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Sugestão de estudo complementar para a Prova de FG 2º ano


Este post contém 20 questões discursivas com seu respectivo gabarito comentado. Esse material é complementar e não substitui a leitura e a revisão das questões do material UNO, tem como fito contribuir para fortalecer o conhecimento daquele aluno que não se conforma em tirar uma nota menor do que "10" e sempre quer mais um pouquinho antes da prova. Bons estudos!!!

Professor Arão Alves

1. (Puc-rio 2009)  A Revolução Liberal de 1830 na França sepultou definitivamente as intenções restauradoras do Congresso de Viena de 1815, motivando uma onda de progressismo e de ímpeto revolucionário, que levaria às revoluções de 1848 e a diversos movimentos nacionalistas do período. A partir desta afirmativa:
a) APRESENTE uma resolução do Congresso de Viena que exemplifique suas "intenções restauradoras".
b) INDIQUE um princípio do Liberalismo que caracterize a "onda de progressismo e o ímpeto revolucionário" ocorridos na primeira metade do século XIX.
  
2. (Fuvest 2007)  As agitações políticas e sociais que marcaram o período 1820-1848, no Ocidente, guiaram-se por concepções decorrentes tanto da Revolução Francesa de 1789, quanto da Revolução Industrial inglesa (em curso desde a década de 1780).
a) Descreva uma dessas concepções.
b) Relacione-as com um movimento social e/ou político do período (1820-1848).
  
3. (Uerj 2007)  "Sendo iguais entre si os homens são também independentes na ordem da natureza: são livres [...]. A sociedade, pois, é obra da vontade dos homens.
A lei na sociedade é a expressão livre e solene da vontade geral."
            ("Correo Semanario, político y mercantil do México", 1811)

O texto reflete o ideário liberal da Revolução Francesa, que influenciou as colônias espanholas da América, no momento de suas independências.
Identifique e explique duas ideias apontadas no texto que evidenciem a relação entre a Independência do México e os princípios norteadores da Revolução Francesa.
  
4. (Uerj 2006)  Para cúmulo da desgraça foram os soberanos da Espanha obrigados a renunciar aos seus direitos, a abdicar de seu trono e a solicitar o seu mesmo Povo a que faltasse à fé e juramento de fidelidade, que havia prestado à Real Família Reinante; a pedir por fim que obedecesse a seus próprios inimigos.
Depois disto, quem se atreverá a duvidar da sábia política do Príncipe Regente de Portugal, em mudar a sua Corte para o Brasil?
            (Adaptado de "Correio Braziliense", 1808. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado/Instituto Uniemp, edição fac-similar, 2000.)

a) O texto acima remete a um acontecimento, decorrente da política internacional, ocorrido na Península Ibérica na primeira década do século XIX.
    Indique esse acontecimento e seu principal objetivo em relação a Portugal.
b) A vinda da Corte Portuguesa para o Brasil pode ser considerada importante para o processo de independência do Brasil.
    Apresente um argumento que justifique esse ponto de vista.
  
5. (Ufscar 2006)  Observe a figura.

Neste cartaz do século XIX está escrito: oito horas de trabalho, oito horas de lazer e oito horas de repouso.
a) Qual o contexto histórico que produziu essa frase?
b) Relacione o conteúdo da frase com a situação atual dos trabalhadores brasileiros.
  
6. (Puc-rio 2005)  Em princípios de 1789, a França era uma sociedade do Antigo Regime. A crise dessa estrutura manifestou-se ao longo desse ano, dando início a um período de transformações que se estendeu por dez anos: a Revolução Francesa.

a) INDIQUE 3 (três) características de natureza político-social da sociedade do Antigo Regime na França.
b) INDIQUE 3 (três) transformações operadas durante o 1° momento da Revolução Francesa - a "Era das Instituições" (1789 -1792) - que evidenciam o caráter revolucionário dessa experiência histórica.
  
7. (Fuvest 2004)  "Os soldados franceses que guerrearam da Andaluzia a Moscou, do Báltico à Síria [...] estenderam a universalidade de sua revolução mais eficazmente do que qualquer outra coisa. E as doutrinas e instituições que levaram consigo, mesmo sob o comando de Napoleão, eram doutrinas universais, como os governos sabiam e como também os próprios povos logo viriam a saber."
            Eric Hobsbawm. A era das revoluções - 1789 - 1848.

Baseando-se no texto, aponte:
a) As doutrinas e instituições referidas pelo autor.
b) Os desdobramentos dessas guerras para a América Ibérica.
  
8. (Unicamp 2002)  Referindo-se aos acontecimentos ocorridos em Paris no ano de 1871, assim se expressou um militante socialista: "Eis o que significaram os acontecimentos de 18 de março. Eis por que esse movimento é uma revolução, eis por que todos os trabalhadores o reconhecem e aclamam".

a) A que movimento político a citação faz referência?

b) Explique o que foi esse movimento.

c) Qual foi sua importância para o movimento socialista até o período inaugurado com a Revolução Russa de 1917?
  
9. (Puc-rio 2001)           "Que é o Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa.
            Ele é o homem forte e robusto que tem um dos braços ainda acorrentados. Se suprimíssemos a ordem privilegiada, a nação não seria algo de menos e sim alguma coisa mais. Assim, que é o Terceiro Estado? Tudo, mas um tudo livre e florescente. Nada pode caminhar sem ele, tudo iria infinitamente melhor sem os outros (...)."
            Abade Sieyes. "O que é o Terceiro Estado?"

Considerando o texto apresentado,

a) - identifique 2 (dois) grupos sociais que compunham o Terceiro Estado e explique seus descontentamentos às vésperas da Revolução Francesa;

b) - cite, a partir dos descontentamentos do Terceiro Estado em relação ao Antigo Regime, 2 (duas) ações empreendidas pelos revolucionários franceses que tenham contribuído para alterar esta situação.
  
10. (Ufscar 2001)  Os revolucionários russos de 1917 viam-se como herdeiros da tradição de luta dos movimentos operários do século XIX europeu.

a) Em que revoluções do século XIX houve participação efetiva da classe operária?

b) Relacione, tendo em vista o entendimento da revolução bolchevista, o tipo de industrialização ocorrido na Rússia, o poder político czarista e a Primeira Guerra Mundial.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Os acontecimentos do final do século XVIII deram corpo e alma a uma série de mudanças que possibilitaram o nascimento, embora em ritmos diversos, segundo as regiões, do mundo contemporâneo. A gestação da Revolução Industrial inglesa, a independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa constituíram-se nos marcos dessa modernidade. As ideias e práticas abalaram os alicerces do Antigo Regime, ainda que de formas diversas, tanto na maior parte do continente europeu quanto no universo colonial americano.


11. (Uerj 2001)  Explique por que a Revolução Francesa é considerada um importante marco da crise do Antigo Regime.
  
12. (Unicamp 2000)  Em um relato de uma viagem ao Brasil de Luciano Magrini (In BRASILE, 1926), pode-se ler:
Neste cenário, em uma triste e silenciosa solidão, quase perdidos no espaço, dispersos em uma imensa plantação de café, dez ou vinte quilômetros distante do menor vilarejo, vivem milhares e milhares de italianos.

a) Que condições políticas e econômicas na Itália durante a segunda metade do século XIX provocaram um movimento migratório em direção ao Brasil?

b) Quais foram as localidades geográficas brasileiras ocupadas pela migração italiana nas ultimas décadas do século XIX?

c) Quais eram as características econômicas da agricultura cafeeira?
  
13. (Uerj 1998)  Em 1815, Napoleão Bonaparte, considerado o herdeiro da Revolução Francesa, foi derrotado, procedendo-se a uma restauração dos "legítimos soberanos" na França e em todos os países europeus onde o Antigo Regime havia sido destronado. Essa Restauração não desfez, porém, a obra liberal já construída. Em tal perspectiva, conservadorismo e liberalismo tornaram-se as palavras-chave para os debates políticos que permearam a primeira metade do século XIX.
a) Cite duas características do liberalismo político.
b) Entre as ações realizadas pelas forças de conservação na primeira metade do século XIX, encontra-se a política de intervenção da Santa Aliança. Conceitue essa política, identificando um de seus objetivos.
  
14. (G1 1996)  Escreva sobre a política desenvolvida por Cavour no reino do Piemonte.
  
15. (G1 1996)  Quais as diferenças entre o Reino do Piemonte e outros Reinos na Península Itálica.
  
16. (Unesp 1994)  Antes de 1871, a Alemanha não era propriamente um país, mas um território politicamente dividido em trinta e nove pequenos Estados. Porém, desde 1834, o seu mercado encontrava-se unificado através do "Zollverein". E foi sobre esta base que se construiu o Império Alemão em 1871.
a) Cite o Estado alemão que liderou a mencionada unificação.
b) Esclareça no que consistiu o "Zollverein".
  
17. (Fuvest 1992)  "A propriedade é um roubo".

"Proletários de todos os países, uni-vos".

Que correntes políticas representavam e que significam estes lemas, difundidos a partir do século XIX?
  
18. (Unicamp 1991)  Com a derrota de Napoleão Bonaparte, o Congresso de Viena e os tratados de 1814-1815 delinearam os rumos da reconstrução da Europa pós-Revolução Francesa e pós-guerras napoleônicas.
a) O que estabeleceram esses tratados e qual a ameaça que desejavam evitar seus signatários?
b) Quais os países que saíram fortalecidos com o sistema de alianças?
  
19. (Fuvest 1989)  "Os homens do século XIX ensurdecem a história com o clamor de seus desejos. (...) Longe dos odores do povo - é conveniente arejar após a permanência prolongada da empregada, após a visita da camponesa, após a passagem da delegação operária - a burguesia, desajeitadamente, trata de purificar o hálito da casa. Latrinas, cozinha, gabinete de toalete pouco a pouco deixarão de exalar seus insistentes aromas. (...) O que significa esta acentuação da sensibilidade? Que tramas sociais se escondem por detrás desta mutação dos esquemas de apreciação?"

                (CORBIN, A., "Sabores e Odores", S. Paulo, Cia. das Letras, 1987).

Responda às duas questão colocadas pelo autor.
  
20. (Fuvest 1987)  O que foi a "questão romana" e como foi resolvida pelo Tratado de Latrão, entre Mussolini e o Papa Pio XI?
 
Gabarito:  

Resposta da questão 1:
 a) As intenções restauradoras do Congresso de Viena expressaram-se nas resoluções tomadas com o objetivo de restaurar a monarquia absoluta, reconduzir a aristocracia ao poder e restabelecer a situação política europeia anterior à Revolução Francesa. Para tal, o Congresso de Viena estabeleceu dois princípios: o da legitimidade e o do equilíbrio europeu. O princípio da legitimidade visava restaurar nos Estados europeus as dinastias consideradas legítimas, isto é, as que reinavam antes da Revolução e também restabelecer as fronteiras nacionais desse mesmo período; o princípio do equilíbrio europeu fundamentava-se no restabelecimento das relações de força entre as potências europeias por meio da divisão territorial do continente e também das possessões coloniais no mundo (alguns exemplos: a Inglaterra, a maior beneficiada, obteve a ilha de Malta, a região do Cabo, no sul da África, o Ceilão, ex-colônia holandesa, a Guiana na América do Sul e outras ilhas na América Central; a Península Itálica foi toda dividida, restando como Estados autônomos apenas o Reino de Piemonte Sardenha, os Estados Pontifícios e o Reino das Duas Sicílias; a Holanda incorporou a Bélgica, formando os Países Baixos; a Rússia ficou com a maior parte da Polônia; a Suíça passou a ser um Estado neutro; a Prússia ficou com parte da Polônia e da região do Rio Reno e a Áustria ficou com outra parte da Polônia e o norte da Itália).
O candidato poderá ainda indicar a criação da Santa Aliança, proposta pelo Czar Alexandre I da Rússia, durante o Congresso, com a justificativa de proteger a paz, a justiça e a religião, cujos objetivos foram lutar contra quaisquer manifestações nacionalistas e/ou liberais decorrentes das ideias difundidas pela Revolução Francesa.

b) O candidato poderá indicar um entre os seguintes princípios do Liberalismo: a defesa da ideia da liberdade
como princípio fundamental do liberalismo; a valorização do indivíduo, colocado à frente da razão de Estado, dos interesses de grupo e das exigências da coletividade; a defesa dos direitos à liberdade, igualdade, felicidade e propriedade como direitos naturais dos homens; o racionalismo e a crença na descoberta progressiva da verdade pela razão individual; a rejeição aos dogmas impostos pela Igreja, às autoridades, a afirmação do relativismo da verdade e a tolerância; a rejeição ao poder absoluto das monarquias do Antigo Regime e a proposta de limitação do poder através da aplicação do princípio da separação e equilíbrio dos poderes, vista como uma garantia do indivíduo face ao absolutismo; a defesa de governos baseados em leis escritas, as constituições; a defesa da não intervenção do Estado na economia, este deveria apenas garantir que a iniciativa privada, individual ou coletiva, e a concorrência trabalhassem livremente; defesa da livre concorrência, do livre comércio, da liberdade de produção e do respeito às leis naturais.  

Resposta da questão 2:
 a) Como decorrência da Revolução Francesa, pode-se destacar o liberalismo político fundamentado na defesa de governos constitucionais e na defesa da igualdade jurídica dos cidadãos.
Como decorrência da Revolução Industrial, o liberalismo econômico, fundamentado na defesa da não-intervenção do Estado na economia e nas relações de trabalho.

b) O liberalismo constituiu-se como uma das correntes ideológicas que influenciaram as Revoluções Liberais de 1830 e 1848, conduzidas pela burguesia contra governos absolutistas.
O liberalismo econômico foi confrontado pelas  ideias socialistas, tanto as do socialismo utópico como as do socialismo científico (corrente surgida com Karl Marx, cuja reação ao capitalismo liberal foi sintetizada no Manifesto Comunista de 1848).  

Resposta da questão 3:
 Duas dentre as ideias e respectiva explicação:
- liberdade - o homem deve respeitar a lei, desde que essa seja expressão da vontade dos cidadãos.
- soberania nacional - o poder de fazer as leis reside na nação, formada pelo conjunto de seus cidadãos, que o delega condicionalmente a seus representantes e governantes.
- igualdade civil - todos são iguais perante a lei e entre si, não sendo tolerado qualquer tipo de privilégio.  

Resposta da questão 4:
 a) Invasão e ocupação da Península Ibérica por tropas francesas.
    Domínio de Portugal para efetiva adesão ao Bloqueio Continental.

b) Um dentre os argumentos:
- O Brasil veio a ser elevado à condição de Reino Unido, transformando-se a antiga colônia em metrópole.
- O Rio de Janeiro transformou-se em ponto de atração das elites, permitindo-lhes a constituição de uma identidade comum.
- A abertura dos portos às nações amigas possibilitou o fim do monopólio comercial, estabelecendo uma maior liberdade de comércio no Brasil.
- A instalação de um aparelho burocrático possibilitou a ascensão de inúmeros brasileiros aos cargos de administração, contribuindo para a ideia de autonomia do Brasil  

Resposta da questão 5:
 a) O contexto do movimento operário na Europa no início do século XIX, decorrente dos efeitos sociais do capitalismo industrial.

b) De modo geral, quanto aos trabalhadores brasileiros na atualidade, apesar de a Constituição em vigor regulamentar jornada de semanal de trabalho em 44 horas, a grande maioria dos trabalhadores brasileiros se submete a uma jornada maior, não tendo conquistado a divisão do tempo reivindicada no cartaz do século XIX.  

Resposta da questão 6:
 a) Alguns exemplos:
- o caráter estamental dessa sociedade,
- o fato de a nobreza e o clero serem estamentos privilegiados,
- o fato de caber à burguesia e às camadas populares toda a carga tributária,
- a vigência de uma monarquia absoluta,
- a legitimação do poder absoluto do monarca por meio da teoria do direito divino,
- o caráter consultivo e não deliberativo da Assembleia dos Estados Gerais,
- a concentração de poderes executivos, legislativos e judiciários e religiosos nas mãos do monarca,
- a subordinação da Igreja ao Estado.

b) Alguns exemplos de transformações:
- o estabelecimento de uma monarquia constitucional,
- o estabelecimento de três poderes: executivo, legislativo e judiciário,
- o fim dos privilégios,
- a abolição dos direitos feudais,
- a instituição da igualdade jurídica,
- o estabelecimento da liberdade de culto,
- o estabelecimento da liberdade de expressão,
- a afirmação da inviolabilidade da propriedade.  

Resposta da questão 7:
 a) Durante as conquistas napoleônicas os soldados franceses difundiram as doutrinas liberais surgidas durante o iluminismo e consagradas na Revolução Francesa de 1789, bem como a defesa de instituições do governo constitucional e o Código Civil para salvaguardar o direito à propriedade e a liberdade econômica.
b) As Guerras Napoleônicas contribuíram para acelerar o processo de emancipação política das colônias espanholas na América na medida em que a elite colonial organizada a partir dos cabildos e das juntas governativas não reconheceu a intervenção napoleônica na Espanha e aproveitou-se para proclamar a independência.  

Resposta da questão 8:
 a) "A Comuna de Paris".

b) A instalação de um governo socialista em Paris após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana (1870-1871).

c) A Comuna de Paris representou a primeira experiência de um governo democrático e popular tendo por base o ideal socialista.  

Resposta da questão 9:
 a) A alta burguesia, formada por banqueiros, grandes comerciantes e grandes manufatureiros que, apesar de se beneficiarem com o monopólio do comércio externo, estavam descontentes por pagarem tributos, não terem privilégios de nascimento; os trabalhadores urbanos assalariados, além de descontentes com o ônus do pagamento de tributos e da exclusão de qualquer participação política, sentiam mais de perto os efeitos da crise do Antigo Regime pelas precárias condições de trabalho e de vida em que viviam nas cidades; e os camponeses livres e servos que, enraizados à terra há séculos, não conseguiam se libertar dessa condição, viviam cada vez mais empobrecidos pelo insuportável custo dos tributos e não tinham acesso à representação política.

b) A defesa dos princípios de liberdade e de igualdade jurídica através da abolição dos privilégios, da Constituição Civil do Clero, da liberdade de associação, do confisco dos bens eclesiásticos, da proclamação dos Direitos do Homem e do Cidadão, de medidas adotadas para a implantação de governos representativos (voto censitário, sufrágio universal), da abolição da escravidão nas colônias francesas, entre outras medidas.  

Resposta da questão 10:
 a) A Revolução de 1848 na França (no contexto da Primavera dos Povos) e a Comuna de Paris, em 1871, foram movimentos revolucionários em que a classe operária participou de forma efetiva.

b) No início do século XX, a Rússia assistiu à industrialização de um país agrário marcado pela baixíssima produtividade. Os novos centros industriais sofriam uma crise de abastecimento de produtos agrícolas, o que elevava os preços e dificultava a vida dos operários que recebiam reduzidos salários. Politicamente, o czarismo respondia às insatisfações populares através de repressão e perseguições. Tais insatisfações alimentaram o surgimento de grupos oposicionistas, entre eles os bolchevitas, que questionavam o modelo capitalista adotado pelo Estado russo. Com a Primeira Guerra Mundial e o consequente agravamento dos problemas de abastecimento, tanto o czarismo quanto o modelo capitalista mergulharam numa grave crise que abriu espaço para a tomada do poder pelos bolchevistas.  

Resposta da questão 11:
 A Revolução Francesa ao implementar, na prática, os temas de uma política liberal, através de uma monarquia constitucional, que estabelecia a liberdade, a igualdade civil e a divisão dos três poderes contribuiu para a crise do Antigo Regime.  

Resposta da questão 12:
 a) O movimento de unificação italiana sob influência do reino do Piemonte Sardenha favorável a um projeto de industrialização que teve como consequência o êxodo rural e a formação de um numeroso exército de mão de obra de reserva, soma-se ainda, a concentração fundiária nas áreas férteis do Sul.

b) As regiões Sul e Sudeste sobretudo o Oeste Paulista, servindo como mão de obra nos cafezais.

c) A agricultura cafeeira caracterizou-se como plantation de exportação baseada no latifúndio e na monocultura empregando a mão de obra escrava no início e posteriormente dos imigrantes europeus.  

Resposta da questão 13:
 a) Garantia das liberdades individuais do cidadão;
     Liberdade de expressão;
     Liberdade de imprensa;
     Liberdade de religião;
     Igualdade de todos perante a lei;
     Divisão do poder entre executivo, legislativo e judiciário;
     A Constituição como um meio de garantir os direitos do cidadão;
     Direito de propriedade.

b) A política de intervenção da Santa Aliança foi um dos instrumentos político-ideológicos do absolutismo, adotado pelo Congresso de Viena em 1815. Seus objetivos eram: intervir em qualquer movimento revolucionário liberal e/ou nacionalista que ameaçasse o equilíbrio europeu; fornecer assistência e socorro mútuo aos soberanos ameaçados pelas forças liberais.  

Resposta da questão 14:
 Na política externa, Cavour buscou aliados contra a Áustria, principal obstáculo externo à unificação italiana. No plano interno, procura acelerar o desenvolvimento do Piemonte para fortalecê-lo contra a Áustria e torná-lo o centro político e econômico da Itália unificada.  

Resposta da questão 15:
 A maioria dos estados italianos permaneciam agrários e atrasados em relação aos demais países europeus. O Piemonte, ao contrário, conheceu um poderoso surto industrial que fortaleceu a sua burguesia.  

Resposta da questão 16:
 a) Prússia.
b) Unido a partir da quebra das barreiras alfandegárias, padronização de pesos, medidas e tarifas.  

Resposta da questão 17:
 O primeiro lema pertence ao livro de J. Proudhon, "O que é a Propriedade?" e foi um dos primeiros lemas do Anarquismo.
O segundo lema pertence ao "Manifesto Comunista" de Marx e Engels que conclama os operários à união contra a ordem capitalista e faz parte do socialismo científico.  

Resposta da questão 18:
 a) Restauração absolutista e queriam evitar a ameaça revolucionária burguesa.
b) Áustria, Prússia e Rússia.  

Resposta da questão 19:
 O texto refere-se ao contexto do século XIX e as mudanças provocadas pela ascensão da burguesia, além da formação dos estados nacionais contemporâneos.  

Resposta da questão 20:
 Conflito entre a Igreja católica e o Estado Italiano. Quadro da unificação Italiana. A solução foi a criação do Vaticano (Autônomo).  

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