Pular para o conteúdo principal

Questões Comentadas sobre a Ucrânia - Guerra da Ucrânia no Vestibular

 

1. (Unicamp 2022)  O conflito geopolítico entre Ucrânia e Rússia se agravou em 2021. Os combates entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos, respaldados militar e politicamente pelo Kremlin, são os piores em vários meses, numa nova amostra de que as hostilidades, que já completaram sete anos e custaram 14.000 vidas, segundo a ONU, estão longe de ter um fim. Moscou elevou ainda mais a tensão quando mobilizou tropas a uma centena de quilômetros da fronteira com a Ucrânia, que, por sua vez, reforçou suas unidades no leste do país e junto à península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.  (Adaptado de María R. Sahuquillo, Nova escalada na guerra do leste da Ucrânia deixa UE e EUA em alerta. El pais, 06/04/2021.)

 


a) Por que a localização da Crimeia é estratégica para a Rússia? Destaque um fator de ordem econômica, um de ordem política e outro de ordem cultural que impeliram a anexação da Crimeia pelos russos em 2014.

b) Qual o posicionamento da União Europeia e dos EUA em relação ao conflito da Crimeia?

 

 

Resposta:

 

a) A localização da Crimeia é estratégica para a Rússia porque amplia o acesso do país ao Mar Negro controlando o porto de Sebastopol que não congela no inverno, permitindo, portanto, maior fluidez do transporte marítimo comercial e naval russo. Os fatores que impeliram a anexação da Crimeia pelos russos foram: sob o ponto de vista econômico, o controle de rotas marítimas usadas para escoar petróleo; sob o ponto de vista político, a desestruturação da Ucrânia que no processo de ingressar na UE, reduziria o domínio russo sobre o país; sob o ponto de vista cultural, a Crimeia tem predomínio majoritário de população russa.

 

b) O conflito da Crimeia gerou oposição da UE e dos EUA à Rússia com ameaças de sanções e bloqueios econômicos.

 

 

 2. (Espcex (Aman) 2022)  Noticiou-se recentemente o aumento das hostilidades entre a Ucrânia e a Rússia, sete anos após a ocupação da Crimeia por tropas de Moscou. Sobre as principais razões que explicam as tensões envolvendo esses dois países, é correto afirmar:

 

I. A porção leste da Ucrânia é constituída por uma maioria de russos étnicos, que desejam manter laços com a Federação Russa e são apoiados pelo governo russo.

II. A península da Crimeia é altamente estratégica, pois ali encontra-se a base naval russa de Tartus, que abriga a frota do Mar Mediterrâneo.

III. A Ucrânia pode ser considerada como a nova fronteira entre o Leste e o Oeste, uma reminiscência da Guerra Fria, que colocava em campos opostos a antiga URSS e os EUA.

IV. A crise ucraniana teve como estopim a assinatura de um tratado de adesão do país à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), em 2013.

 Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

a) I e III   

b) II e IV   

c) I e IV   

d) II e III   

e) I, II e IV   

 

 

Resposta:

[A]

 As afirmativas [I] e [III] estão corretas porque a Ucrânia, república da ex-URSS tem sua história recente marcada pela perda da Criméia, e uma guerra civil onde os russos étnicos, buscam a reintegração do país à Rússia, situação que resultou de sua tentativa em fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia, reduzindo o poder de Moscou sobre o país.

As afirmativas [II] e [IV] estão incorretas porque a Crimeia é banhada pelo Mar Negro e não pelo Mar Mediterrâneo; a crise ucraniana se inicia com a tentativa do país se aproximar da União Europeia, e sua aproximação com a OTAN ocorre só em 2021.

  3. (Fmc 2022)  Considere a imagem e o texto sobre o conflito geopolítico na Ucrânia.

 

Em 2014, forças ucranianas e os separatistas pró-russos iniciaram uma batalha por território no leste da Ucrânia. Mais de 14 mil pessoas foram mortas nos combates, que tiveram poucos momentos reais de trégua. Os esforços de negociação para uma solução política vivem atualmente um impasse. O Kremlin disse que teme uma retomada dos combates em larga escala no leste da Ucrânia e que poderia tomar medidas para proteger civis russos na região, um alerta interpretado pela diplomacia ocidental como uma ameaça grave. Desde o início do conflito, Ucrânia e Ocidente acusam a Rússia de enviar tropas e armas para ajudar os separatistas, acusações que Moscou rejeita. A Casa Branca diz que a Rússia, em sete anos, nunca teve tantas tropas na fronteira. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/conflito-na-ucr%C3%A2nia-revive-seus-dias-mais-tensos/a-57154186. Acesso em: 12 nov. 2021. Adaptado.


 O início dessa situação conflituosa na Ucrânia foi deflagrado pelo seguinte fator geopolítico:

a) O repatriamento de civis russos visando povoar o leste da Ucrânia.   

b) A decisão do governo russo de anexar a região ucraniana da Crimeia.   

c) A adesão da Ucrânia à aliança da Organização do Tratado do Atlântico Norte.   

d) A movimentação de navios de guerra estadunidenses em direção ao Mar Negro.   

e) O uso de força militar do governo russo para expulsar os separatistas da Crimeia.   

 

 

Resposta:

 

[B]

 A alternativa [B] é correta porque, a Crimeia, área controlada pela Ucrânia desde 1954 foi anexada pela Rússia em 2014 gerando uma guerra civil em que os rebeldes pró-russos buscam a incorporação do país à Rússia. As alternativas incorretas são: [A], porque o leste da Ucrânia é dominado por ucranianos de origem russa; [C], porque as investidas hostis da Rússia sobre a Ucrânia ocorreram pela sua intenção de integrar a União Europeia; [D], não ocorreram investidas por parte dos EUA; [E], porque os separatistas da Crimeia validaram o processo de anexação da Rússia.







 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe