Pular para o conteúdo principal

Questões Recentes de Geopolítica - Questões comentadas de Geografia

 

1. (Fuvest-Ete 2022) 


Assinale a alternativa correta relacionada ao quadro:

a) Os 17 itens tratam de temas diversos que, embora relacionados ao desenvolvimento sustentável, integram o tratado da Convenção da ONU sobre a Mudança do Clima.   

b) Ilustra os objetivos definidos pela ONU, como metas para concretização de um mundo sustentável em 2030.   

c) Resume as metas adotadas pela Assembleia Geral da ONU para orientar as políticas sustentáveis dos países no terceiro milênio, sem prazo para cumprimento.   

d) Trata-se de objetivos propostos pela ONU em sua Assembleia Geral, relacionados à sustentabilidade, hoje fortemente criticados pelos governos de países como Brasil, EUA e China.   

e) Reúne as metas consideradas pela ONU como mais importantes quanto à sustentabilidade para o enfretamento da crise gerada pela pandemia de COVID-19.   

 

 

Resposta:

 

[B]

 

Historicamente, o conceito de desenvolvimento sustentável apresentou como bases a prosperidade econômica, a conservação ambiental e a inclusão social, principalmente a partir da Conferência Rio+ 20 (2012). Todavia, a ONU ampliou o conceito, detalhando em 17 objetivos, desde preocupações econômicas como indústria, inovação e infraestrutura, passando por questões socioambientais como a preservação da vida terrestre até questões sociais específicas como a igualdade de gênero.

 

 2. (Unicamp 2022)  Pouco a pouco a noção de “governança” toma o lugar da categoria “soberania”, tornada antiquada e desvalorizada segundo os princípios da disciplina neoliberal da globalização econômica. Para os defensores da governança, um Estado não deve mais ser julgado por sua capacidade de assegurar soberania sobre um território, mas pelo respeito às injunções de organismos internacionais que representam grandes interesses comerciais e financeiros globais. (Adaptado de Pierre Dardot e Christian Laval, A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 276.)

 

 Sobre os conceitos de “governança” e “soberania”, podemos afirmar que

a) são sinônimos, pois fazem referência à melhor forma de ajustar a condução das empresas e dos Estados ao controle democrático das populações.   

b) as legislações indiretas que beneficiam determinados interesses em detrimento do interesse público são declinantes, daí a menor importância das privatizações hoje.   

c) os dois termos são contraditórios, na medida em que representam interesses opostos: de um lado os interesses públicos nacionais; de outro, as exigências da globalização.   

d) implicam cogovernanças privado-públicas das políticas econômicas, levando à produção de medidas e dispositivos favoráveis às soberanias nacionais.   

 

 

Resposta:

 

[C]

 A alternativa correta é: [C], porque enquanto o termo “soberania” imputa o conceito do interesse de um Estado sobre os outros, “governança” contextualiza o papel do Estado em um sistema globalizado. As alternativas incorretas são: [A], porque os termos não são sinônimos; [B], porque no contexto de fortalecimento do neoliberalismo, os interesses do mercado se sobrepõem aos interesses públicos; [D], porque soberania e governança não podem ser interpretadas como parcerias.

 

 3. (Unicamp 2022)  Na economia do Chile, entre outros aspectos, destacam-se as indústrias vitivinícola, agrícola, pesqueira e mineira. Houve um ciclo muito forte de exportação de matérias-primas que produziu um grande crescimento econômico, no chamado “milagre chileno”, a partir dos anos 1980. Segundo o Banco Mundial, o paradoxo foi o aumento brutal da desigualdade. As consequências surgiram em 2019, com protestos sociais que culminaram com uma Assembleia Constituinte para rever a Constituição vigente, ainda um resquício do período da ditadura. (Adaptado de https://brasil.elpais.com/internacional/2021-07-04/chile-iniciaum-novo-ciclo-e-comeca-a-redigir-a-constituicao-que-substituira-a-de-pinochet.html. Acessado em 03/07/2021.)

 

 Sobre a formação socioespacial chilena, é correto afirmar que

a) pratica a vitivinicultura na Patagônia, extrai bauxita no Atacama, conta com uma economia bastante centrada no Estado e as privatizações foram generalizadas.   

b) extrai cobre da Patagônia, pratica a salmonicultura no Atacama, conta com uma economia bastante centrada no mercado e as privatizações só atingiram o setor do petróleo.   

c) pratica a carcinicultura na Patagônia, extrai ouro do Atacama, conta com uma economia centrada nas empresas estatais e as privatizações foram inexistentes.   

d) extrai cobre do Atacama, pratica a salmonicultura na Patagônia, conta com uma economia bastante centrada no mercado e as privatizações foram generalizadas.   

 

 

Resposta:

 

[D]

 

A alternativa correta é: [D], porque o Chile é um grande produtor de cobre cujas minas se situam no Atacama, desenvolve a salmonicultura (produção de salmão) na Patagônia e sua economia está alicerçada nas práticas neoliberais, herança do governo Pinochet. As alternativas incorretas são: [A], porque a vitivinicultura é praticada na região central do país, que não produz bauxita, e sua economia é neoliberal; [B], porque as privatizações atingiram todos os setores, inclusive o bem-estar social; [C], porque o país não produz ouro e sua economia é neoliberal.

 

 4. (Fuvest-Ete 2022)     


Mapa de localização das ex-repúblicas soviéticas:

1 - Armênia, 2 - Azerbaijão, 3 - Bielorussia, 4 - Estônia, 5 - Geórgia, 6 - Cazaquistão, 7 - Quirguistão, 8 - Letônia, 9 - Lituânia, 10 - Moldavia, 11 - Rússia, 12 - Tajiquistão, 13 - Turcomenistão, 14 - Ucrânia, 15 - Uzbequistão

 Disponível em https://upload.wikimedia.org/. Adaptado.

 "No final dos anos 1980 e início dos 90, __________ e __________, duas ex-repúblicas soviéticas, entraram em uma sangrenta disputa pelo enclave [Nagorno-Karabakh], até um cessar-fogo ser decretado em 1994. No entanto, um acordo de paz permanente nunca foi acertado. Décadas de negociações, mediadas por potências estrangeiras, nunca alcançaram um tratado de paz. A __________ é um país de maioria cristã, enquanto o __________ é majoritariamente muçulmano. Mas o conflito vai além da questão religiosa, ganhando contornos geopolíticos. A Turquia, que tem laços próximos com o __________, disse que está 'totalmente pronta' para ajudar seu aliado a recuperar o controle de Nagorno-Karabakh. A Rússia, por sua vez, tem relações estáveis com ambos, mas é um importante aliado da ___________ e mantém uma base militar ali".

 Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/internacional.

 

 No conflito, há um país que é controlado por etnias do outro. Os países envolvidos sobre o território de Nagorno-Karabakh, cujos nomes preenchem as lacunas corretamente, são:

a) Estônia e Cazaquistão.   

b) Lituânia e Turcomenistão.   

c) Armênia e Azerbaijão.   

d) Bielorrússia e Quirguistão.   

e) Ucrânia e Uzbequistão.   

 

 

Resposta:

 

[C]

 

Em 1991, a União Soviética se fragmentou em 15 novos países independentes devido a crise econômica do socialismo real, crise política e crescimento dos nacionalismos e separatismos. A partir de então, disputas territoriais ganharam destaque, a exemplo da Transdinístria (Moldávia), Abkásia (região separatista na Geórgia) e Crimeia (território que estava sob controle da Ucrânia e foi anexado pela Rússia). Duas ex-repúblicas soviéticas localizadas na região do Cáucaso, a Armênia (maioria cristã ortodoxa) e o Azerbaijão (maioria muçulmana sunita) disputam o território de Nagorno-Karabakh, em enclave armênio no interior do Azerbaijão. O território é administrado por armênios, mas sofreu um ataque militar do Azerbaijão em 2020 em plena pandemia de COVID-19. O Azerbaijão, exportador de petróleo, contou com apoio da Turquia e até armamentos adquiridos de países como Israel. A Rússia atua como mediadora do conflito.



CONHEÇA MEUS CURSOS:

 

CURSO de SIMULADOS SEMANAIS PARA O CACD - 1ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3/

 

CURSO DE REVISÃO ESPAÇADA DE HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIA MUNDIAL E POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA PARA O CACD

https://www.hotmart.com/product/decks-semanais-de-revisao-espacada-historia-do-brasil-historia-mundial-e-peb/O59416948W

 

CURSO CACD 3ª FASE

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-3-2/

 

CURSO PREPARATÓRIO - 𝗣𝗦/𝗖𝗔𝗘𝗠 - 𝗘𝗖𝗘𝗠𝗘 - 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝘀𝗶𝗹 𝗲 𝗛𝗶𝘀𝘁ó𝗿𝗶𝗮 𝗠𝘂𝗻𝗱𝗶𝗮𝗹

https://historiaemgotasacademy.com/cartflows_step/content-marketing-landing-2/

 

CURSO COMPLETO DE HISTÓRIA DO BRASIL - TEORIA E EXERCÍCIOS - 𝗡í𝘃𝗲𝗹 𝗘𝗻𝘀𝗶𝗻𝗼 𝗠é𝗱𝗶𝗼 𝗲 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗣ú𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼

https://go.hotmart.com/P57899543C


#geopolitica #questoescomentadas #geografia 



 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe