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sábado, 29 de março de 2014

Uerj - questões discursivas atuais com respostas comentadas



Grupo de estudo para específica da Uerj: https://www.facebook.com/groups/660763183949872/

1. (Uerj 2014) 




De forma especial, queria que esse mandato ressoasse em vocês, jovens da Igreja na América Latina, comprometidos com a Missão Continental promovida pelos Bispos. Este continente recebeu o anúncio do Evangelho, que marcou o seu caminho e produziu muito fruto. Agora este anúncio é confiado também a vocês, para que ressoe com uma força renovada. A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que os caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês.

PAPA FRANCISCO. Adaptado de estadao.com.br, 28/07/2013.


A visita do Papa Francisco ao Brasil, em julho de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, mobilizou milhares de fiéis, representando valores e práticas do projeto missionário da Igreja Católica para a América Latina. No texto, a menção a José de Anchieta aponta para outra época da ação da Igreja: a colonização da América portuguesa no século XVI.
Explicite o principal objetivo do projeto missionário da Igreja Católica no século XVI. Em seguida, cite uma proposta atual da Igreja Católica associada ao projeto missionário para a América Latina.


Resposta:

O grande objetivo do projeto missionário da Igreja Católica no Brasil era a expansão da religião para o Novo Mundo, em uma clara tentativa de recuperação de parte do prestígio perdido após a Reforma Protestante.
Atualmente, a Igreja Católica tem como preocupação missionária na América Latina a contenção do avanço protestante, a colocação dos jovens como evangelizadores e a aproximação com os menos favorecidos.



  
2. (Uerj 2014)  Mais de 10 milhões de cativos foram retirados do continente africano entre 1500 e 1850, e quase metade deles desembarcou no Brasil. Ao chegarem da África, os negros eram amontoados em galpões e depois expostos para venda. Na cidade do Rio de Janeiro, em meados do século XVIII, a aglomeração de atividades comerciais, portuárias e negreiras nas regiões do Morro da Conceição e do Morro do Livramento contribuiu para o estabelecimento do mercado de escravos em um local menos incômodo, com hortas e chácaras. Foi escolhida então a região do Valongo, que compreendia Gamboa, Saúde e Santo Cristo. Isso estimulou, na época, o crescimento urbano com a criação de armazéns, loteamento de áreas, abertura de ruas e aterramento de pântanos.

Adaptado de pretosnovos.com.br.


O mapa abaixo apresenta os pontos do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana na antiga região do Valongo, localizado na atual Zona Portuária da cidade.



O texto e o mapa remetem a vestígios deixados pelas relações escravistas na área central da cidade do Rio de Janeiro.

Explicite o principal motivo para a aglomeração de atividades comerciais, portuárias e negreiras na área central do Rio de Janeiro em meados do século XVIII. Em seguida, aponte um dos objetivos para a criação do Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana.


Resposta:

Em 1763, o Rio de Janeiro passou a ser a sede da Colônia portuguesa no Brasil, devido, principalmente, à proximidade com o escoamento do ouro das Minas pelo Porto da cidade. Isso fez com que o Centro do Rio desenvolvesse atividades comerciais, portuárias e negreiras, tanto de entrada como de saída no Porto.
O Centro Histórico e Arqueológico da Herança Africana, na Zona Portuária (obras do Porto Maravilha) foi criado com o objetivo de resgatar e exaltar a herança negra africana tanto para a cidade quanto para o país. Tal Centro faz parte do circuito cultural do Porto Maravilha.



  
3. (Uerj 2014) 


As imagens reproduzem ilustrações de cartilhas escolares difundidas nos governos de Getúlio Vargas, no Brasil, e de Juan Domingo Perón, na Argentina. Durante o Estado Novo no Brasil, toda informação divulgada era controlada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda − DIP.

Cite, a partir do conteúdo das imagens, uma característica do governo Vargas e outra do governo peronista, respectivamente. Aponte, ainda, duas medidas aplicadas pelo DIP que tenham fortalecido a proposta política do Estado Novo.


Resposta:

Característica do governo de Vargas: exaltação da pátria, com a "obrigação" de amor ao país;

Característica do governo de Peron: exaltação da política bem exercida como um bem para o país e para o futuro das crianças argentinas;

Duas medidas do DIP:
1) fiscalização das produções artísticas e jornalísticas do país;
2) censura aplicada a tudo que fosse contra o governo de Vargas.



  
4. (Uerj 2014) 


Os séculos XVI e XVII marcaram a afirmação do absolutismo político na Europa, embora com particularidades em cada reino. Dois exemplos de reis absolutistas são Felipe II, cujos domínios eram tão vastos que se dizia que neles “o sol nunca se punha”, e Luís XIV, conhecido como “rei sol”.
Indique duas medidas estabelecidas pelo poder real que tenham auxiliado a afirmação do absolutismo político e dois fatores que funcionaram como resistência ao processo de centralização política.  


Resposta:

Como fatores para a afirmação do absolutismo político, podemos citar:
1) criação da Justiça Real, para unificação dos critérios de Justiça nos Reinos;
2) formação dos Exércitos Reais, para defender os Reinos e enfrentar possíveis resistências da Nobreza.

Como fatores que funcionaram como resistência ao processo de centralização, podemos citar:
1) manutenção dos privilégios nobiliárquicos;
2) desejo de ascensão política da burguesia.



  
5. (Uerj 2014) 

Na pintura O século das luzes, observam-se elementos representativos do movimento intelectual denominado Iluminismo. Em 1784, o filósofo alemão Immanuel Kant definiu esse movimento como um processo de esclarecimento que permitiu ao homem chegar à sua maioridade.
Identifique na imagem dois elementos representativos do pensamento iluminista. Associe, também, um desses elementos a uma característica do Iluminismo.


Resposta:

Dois elementos iluministas na imagem:
1) o homem colocando livros na prateleira, a direita;
2) o homem distribuindo jornais e panfletos, ao centro.

O Iluminismo incentivava o homem a buscar o racionalismo, a razão acima de todas as coisas. Por isso, incentivava a produção de livros, jornais e panfletos.



  
6. (Uerj 2014)  Os líderes dos estados do Norte dos Estados Unidos, durante o movimento contra o Sul escravista na Guerra de Secessão (1861-1865), tinham ideias a respeito da escravidão que podem ser resumidas com a seguinte frase: a escravidão era, para eles, “remanescente de um mundo agonizante de barão e servo, nobre e escravo”.
Adaptado de MOORE Jr., Barrington. As origens sociais da ditadura e da democracia. São Paulo: Martins Fontes, 1983.


De acordo com a Constituição norte-americana, de 1787, cada estado da federação poderia decidir pela manutenção ou não do trabalho escravo. A permanência da escravidão no Sul, no entanto, ampliou os conflitos com o Norte do país, levando à Guerra de Secessão.
Indique uma oposição de ordem política, econômica ou social entre os estados do Norte e os do Sul que tenha contribuído para deflagrar a guerra civil. Apresente, também, a principal consequência político-econômica da vitória dos estados do Norte para o país.


Resposta:

Uma oposição: o Norte dos EUA era manufatureiro, industrial; o Sul dos EUA era agrário, rural.
A principal consequência: o ideal manufatureiro/industrial do Norte atingiu o Sul após a guerra, marcando em definitivo a formação progressista dos EUA.



  
7. (Uerj 2014) 

O personagem Capitão América, criado em 1941, é um cidadão norte-americano, voluntário na experiência para criar supersoldados que defendam o mundo de ameaças.

Identifique o conflito internacional em curso na época da criação do personagem. Em seguida, aponte duas medidas adotadas, nos anos de 1941 e 1942, pelo governo dos E.U.A. com relação ao conflito.


Resposta:

O conflito: Segunda Grande Guerra Mundial;

Duas medidas adotadas: em 1941, depois do ataque à base de Pearl Harbor, pelo Japão, os EUA entram em definitivo na Guerra, ao lado dos aliados. A entrada norte-americana foi fundamental para que os países aliados conseguissem a virada rumo à vitória na Guerra.



  
8. (Uerj 2014)  Tratados de Roma: 50º aniversário

A Europa foi, durante séculos, uma ideia, uma esperança de paz e de entendimento. Enfrentamos, na atualidade, grandes desafios que não conhecem fronteiras nacionais, e a União Europeia é a resposta que temos para lhes dar. Neste modelo europeu, conjugam-se sucesso econômico e responsabilidade social. A unificação da Europa veio dar vida a um sonho de gerações passadas. Manda a nossa história que preservemos tal fortuna para as gerações vindouras. Por isso nos une, cinquenta anos passados da assinatura dos Tratados de Roma, o objetivo de dotar a União Europeia de uma base comum e renovada.

HANS-GERT PÖTTERING, ANGELA MERKEL e JOSÉ M. BARROSO Adaptado de europa.eu, 25/03/2007.

Os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituíram a Comunidade Econômica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atômica.

Apresente um aspecto da conjuntura internacional da época que justifique a assinatura dos Tratados de Roma. Em seguida, identifique dois desafios enfrentados pela União Europeia na atualidade.


Resposta:

A CEE foi criada com o objetivo de fortalecer os laços econômicos entre os países Europeus, como parte de um programa de recuperação pós-guerra que previa a livre-circulação de pessoas, dinheiro e mercadorias entre os países membros. A integração econômica levaria, ao fim e ao cabo, à integração política entre os países.

Os principais desafios da EU nos dias atuais são:
1) lidar com a questão da xenofobia;
2) lidar com o avanço econômico de países asiáticos, como o Japão e a China;
3) lidar com a crise econômica que assolou a Europa no início desta década;
4) lidar com os altos índices de desemprego nos países europeus.


Aula de História do Brasil com o professor Arão:




Um comentário:

  1. Olá Professor Arão , boa tarde!

    Estou aqui (talvez pela segunda vez) deixando um convite a você para fazer parte da família Educadores Multiplicadores. Nosso objetivo é reunir e divulgar blogs de educadores.

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