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1.   O sistema de transporte é um elemento determinante da competitividade das mercadorias produzidas por um país nos mercados internos e externos, uma vez que os custos de transporte incidem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais.

Sobre os diferentes modais de transporte no Brasil, pode-se afirmar que

I. o modal hidroviário é o que apresenta o menor consumo de combustível por tonelada transportada, contudo a implantação de hidrovias no País envolve obras civis de forte impacto ambiental e de elevado custo.
II. em virtude do predomínio do modal rodoviário no transporte de carga e da sua maior flexibilidade nos percursos, a política de transporte brasileira continua, quase que exclusivamente, baseada na expansão e modernização das rodovias.
III. no que se refere ao modal ferroviário, a Ferronorte é um empreendimento que visa facilitar o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso e Rondônia, tanto pelos portos de São Paulo como pelos da Região Norte do País.
IV. a implantação e a expansão das redes intermodais, principalmente no que diz respeito à conexão de infraestruturas entre os diferentes modais de transporte, ampliarão a fluidez dos fluxos de bens e de pessoas, ao mesmo tempo que contribuirão para a desconcentração das atividades econômicas no País.
V. o transporte aéreo de carga suplanta o transporte de passageiro em termos de importância para a aviação comercial no Brasil e no mundo, haja vista o significativo valor monetário das mercadorias que circulam pelas vias aéreas.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
a) I, II e III   
b) I, III e IV   
c) II, III e V   
d) I, IV e V   
e) II, IV e V   


Resposta:

[B]

Os itens incorretos são:

[II] Apesar do tradicional predomínio das rodovias no transporte de cargas no Brasil, a política de transportes sofreu alterações com investimentos razoáveis em hidrovias, dutovias e ferrovias (oeste-leste, norte-sul, transnordestina e ferronorte).
[V] No transporte aéreo predomina o de passageiros, uma vez que o transporte de cargas por aviões apresenta alto custo.


  
2.   “Os deslocamentos de população conhecidos como migrações podem ser gerados por necessidades internas dos próprios grupos populacionais ou por fatores externos a eles. Geralmente estão vinculados a um contexto socioeconômico global ou a um contexto nacional ou regional, ou podem estar ligados a causas econômicas, razões políticas, étnicas ou religiosas [...].”
Terra, Lygia; Araújo, Regina; Guimarães, Raul. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2015, p. 90.


Sobre os deslocamentos internacionais de população, pode-se afirmar que

I. diversos fatores podem motivar as migrações, mas, atualmente, são os conflitos religiosos os maiores responsáveis pelos movimentos migratórios no mundo.
II. países como Catar e Kuait, no Oriente Médio, desde a década de 1970, transformaram-se numa zona de forte atração migratória, principalmente de imigrantes de outros países asiáticos, para trabalharem nos campos de petróleo e em áreas como a construção civil, comércio e transportes.
III. as baixas taxas de fecundidade, abaixo do nível necessário para reposição populacional, e a necessidade de mão de obra não qualificada nos países europeus têm posto fim às políticas migratórias restritivas nesse continente.
IV. os EUA são o país com o maior número de imigrantes internacionais, atraídos pelas possibilidades de emprego; por outro lado, é dos países asiáticos a maior parte dos emigrantes que deixa seus países em busca de melhores condições de vida.
V. uma das vantagens dos imigrantes em situação irregular é que conseguem desfrutar dos serviços de saúde e educação do país de destino, como qualquer cidadão.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
a) I e V   
b) II e IV   
c) I, III e IV   
d) II, III e V   
e) I, II e V   


Resposta:

[B]

Os itens incorretos são:

[I] As maiores migrações internacionais são por motivação socioeconômica, geralmente, fluxos de imigrantes de países subdesenvolvidos e emergentes que vão se converter em mão de obra barata em países desenvolvidos.
[III] Alguns países europeus desenvolvidos apresentam políticas migratórias diferenciadas, atraindo imigrantes, sobretudo jovens e qualificados. Isto ocorre devido à baixa taxa de natalidade, envelhecimento populacional e escassez de mão de obra.
[V] Os imigrantes em situação clandestina ou irregular tem dificuldade de acesso aos serviços sociais como educação e saúde, sendo muito explorados nos países de destino. São mais vulneráveis a deportações e violência policial, sendo alvos da intolerância étnica, preconceito religioso e xenofobia (aversão a estrangeiros).



  
3.   As relações entre a metrópole e a colônia foram regidas pelo chamado pacto colonial, sendo este aspecto uma das principais características do estabelecimento de um sistema de exploração mercantil implementado pelas nações europeias com relação à América.

Com relação ao Brasil, do que constava este pacto?
a) As colônias só poderiam produzir artigos manufaturados.   
b) A produção agrícola seria destinada, exclusivamente, à subsistência da colônia.   
c) A produção da colônia seria restrita ao que a metrópole não tivesse condições de produzir.   
d) A colônia poderia comercializar a produção que excedesse às necessidades da metrópole.   
e) Portugal permitiria a produção de artigos manufaturados pela colônia, desde que a matéria-prima fosse adquirida da metrópole.   


Resposta:

[C]

O pacto colonial versava que a colônia deveria ser uma fonte de lucro para a sua metrópole. Sendo assim, tudo de produtivo que já existisse ou fosse produzido na colônia pertencia exclusivamente à metrópole. Por isso, a colônia deveria estar pronta para produzir o que a metrópole determinasse.



  
4.   Em 1578, dom Sebastião, rei de Portugal, morre na batalha de Alcácer-Quibir. Sem descendentes, o trono foi entregue a seu tio dom Henrique, que viria a falecer dois anos depois, sem deixar herdeiro. Depois de acirrada disputa, a Coroa portuguesa acabou nas mãos de Filipe II, rei espanhol, dando início à chamada União Ibérica. Com esta união, um tradicional inimigo da Espanha torna-se inimigo de Portugal.

Das opções abaixo, assinale aquele que se tornou inimigo de Portugal.
a) Holanda   
b) Alemanha   
c) Itália   
d) Inglaterra   
e) EUA   


Resposta:

[A]

A Holanda era, nos reinados de Carlos I e seu filho Filipe II, uma possessão espanhola. Mas, devido à forma de governo autoritária de Filipe II, a burguesia holandesa promoveu sua luta de independência. Em resposta a isso, Filipe II proibiu todas as possessões espanholas de fazer comércio com a Holanda. Devido à ocorrência da União Ibérica, Portugal e Brasil estavam incluídos nessa proibição.



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