Pular para o conteúdo principal

Geografia e História - Espcex - Questões comentadas

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sininho:
https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw



1. (Espcex (Aman) 2019)  “Os produtos da agricultura ocupam posição estratégica na inserção do Brasil na economia globalizada. Atualmente o Brasil é uma grande potência agrícola […] e figura entre os principais exportadores mundiais de uma série de commodities agrícolas”.
MAGNOLI, D.- Geografia para o Ensino Médio. 1ª ed. São Paulo: Atual, 2012, p. 317.


Sobre as características da agropecuária brasileira, pode-se afirmar que:

I. com a modernização da agricultura na Região Nordeste, as práticas agrícolas tradicionais foram excluídas e substituídas, na Região, pela fruticultura irrigada e pela moderna agricultura da soja, voltadas para exportação.
II. as áreas de pastagens apresentam redução na maior parte do País, mas aumentam consideravelmente nas Regiões Centro-Oeste e Norte, as quais apresentam produção de gado bovino que já supera a produção da Região Sul do País, tradicional área de pecuária bovina.
III. a produção canavieira nordestina, inicialmente restrita à Zona da Mata, já suplanta a produção da Região Centro-Sul, pois, impulsionada pelas boas perspectivas dos biocombustíveis, vem expandindo-se rumo ao oeste baiano e ao sul do Piauí.
IV. na agroindústria da laranja e do fumo no Centro-Sul, pequenos e médios proprietários familiares participam ativamente da cadeia global do agronegócio, fornecendo matérias-primas para as indústrias processadoras.
V. as modernas propriedades rurais passam a integrar cadeias produtivas que envolvem uma rede de estabelecimentos ligados aos setores primário, secundário e terciário da economia, transformando a matéria-prima, animal ou vegetal, em produtos de maior valor agregado.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
a) I, II e III   
b) I, II e IV   
c) I, III e V   
d) II, IV e V   
e) III, IV e V   


Resposta:

[D]

Os itens incorretos são: [I] (no Nordeste convivem práticas agrícolas tradicionais, a exemplo da policultura em pequenas propriedades, e práticas modernas, como a fruticultura irrigada na Bahia e Pernambuco e o agronegócio com produção de soja, café e algodão na sub-região MAPITOBA) e [III] (a produção de cana-de-açúcar é liderada pelo Centro-Sul, a exemplo de São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul, a produção no Nordeste concentra-se tradicionalmente na Zona da Mata, faixa litorânea entre o RN e a BA, o sul do Piauí e o Oeste da Bahia integram a sub-região MAPITOBA que destaque no agronegócio, a exemplo da produção de soja).



  
2. (Espcex (Aman) 2019)  As sucessivas crises no abastecimento de energia elétrica no Brasil, ocorridas nos anos de 2001 e 2009, fizeram com que o governo brasileiro investisse em projetos para a solução dos problemas relacionados à produção e distribuição de energia elétrica no País.

Dentre as principais ações governamentais para superar essa problemática, podem-se destacar:

I. a construção de novas usinas hidrelétricas, com prioridade para as usinas de grande porte e com grandes reservatórios, sobretudo no Sudeste, a fim de aumentar a geração de energia elétrica na Região de maior demanda energética do País.
II. a interligação do sistema de transmissão de energia elétrica entre as regiões do País, de modo a permitir o direcionamento de energia das usinas do Sul e do Norte para as demais regiões nos momentos de pico no consumo.
III. a expansão do parque nuclear brasileiro, visando não apenas a ampliar a oferta de energia elétrica, mas também a honrar os compromissos assumidos pelo País no Acordo de Quioto, não obstante as polêmicas existentes em torno do programa nuclear brasileiro.
IV. a instalação de novas usinas termelétricas movidas a carvão mineral, as quais, aproveitando- se da abundante produção carbonífera de alto poder calorífico do País, geram energia mais barata que a gerada pelas usinas hidrelétricas.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
a) I e III   
b) II e III   
c) I e IV   
d) I, II e IV   
e) II, III e IV   


Resposta:

[B]

Os itens incorretos são: [I] (nos anos 2000, devido ao crescimento do PIB e do consumo de energia, o governo federal decidiu implantar novas hidrelétricas na Amazônia devido ao grande potencial relacionado ao elevado volume de água e desníveis topográficos, são exemplos as hidrelétricas fio d’água como Belo Monte no rio Xingu, Pará, e Jirau e Santo Antônio no rio Madeira, Rondônia) e [IV] (devido ao grande número de hidrelétricas, este tipo de energia é a que apresenta menor custo no Brasil, o país apresenta poucas termelétricas que utilizam carvão mineral hulha, sendo uma energia mais cara, além disso, o país tem reservas pouco significativas de hulha e depende de importação de carvão de melhor qualidade).



  
3. (Espcex (Aman) 2019)  As fronteiras políticas internacionais definem limites entre diferentes soberanias, contudo a soberania do Estado não se circunscreve apenas ao território terrestre. A respeito da soberania do Estado brasileiro, tanto em território terrestre como marítimo, pode-se afirmar que:

I. a faixa de fronteira terrestre, definida na Constituição, corresponde à área de 150 Km de largura ao longo dos limites terrestres, e cabe aos governos de cada estado da federação executar as ações de polícia de fronteira nessa faixa.
II. o Estado brasileiro possui soberania quase que total sobre seu Mar Territorial, com exceção apenas de ter que respeitar o direito de passagem inofensiva de embarcações de outros países nessa área, conforme convenção da ONU em vigor desde 1994.
III. embora a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) esteja limitada a uma faixa de 200 milhas náuticas de largura da costa, a plataforma continental, em diversos trechos, ultrapassa esse limite, o que pode ampliar as fronteiras de exploração econômica da chamada “Amazônia Azul”.
IV. a soberania brasileira sobre a Zona Econômica Exclusiva distingue-se da soberania sobre o Mar Territorial, uma vez que na ZEE países estrangeiros têm completa liberdade de navegação, sobrevoo e exploração dos recursos naturais da plataforma continental.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
a) I e II   
b) I e III   
c) II e III   
d) II e IV   
e) III e IV   


Resposta:

[C]

Os itens incorretos são: [I] (o governo federal é o principal responsável pelas ações nas fronteiras, a exemplo da polícia federal, das forças armadas e a receita federal para a defesa nacional e combate as atividades ilícitas como contrabando, narcotráfico e tráfico de armas) e [IV] (na Zona Econômica Exclusiva, o Brasil apresenta soberania sobre os recursos biológicos e minerais, assim, outros países precisam de autorização brasileira para a exploração de recursos naturais).



  
4. (Espcex (Aman) 2019)  No atual estágio de desenvolvimento do capitalismo mundial, no qual se globalizam não só os mercados, mas também a produção, a palavra de ordem é competitividade. O modelo de produção flexível que vem sendo adotado pelas empresas traz significativos reflexos não apenas nas formas de organização produtiva, mas também nas relações de trabalho e nas políticas econômicas dos países.

Dentre esses reflexos podem-se destacar:

I. o apelo das indústrias pela intervenção do Estado na economia, sem interferir nas empresas privadas, de modo a criar condições para a melhoria do padrão de vida da população e, por conseguinte, fomentar o consumo.
II. a implementação gradual da economia de escala em substituição à economia de escopo, visando a reduzir o custo de produção a partir da fabricação de itens padronizados e em grande quantidade.
III. a implementação do just-in-time, método de organização da produção que visa a eliminar ou reduzir drasticamente os estoques de insumos, reduzindo custos e postos de trabalho e disponibilizando capital para novos investimentos.
IV. a disseminação, em diversos países desenvolvidos, de propostas de flexibilização da legislação trabalhista, com a redução dos salários e dos benefícios sociais, acarretando, em consequência, o enfraquecimento do movimento sindical.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
a) I e II   
b) I e III   
c) II e III   
d) II e IV   
e) III e IV   


Resposta:

[E]

Os itens incorretos são: [I] (o modelo de produção flexível não valoriza a intervenção do Estado na economia) e [II] (a produção flexível, o just-in-time, valoriza a produção conforme a demanda, menos estoques e produtos cada vez mais personalizados conforme as expectativas do consumidor).



  
5. (Espcex (Aman) 2019)  Entre 1945 e 1964, existiam no Brasil dois projetos de Nação que disputavam a preferência dos eleitores, o nacional estatismo, liderado por Getúlio Vargas, e o liberalismo conservador, liderado por Carlos Lacerda. Avalie as informações abaixo listadas.

I. O Estado devia intervir na economia.
II. Abertura total às empresas e aos capitais estrangeiros.
III. O Brasil deveria alinhar-se com os EUA incondicionalmente.
IV. Criação das empresas estatais em áreas estratégicas.

A alternativa que apresenta propostas do liberalismo conservador é
a) I e II.    
b) I e III.    
c) II e III.    
d) II e IV.    
e) III e IV.    


Resposta:

[C]

As afirmativas [II] e [III] fazem parte do projeto político defendido por Carlos Lacerda, conhecido como Liberalismo Conservador. Já as afirmativas [I] e [IV] fazem parte do projeto defendido por Vargas.



  
6. (Espcex (Aman) 2019)  A partir de 1764, o governo inglês adotou medidas que aumentaram a arrecadação fiscal e restringiram a autonomia das 13 colônias norte-americanas. Nas alternativas abaixo, assinale a medida que provocou o protesto dos representantes das 13 colônias que realizaram o Primeiro Congresso da Filadélfia.
a) Leis Intoleráveis   
b) Lei do Chá   
c) Lei dos Alojamentos   
d) Lei do Selo   
e) Lei do Açúcar   


Resposta:

[A]

As Leis Intoleráveis foram assim chamadas pelos colonos nortistas por serem, segundo eles, um conjunto de medidas arbitrárias imposto pela Inglaterra em 1774. Dentre as medidas constava a ocupação de Massachusetts pelo exército britânico e o fechamento do Porto de Boston.



  
7. (Espcex (Aman) 2019)  No período do Renascimento, ocorreram mudanças significativas na produção cultural europeia. Considerando:

I. o desenvolvimento da Teoria do Heliocentrismo
II. o desenvolvimento da imprensa
III. a estratificação da sociedade
IV. a ação dos mecenas

Assinale abaixo o item que apresenta os aspectos que influenciaram o aumento da produção cultural renascentista, assim como da sua qualidade.
a) I e II   
b) I e III   
c) II e III   
d) II e IV   
e) III e IV   


Resposta:

[D]

Dentre os itens apresentados, apenas dois fazem parte das características estabelecidas pelo Renascimento: o desenvolvimento da imprensa (II), que ajudou na difusão de informações e conhecimentos, e a ação dos mecenas (IV), que incentivou a produção artística do período.



  
8. (Espcex (Aman) 2019)  Procurando colocar em prática a política de solidariedade esboçada no Congresso de Viena, Alexandre I propôs, em 1815, a criação de uma organização militarizada, denominada Santa Aliança entre as monarquias europeias tradicionais e cristãs. Participaram da Santa Aliança o
a) Reino da Prússia, Império Francês e Império Britânico.   
b) Império Austríaco, Império Britânico e Reino da Prússia.    
c) Império da Rússia, Império Austríaco e Reino da Prússia.    
d) Império da Rússia, Império Francês e Império Britânico.    
e) Império Britânico, Império Austríaco e Império Francês.    


Resposta:

[C]

Apenas os impérios citados na alternativa [C] compuseram a Santa Aliança. O Império Francês e o Império Britânico não se aliaram.



  
9. (Espcex (Aman) 2019)  No início do século XX, os trabalhadores brasileiros se organizaram para defenderem seus direitos. Duas ideologias oriundas do século XIX predominavam nesta época: o comunismo e o anarquismo. Avalie as afirmações abaixo.

I. Defendia a conquista do Estado e o estabelecimento de uma ditadura.
II. Era contraria a existência do Estado.
III. Valorizava o partido político como meio de organizar as lutas.
IV. Não concordava com as eleições pois viam nestas um meio de manipulação do povo.

A opção que apresenta os fatos relacionados à doutrina do Anarquismo é
a) I e II.   
b) II e IV.   
c) I e IV.   
d) II e III.   
e) I e III.   


Resposta:

[B]

O Anarquismo, ao defender a ausência do Estado, tinha como preceitos as afirmativas [II] e [IV]. As afirmativas [I] e [III] são preceitos do Comunismo.



  
10. (Espcex (Aman) 2018)  O conflito ocorrido no final do Século XIX, caracterizado pelo caráter messiânico (religioso) e de contestação social, foi a
a) Guerra do Contestado.   
b) Revolta da Armada.   
c) Revolta Federalista.   
d) Revolta da Vacina.   
e) Guerra de Canudos.   


Resposta:

[E]

A Guerra de Canudos, ocorrida na Bahia a partir de 1896, foi um movimento messiânico comandado por Antônio Conselheiro e ocorreu, em especial, devido às péssimas condições políticas, econômicas e sociais do Norte, atual nordeste brasileiro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe