Pular para o conteúdo principal

Questões comentadas 2020 - História do Brasil



Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C


1. (Unicamp 2020)  Na América Portuguesa do século XVI, a política europeia para os indígenas pressupunha também a existência de uma política indígena frente aos europeus, já que os Tamoios e os Tupiniquins tinham seus próprios motivos para se aliarem aos franceses ou aos portugueses.
(Adaptado de Manuela Carneiro da Cunha, Introdução a uma história indígena. São Paulo: Companhia das Letras/Fapesp, 1992, p. 18.)


Com base no excerto e nos seus conhecimentos sobre os primeiros contatos entre europeus e indígenas no Brasil, assinale a alternativa correta.
a) A população ameríndia era heterogênea e os conflitos entre diferentes grupos étnicos ajudaram a definir, de acordo com suas próprias lógicas e interesses, a dinâmica dos seus contatos com os europeus.   
b) O fato de Tamoios e Tupiniquins serem grupos aliados contribuiu para neutralizar as disputas entre franceses e portugueses pelo controle do Brasil, pelo papel mediador que os nativos exerciam.   
c) Os indígenas, agentes de sua história, desde cedo souberam explorar as rivalidades entre os europeus e mantê-los afastados dos seus conflitos interétnicos, anulando o impacto da presença portuguesa.   
d) As etnias indígenas viviam em harmonia umas com as outras e em equilíbrio com a natureza. Esse quadro foi alterado com a chegada dos europeus, que passaram a incentivar os conflitos interétnicos para estabelecer o domínio colonial.   


Resposta:

[A]

A princípio, em especial durante o ciclo do pau-brasil, o contato entre indígenas e portugueses foi amistoso. Porém, a partir da adoção da agromanufatura do açúcar, os portugueses passaram a tratar os indígenas como possível mão de obra nos engenhos, o que levou as diferentes tribos brasileiras a usar as rivalidades entre os países europeus (como França e Portugal) em benefício próprio.




2. (Fuvest 2020)  As tentativas holandesas de conquista dos territórios portugueses na América tinham por objetivo central
a) a apropriação do complexo açucareiro escravista do Atlântico Sul, então monopolizado pelos portugueses.    
b) a formação de núcleos de povoamento para absorverem a crescente população protestante dos Países Baixos.   
c) a exploração das minas de ouro recémdescobertas no interior, somente acessíveis pelo controle de portos no Atlântico.    
d) a ocupação de áreas até então pouco exploradas pelos portugueses, como o Maranhão e o Vale Amazônico.   
e) a criação de uma base para a ocupação definitiva das áreas de mineração da América espanhola.    


Resposta:

[A]

No contexto da União Ibérica, 1580-1640, a Espanha boicotou o comércio do açúcar entre Portugal e Holanda. Assim, em 1621, foi criada na Holanda a Companhia das Índias Ocidentais visando invadir o Brasil e monopolizar todo o complexo de produção açucareira. Em 1624, ocorreu a invasão fracassada na Bahia. Entre 1630-1654, ocorreu o domínio da Companhia das Índias Ocidentais sobre boa parte do Nordeste do Brasil. Gabarito [A].




3. (Famerp 2020)  A camada intermediária abrangia, nas Minas, indivíduos entregues a uma gama variada de atividades profissionais. Creio ser possível arriscar a hipótese de que poucos viviam com certo conforto e despreocupação, a grande maioria sendo constituída pelos que tinham de lutar diariamente pela subsistência, numa capitania inteiramente voltada para a faina aurífera e para a mineração de diamantes.

(Laura Vergueiro. Opulência e miséria das Minas Gerais, 1983.)


Entre os membros do grupo social apresentado no texto, viviam nas Minas Gerais do século XVIII:
a) pecuaristas, alfaiates e escravos.   
b) vendeiros, bandeirantes e grandes produtores rurais.   
c) pintores, altos dignitários da Igreja e prostitutas.   
d) tropeiros, contratadores de diamante e romeiros.   
e) carpinteiros, padres e faiscadores.   


Resposta:

[E]

O texto da historiadora Laura Vergueiro faz referência as transformações econômicas e sociais ocorridas no Brasil do século XVIII, associadas ao contexto da mineração. Entre as principais mudanças estão a transferência do eixo econômico do Nordeste para o centro da colônia, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a nova capital, esboçou-se um mercado interno, surgiram diversas cidades, desenvolveu um ambiente artístico e cultural, ocorreu um forte crescimento demográfico surgindo uma camada intermediária composta profissionais liberais, mineradores, carpinteiros, faiscadores, padres, etc. Gabarito [E].




4. (Espcex (Aman) 2020)  A industrialização da segunda metade do século XVIII, particularmente na Inglaterra, iniciou- se com a mecanização do setor têxtil, cuja produção tinha amplos mercados nas colônias inglesas. Qual tratado abriu as portas das colônias portuguesas para as manufaturas inglesas?
a) Tratado de Utrecht, de 1713.   
b) Tratado de Methuen, de 1703.   
c) Tratado de Paris, de 1763.   
d) Tratado de Madri, de 1750.   
e) Tratado de Utrecht, de 1715.   


Resposta:

[B]

Com a descoberta de ouro na região de Minas Gerais em 1696, a Inglaterra teve acesso a essa informação e, através do Tratado de Methuen de 1703, procurou canalizar esses metais preciosos para a Inglaterra o que contribuiu para a Revolução Industrial. Pelo tratado de Methuen conhecido como Panos e Vinhos, Portugal exportava vinho para a Inglaterra e importava tecidos, porém os tecidos eram mais caros gerando um deficit para Portugal que era amenizado com o ouro brasileiro que acabava chegando na Inglaterra. Gabarito [B].




5. (Espcex (Aman) 2020)  Na segunda metade do século XVIII, durante a administração do marquês de Pombal (1750 a 1777), foram adotadas medidas que objetivavam tornar mais ágil e eficiente a administração da colônia portuguesa do Brasil, dentre as quais se destaca:
a) a elevação do Estado do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarve.    
b) o reconhecimento da importância das Regiões do Sul e Sudeste, em função do incremento do ciclo econômico do café.    
c) a transferência da capital do estado do Brasil, de Salvador para o Rio de Janeiro.    
d) o estado do Grão-Pará e Maranhão recebeu a denominação de estado do Maranhão.    
e) a restauração do sistema de Capitanias Hereditárias.    


Resposta:

[C]

O ministro Pombal, um déspota esclarecido do rei português José I, 1750-1777, realizou algumas reformas visando modernizar o Estado Português, torná-lo mais eficiente e menos de dependente da Inglaterra. As medidas pombalinas atingiram também a colônia através de ajustes fiscais rígidos como a criação da derrama, expulsão dos jesuítas, criação de companhias de comércio, mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, entre outras medidas, Gabarito [C].





 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe