Pular para o conteúdo principal

Os Quatorze Pontos de Wilson - Questões CACD com gabarito comentado



1-Para alguém que observasse o mundo dos anos 1960 e o comparasse com o de 1870 ou 1880, nada seria mais impressionante, talvez, que a mudança que se operou na estrutura das relações internacionais. A explicação mais óbvia para essa mudança é a exaustão da Europa em duas guerras mundiais. Isto, somado à ascensão dos EUA e, paralelamente, à ascensão da Rússia no plano das potências mundiais foram, de fato, os acontecimentos decisivos que propiciaram o advento de um novo período na política mundial. Quando, no início de 1917, o presidente Wilson proclamou que “não deve haver um equilíbrio de poder, mas uma comunidade de poder, não rivalidades organizadas, mas uma paz comum organizada”, ele estava anunciando, com efeito, que a velha estrutura de relações internacionais ficara obsoleta em uma época de política em escala mundial. Depois da revolução bolchevista na Rússia, tomou forma tangível a divisão do mundo em dois grandes blocos de potências rivais, inspirados por ideologias manifestamente inconciliáveis. Wilson e Lenin sabiam, desde o princípio, que estavam competindo pelo sufrágio da humanidade; e foi para impedir que Lenin ganhasse o monopólio dos planos de edificação do mundo de pós-guerra que, em janeiro de 1918, Wilson publicou os seus famosos Quatorze Pontos. “Wilson ou Lenin”, escreveu o socialista francês Albert Thomas; “democracia ou bolchevismo... uma escolha a fazer”. Geoffrey Barraclough. Introdução à história contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1964, p. 90-113 (com adaptações)
Ainda com referência ao texto, assinale a opção correta relativamente ao papel representado pelo presidente Wilson no contexto da Primeira Guerra Mundial e ao significado de seus Quatorze Pontos.

Parte superior do formulário



    
(   (A)  Embora questionassem o sistema internacional vigente, Lenin e Wilson admitiam a diplomacia secreta e as anexações territoriais.
(B) As propostas de Wilson - que preconizavam uma "diplomacia nova", com vistas à preservação da paz - previam, entre outras medidas, remanejamentos territoriais norteados pelo princípio da autodeterminação dos povos.
    (C)   Ao propor a criação da Liga ou Sociedade das Nações, Wilson o fez com o respaldo da opinião pública norteamericana e, sobretudo, do Congresso de seu país, razão pela qual os EUA tiveram condições de liderar confortavelmente a nova organização internacional.
   (D) Embora tenham entrado na Grande Guerra ao lado das potências centrais (Tríplice Aliança), os EUA puderam superar essa circunstância aparentemente negativa pela força de sua economia, vital para a recuperação europeia após o conflito.
    (E)   A partir de Wilson, e de forma acintosa, os EUA passaram a assumir responsabilidades crescentes na condução da política interna europeia, rompendo o isolamento que praticaram antes da Primeira Guerra Mundial.

Gabarito: B

A) Errada.- Wilson defendia o fim dos acordos secretos, considerado por ele um dos responsáveis pela guerra.
B) Correta.
C)  ERRADA - Embora fizesse parte das propostas do idealista W. Wilson, conforme comentamos no vídeo, o Senado dos EUA não aprovou a participação desse país na Sociedade  das Nações.
D) ERRADA - As potências centrais, ou tríplice aliança era formada pela Alemanha, Império Áustro-Húngaro e Itália.
E) ERRADA - O presidente Wilson não foi capaz de garantir a participação americana na Sociedade das nações, proposta vetada pelo Senado. Os EUA alardeavam uma política isolacionista, embora tenha sido responsável pela convocação, em 1921, pela convocação de uma conferência para tratar da segurança mundial. Mesmo se considerarmos o isolacionismo americano, ao menos em termos relativo, é necessário restringi-lo à política, pois em relação a sua diplomacia comercial, o país estaria bem atuante e protagônico.


Bons estudos,
Professpr Arão Alves




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Iluminismo - questões discursivas com gabarito comentado

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil https://go.hotmart.com/P57899543C 1 .    A liberdade política é esta tranquilidade de espírito que provém da opinião que cada um tem sobre a sua segurança; e para que se tenha esta liberdade é preciso que o governo seja tal que um cidadão não possa temer outro cidadão. Quando o poder legislativo está reunido ao poder executivo, não existe liberdade. Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Montesquieu. O espírito das leis, 1748 . O direito eleitoral ampliado, a dominação do parlamento, a debilidade do governo, a insignificância do presidente e a prática do referendo não respondem nem ao caráter, nem à missão que o Estado alemão deve cumprir tanto no presente como no futuro próximo. Jornal Kölnishe Zeitung , 04/08/1919. Adaptado de REIS FILHO, Daniel Aarão (org.). História do século XX. Volume 2. Rio de Janeiro: Record, 2002. Os trechos apresentam aspe