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Fascismo e Nazismo. Questões comentadas



Como andam seus conhecimentos sobre Fascismo e Nazismo? Você acertaria essas questões?



1-(UFV-MG) Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que não representa uma característica da doutrina político-ideológica nazista:
(A) O racismo, que se baseia na alegação de que existe uma raça superior a todas as outras e que, em razão dessa superioridade, ela tem o direito de governar ou mesmo eliminar as demais. 
(B) O militarismo, que se explicita na alegação de que a guerra, para a nação dos indivíduos da raça superior, é algo positivo porque possibilita um fortalecimento ainda maior dessa raça. 
(C) O totalitarismo, que se fundamenta na alegação de que todos os interesses individuais devem estar subordinados à vontade e interesse do Estado.
(D) O expansionismo, que se expressa na alegação de que a nação constituída pelos indivíduos de raça superior tem o direito de conquistar o espaço territorial de outras nações. 
(E) O internacionalismo, que se apoia na alegação de que a existência de nações impede o desenvolvimento da humanidade, sendo necessária a destruição das barreiras nacionais, sejam culturais, políticas ou econômicas, em prol da constituição de uma sociedade mundial.


Gabarito (E)
O nazismo construiu uma doutrina que projetava um "socialismo nacional" na verdade mais nacionalista do que socialista. Preocupava-se exclusivamente com a recuperação da grandeza germânica, com a saúde da "raça ariana" e com a construção de uma Grande Alemanha (Grosse Deutschland). O internacionalismo era fortemente combatido como doutrina bolchevique ou evidência da alegada conspiração judaica em escala mundial. Alternativa e

2-(UPM-SP)
[...] Conceitualizar o fascismo como populista é um erro, embora a intensidade da propaganda política, a mobilização das massas e o carisma pessoal aparentemente possam identificar o populismo com fascismo.
O erro citado acima consiste no fato de que:

(A) nos fascismos categorias inteiras são excluídas, com base em definições de 'inimigo', ou seja, a negação da cidadania é uma consequência quase natural de não se pertencer à comunidade. Ao contrário, no populismo, as coalisões interclasses e entre diversos grupos são a condição sine qua non de sua existência. 

(B) no populismo, a preocupação com a legitimação das ações do líder forçou a criação de órgãos destinados apenas à propaganda política e à censura. Nos fascismos, por sua vez, a adesão em massa ao chefe de governo excluiu ações propagandísticas mais incisivas, assim como o surgimento de oposições relevantes. 

(C)                   no nazi-fascismo o centro de ações girou em torno do combate ao comunismo e ao liberalismo, representantes de uma época decadente e retrógrada. No populismo, os discursos liberais e socialistas do governo serviram, antes de tudo, para manipular as massas, perpetuando líderes carismáticos no poder. 

( D ) tanto nos fascismos quanto no populismo grupos que se pretendam autônomos ou aqueles que não tenham aderido ativamente ao nacionalismo extremo são perseguidos ou mesmo eliminados. No entanto, a preocupação, dos governantes populistas, com uma legitimação de ações obrigou-os a conceder garantias a alguns desses grupos. 

(E) nos fascismos a liderança personificada exigia a radicalização com os opositores, eliminando-os e criando um clima de insegurança, em que qualquer pessoa, em potencial, era vista como inimiga do Estado. No populismo, apesar do autoritarismo, o pluripartidarismo impedia ações eficazes no combate à oposição.

Gabarito (A)
O trecho dissocia dois fenômenos simultâneos: o totalitarismo na Europa e o populismo na América Latina. O autor estabelece o uso intenso da propaganda, a manipulação das massas e a liderança carismática como características em comum, mas, apesar disso, determina a separação entre as duas modalidades de governo. Essa segmentação se dá a partir da análise de outros aspectos, como a negação de diversos grupos sociais dentro dos Estados fascistas. A retórica do indesejável, como a aversão a judeus, marxistas, negros, ciganos, homossexuais, entre outros grupos, é uma forma de o fascismo definir sua própria identidade, pela negação do outro. O Estado populista busca eliminar as tensões sociais e absorver os diferentes grupos dentro de um todo homogêneo que sustenta o governo. Essa interpretação está presente na alternativa a.

3- “O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente." Benito Mussolini
O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era:

(A) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação infantil e com a militarização da vida escolar. 
(B) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos. 
(C) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual. 
(D) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica. 
(E) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.

A citação de Benito Mussolini permite depreender o caráter totalitário do Estado fascista, ao propor a doutrinação das massas dentro da ideologia do partido. Por meio da educação, propaganda intensiva, cerceamento das liberdades individuais, repressão à oposição e coerção ideológica, o Estado fascista submetia os indivíduos, despersonalizados, à autoridade do governo encarnado na liderança de Mussolini. O discurso demonstra a rigidez do Estado que se faz presente em todos os aspectos da vida social, inclusive na educação, remodelada para atender as reivindicações fascistas, moldando crianças e jovens conforme o cidadão desejado pelo governo. Dessa maneira, a alternativa a está correta.
A opção b é falsa porque a doutrinação das massas pressupõe a uniformização de pensamentos, desvalorizando a individualidade intelectual. As competições e desfiles servem para demonstrar vigor físico e a obediência dos jovens. Pela mesma análise invalida-se os itens cd e e.

4- Enem
Como garantia, iniciou-se a naziflcação das escolas e universidades. Todos os professores, dos jardins de infância à universidade, foram compelidos a se filiarem à liga nacional- -socialista de professores e a ensinar o que lhes era ordenado. As universidades alemãs, outrora famosas por sua pesquisa científica, tornaram-se centros de ciência racista. BULLOCK, Alan. O século XX. São Paulo: Abril, 1968. p. 1.513.

O texto apresentado:
(A) comprova que os maiores intelectuais alemães trabalharam para ajudar a legitimar os argumentos étnicos, sociais e políticos do regime nazista. 

(B) revela a difusão e o poder do Terceiro Reich, o mais duradouro regime político entre as principais potências europeias no século XX. 
(C)                   comprova que o regime de Hitler era apoiado pela totalidade da população alemã, razão pela qual só um ataque externo pôde depor o führer. 

(D)                   revela que o projeto nazista era conquistar todos os setores da sociedade, incluindo as diversas gerações, bem como os mais escolarizados. 

(E) comprova que as instituições sociais, como a escola, foram de forma espontânea aliadas do regime nazista.

Gabarito D
Boa parte da intelectualidade alemã foi expurgada das universidades, sobretudo os cientistas e docentes de origem judaica, o que invalida a opção a. Na realidade, a política educacional do Terceiro Reich foi a de nazificar todo o processo de ensino-aprendizagem de modo a adequar a sociedade ao projeto estatal.



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