Pular para o conteúdo principal

História e Futebol - questões comentadas

Conheça meu curso intensivo de História do Brasil

https://go.hotmart.com/P57899543C

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino:
https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1


1.   A Olimpíada de 2016 terá como sede a cidade do Rio de Janeiro, mas também ocorrerá em Manaus (AM), que receberá seis jogos do torneio de futebol olímpico.

As equipes de futebol que jogarão em Manaus encontrarão
a) o mesmo clima da cidade do Rio de Janeiro, com amplitude térmica elevada e chuvas concentradas no inverno.   
b) o mesmo clima da cidade do Rio de Janeiro, com verões quentes e secos e invernos chuvosos e curtos, porém rigorosos.   
c) um clima com verões quentes e secos e invernos rigorosos e chuvosos, diferente do clima da cidade do Rio de Janeiro.   
d) um clima com pequena amplitude térmica e chuvas constantes o ano inteiro, diferente do clima da cidade do Rio de Janeiro.   
e) um clima com grande amplitude térmica, verões e invernos quentes e secos, diferente do clima da cidade do Rio de Janeiro.

Resposta da questão 1:
 [D]

O clima em Manaus é Equatorial, quente, muito úmido, com baixa amplitude térmica, chuvas abundantes e sob influência da massa de ar Equatorial continental. O clima no Rio de Janeiro é Tropical Litorâneo.  
 
  
2.   O esporte mais popular do Brasil e da Alemanha foi trazido por estrangeiros e para a diversão de uma elite branca, de classe média alta e urbana. Ao contrário do atletismo, da natação, da ginástica coletiva, das corridas de cavalo ou do remo (esportes de sucesso na época), o futebol era apenas um entretenimento dos finais de semana ou campeonatos restritos para alegrar e exercitar amadores.

SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. As origens do futebol na Alemanha. In: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/jogada/as-origens-do-futebol-na-alemanha-i-1.185334


Em ambos os países, a prática desse esporte popular nos anos 1920 teve como principal característica social a
a) ligação direta com o nascente comunismo em escala mundial.   
b) aceitação ampla de diversos grupos aristocráticos, promovendo a diversidade étnica.   
c) restrição por parte do Estado que identificava, nesse esporte, um caráter subversivo.   
d) rejeição por parte da população, tendo em vista ser um esporte militarizado.   
e) mobilização civil, sendo esse amplamente praticado em escolas, ruas e campos improvisados.  

Resposta da questão 2:
 [E]

O próprio texto explica que o futebol era praticado nos fins de semana como meio de diversão e atividade física. Logo, ele promovia certa mobilização civil, ainda que de forma improvisada.  

  
3.   O futebol é sem dúvida o principal esporte brasileiro; um verdadeiro símbolo nacional.

Sobre sua origem e as diversas polêmicas que envolvem sua utilização política durante a história brasileira é correto afirmar, exceto:
a) Para muitos de seus críticos, o futebol tornou-se um símbolo de alienação. Um dos exemplos dessa politização foi a forma como o regime militar utilizou e discursou acerca do título mundial conquistado em 1970, no auge dos “anos de chumbo” da ditadura.   
b) Apesar de sua clara origem britânica, o futebol tornou-se popular e muito lucrativo no mundo inteiro. No caso brasileiro, o esporte movimenta somas altíssimas que envolvem desde as transações milionárias de atletas até os contratos de comercialização dos principais campeonatos do país.   
c) Após o final da ditadura, em 1985, houve uma clara “despolitização” do mesmo com a criação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A mesma exigiu que todos os dirigentes de clubes brasileiros mantivessem clara separação entre seus cargos e atividades político partidárias.   
d) O atual campeonato brasileiro de futebol está separado em 4 divisões (A, B, C e D). As assimetrias nesse contexto são gritantes. Há clubes, jogadores e técnicos com rendas altíssimas e outros que recebem salários baixíssimos e convivem em péssimas condições de vida.   


Resposta da questão 3:
 [C]

A questão remete a relação entre política e futebol no Brasil. O futebol foi utilizado na década de 1930 pelo presidente do Brasil Getúlio Vargas como um elemento fundamental para construir uma identidade nacional, a “pátria de chuteiras”. Ainda nesta década os políticos faziam uso político do futebol como Mussolini na copa do mundo de 1934 realizada na Itália. Em 1970, os militares que governavam o Brasil também fizeram uso político da copa do mundo realizada no México. Mesmo após o fim da ditadura militar no Brasil em 1985 não ocorreu uma despolitização do futebol como sugere a alternativa [C].  




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca