Como andam seus conhecimentos sobre Fascismo e Nazismo? Você acertaria essas questões?
1-(UFV-MG)
Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que não representa uma
característica da doutrina político-ideológica nazista:
(A) O racismo, que se baseia na alegação de
que existe uma raça superior a todas as outras e que, em razão dessa
superioridade, ela tem o direito de governar ou mesmo eliminar as demais.
(B) O militarismo, que se explicita na
alegação de que a guerra, para a nação dos indivíduos da raça superior, é algo
positivo porque possibilita um fortalecimento ainda maior dessa raça.
(C) O totalitarismo, que se fundamenta na
alegação de que todos os interesses individuais devem estar subordinados à
vontade e interesse do Estado.
(D) O expansionismo, que se expressa na
alegação de que a nação constituída pelos indivíduos de raça superior tem o
direito de conquistar o espaço territorial de outras nações.
(E) O internacionalismo, que se apoia na
alegação de que a existência de nações impede o desenvolvimento da humanidade,
sendo necessária a destruição das barreiras nacionais, sejam culturais,
políticas ou econômicas, em prol da constituição de uma sociedade mundial.
Gabarito (E)
O nazismo
construiu uma doutrina que projetava um "socialismo nacional" na
verdade mais nacionalista do que socialista. Preocupava-se exclusivamente com a
recuperação da grandeza germânica, com a saúde da "raça ariana" e com
a construção de uma Grande Alemanha (Grosse Deutschland). O internacionalismo
era fortemente combatido como doutrina bolchevique ou evidência da alegada
conspiração judaica em escala mundial. Alternativa e
2-(UPM-SP)
[...]
Conceitualizar o fascismo como populista é um erro, embora a intensidade da
propaganda política, a mobilização das massas e o carisma pessoal aparentemente
possam identificar o populismo com fascismo.
O erro
citado acima consiste no fato de que:
(A) nos fascismos
categorias inteiras são excluídas, com base em definições de 'inimigo', ou
seja, a negação da cidadania é uma consequência quase natural de não se
pertencer à comunidade. Ao contrário, no populismo, as coalisões interclasses e
entre diversos grupos são a condição sine qua non de sua
existência.
(B) no populismo, a
preocupação com a legitimação das ações do líder forçou a criação de órgãos
destinados apenas à propaganda política e à censura. Nos fascismos, por sua
vez, a adesão em massa ao chefe de governo excluiu ações propagandísticas mais
incisivas, assim como o surgimento de oposições relevantes.
(C)
no nazi-fascismo o centro de ações girou em torno do combate ao
comunismo e ao liberalismo, representantes de uma época decadente e retrógrada.
No populismo, os discursos liberais e socialistas do governo serviram,
antes de tudo, para manipular as massas, perpetuando líderes carismáticos no
poder.
( D ) tanto nos fascismos quanto no
populismo grupos que se pretendam autônomos ou aqueles que não tenham aderido
ativamente ao nacionalismo extremo são perseguidos ou mesmo eliminados. No
entanto, a preocupação, dos governantes populistas, com uma legitimação de
ações obrigou-os a conceder garantias a alguns desses grupos.
(E) nos fascismos a
liderança personificada exigia a radicalização com os opositores, eliminando-os
e criando um clima de insegurança, em que qualquer pessoa, em potencial, era
vista como inimiga do Estado. No populismo, apesar do autoritarismo, o
pluripartidarismo impedia ações eficazes no combate à oposição.
Gabarito (A)
O trecho dissocia dois fenômenos simultâneos: o totalitarismo na Europa
e o populismo na América Latina. O autor estabelece o uso intenso da
propaganda, a manipulação das massas e a liderança carismática como
características em comum, mas, apesar disso, determina a separação entre as
duas modalidades de governo. Essa segmentação se dá a partir da análise de
outros aspectos, como a negação de diversos grupos sociais dentro dos Estados
fascistas. A retórica do indesejável, como a aversão a judeus, marxistas,
negros, ciganos, homossexuais, entre outros grupos, é uma forma de o fascismo
definir sua própria identidade, pela negação do outro. O Estado populista busca
eliminar as tensões sociais e absorver os diferentes grupos dentro de um todo
homogêneo que sustenta o governo. Essa interpretação está presente na alternativa a.
3- “O
fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende
reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o
fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito
das pessoas e aí reinar completamente." Benito Mussolini
O governo
fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz
de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina
fascista era:
(A) submeter o indivíduo à total obediência
ao Estado, começando com a educação infantil e com a militarização da vida
escolar.
(B) promover, para os jovens, competições
esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual
dos indivíduos.
(C) a transformação das instituições
educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e
intelectual.
(D) propagar a educação física e a
preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica.
(E) exaltar a inteligência crítica e o bom
desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.
A
citação de Benito Mussolini permite depreender o caráter totalitário do Estado
fascista, ao propor a doutrinação das massas dentro da ideologia do partido.
Por meio da educação, propaganda intensiva, cerceamento das liberdades
individuais, repressão à oposição e coerção ideológica, o Estado fascista
submetia os indivíduos, despersonalizados, à autoridade do governo encarnado na
liderança de Mussolini. O discurso demonstra a rigidez do Estado que se faz
presente em todos os aspectos da vida social, inclusive na educação, remodelada
para atender as reivindicações fascistas, moldando crianças e jovens conforme o
cidadão desejado pelo governo. Dessa maneira, a alternativa a
está correta.
A opção b é falsa
porque a doutrinação das massas pressupõe a uniformização de pensamentos,
desvalorizando a individualidade intelectual. As competições e desfiles servem
para demonstrar vigor físico e a obediência dos jovens. Pela mesma análise
invalida-se os itens c, d e e.
4- Enem
Como
garantia, iniciou-se a naziflcação das escolas e universidades. Todos os
professores, dos jardins de infância à universidade, foram compelidos a se
filiarem à liga nacional- -socialista de professores e a ensinar o que lhes era
ordenado. As universidades alemãs, outrora famosas por sua pesquisa científica,
tornaram-se centros de ciência racista. BULLOCK, Alan. O século XX.
São Paulo: Abril, 1968. p. 1.513.
O texto
apresentado:
(A) comprova que os
maiores intelectuais alemães trabalharam para ajudar a legitimar os argumentos
étnicos, sociais e políticos do regime nazista.
(B) revela a difusão e o
poder do Terceiro Reich, o mais duradouro regime político entre as principais
potências europeias no século XX.
(C)
comprova que o regime de Hitler era apoiado pela totalidade da população
alemã, razão pela qual só um ataque externo pôde depor o führer.
(D)
revela que o projeto nazista era conquistar todos os setores da
sociedade, incluindo as diversas gerações, bem como os mais
escolarizados.
(E) comprova que as instituições
sociais, como a escola, foram de forma espontânea aliadas do regime nazista.
Gabarito D
Boa parte da
intelectualidade alemã foi expurgada das universidades, sobretudo os cientistas
e docentes de origem judaica, o que invalida a opção a. Na realidade, a
política educacional do Terceiro Reich foi a de nazificar todo o processo de
ensino-aprendizagem de modo a adequar a sociedade ao projeto estatal.
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