Pular para o conteúdo principal

Vargas e Intentona Comunista - questões comentadas



1-(UFSCar) Os anos trinta do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizadores e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo:

a) a Ação Integralista Brasileira, partido político simpatizante do fascismo, à Ação Nacional Libertadora, que lutava pela instalação de um governo popular revolucionário.
b) os anarcossindicalistas, líderes do movimento operário em toda a Primeira República, ao Partido Comunista do Brasil, de tendência revolucionária bolchevista.
d) a social-democracia, representada pelo Partido Democrático de São Paulo, às tendências políticas autoritárias do movimento tenentista.
c) os católicos ultramontanos do Centro Dom Vital, situado no Rio de Janeiro, aos partidários do fascismo italiano e, sobretudo, do nazismo hitlerista.
e) os constitucionalistas paulistas, que haviam combatido na Revolução de 1932, ao Estado Novo, dominado pelo presidente Getúlio Vargas.


Letra A
Frontalmente contrária à Ação Libertadora Nacional (ANL), que articulou a Intentona Comunista, em 1935, estava a Ação Integralista Brasileira (AIB), organização similar ao fascismo italiano e radicalmente oposta ao comunismo.
Frontalmente contrária à Ação Libertadora Nacional (ANL), que articulou a Intentona Comunista, em 1935, estava a Ação Integralista Brasileira (AIB), organização similar ao fascismo italiano e radicalmente oposta ao comunismo.


2-Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta:

"Falo na qualidade de membro e dirigente do único partido verdadeiramente nacional... Nós, comunistas, que vivemos sempre na ilegalidade, sentimos bem o quanto difere esta nova época daqueles tempos de antes da guerra, em que vivíamos perseguidos, insultados e vilmente caluniados. Mas dez anos de guerra e perseguições contra o comunismo fizeram do nosso povo o mais comunista da América (...) Comunista para o nosso povo é aquele que de maneira mais firme e consequente luta contra o estado de coisas intoleráveis e injustas predominantes em nossa terra; comunista é o que quer a negação disso que aí temos, a negação da miséria e da fome, a negação do atraso e do analfabetismo... " (Discurso de Luiz Carlos Prestes, em 22 de maio de 1945, no Estádio do Vasco da Gama, São Januário, Rio de Janeiro)
Esse discurso público de Luís Carlos Prestes, um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro, evidencia o fato de: a) Vargas ter se filiado ao PCB após a Segunda Guerra. b) uma nova Intentona Comunista ter sido realizada no Rio de Janeiro. c) o líder comunista ter sido anistiado pelo Estado Novo. d) Luís Carlos Prestes ter comandado uma nova “Coluna”.
e) nenhuma das alternativas.


Letra C
O discurso de Prestes foi feito no momento em que ele havia sido anistiado pelo governo de Vargas. Era um momento em que Vargas já distendia um pouco o regime em virtude da aproximação com as potências aliadas – alguns meses depois o regime viria a ruir por completo.


3-A ação do levante comunista em 1935, iniciado em Natal, capital do Rio Grande do Norte, acabou suscitando uma série de perseguições políticas por parte do governo de Getúlio Vargas. Entre os perseguidos, esteve:

a) o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek
b) o então governador de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira
c) o general Costa e Silva
d) o escritor alagoano Graciliano Ramos
e) o escritor paulista Plínio Salgado

Letra D
Graciliano Ramos foi perseguido após a Intentona Comunista por estar associado a figuras do PCB (Partido Comunista Brasileiro) à época. Ramos passou todo o ano de 1936 preso até ser liberto no início de 1937. Dessa experiência resultou a obra “Memórias do cárcere”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um no...

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana...

Regime civil-militar - Questões discursivas com gabarito comentado

Para não perder as novidades, inscreva-se no canal e clique no sino . https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 . (Uel 2013)  Analise a foto, a seguir, tirada durante o período do Regime Militar no Brasil (1964-1985). a) Identifique e descreva dois elementos da foto que permitam caracterizar o Regime Militar no Brasil. b) A luta pela anistia ampla, geral e irrestrita tem desdobramentos no presente, a exemplo da Comissão da Verdade. Discorra sobre essa Comissão. Resposta: a) O candidato deve identificar e descrever dois elementos da foto que permitam caracterizar o regime militar. Por exemplo, a faixa com o nome de Vladmir Herzog, que se refere à morte do jornalista no aparato de repressão; o movimento pela anistia ampla, geral e irrestrita; a faixa sobre a questão econômica (inflação e especulação financeira); UNE – União Nacional dos Estudantes; Movimento Estudantil; manifestações públicas e/ou passeatas...