Pular para o conteúdo principal

Fascismo e Nazismo. Questões comentadas



Como andam seus conhecimentos sobre Fascismo e Nazismo? Você acertaria essas questões?



1-(UFV-MG) Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que não representa uma característica da doutrina político-ideológica nazista:
(A) O racismo, que se baseia na alegação de que existe uma raça superior a todas as outras e que, em razão dessa superioridade, ela tem o direito de governar ou mesmo eliminar as demais. 
(B) O militarismo, que se explicita na alegação de que a guerra, para a nação dos indivíduos da raça superior, é algo positivo porque possibilita um fortalecimento ainda maior dessa raça. 
(C) O totalitarismo, que se fundamenta na alegação de que todos os interesses individuais devem estar subordinados à vontade e interesse do Estado.
(D) O expansionismo, que se expressa na alegação de que a nação constituída pelos indivíduos de raça superior tem o direito de conquistar o espaço territorial de outras nações. 
(E) O internacionalismo, que se apoia na alegação de que a existência de nações impede o desenvolvimento da humanidade, sendo necessária a destruição das barreiras nacionais, sejam culturais, políticas ou econômicas, em prol da constituição de uma sociedade mundial.


Gabarito (E)
O nazismo construiu uma doutrina que projetava um "socialismo nacional" na verdade mais nacionalista do que socialista. Preocupava-se exclusivamente com a recuperação da grandeza germânica, com a saúde da "raça ariana" e com a construção de uma Grande Alemanha (Grosse Deutschland). O internacionalismo era fortemente combatido como doutrina bolchevique ou evidência da alegada conspiração judaica em escala mundial. Alternativa e

2-(UPM-SP)
[...] Conceitualizar o fascismo como populista é um erro, embora a intensidade da propaganda política, a mobilização das massas e o carisma pessoal aparentemente possam identificar o populismo com fascismo.
O erro citado acima consiste no fato de que:

(A) nos fascismos categorias inteiras são excluídas, com base em definições de 'inimigo', ou seja, a negação da cidadania é uma consequência quase natural de não se pertencer à comunidade. Ao contrário, no populismo, as coalisões interclasses e entre diversos grupos são a condição sine qua non de sua existência. 

(B) no populismo, a preocupação com a legitimação das ações do líder forçou a criação de órgãos destinados apenas à propaganda política e à censura. Nos fascismos, por sua vez, a adesão em massa ao chefe de governo excluiu ações propagandísticas mais incisivas, assim como o surgimento de oposições relevantes. 

(C)                   no nazi-fascismo o centro de ações girou em torno do combate ao comunismo e ao liberalismo, representantes de uma época decadente e retrógrada. No populismo, os discursos liberais e socialistas do governo serviram, antes de tudo, para manipular as massas, perpetuando líderes carismáticos no poder. 

( D ) tanto nos fascismos quanto no populismo grupos que se pretendam autônomos ou aqueles que não tenham aderido ativamente ao nacionalismo extremo são perseguidos ou mesmo eliminados. No entanto, a preocupação, dos governantes populistas, com uma legitimação de ações obrigou-os a conceder garantias a alguns desses grupos. 

(E) nos fascismos a liderança personificada exigia a radicalização com os opositores, eliminando-os e criando um clima de insegurança, em que qualquer pessoa, em potencial, era vista como inimiga do Estado. No populismo, apesar do autoritarismo, o pluripartidarismo impedia ações eficazes no combate à oposição.

Gabarito (A)
O trecho dissocia dois fenômenos simultâneos: o totalitarismo na Europa e o populismo na América Latina. O autor estabelece o uso intenso da propaganda, a manipulação das massas e a liderança carismática como características em comum, mas, apesar disso, determina a separação entre as duas modalidades de governo. Essa segmentação se dá a partir da análise de outros aspectos, como a negação de diversos grupos sociais dentro dos Estados fascistas. A retórica do indesejável, como a aversão a judeus, marxistas, negros, ciganos, homossexuais, entre outros grupos, é uma forma de o fascismo definir sua própria identidade, pela negação do outro. O Estado populista busca eliminar as tensões sociais e absorver os diferentes grupos dentro de um todo homogêneo que sustenta o governo. Essa interpretação está presente na alternativa a.

3- “O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente." Benito Mussolini
O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era:

(A) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação infantil e com a militarização da vida escolar. 
(B) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos. 
(C) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual. 
(D) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica. 
(E) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.

A citação de Benito Mussolini permite depreender o caráter totalitário do Estado fascista, ao propor a doutrinação das massas dentro da ideologia do partido. Por meio da educação, propaganda intensiva, cerceamento das liberdades individuais, repressão à oposição e coerção ideológica, o Estado fascista submetia os indivíduos, despersonalizados, à autoridade do governo encarnado na liderança de Mussolini. O discurso demonstra a rigidez do Estado que se faz presente em todos os aspectos da vida social, inclusive na educação, remodelada para atender as reivindicações fascistas, moldando crianças e jovens conforme o cidadão desejado pelo governo. Dessa maneira, a alternativa a está correta.
A opção b é falsa porque a doutrinação das massas pressupõe a uniformização de pensamentos, desvalorizando a individualidade intelectual. As competições e desfiles servem para demonstrar vigor físico e a obediência dos jovens. Pela mesma análise invalida-se os itens cd e e.

4- Enem
Como garantia, iniciou-se a naziflcação das escolas e universidades. Todos os professores, dos jardins de infância à universidade, foram compelidos a se filiarem à liga nacional- -socialista de professores e a ensinar o que lhes era ordenado. As universidades alemãs, outrora famosas por sua pesquisa científica, tornaram-se centros de ciência racista. BULLOCK, Alan. O século XX. São Paulo: Abril, 1968. p. 1.513.

O texto apresentado:
(A) comprova que os maiores intelectuais alemães trabalharam para ajudar a legitimar os argumentos étnicos, sociais e políticos do regime nazista. 

(B) revela a difusão e o poder do Terceiro Reich, o mais duradouro regime político entre as principais potências europeias no século XX. 
(C)                   comprova que o regime de Hitler era apoiado pela totalidade da população alemã, razão pela qual só um ataque externo pôde depor o führer. 

(D)                   revela que o projeto nazista era conquistar todos os setores da sociedade, incluindo as diversas gerações, bem como os mais escolarizados. 

(E) comprova que as instituições sociais, como a escola, foram de forma espontânea aliadas do regime nazista.

Gabarito D
Boa parte da intelectualidade alemã foi expurgada das universidades, sobretudo os cientistas e docentes de origem judaica, o que invalida a opção a. Na realidade, a política educacional do Terceiro Reich foi a de nazificar todo o processo de ensino-aprendizagem de modo a adequar a sociedade ao projeto estatal.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Segunda Guerra Mundial

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C #partiuauladoarão 1 . (Unicamp 2009)  Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo.             (Adaptado de Antonio Pedro Tota, "O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerr

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.