Conheça meu curso intensivo de História do Brasil
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1. O sistema de transporte é
um elemento determinante da competitividade das mercadorias produzidas por um
país nos mercados internos e externos, uma vez que os custos de transporte
incidem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais.
Sobre os diferentes modais
de transporte no Brasil, pode-se afirmar que
I. o modal hidroviário é o
que apresenta o menor consumo de combustível por tonelada transportada, contudo
a implantação de hidrovias no País envolve obras civis de forte impacto ambiental
e de elevado custo.
II. em virtude do
predomínio do modal rodoviário no transporte de carga e da sua maior
flexibilidade nos percursos, a política de transporte brasileira continua,
quase que exclusivamente, baseada na expansão e modernização das rodovias.
III. no que se refere ao
modal ferroviário, a Ferronorte é um empreendimento que visa facilitar o
escoamento da produção agrícola do Mato Grosso e Rondônia, tanto pelos portos
de São Paulo como pelos da Região Norte do País.
IV. a implantação e a expansão
das redes intermodais, principalmente no que diz respeito à conexão de
infraestruturas entre os diferentes modais de transporte, ampliarão a fluidez
dos fluxos de bens e de pessoas, ao mesmo tempo que contribuirão para a
desconcentração das atividades econômicas no País.
V. o transporte aéreo de
carga suplanta o transporte de passageiro em termos de importância para a
aviação comercial no Brasil e no mundo, haja vista o significativo valor
monetário das mercadorias que circulam pelas vias aéreas.
Assinale a alternativa que
apresenta todas as afirmativas corretas.
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II, III e V
d) I, IV e V
e) II, IV e V
Resposta:
[B]
Os itens incorretos são:
[II] Apesar do tradicional
predomínio das rodovias no transporte de cargas no Brasil, a política de
transportes sofreu alterações com investimentos razoáveis em hidrovias,
dutovias e ferrovias (oeste-leste, norte-sul, transnordestina e ferronorte).
[V] No transporte aéreo
predomina o de passageiros, uma vez que o transporte de cargas por aviões
apresenta alto custo.
2. “Os deslocamentos de
população conhecidos como migrações podem ser gerados por necessidades internas
dos próprios grupos populacionais ou por fatores externos a eles. Geralmente
estão vinculados a um contexto socioeconômico global ou a um contexto nacional
ou regional, ou podem estar ligados a causas econômicas, razões políticas,
étnicas ou religiosas [...].”
Terra, Lygia; Araújo, Regina; Guimarães, Raul. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2015, p. 90.
Sobre os deslocamentos
internacionais de população, pode-se afirmar que
I. diversos fatores podem
motivar as migrações, mas, atualmente, são os conflitos religiosos os maiores
responsáveis pelos movimentos migratórios no mundo.
II. países como Catar e
Kuait, no Oriente Médio, desde a década de 1970, transformaram-se numa zona de
forte atração migratória, principalmente de imigrantes de outros países
asiáticos, para trabalharem nos campos de petróleo e em áreas como a construção
civil, comércio e transportes.
III. as baixas taxas de
fecundidade, abaixo do nível necessário para reposição populacional, e a
necessidade de mão de obra não qualificada nos países europeus têm posto fim às
políticas migratórias restritivas nesse continente.
IV. os EUA são o país com o
maior número de imigrantes internacionais, atraídos pelas possibilidades de
emprego; por outro lado, é dos países asiáticos a maior parte dos emigrantes
que deixa seus países em busca de melhores condições de vida.
V. uma das vantagens dos
imigrantes em situação irregular é que conseguem desfrutar dos serviços de
saúde e educação do país de destino, como qualquer cidadão.
Assinale a alternativa que
apresenta todas as afirmativas corretas.
a) I e V
b) II e IV
c) I, III e IV
d) II, III e V
e) I, II e V
Resposta:
[B]
Os itens incorretos são:
[I] As maiores migrações
internacionais são por motivação socioeconômica, geralmente, fluxos de
imigrantes de países subdesenvolvidos e emergentes que vão se converter em mão
de obra barata em países desenvolvidos.
[III] Alguns países
europeus desenvolvidos apresentam políticas migratórias diferenciadas, atraindo
imigrantes, sobretudo jovens e qualificados. Isto ocorre devido à baixa taxa de
natalidade, envelhecimento populacional e escassez de mão de obra.
[V] Os imigrantes em
situação clandestina ou irregular tem dificuldade de acesso aos serviços
sociais como educação e saúde, sendo muito explorados nos países de destino.
São mais vulneráveis a deportações e violência policial, sendo alvos da
intolerância étnica, preconceito religioso e xenofobia (aversão a
estrangeiros).
3. As relações entre a
metrópole e a colônia foram regidas pelo chamado pacto colonial, sendo este
aspecto uma das principais características do estabelecimento de um sistema de
exploração mercantil implementado pelas nações europeias com relação à América.
Com relação ao Brasil, do
que constava este pacto?
a) As colônias só poderiam
produzir artigos manufaturados.
b) A produção agrícola seria
destinada, exclusivamente, à subsistência da colônia.
c) A produção da colônia seria
restrita ao que a metrópole não tivesse condições de produzir.
d) A colônia poderia
comercializar a produção que excedesse às necessidades da metrópole.
e) Portugal permitiria a
produção de artigos manufaturados pela colônia, desde que a matéria-prima fosse
adquirida da metrópole.
Resposta:
[C]
O pacto colonial versava
que a colônia deveria ser uma fonte de lucro para a sua metrópole. Sendo assim,
tudo de produtivo que já existisse ou fosse produzido na colônia pertencia exclusivamente
à metrópole. Por isso, a colônia deveria estar pronta para produzir o que a
metrópole determinasse.
4. Em 1578, dom Sebastião, rei
de Portugal, morre na batalha de Alcácer-Quibir. Sem descendentes, o trono foi
entregue a seu tio dom Henrique, que viria a falecer dois anos depois, sem
deixar herdeiro. Depois de acirrada disputa, a Coroa portuguesa acabou nas mãos
de Filipe II, rei espanhol, dando início à chamada União Ibérica. Com esta
união, um tradicional inimigo da Espanha torna-se inimigo de Portugal.
Das opções abaixo, assinale
aquele que se tornou inimigo de Portugal.
a) Holanda
b) Alemanha
c) Itália
d) Inglaterra
e) EUA
Resposta:
[A]
A Holanda era, nos reinados
de Carlos I e seu filho Filipe II, uma possessão espanhola. Mas, devido à forma
de governo autoritária de Filipe II, a burguesia holandesa promoveu sua luta de
independência. Em resposta a isso, Filipe II proibiu todas as possessões
espanholas de fazer comércio com a Holanda. Devido à ocorrência da União
Ibérica, Portugal e Brasil estavam incluídos nessa proibição.
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