilidade de os soviéticos alcançarem  equilíbrio de forças  no contexto da Guerra Fria. Tal situação só começaria a ser revertida após as imposições resultantes da crise dos mísseis.


(     ) CERTO                                               (      ) ERRADO



3- Mesmo em um contexto de Guerra Fria, o presidente republicano, Dwight Eisenhower, apoiou a criação da Agência Internacional de energia atômica no ano de 1956.


(    ) CERTO                                                (     ) ERRADO


4- A história das Relações  do Brasil com os EUA passam por diferentes momentos ao longo do século XX. A década de 1990 foi profícua nessa relação. A despeito da existência de rugas, principalmente na seara comercial, ambos os países se esforçavam na busca por uma agenda bilateral positiva.

(    ) CERTO                                               (      ) ERRADO



1- ERRADO - O fracasso do Congresso do Panamá não representou o ocaso definitivo da possibilidade de coordenação entre os estados da América Latina. Mesmo, na maior parte dos casos, tendo sido mal sucedidas, as tentativa de coordenação latino-americana podem ser evidenciadss em conferências como as de Lima, Santiago e Washington.

2- ERRADA. Afirmativa "transloucada". Por mais que a URSS tenha recuado em seu posicionamento na crise de Berlim, o ano de 1949 já aponta para a ideia de equilíbrio. Note que nesse ano a URSS faz o seu teste atômico, retirando dos EUA a vantagem que eles possuíam desde 1945. Também em 1949, a revolução chinesa contribui mais uma vez para a recuperação soviética e colabora para uma equalização equitativa de forças.

3- CERTO - A primeira metade da década de 1950, foi palco de uma acelerada corrida armamentista. A tecnologia nuclear era fato, a cooperação entre países de diferentes blocos acontecia a olhos vistos. É nesse contexto que é criada a AIEA, cujo objetivo era o de promover o uso pacífico da tecnologia nuclear. Esse controle era de interesse do governo de Eisenhower, recebendo,por isso, seu apoio.

4- CERTO - Mesmo considerando as hesitações brasileiras em adotar uma agenda mais profundamente comprometida com o consenso de Washington, Mônica Hirst define a relação bilateral  Brasil-EUA na década de 1990 como um período de ajustamento. A redemocratização permitia ao Brasil aprofundar  positivamente sua atuação em áreas como Direitos humanos,  meio ambiente e não proliferação.


Bons estudos,

Professor Arão Alves.

Blog do UERJ em gotas: http://uerjemgotas.blogspot.com.br/

Blog repleto de questões com gabarito comentado: http://araoalves.blogspot.com.br/

Facebook do professor Arão Alves: https://www.facebook.com/araoar

Instagram: https://www.instagram.com/alves.arao/...

Twitter: https://www.facebook.com/l.php?u=http









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe